5ª edição do Workshop sobre Segurança em Operações de Içamento de Cargas será realizada pelo SINDIPESA em outubro

5ª edição do Workshop sobre Segurança em Operações de Içamento de Cargas será realizada pelo SINDIPESA em outubro

No dia 15 de outubro de 2025, o SINDIPESA – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais promoverá a 5ª edição do Workshop SINDIPESA – Segurança nas Operações de Içamento de Cargas, um dos eventos mais relevantes do setor. A transmissão será ao vivo e gratuita pelo canal oficial do sindicato no YouTube, das 9h às 12h, reforçando o compromisso da entidade com a disseminação do conhecimento técnico e das boas práticas operacionais.

O workshop contará com a participação de grandes empresas e especialistas da área, incluindo CSI, Liebherr, Manitowoc, Palfinger, Terex e a Rigging Brasil | Escola da Movimentação, que apresentarão palestras sobre segurança, tecnologia, inovação e procedimentos técnicos em operações de içamento.

Para o presidente do SINDIPESA, Julio Eduardo Simões, o workshop é fundamental para o aperfeiçoamento do setor como um todo. “A promoção da cultura de segurança no içamento de cargas é um dos pilares do nosso trabalho institucional. O workshop é um espaço de troca de conhecimento técnico e reforço do nosso compromisso com a excelência, com a participação de grandes referências do setor. Nosso objetivo é fortalecer a prevenção e valorizar a capacitação dos profissionais.”

Ao final da programação, o público poderá participar de sorteios de brindes, em um momento interativo de encerramento que marca o engajamento crescente da categoria nas iniciativas do sindicato.

O evento é aberto ao público e recomendado para profissionais de operação, engenharia, segurança do trabalho, manutenção, gestão de frota, estudantes e profissionais do setor de movimentação de cargas.

Serviço:

5º Workshop SINDIPESA – Segurança nas Operações de Içamento de Cargas

Data: 15 de outubro de 2025

Horário: das 9h às 12h

Transmissão: YouTube do SINDIPESA

Rio Verde recebe hoje a 5ª edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística

Rio Verde recebe hoje a 5ª edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística

Hoje, 2 de outubro de 2025, a partir das 13 horas, Rio Verde (GO) sedia a quinta — e última — edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística, que será realizada na Unidade do SEST SENAT da cidade.

O evento marca o encerramento de uma série de encontros que passaram por Campinas (SP), Toledo (PR), Espírito Santo (ES) e Rio de Janeiro (RJ), reforçando a estratégia da entidade de atuar em todas as regiões do país, levando debate, conteúdo e aproximação com o transportador rodoviário de cargas.

Rio Verde foi escolhida para fechar esta edição por seu protagonismo econômico e logístico no Centro-Oeste. Segundo dados municipais, o município registrou PIB de R$ 16,3 bilhões em 2021, representando cerca de 6% do PIB do Estado de Goiás. Além disso, figura como a 4ª maior economia do estado, atrás apenas de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.

A vocação do município para o agronegócio também chama atenção: Rio Verde produziu, em 2022, cerca de 1,5 milhão de toneladas de soja e 2,5 milhões de toneladas de milho, em uma área plantada que ultrapassa 830 mil hectares. O município ainda lidera como maior exportador em Goiás, respondendo por 30% das exportações estaduais.

De acordo com o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, “os seminários itinerantes têm o propósito de estar próximos do transportador rodoviário de cargas em todas as regiões do país. Neste ano, percorremos cidades importantes e encerramos em Rio Verde, reconhecendo o papel estratégico da cidade para o transporte e a logística nacional. Cada edição trouxe debates relevantes e oportunidades de relacionamento. Este ciclo só foi possível graças à efetiva participação das Federações, Sindicatos e Núcleos da COMJOVEM, além do apoio dos nossos patrocinadores, que tornaram as edições de 2025 um grande sucesso”.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

13h | Credenciamento

13h30min às 14h | Abertura

Paulo Afonso Lustosa – Presidente da FENATAC | Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística

Zaldo Calisto de Lima – Presidente do SETCESG | Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas e Logística do Sudoeste Goiano

Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Lopes – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

Rafael Murer – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Centro-Oeste

14h às 15h

PALESTRA NTC | COMJOVEM

Palestrantes: Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Lopes – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

15h às 16h

PALESTRA: Negociações Coletivas – Apresentação da Pesquisa NTC 2025

– Propostas de Alterações Legislativas – Lei do Motorista

Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC

16h às 16h30 | COFFEE BREAK

16h30 às 17h

TALKS PATROCINADORES

Representantes da AUTOTRAC:

Vanderlei de Felicio Junior – Gerente Comercial

Rita de Cássia Costa – Sócia-Proprietária da AGILTRAC

Tiago Santos Carvalho – Vendedor da AGILTRAC

17h às 18h

PALESTRA: Atualizações Legislativas no Setor de Seguros para o Transporte Rodoviário de Cargas e Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

18h Encerramento

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística
  • SETCESG – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas e Logística do Sudoeste Goiano
  • Núcleo da COMJOVEM Centro-Oeste – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística

Patrocínio

  • Autotrac
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • Transpocred

Apoio

  • Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – CNT / Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
Setcemg celebra Outubro Rosa com encontro dedicado às mulheres do setor do transporte

Setcemg celebra Outubro Rosa com encontro dedicado às mulheres do setor do transporte

Talk show, no dia 3 de Outubro, às 15h30, será realizado no Mitra Restaurante, em BH

O câncer de mama é, ainda, um dos grandes desafios do setor da saúde no Brasil. Apesar dos avanços nos tratamentos, os números da doença continuam preocupantes. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até 2025 estima-se que 73.610 novos casos sejam diagnosticados, com uma taxa de 66,54 ocorrências a cada 100 mil mulheres, além de 18 mil mortes. Esse cenário reforça a importância do Outubro Rosa como um movimento para reforçar ações de conscientização sobre o tema.

Em meio a esse cenário, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) vai promover um encontro em celebração ao Outubro Rosa no dia 3 de outubro, às 15h30, no Mitra Restaurante, em Belo Horizonte. O evento contará com um talk show, com a presença de mulheres que são referências no setor de transporte, trazendo inspiração, conhecimento e histórias de superação.

