Flat Preloader Icon

NTC&Logística realiza reunião ordinária de maio fortalecendo diálogo sobre as principais pautas do setor

por | maio 26, 2023 | Destaques, Notícias, Outros

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Reunião de Diretoria

O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio em conjunto com a diretoria, realizou ontem (25), mais uma reunião ordinária para debater as principais pautas do setor de cargas do mês de maio com os representantes da diretoria da entidade, presidentes de entidades, assessores e empresários convidados.

Iniciando as atividades, Francisco iniciou a solenidade passando a palavra ao diretor financeiro, Marcelo Rodrigues, para a leitura da ata referente a reunião do conselho fiscal sobre a  prestação de contas da Associação no ano de 2022, após a leitura, o presidente informou as atividades realizadas da NTC&Logística entre os meses de abril e maio e aproveitou para passar a agenda de eventos para os próximos meses.

Posteriormente, foi feita a leitura da deliberação da homenagem à Medalha de Mérito do Transporte NTC – 2023, onde todos os presentes deram uma salva de palmas a todos os nomeados deste importante título.

A palavra então foi passada ao ex-presidente da associação, Flávio Benati, que fez questão de iniciar sua fala sobre a grande vitória do TRC com a aprovação da Medida Provisória 1153/22, pelo senado federal, “Tivemos uma grande vitória de mais uma batalha e aproveito para cumprimentar a todos que participaram ativamente no trabalho com os governantes em Brasília, graças a união empresarial, conseguimos mais esse passo e isso demonstra a força que o setor empresarial e a representação dos autônomos têm e que foram essenciais”.

Em seguida, o atual vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi também fez suas considerações: “Primeiramente, gostaria de cumprimentar a todos que foram agraciados com esse importante título que é o recebimento da Medalha NTC, parabéns a todos os nomeados. Também registro o agradecimento a todo o trabalho dedicado à MP, sendo essa uma grande conquista para o nosso setor, sem dúvidas”. Ainda durante sua fala, Rebuzzi apresentou suas atividades à frente da FETRANSCARGA, citando uma pauta de grande importância para o transporte, que é o roubo de cargas, comentou a ADPF 635, ligada às restrições à realização de operações policiais nas comunidades do estado do Rio de Janeiro.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, também aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho feito pela associação no trabalho para a aprovação da Medida Provisória 1153, que indicou: “A CNT também teve um grande trabalho no congresso e essa batalha foi vencida no senado e nos dá tranquilidade, porém, a guerra continua, agora precisamos trabalhar na casa Civil, porque o objetivo do TRC é o mesmo. Além disso, não podemos deixar de continuar perseguindo outras pautas de importância para o nosso setor como a desoneração da folha, por exemplo”.

Houveram diversos outros relatos dos participantes e todos foram unânimes sobre o impecável trabalho da entidade sobre a Medida Provisória, destacando a força e motivação da atual gestão em demandas que impactam o segmento transportador, causa pela qual sua tradição é reconhecida há muitos anos.

O diretor jurídico da entidade, Marcos Aurélio Ribeiro, posteriormente, comentou sobre a MP e fez uma breve apresentação explicando a todos os presentes sobre a redação da Câmara com os três seguros obrigatórios que serão sancionados, caso passem pela casa civil, esclarecendo possíveis dúvidas. 

Dando continuidade às demais pautas, a vice-coordenadora da COMJOVEM, Joyce Bessa, apresentou a todos os presentes sobre o projeto NTC COMJOVEM, explicando o termo de intenções do projeto e como é possível criar novas tecnologias para o setor.

A palavra então foi passada para os assessores da casa. A primeira a reportar foi a assessora legislativa, Edmara Claudino, que aproveitou a oportunidade para reforçar o trabalho da Associação em pautas pertinentes ao setor na capital federal, como a questão do tanque suplementar, desoneração da folha de pagamento e a reforma tributária.

Em sequência, a assessora jurídica da entidade, Gil Menezes, relembrou a campanha do Maio Amarelo onde a entidade vem participando ativamente com a realização das lives e na divulgação da campanha e também destacou sobre os documentos fiscais, solicitando o apoio das federações para pressão junto aos secretários de fazenda dos estados que ainda não avaliaram os ofícios referentes a dispensa da impressão do documento auxiliar.

Os assessores técnico, Lauro Valdívia e jurídico, Narciso Figueirôa Junior destacaram suas áreas indicando o próximo evento da NTC&Logística que acontecerá no mês de julho sobre inovação e novidades para o setor e também as reuniões do grupo interministerial para a discussão de propostas para uma possível reforma trabalhista e sindical.

Os demais presentes ainda aproveitaram para agradecer a todos pela reunião e discussão das pautas apresentadas na ocasião.

Com isso, o presidente Francisco Pelucio então finalizou as atividades solicitando ao vice-presidente de segurança, Roberto Mira, a encerrar a reunião: “Digo a todos os presentes da surpresa agradável que tive em Brasília sobre o Marcelo Rodrigues, muito merecido essa homenagem que estaremos fazendo para ele, porque temos poucas pessoas que se dispõem a trabalhar pelo TRC, e ele é uma delas. Também expresso minha felicidade com a equipe da COMJOVEM e o que eles vêm fazendo, vocês são o futuro. Obrigado a todos”.