Flat Preloader Icon

O processo de tomada de decisão

por | mar 9, 2016 | Artigos

Fonte: Decope - NTC
Chapéu: Gestão Administrativa

A importância da informatização

 
A massa crítica de dados, armazenada em arquivos virtuais, substituiu caixas-arquivo, pastas e espaços nas prateleiras.
 
O gestor tem hoje tem à sua disposição, farta documentação arquivada na memória de computadores, o que lhe permite ordenar informações, na forma que melhor lhe convém.
 
A complexa rede de dados, quando analisados em pares (dois a dois) entrecruzam-se com outros dados da massa crítica. Em uma multiplicidade de combinações processadas, os dados produzem informações de saída, na medida e de conformidade com o desejo e necessidade do usuário do Sistema.
 
Com o uso de “softwares” inteligentes, os dados são processados mediante cálculos, agrupamentos por similaridade; confrontação por dissemelhança. Comparações históricas de dados são compiladas pela formulação de tabelas estatísticas – tudo na velocidade de segundos, com a saída de informações precisas demonstradas na tela do computador.
 
Com a informatização dispensou-se o trabalho manual demorado e dispendioso, tornando mais ágeis a obtenção de relatórios gerenciais. É inegável, que o relatório gerencial é ferramenta indispensável utilizada no processo de tomada de decisão.