Participam do bate-papo a diretora-adjunta do Instituto de Transporte e Logística (ITL), Eliana Costa, que soma 45 anos de carreira dedicados à gestão do transporte rodoviário de cargas, riscos e seguros. É também defensora da equidade de gênero, integra o movimento “Vez e Voz – Mulheres no TRC”, o Comitê Intersetorial da ANTAQ e idealizou o projeto “Mulheres do Transporte – trajetórias que inspiram”. Outra convidada é a ex-caminhoneira, empresária e idealizadora do Movimento Seja Águia, Paulla Demenegh.

A iniciativa busca celebrar a união, o cuidado e o protagonismo feminino, fortalecendo ainda mais a representatividade das executivas no transporte e na logística.

Inscrições

As inscrições para o evento, exclusivas para executivas e representantes das empresas do setor, devem ser feitas no site (https://materiais.setcemg.org.br/evento-outubro-rosa-03-10-2025) do Setcemg.

Regulamentação da Reforma Tributária é aprovada pelo Senado

Regulamentação da Reforma Tributária é aprovada pelo Senado

O texto agora retornará para nova análise da Câmara

O plenário do Senado aprovou, na noite da terça-feira (30), por 51 a 10 – além de uma abstenção –, o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, segunda etapa para regulamentar a reforma tributária. Eram necessários ao menos 41 votos favoráveis. Os senadores rejeitaram, por 33 a 27, um destaque articulado pela indústria automotiva. O texto agora retornará para nova análise da Câmara.

O projeto tem o objetivo de criar regras para o Comitê Gestor do IBS, responsável por arrecadar e distribuir o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – novo imposto de Estados e municípios –, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) – de competência federal. Eles passarão a ser os principais tributos a incidir sobre o consumo no País a partir de 2027 – com uma fase de teste já em 2026.

Carros

O destaque foi apresentado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), para criar um teto de 5% do Imposto Seletivo (IS), conhecido como “imposto do pecado” – aplicado sobre produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao ambiente –, para o setor automotivo. A proposta foi articulada pela Anfavea, associação das fabricantes, e representantes do setor.

O texto do Senado traz ainda uma série de mudanças em relação ao aprovado pela Câmara: adiciona novas regras para o “imposto da herança”, regulamenta a tributação de fundos de investimentos e patrimoniais e equipara taxistas, mototaxistas e caminhoneiros autônomos (fretistas) aos motoristas de aplicativos como “nanoempreendedores”. Tributação sobre bebidas açucaradas foi alterada (mais informações nesta página).

O projeto amplia a isenção de IBS e CBS sobre carros adaptados a pessoas com deficiência. A isenção foi de R$ 70 mil para R$ 100 mil a veículos de até R$ 200 mil, após acordo e a pedido da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

O relator do projeto, senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou ter acatado quase 300 emendas. Braga acolheu mudança em seu relatório para adiantar a entrada da nafta que vai para a gasolina no regime monofásico – quando a tributação é feita na hora da importação. Inicialmente, a cobrança monofásica de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o produto estava prevista para ser realizada a partir de 2033. Com a mudança, começará em 2026.

Também houve redução da carga tributária para as Sociedades Anônimas do Futebol (SAF). Uma das mudanças foi baixar de 4% para 3% a alíquota de tributos federais unificados que recairá sobre prêmios e programas de sócio-torcedor e a cessão de direitos de imagem.

ANTT realiza hoje o 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas

ANTT realiza hoje o 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas

Evento terá apresentação de avanços recentes e projetos estratégicos em andamento, além de debates sobre demandas de mercado

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza, nesta quinta-feira (2/10), o 1° Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – TRC. O evento tem como propósito promover um espaço de diálogo aberto e construtivo entre a ANTT e o setor de transporte rodoviário de cargas, fortalecendo a transparência regulatória e estimulando a construção conjunta de soluções.

Ao longo do encontro, serão apresentados avanços recentes, discutidas demandas de mercado e compartilhados projetos estratégicos em andamento, reforçando o compromisso da Agência em atuar de forma colaborativa e próxima aos agentes que movimentam a economia do país. Com foco em aproximar instituições e transportadores, a proposta visa construir entendimentos comuns e contribuir para um ambiente regulatório mais moderno, eficiente e transparente.

Não é necessário credenciamento prévio para os jornalistas interessados em acompanhar o evento. O encontro também será transmitido pelo canal da ANTT no YouTube. Para mais informações, clique aqui.

SERVIÇO

  • 1° Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • Data: 2/10
  • Horário: 8h30 às 17 horas
  • Local: Sede da ANTT – Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES – Lote 10 – Trecho 03 – Projeto Orla Polo 8. Brasília-DF, CEP 70200-003
Comissão aprova ingresso mais fácil de jovens motoristas nas categorias C e D

Comissão aprova ingresso mais fácil de jovens motoristas nas categorias C e D

Projeto de lei segue para análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou a criação de duas novas subcategorias de habilitação, C1 e D1, para facilitar o ingresso de jovens motoristas profissionais nas categorias C (caminhões pequenos, vans de carga e picapes) e D (micro-ônibus e vans de passageiros).

A proposta permite que os candidatos obtenham a primeira habilitação nessas subcategorias e conquistem a licença definitiva, após cumprirem os requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sem precisar fazer a mudança formal de categoria.

Pelo texto aprovado, para se obter a categoria C, será necessário ter pelo menos um ano de habilitação na categoria B ou na subcategoria C1, e não ter mais de uma infração gravíssima em 12 meses. Para a categoria D, o tempo exigido será de dois anos na categoria B ou na subcategoria D1.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal, ao Projeto de Lei 3666/24, do deputado Toninho Wandscheer, que criava a figura do “aprendiz” para as categorias C, D e E (veículos das categorias C ou D acrescidos de reboque ou semirreboque).

Leal retirou o termo “aprendiz” para evitar conflitos com a legislação trabalhista e permitiu que aulas e exames possam ser feitos em veículos da categoria pretendida.

Por fim, o texto aprovado autoriza motoristas com habilitação nas subcategorias C1 e D1 a dirigir conjuntos veiculares, desde que o veículo principal seja da categoria habilitada e o reboque pese até 6 mil quilogramas e tenha, no máximo, oito (8) lugares.

Próximas etapas

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

DNIT promove melhorias em pontes e viadutos no sertão pernambucano

DNIT promove melhorias em pontes e viadutos no sertão pernambucano

Gerenciadas pelo PROARTE, as intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está executando a manutenção preventiva em Obras de Arte Especiais (OAE) nas BR-110/PE, BR-232/PE e BR-424/PE, em Pernambuco, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). A expectativa é que 68 estruturas sejam beneficiadas. O valor do investimento feito pelo Governo Federal é de aproximadamente R$ 7,9 milhões.

