Flat Preloader Icon

Motoristas caminhoneiros comemoram aprovação de MP 1153

por | jun 2, 2023 | Logística, Notícias, Outros

Fonte: Revista Caminhoneiro
Chapéu: MP 1153

Imagem: Pixabay

Categoria aguarda a sanção do Presidente Lula para garantir mudanças que melhoram as condições de trabalho do motorista profissional

O Congresso Nacional aprovou a MP 1153/22 e os caminhoneiros autônomos, que somam mais de 1 milhão de profissionais, comemoram a vitória e aguardam a sanção pelo presidente Lula.

Entenda o que vai mudar:

O caminhoneiro volta a ter um direito que ele não conseguia exercer há 15 anos: a exclusividade e a autonomia para escolher a seguradora que vai pagar o embarcador por eventuais danos à carga transportada.

Isso significa o fim das pegadinhas no seguro:

Por causa de uma interpretação errada de uma lei de 2007, os transportadores eram obrigados a aceitar, sem negociação, a contratação de seguros contra acidentes e roubos escolhidos por embarcadores.

O valor era descontado do frete do caminhoneiro. A apólice era cheia de “pegadinhas” e na hora H, nem a transportadora nem o caminhoneiro recebiam o seguro, se acontecesse sinistro.

Até um órgão da ONU (UNCTAD/ONU, da OEA) considerou a prática abusiva, pois percebeu que o caminhoneiro estava sempre prejudicado com uma apólice daquele tipo.

Fim do atravessador do frete

A MP também traz o fim do atravessador do frete, uma praga que tira muito recurso do caminhoneiro. Vai existir a figura jurídica autônoma para administrar o frete e o pagamento de impostos.

Exame toxicológico

O texto também obriga o caminhoneiro a fazer exame toxicológico, o que é um dever da categoria, porque devemos prezar pela saúde de todos no trânsito.

Pagamento de frete

Não houve alteração na forma do pagamento e continua valendo o que foi aprovado pelo próprio presidente Lula, pagamento eletrônico na conta do caminhoneiro.

A MP 1153/2022 teve apoio das seguintes entidades:

CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos)

Sindicam Ourinhos (Sindicato Caminhoneiros Ourinhos)

ABTC (Associação Brasileira de Logística, Transportes e Cargas)

NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte e Logística)

Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros)

Fenacat (Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores)

CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística)

CNT (Confederação Nacional do Transporte)