Flat Preloader Icon

Metodologias Ágeis no TRC

por | out 1, 2022 | Artigos, Núcleo Rio de Janeiro

Fonte: COMJOVEM Rio de Janeiro
Chapéu: Artigos

Algumas abordagens são muito utilizadas hoje nas empresas para viabilizar a padronização de processos para aumentar a eficiência, melhorar as operações e oferecer serviços de qualidade superior. Aplicar esses métodos resulta em entregas rápidas, flexibilidade de escopo do projeto, criação de valor de forma progressiva e de acordo com as necessidades dos clientes, entre outros benefícios. No entanto, para que a aplicação da metodologia escolhida seja funcional, é importante identificar qual é a mais adequada para os objetivos e as necessidades da organização. Além disso, os indicadores do negócio passam a ser mais precisos, o que facilita a otimização dos processos. A metodologias ágeis mais indicadas são:

· Scrum – O método Scrum é bastante confundido com a metodologia Agile, uma vez que favorece a segmentação de tarefas e a agilidade. Entretanto, é compatível com operações mais inconstantes, que tendem a mudar a qualquer instante. Nela os gestores podem aprimorar os processos da empresa, de maneira constante, e promover tomadas de decisões mais eficientes e corretas.

· Canvas – A abordagem desse método é mais voltada ao campo visual. A Canvas também opta pela divisão das tarefas em etapas, no entanto, isso é feito por meio de exibição de um painel horizontal e progressivo. Aqui, o mais importante é compreender a técnica como um caminho que propicia a disposição progressiva das tarefas, criando um fluxo que avança para as etapas seguintes, conforme as anteriores são completadas.

· Kanban – Essa abordagem é relativamente semelhante à Canvas, uma vez que também apresenta as etapas de forma visual e separada por colunas. Contudo, o Kanban dá prioridade à operação do gestor de maneira individual, apontando o que deve ser cumprido no decorrer da semana. Por isso, é um ótimo método de organização pessoal.

As empresas de transportes de cargas têm implantado essas metodologias mas pra isso a empresa precisa definir quais são seus objetivos, determinar quais são os seus valores, precisa otimizar o trabalho, desenvolver a equipe e elaborar qual a melhor estratégia para a empresa. Por fim, é essencial ter clareza sobre o papel fundamental das metodologias ágeis nas empresas, passando a efetivamente aplicá-las nos processos logísticos. Assim, a gestão garante mais presença da sua marca e competitividade no mercado.

Por: Giovanni Moreira – COMJOVEM Rio de Janeiro