Com a margem de 30% de avanço físico das atividades, a autarquia já realizou diversos serviços nas estruturas situadas nas BR-424/PE e BR-110/PE. As OAE receberam melhorias como recomposição de dreno, selagem superficial de fissuras, limpeza em superfície de concreto, pingadeiras de elastômero, implantação de juntas de dilatação, entre outras.

Na rodovia BR-232/PE, foram executados serviços de recuperação de ferragem degradada, concretagem de defeitos, pintura com tinta anticorrosiva e implantação de juntas de dilatação na ponte do Km 342,44. As intervenções destinadas às demais Obras de Arte Especiais da BR-232/PE estão programadas para iniciarem entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

O contrato vigente de manutenção preventiva abrange 15 OAE na BR-110/PE, sendo duas pontes e 13 pontilhões. Na BR-232/PE, são dois pontilhões, três viadutos e 26 pontes, totalizando 31 estruturas. Na BR-424/PE, as ações acontecem em um pontilhão e 21 pontes, atendendo 22 empreendimentos ao todo. Conforme cronograma do contrato, a estimativa é que as atividades sejam concluídas no primeiro semestre de 2026.

Mais Serviços – Até o momento foram concluídos os serviços em 13 pontilhões da BR-110/PE. Na BR-424/PE, as pontes dos Km 26,41 (Rio Ipanema); Km 32,62 (Riacho Amigos) e Km 33,56 (Riacho Carrapateira I) também já foram atendidas e se encontram com as atividades encerradas.

PROARTE – As melhorias são gerenciadas pelo PROARTE, programa do DNIT que atua com o objetivo de eliminar deficiências estruturais e funcionais de pontes, túneis, viadutos e passarelas caracterizados como Obras de Arte Especiais, por meio da manutenção preventiva, corretiva e reabilitação.

As intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte, especialmente em obras com níveis críticos de conservação e grande relevância para a malha rodoviária federal.

Importância das Rodovias – A BR-110/PE está inserida na região do Sertão do Moxotó Pernambucano, ligando a outras como o Sertão de Itaparica e Pajeú. É uma importante rota de escoamento de produtos agrícolas do perímetro irrigado do São Francisco e Moxotó (Ibimirim/Inajá), assim como única via de acesso regional que liga os estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia.

Já a BR-232/PE (Luiz Gonzaga), também conhecida como a “Espinha Dorsal” de Pernambuco, faz conexão com todo o interior e estados vizinhos. Representa uma das principais rodovias do estado, pois é rota de escoamento da produção agrícola, produtos e serviços.

Por fim, a BR-424/PE está situada entre o Agreste e o Sertão do Moxotó Pernambucano e o Agreste Setentrional. Conecta duas cidades principais na região, Arcoverde e Garanhuns, além de conectar o Sertão com todo o Agreste Setentrional e o estado de Alagoas. É uma importante rota de escoamento de produtos agrícolas e leiteiros, incluindo vários laticínios da região.

Lançamento do Frota Advisor reforça protagonismo da COMJOVEM na criação de soluções para o Transporte Rodoviário de Cargas

Lançamento do Frota Advisor reforça protagonismo da COMJOVEM na criação de soluções para o Transporte Rodoviário de Cargas

Aplicativo nasceu na COMJOVEM, Comissão da NTC&Logística, e representa um avanço para o setor de Transporte Rodoviário de Cargas

O Frota Advisor, solução inovadora para conectar transportadoras e caminhoneiros a uma rede confiável de prestadores de serviços avaliados, teve seu pré-lançamento realizado durante a segunda edição do CONET&Intersindical de 2025, que aconteceu em agosto deste ano, na cidade de Bento Gonçalves (RS).

O aplicativo nasceu na COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, reforçando o protagonismo da nova geração na construção de iniciativas que geram melhorias reais para o Transporte Rodoviário de Cargas.

A origem do projeto remonta a 2022, quando integrantes dos Núcleos da COMJOVEM de todo o Brasil receberam, como desafio proposto pelo Instituto COMJOVEM de Desenvolvimento Mercadológico e pela Coordenação Nacional, a realização de projetos de melhoria para o ambiente de negócios do setor de Transporte Rodoviário de Cargas. Foi a partir desse movimento que surgiu a ideia do Frota Advisor, que hoje se consolida como um marco de inovação.

A proposta é transformar a busca desorganizada por serviços de manutenção em estradas desconhecidas em uma experiência segura, eficiente e prática, elevando a qualidade e a confiança nas operações logísticas.

O Head Comercial do Frota Advisor, André de Simone, destacou que o aplicativo é fruto de um trabalho coletivo de observação e dedicação dos jovens empresários, atentos às dores do setor e comprometidos em desenvolver soluções que impactem diretamente a vida das transportadoras, caminhoneiros e prestadores de serviço. “O Frota Advisor reflete a força e a visão dos jovens empresários que, ao observar de perto os desafios enfrentados no Transporte Rodoviário de Cargas, criaram uma solução que une tecnologia, eficiência e segurança. Este projeto mostra o quanto a nova geração está preparada para contribuir com o futuro do setor, trazendo inovação e fortalecendo todo o ecossistema logístico.”

A plataforma atende três públicos fundamentais: as transportadoras, que necessitam de serviços confiáveis em viagens por regiões desconhecidas; os caminhoneiros, que buscam manutenção acessível e rápida para emergências mecânicas, e os prestadores de serviço, que desejam aumentar sua visibilidade e conquistar novos clientes em um mercado altamente competitivo.

Com o MVP já pronto, o próximo passo do projeto é o lançamento nacional, previsto para novembro de 2025.

A plataforma disponibilizou formulários para indicação e pré-cadastro de prestadores de serviço na base de pré-lançamento do Frota Advisor.

Participe:

Pré-cadastro de Prestadores de Serviço:

https://forms.gle/X8VPCqZRrMmxfgfn8

Indicação de Prestadores de Serviço:

https://forms.gle/VDX6gLpQM1cFH4o58

Bate-Papo NTC de hoje discute o Brasil no cenário internacional: integração, desafios e oportunidades para o transporte de cargas

Bate-Papo NTC de hoje discute o Brasil no cenário internacional: integração, desafios e oportunidades para o transporte de cargas

A transmissão abordará o Convênio TIR e a Rota Bioceânica, destacando como essas iniciativas podem fortalecer a logística e a competitividade do Brasil.

