Flat Preloader Icon

Metodologias Ágeis aplicadas no TRC

por | set 30, 2022 | Artigos, Núcleo Santos

Fonte: COMJOVEM Santos
Chapéu: Artigos

Antes de falarmos sobre metodologias ágeis e de definirmos como elas podem ser aplicadas no transporte de cargas, precisamos entender o motivo pelo qual foram criadas, quais são seus objetivos e como funcionam.

Metodologias ágeis são formas de desenvolvimento e implementação inteligente de projetos, focando em etapas de produção com entregas rápidas e objetivas, através de comunicação intensa, trabalho em equipe e colaboração entre os envolvidos, deixando pouco espaço e tolerância para erros, focando no cliente e no valor agregado que o projeto deve apresentar. Essas metodologias se baseiam em 4 sentenças (agilidade, entregas dinâmicas, participação do cliente e customização do produto) e 12 princípios (que resumidamente são: frequência, comunicação intensa, adequação a mudanças, união, motivação, funcionalidade, sustentabilidade, revisão, simplicidade, valor gerado, organização na execução, autoavaliação) que fazem parte do manifesto ágil.

Os principais métodos são; Scrun, Lean, Kanban e Smart dentre os quais entendemos que os que mais atendem o cenário do transporte rodoviário de cargas são os métodos Kanban e Smart conforme explicaremos a seguir.

Kanban é uma das metodologias ágeis mais simples de usar e se baseia em comunicação visual para acompanhamento do projeto, bem parecida visualmente com a metodologia de Design Thinking que trabalha muito mais na definição do problema e da solução.

O método Kanban faz a gestão das atividades que precisam ser realizadas, as que estão em andamento e as que já foram realizadas, avaliadas e aprovadas (To Do/Doing/Done). Com ótimos benefícios, esse método proporciona a visão do todo, com simplicidade no fluxo de trabalho, evitando desperdícios, qualidade de comunicação e definição de prioridades. Design Thinking e Kanban podem ser combinadas para maiores ganhos de eficiência. O método Smart segue 5 pilares: especificidade da meta, mensurável para provar sua eficiência, desafiadora, porém alcançável, relevante e com deadline definido para entrega (especifica, mensurável, atingível, relevante e temporal). Esses pilares formam uma boa alternativa para projetos realistas, com números, que trazendo ao cenário do transporte rodoviário de cargas podem ser usados como uma implementação de tecnologia e telemetria para gestão de produção e resultados.

Esperamos que o breve artigo tenha trazido um pouco do conceito de metodologias ágeis para o ambiente do TRC que possui incontáveis oportunidades de crescimento alinhado com inovação e gestão.

Por: COMJOVEM Santos