Hoje, 1º de outubro, às 14 horas, acontece mais uma edição do Bate-Papo NTC, projeto criado em 2017 pela NTC&Logística, com o objetivo de receber personalidades, especialistas e lideranças do setor para debater temas estratégicos para o Transporte Rodoviário de Cargas.

O programa de hoje terá como convidado o vice-presidente extraordinário de Relações Internacionais da NTC&Logística, Danilo Guedes, que vai falar sobre o Convênio TIR e a Rota Bioceânica, destacando como essas iniciativas podem contribuir para a integração internacional, gerar oportunidades, enfrentar desafios e ampliar a competitividade do Brasil no comércio exterior.

A apresentação será conduzida pelo assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística, Rodrigo Bernardino, que mediará a conversa trazendo informações e análises sobre o papel da entidade e os impactos para as empresas do setor.

O Bate-Papo NTC acontece toda quarta-feira, às 14 horas, no canal oficial da NTC&Logística no YouTube, e é um espaço consolidado de atualização e diálogo, aproximando empresários, executivos e lideranças de temas fundamentais para o futuro da logística nacional.

Assista neste link: https://youtube.com/live/PvKYpCQ-43M?feature=share 

Ativa Logística projeta novos negócios para a indústria da beleza

Ativa Logística projeta novos negócios para a indústria da beleza

Segundo levantamento da empresa de pesquisa Statista, as vendas de cosméticos e outros itens de higiene e beleza no Brasil podem ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026. E, nos últimos quatro anos, a logística se tornou fator primordial para conquistar a satisfação do consumidor.  Essa combinação tem potencializado novos negócios para a Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos do País, com forte atuação há mais de 29 anos nos setores de saúde, beleza e bem-estar.

Segundo o diretor comercial, Ricardo Navarro, até o final de 2026, a empresa projeta crescimento expressivo de novos negócios no setor de beleza, após a participação na Beauty Fair 2025, a maior feira de cosméticos das Américas, que reuniu mais de 2 mil marcas nacionais e internacionais.

Hoje, a Ativa Logística possui 24 centros de distribuição próprios, que totalizam mais de 350 mil metros quadrados de infraestrutura, disponíveis em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Goiânia (GO).

Atuação no setor de beleza

O presidente da empresa, Clovis Gil, destaca que a Ativa Logística possui excelência comprovada pelo nível de satisfação dos seus clientes para as soluções de armazenagem, transporte rodoviário e aéreo em todo o país.

O executivo vislumbra o desenvolvimento de novas parcerias diante da expansão do setor de beleza: “Este ano, na feira, tivemos um pavilhão especial só para o segmento de perfumes, que ocupa a segunda posição do ranking mundial de consumo, e isso mostra que tanto a Beauty Fair, quanto nós, Ativa Logística, estamos conectados com as novas tendências”.

Gil explica que, para a distribuição de produtos de beleza em todo o país, as empresas nacionais e internacionais necessitam de um parceiro estratégico que oferece serviços especializados, como etiquetagem de produtos; montagem de kits; gestão de inventários; separação e embalagem de forma unitária; áreas com temperatura monitorada; informações online/em tempo real; consultoria fiscal e regulatória, e transporte rodoviário e aéreo para todo o Brasil.

“Esses serviços são alguns dos fatores que tornam a Ativa Logística como o principal elo da indústria e o destinatário para os setores de beleza, saúde e bem-estar, com entregas para mais de 5.300 cidades no Brasil”, finaliza ele.

Operações no Brasil

Em 2024, a movimentação de cargas atingiu a marca de 298 mil toneladas, que representaram 52 milhões de volumes entregues. Para isso, conta especialmente com um grande centro de distribuição em Barueri (SP), formado por um sorter, sistema de automação que possui 2 quilômetros de comprimento de esteira.

Com 29 anos de história, até hoje desenvolvemos mais de 40 programas e ações em ESG, que já receberam mais de R$ 24 milhões de investimento.

O relatório de sustentabilidade Ativa Logística cita as ações em desenvolvimento e os principais resultados em relação à economia de recursos naturais, redução de custos e resultados obtidos.  Além disso, já recebemos mais de 100 prêmios de empresas e associações dos segmentos farma, beleza, saúde e higiene.

Definidos os times que disputam as quartas de final da Copa SEST SENAT 2025

Definidos os times que disputam as quartas de final da Copa SEST SENAT 2025

A Copa SEST SENAT já tem definidos os 16 times que disputarão as quartas de final da 12ª edição do torneio. São oito equipes no feminino e oito no masculino, que seguem firmes na disputa pelo título da maior competição esportiva entre trabalhadores do transporte no Brasil. A próxima fase será realizada no dia 18 de outubro, em Vitória da Conquista (BA), e as semifinais e a grande final acontecem em 5 e 6 de dezembro, em Rio Branco (AC).

No feminino, avançaram:

  • Asatur Transporte, Boa Vista (PR)
  • Grande Londrina, Londrina (PR)
  • Inovar Express, Blumenau (SC)
  • São Cristóvão, Patos de Minas (MG)
  • SIT Macaé Transportes, Campos dos Goytacazes (RJ)
  • Vega, Fortaleza (CE)
  • Vitlog, Vitória da Conquista (BA)
  • Vizioli Transporte, Vilhena (RO)

No masculino, disputam a vaga na semifinal:

  • Apoio Transportes, Vitória da Conquista (BA)
  • Empresa Vitória, Fortaleza (CE)
  • Ísis Transporte e Locação, São Vicente (SP)
  • Moto Táxi Petrolina, Petrolina (PE)
  • Rápido Iporá Transportes, Ponta Grossa (PR)
  • Viação Conquistadora, Pelotas (RS)
  • VLI Real Manutenção, Divinópolis (MG)

A expectativa de quem entra em campo

A poucos dias dos jogos, os atletas vivem a ansiedade e a motivação da reta final. O técnico da equipe feminina da Sit Macaé Transportes (RJ), Rodrigo Flores, garante que a preparação está intensa.

“A equipe está supermotivada por ter chegado até aqui já em nosso segundo ano de competição. O incentivo da nossa empresa tem sido fundamental e, agora, nas quartas, nosso foco tem sido na preparação física. Estamos confiantes para avançarmos de fase”, afirmou.

Para Poliana Santos, atleta do time anfitrião Vitlog (BA), a classificação representa superação e realização. Ela recorda os desafios no início da trajetória, quando precisou conciliar o esporte com a maternidade. “Valeu muito a pena. O SEST SENAT em minha vida foi um divisor de águas […] eu vivo um sonho que, graças a Deus, se tornou realidade a partir do futebol”, afirma a jogadora, que agora sonha em conquistar a vaga para a semifinal diante da torcida local.

No masculino, José Filho, motorista da Apoio Transportes (BA), também fala sobre o peso desta fase. “Estar entre as 16 melhores equipes do Brasil é um marco. O maior desafio agora é o psicológico, é muita pressão, mas a expectativa é a melhor possível. Estamos com um time bastante focado e fechado. A gente sabe o tanto que lutou para chegar aqui”, relatou o atleta, cuja equipe garantiu a classificação nos pênaltis.

O maior campeonato amador do Brasil

Realizada desde 2011, a Copa SEST SENAT se consolidou como uma celebração do esporte, da saúde e da união entre os profissionais do setor de transporte. Em 2025, o torneio quebrou recordes de participação, com 97 equipes masculinas e 29 femininas inscritas em todo o Brasil.

A estrutura do campeonato é dividida em fase local e fase nacional, garantindo a representatividade de todas as regiões do país. A etapa local, finalizada em junho, consagrou os campeões regionais.

Entenda as regras do Futebol 7 Society

O Futebol 7 Society é uma modalidade disputada por equipes de sete jogadores, com seis atletas na linha e um goleiro. As partidas seguem as regras oficiais da CBF7 (Confederação Brasileira de Futebol 7 Society), com duração de dois tempos de 25 minutos cada e um intervalo de dez minutos. Cada time pode inscrever de dez a 15 atletas, além de um técnico e um auxiliar. Os torcedores podem acompanhar todas as informações do campeonato pelo Portal da Copa.

Porto de Imbituba supera 5,1 milhões de toneladas no acumulado de 2025 e consolida liderança logística em Santa Catarina

Porto de Imbituba supera 5,1 milhões de toneladas no acumulado de 2025 e consolida liderança logística em Santa Catarina

O Porto de Imbituba vem, assim como nos anos anteriores, registrando números consistentes em 2025, consolidando-se como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do Brasil. Até o mês de agosto, o porto catarinense já contabilizou 216 navios atracados e uma movimentação total de 5,12 milhões de toneladas de cargas, mantendo um ritmo de produtividade sólido.

A exportação somou 1,9 milhões de toneladas, impulsionada principalmente pelos embarques de coque calcinado, coque não calcinado e farelo de milho, que juntos têm contribuído significativamente para a pauta comercial catarinense. Na importação, o desempenho foi ainda maior, com 2,1 milhões de toneladas desembarcadas, puxadas por insumos como hulha betuminosa, sal e cargas de uso industrial.

A cabotagem também vem mostrando relevância: foram 451,2 mil toneladas embarcadas e mais de 120 mil toneladas desembarcadas até agosto, reforçando o papel do porto como articulador do transporte marítimo regional. Já o transbordo apresentou um movimento crescente, com 47,2 mil toneladas embarcadas e 39 mil toneladas desembarcadas, consolidando-se como alternativa logística estratégica.

O destaque fica por conta das cargas de maior participação (granéis sólidos), que respondem por mais de 76% do volume movimentado: coque calcinado, coque não calcinado, açúcar (granel), hulha betuminosa, sal e farelo de milho. Já os contêineres apresentam a maior ascensão desde que passamos a operar no Porto de Imbituba, com mais de 890 mil toneladas movimentadas, o que reforça a posição do Porto de Imbituba como opção estratégica para cargas de maior valor agregado.

De acordo com o Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, os números são resultado direto de planejamento e investimentos: “O Porto de Imbituba vive um momento de consolidação. Uma gestão comprometida, aliada a investimentos estratégicos, está reposicionando Imbituba como polo logístico moderno, competitivo e capaz de atrair novos fluxos comerciais para o Estado”.

O presidente da SCPAR Porto de Imbituba também celebrou os resultados e destacou os planos para o futuro próximo: “O desempenho até agosto reafirma nosso compromisso com eficiência, sustentabilidade e integração logística. Contudo o que se pode destacar com maior relevância é que os investimentos em infraestrutura, dragagem, ampliação do cais e digitalização de processos, previstos ainda para 2025, vão ampliar a atratividade do porto e abrir novas frentes de negócios”.

Os meses de março e junho se destacaram como os de maior movimentação no ano, ambos com mais de 25 navios atendidos e volumes acima de 640 mil toneladas por mês, confirmando a capacidade operacional do complexo. A expectativa é que, até o fim de 2025, o Porto de Imbituba ultrapasse a marca de 7 milhões de toneladas, consolidando mais um resultado expressivo anual.

Além dos resultados operacionais, o impacto econômico e social é visível. O aumento da movimentação tem impulsionado a geração de empregos diretos e indiretos e fortalecido os setores de logística e serviços em Imbituba. Projetos de integração porto-cidade também estão em curso, alinhando desenvolvimento urbano sustentável às atividades portuárias.

Comparado a outros importantes terminais do Sul e Sudeste, Imbituba se diferencia pela agilidade, previsibilidade e menor congestionamento, fatores que têm atraído novos clientes e ampliado a participação do porto no cenário nacional.

Com planos que incluem a expansão da área alfandegada, novas linhas de navegação e o fortalecimento das operações de contêineres, a SCPAR Porto de Imbituba projeta um futuro de modernização contínua e protagonismo logístico, reafirmando sua importância estratégica para Santa Catarina e para o Brasil.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Governo Federal), as operações de exportação e importação em Imbituba movimentaram mais de 1,13 bilhão de dólares entre janeiro e agosto de 2025.

NTC&Logística participará do 1º Encontro Técnico sobre Seguro de Transportes promovido pela FenSeg

NTC&Logística participará do 1º Encontro Técnico sobre Seguro de Transportes promovido pela FenSeg

Presidente Eduardo Rebuzzi integrará mesa de debates sobre impactos da obrigatoriedade dos seguros no Transporte Rodoviário de Cargas

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) realizará, na próxima quarta-feira (01/10), o 1º Encontro Técnico sobre Seguro de Transportes, das 14h às 17 horas, no auditório do Radisson Hotel Paulista, na cidade de São Paulo (Alameda Santos, 85 – Jardins). O evento, que também terá transmissão pelo YouTube, acontecerá em um momento marcado pela entrada em vigor da Resolução ANTT nº 6.068/2025 e da Portaria SUROC nº 27/2025 – normas que tornaram obrigatória a contratação de seguros de responsabilidade civil para empresas e cooperativas de transporte de cargas, passando a constituir pré-requisito para obtenção e renovação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, participará do Encontro, representando as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas nos debates.

Com o tema “Resolução ANTT nº 6.068/2025 – Motivação e Consequências”, o Encontro promovido pela FenSeg reunirá representantes da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres; Susep – Superintendência de Seguros Privados; Infra S.A., NTC&Logística e CNTA – Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos. Os debates serão centrados nos impactos regulatórios e operacionais da medida, bem como as perspectivas de crescimento do seguro de transportes. Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o produto arrecadou, de janeiro a julho, R$ 3,8 bilhões, 8,6% acima do mesmo período de 2024. Já as indenizações pagas somaram R$ 2,1 bilhões, aumento de 21,9%.

“Queremos oferecer informação qualificada ao mercado, fortalecendo a sustentabilidade das transportadoras e apoiando melhores condições de atuação para os transportadores autônomos de carga, em alinhamento às novas exigências regulatórias”, afirma Marcos Siqueira, presidente da Comissão de Seguro de Transporte Adailton Dias, vice-presidente da Comissão da FenSeg, que dividirá a condução do debate com Adailton Dias, vice-presidente da Comissão.

Adailton Dias, que fará uma apresentação inicial traçando a linha do tempo da legislação do seguro de transporte, ressalta o papel do Encontro no sentido de aproximar os setores regulado e regulador em torno das mudanças recentes. “Este diálogo é essencial para alinhar expectativas e reforçar a importância do seguro como ferramenta de segurança jurídica e de proteção patrimonial para toda a cadeia de transporte rodoviário de cargas”, conclui.

Além dos representantes da FenSeg, a mesa de debates do 1º Encontro Técnico sobre Seguro de Transportes será composta por:

  • Jéssica Anne de Almeida Bastos, diretora da Susep – Superintendência de Seguros Privados;
  • José Aires Amaral Filho, diretor da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres;
  • Marcelo Vinaud Prado, diretor de Mercado e Inovação da Infra S.A.;
  • Eduardo Ferreira Rebuzzi, presidente da NTC&Logística;
  • Alziro da Motta Santos Filho, assessor jurídico da CNTA – Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos.
CNT orienta setor sobre impactos da Lei do Motorista em palestra no Fretamento 2025

CNT orienta setor sobre impactos da Lei do Motorista em palestra no Fretamento 2025

Palestra ofereceu subsídios jurídicos e documentos orientativos que apoiam empresas e sindicatos

Com informações práticas e direcionadas ao setor, a CNT levou ao Fretamento 2025 uma análise sobre os impactos da Lei do Motorista (Lei nº 13.103/2015). Nessa sexta-feira (26), o gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, Frederico Toledo Melo, apresentou os principais efeitos do julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5322 pelo STF (Supremo Tribunal Federal), indicando caminhos para que empresas e sindicatos enfrentem os desafios trabalhistas com segurança jurídica e equilíbrio nas relações de trabalho.

O gerente detalhou como a decisão do STF, que declarou constitucionais 16 pontos da lei, mas invalidou quatro dispositivos centrais, impacta diretamente a gestão de pessoas e a rotina operacional das empresas de transporte. O Supremo considerou inconstitucionais o fracionamento do intervalo interjornada, o descanso semanal remunerado, o tempo de espera e o repouso em movimento em viagens em dupla.

Para Frederico, compreender o alcance jurídico da decisão é fundamental para que o segmento se adapte de forma segura. Ele destacou que, ao modular os efeitos ex nunc, o STF evitou insegurança retroativa e abriu espaço para que os temas sejam tratados em negociação coletiva, respaldada pela Constituição Federal e por convenções da OIT.

“A abertura à negociação coletiva permite que empresas e sindicatos construam soluções adequadas à realidade do transporte, com equilíbrio e segurança jurídica”, afirmou.

Ferramentas práticas para empresas e sindicatos

Para apoiar o setor diante desse novo cenário, a CNT e a CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres) elaboraram documentos orientativos, com diretrizes e minutas de acordos coletivos, que podem servir como guias para empresas e sindicatos nas negociações trabalhistas. Esses materiais foram destacados pelo palestrante como instrumentos que dão clareza às regras e fortalecem a atuação das empresas diante dos novos desafios.

Fretamento 2025

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR), recebeu o maior encontro de empresas de fretamento do país. O evento reuniu empresários, especialistas, autoridades e fornecedores para debater tendências da mobilidade, com foco em inovação, tecnologia, gestão de dados e inteligência artificial.

Além das palestras e dos painéis, o encontro contou com exposição de soluções e muito espaço para networking. Os últimos dias foram reservados para integração, lazer e turismo, fortalecendo ainda mais a conexão entre os participantes.

Organizado pela ANTTUR (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento) e pela Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo), o Fretamento 2025 reafirmou sua importância como fórum estratégico para o futuro do transporte, unindo competitividade, inovação e valorização do setor.

Último dia para participar da 5ª edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística 2025, em Rio Verde

Último dia para participar da 5ª edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística 2025, em Rio Verde

Evento encerra o ciclo de quatro edições, realizadas em Campinas, Toledo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, reforçando a presença da entidade em todas as regiões do Brasil

A quinta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística; pelo SETCESG – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas e Logística do Sudoeste Goiano e pelo Núcleo da COMJOVEM Centro-Oeste, no dia 2 de outubro, às 13 horas, no SEST SENAT de Rio Verde, Goiás. As inscrições antecipadas serão encerradas hoje, 30 de setembro, no final do dia.

Criado em 2004, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do país, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística. Ao longo de mais de duas décadas, o evento já percorreu diferentes estados, consolidando-se como um dos principais fóruns de debates e relacionamento do setor.

A programação contará com temas relevantes para o TRC e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento também conta com o apoio da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destacou a relevância da iniciativa: “O Seminário Itinerante é um exemplo claro do compromisso da NTC&Logística em estar próxima dos transportadores de todas as regiões do Brasil. Já passamos, neste ano, por Campinas, Toledo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, encerrando o percurso do evento em Rio Verde, levando conhecimento, atualização técnica e a oportunidade de fortalecer ainda mais o setor de transporte de cargas e logística”.

O Seminário Itinerante será realizado presencialmente, na Unidade do SEST SENAT de Rio Verde, na Rua Ana Maura Rocha. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um Transporte Rodoviário de Cargas cada vez mais forte.

Faça já sua inscrição clicando aqui 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

13h | Credenciamento

13h30min às 14h | Abertura

Paulo Afonso Lustosa – Presidente da FENATAC | Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística

Zaldo Calisto de Lima – Presidente do SETCESG | Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas e Logística do Sudoeste Goiano

Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Lopes – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

Rafael Murer – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Centro-Oeste

14h às 15h

PALESTRA NTC | COMJOVEM

Palestrantes: Hudson Rabelo – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

Jéssica Lopes – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

15h às 16h

PALESTRA: Negociações Coletivas – Apresentação da Pesquisa NTC 2025

– Propostas de Alterações Legislativas – Lei do Motorista

Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC

16h às 16h30 | COFFEE BREAK

16h30 às 17h

TALKS PATROCINADORES

Representantes da AUTOTRAC:

Vanderlei de Felicio Junior – Gerente Comercial

Rita de Cássia Costa – Sócia-Proprietária da AGILTRAC

Tiago Santos Carvalho – Vendedor da AGILTRAC

17h às 18h

PALESTRA: Atualizações Legislativas no Setor de Seguros para o Transporte Rodoviário de Cargas e Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

18h Encerramento

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística
  • SETCESG – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas e Logística do Sudoeste Goiano
  • Núcleo da COMJOVEM Centro-Oeste – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística

Patrocínio

  • Autotrac
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • Transpocred

Apoio

  • Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – CNT / Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
Pedágios free flow começam a funcionar na Raposo Tavares na 4ª

Pedágios free flow começam a funcionar na Raposo Tavares na 4ª

Sistema substitui praças com cancelas por pórticos que eliminam parada dos carros; são três pontos de cobrança na região metropolitana de Sorocaba, interior paulista

Três pórticos de pedágio free flow (passagem livre) entram em operação na quarta- feira (01/10/2025) na Rodovia Raposo Tavares, em um trecho da região metropolitana de Sorocaba, no interior paulista. O modelo elimina as praças tradicionais com cancelas, permitindo que veículos passem sem precisar parar.

O registro para cobrança é feito por tags instaladas nos carros. No caso de veículos que não têm a tag, câmeras instaladas nos pórticos filmam a placa na passagem. O motorista tem até 30 dias para quitar o valor devido pelo site, pelo aplicativo ou por outro canal especificado pela concessionária da estrada.

Onde ficam os pórticos e quanto custam

  • São Roque (Km 47,6) – R$ 5,05 por passagem;
  • Alumínio (Km 79,1) – R$ 4,95 por passagem;
  • Araçoiaba da Serra (Km 111,9) – R$ 4,20 por passagem.

Motos permanecem isentas da cobrança. As praças atuais serão desativadas e demolidas em até seis (6) meses.

O modelo free flow começou a ser usado no Brasil em janeiro, com três (3) pontos de cobrança na BR-101 (Rodovia Rio-Santos): em Paraty (Km 538), Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414).

Como funciona

O pedágio free flow funciona por meio de pórticos instalados nas rodovias. Eles têm câmeras e sensores que identificam os veículos na passagem. Para quem usa tag, a cobrança é feita automaticamente na conta vinculada. Já os motoristas sem tag pagam pela placa lida, com prazo de até 30 dias para quitar o valor pelo site, aplicativo ou outro canal da concessionária.

  • Motoristas com tags válidas: cobrança automática, com 5% de desconto básico até 20% adicional para veículos leves que passam mais de uma vez pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido, dentro de um mês.
  • Motoristas sem tag: 30 dias para pagar via:
  • Site Pedágio Digital (da Raposo Tavares);
  • Aplicativo CCR Rodovias (concessionária da Raposo);
  • WhatsApp (0800 252 7280), com Pix ou cartão de crédito (contato da concessionária).

Monitoramento e expansão

Além dos pórticos de cobrança, a concessionária instalará cinco (5) pórticos de monitoramento na Raposo Tavares, sem tarifa, nos Km 37, 58, 72, 95 e 101, para estudar a fluidez e o comportamento do tráfego.

O governo de São Paulo projeta 58 pórticos de pedágio eletrônico até 2030 em rodovias estaduais concedidas, mas ainda não há cronograma detalhado sobre quais estradas receberão o sistema.

A responsável pela rodovia, a concessionária Entrega Sorocabana (da CCR), informou ao Poder360 que o modelo free flow elimina filas, reduz emissões de poluentes, encerra paradas obrigatórias e diminui acidentes.

Onde já há pedágio Free Flow

  • São Paulo: 3 pontos — SP-333 (Itápolis, Km 179; Jaboticabal, Km 110, ambos EcoNoroeste) e SP-099 (Rodovia dos Tamoios, Caraguatatuba, Km 13,5, CCR Tamoios).
  • Rio de Janeiro: 3 pontos — BR-101 (Itaguaí, Km 414; Mangaratiba, Km 447; Paraty, Km 538, todos CCR RioSP).
  • Minas Gerais: 1 ponto — MG-459 (Monte Sião, Km 12,7, EPR Sul de Minas).
  • Rio Grande do Sul: 6 pontos — ERS-122 (Antônio Prado, Km 108,2; São Sebastião do Caí, Km 4,6; Farroupilha, Km 45,5; Ipê, Km 151,9); ERS-446 (Carlos Barbosa, Km 6,5) e ERS-240 (Capela de Santana, Km 30,1), todos sob gestão da CSG.
Quarta pista da Rodovia dos Imigrantes não é necessária; terceira pista vai atender trânsito, diz concessionária

Quarta pista da Rodovia dos Imigrantes não é necessária; terceira pista vai atender trânsito, diz concessionária

Para a concessionária Ecovias Imigrantes, a nova pista que será construída será suficiente para a demanda no litoral de São Paulo

A construção de uma quarta pista na Rodovia dos Imigrantes, no trecho de serra, não está nos planos da Ecovias Imigrantes. Segundo a concessionária, a terceira pista para a nova ligação Planalto–Baixada Santista, já em desenvolvimento, é suficiente para atender à demanda atual e às projeções para os próximos anos no litoral de São Paulo.

Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o projeto, que ainda passa por etapas de sondagens e estudos geológicos, deve ampliar em 25% a capacidade total do Sistema Anchieta–Imigrantes (SAI) e, no caso do tráfego de veículos comerciais, como caminhões e ônibus, a ampliação será ainda mais expressiva: 145%.

Escoamento da produção e acesso ao Porto

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a nova pista da Rodovia dos Imigrantes também será estratégica para o escoamento da produção destinada ao Porto de Santos. O traçado foi pensado para absorver tanto os congestionamentos registrados nos períodos de pico quanto o crescimento esperado no transporte de cargas.

A via terá 21,5 quilômetros de extensão, sendo 17 quilômetros em túneis e quatro em viadutos. Um desses túneis terá cerca de seis quilômetros, o que deve torná-lo o maior do tipo no Brasil. A pista terá inclinação de 4%, garantindo maior segurança na circulação de caminhões, carros e motocicletas. Embora seja projetada como pista de descida, a estrutura será reversível, podendo operar no sentido Capital em situações de maior fluxo. Os acessos foram planejados para atender motoristas que vêm do Rodoanel e facilitar o transporte em direção às duas margens do Porto de Santos.

Prazos

O cronograma aponta para o início das obras no segundo semestre de 2026, após a conclusão do projeto básico, do projeto executivo e do processo de licenciamento ambiental, previstos para os primeiros meses do ano. A entrega da nova pista deve ocorrer em 2031.

A Ecovias Imigrantes reforça, entretanto, que a construção da terceira pista não exclui outros projetos de mobilidade ou logística que venham a ser propostos pelo Governo do Estado, mas destaca que, por enquanto, não há necessidade de planejar uma quarta ligação no sistema de estradas.

Novo Porto da Manaus Moderna promete transformação logística

Novo Porto da Manaus Moderna promete transformação logística

O projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento da capital amazonense

Está aberta a licitação para as obras do novo Porto da Manaus Moderna. O projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento da capital amazonense, com o investimento previsto de R$ 974,6 milhões pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra deve modernizar a logística portuária, impulsionar a economia, melhorar o transporte de passageiros e cargas, além de reorganizar uma das áreas mais movimentadas da cidade.

O edital, publicado pelo Ministério dos Transportes, prevê a contratação de empresa responsável pela elaboração dos projetos básico, executivo e “as built” de engenharia, além da execução das obras. A abertura das propostas está marcada para o dia 28 de novembro, às 15 horas, pela plataforma ComprasNet.

O novo porto trará soluções tecnológicas, como pontes móveis, estruturas flutuantes, terminais de passageiros e áreas destinadas exclusivamente ao transporte de cargas, além de retroporto para operações de apoio. Uma das novidades envolve sustentabilidade, com placas de energia solar sendo empregadas no estacionamento.

A estrutura será dimensionada para receber embarcações de maior porte, incluindo cruzeiros, e promete atender com mais eficiência o fluxo de pessoas e mercadorias.

Segundo o superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Machado, a expectativa é que o porto movimente até 35 milhões de passageiros anualmente, quase o triplo da movimentação atual do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “É um empreendimento de quase R$1 bilhão e que trará mudanças para a vida de milhares de pessoas”, apontou.

Impactos para a cidade

O senador Eduardo Braga (MDB) destacou a importância do empreendimento. “O Porto da Manaus Moderna vem para melhorar e expandir as capacidades portuárias da cidade, aumentando significativamente a movimentação de cargas, reduzindo custos logísticos e fortalecendo os laços culturais e econômicos que são fundamentais para o crescimento sustentável no longo prazo. Ele marca o retorno das grandes obras estruturantes da nossa amada Manaus”, afirmou.

Discussões

No início do mês, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma audiência pública para discutir a implantação e a construção do novo porto da Manaus Moderna. Durante a audiência, representantes do Governo Federal, estadual, entidades de classe, órgãos de controle, trabalhadores, universidades e associações debateram os impactos sociais, econômicos e ambientais da obra.

“Não se trata apenas de uma obra de infraestrutura. Estamos falando de revitalização do Centro da cidade, de mobilidade urbana, de geração de emprego e renda. Por isso, é essencial que todos os setores participem dessa construção coletiva. Como é um projeto que ainda não foi concluído, ainda cabe a nossa contribuição para que possa ser aprimorado”, destacou o deputado Sinésio Campos (PT), que convocou a reunião.

As entidades e cidadãos que participaram da audiência têm até o dia 8 de outubro para encaminhar à Comissão de Geodiversidade e Recursos Hídricos da Aleam as sugestões ao projeto de implantação do novo porto da Manaus Moderna. Essas sugestões serão compiladas e encaminhadas diretamente ao Ministério de Portos e Aeroportos para que o projeto seja aprimorado.

NTC&Logística convoca associados para Assembleia Geral Eleitoral em novembro

NTC&Logística convoca associados para Assembleia Geral Eleitoral em novembro

Assembleia será realizada no dia 27 de novembro de 2025, em Brasília

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) convoca seus Associados Contribuintes para a Assembleia Geral Eleitoral que será realizada no dia 27 de novembro de 2025, às 9 horas, na sede social da entidade, em Brasília. A votação permanecerá aberta até às 18 horas, com possibilidade de voto presencial, por procuração ou por correspondência.

Na ocasião, ocorrerá a eleição e posse dos novos membros efetivos e suplentes do Conselho Superior da entidade, conforme previsto no Estatuto Social e no Regulamento Eleitoral. Serão escolhidos oito (8) membros efetivos, com mandato de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2029, e quatro (4) suplentes, com mandato de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2026.

As inscrições das chapas poderão ser feitas até o dia 28 de outubro de 2025, mediante protocolo entregue na sede da entidade, em horário comercial, ao Diretor Executivo Jurídico, Dr. Marcos Aurélio Ribeiro, ou à Secretária da Diretoria, Roseli Amorim. Poderão votar os associados que tenham sido admitidos até 28 de julho de 2025, estejam quites com a Tesouraria e em pleno gozo de seus direitos estatutários.

O Estatuto Social e o Regulamento Eleitoral encontram-se disponíveis no portal da entidade. Acesse o edital clicando aqui.

NTC&Logística participa do VII Fórum de Segurança do Transcares em Vitória

NTC&Logística participa do VII Fórum de Segurança do Transcares em Vitória

No dia 25 de setembro, no Hotel Senac/Ilha do Boi, em Vitória, Espírito Santo, ocorreu o VII Fórum de Segurança – Prevenção e Combate ao Furto e Roubo de Cargas, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Espírito Santo – TRANSCARES, que reuniu autoridades, dirigentes do setor de transporte e logística, especialistas e forças policiais para debater um tema que segue desafiador e urgente. O evento também contou com a participação da Associação Nacional do Transporte de Cargs e Logística – NTC&Logística, representada pelo vice-presidente extraordinário de Segurança, Roberto Mira, e pelo delegado de polícia e especialista em segurança, Dr. Waldomiro Milanesi.

Entre os ilustres presentes, estiveram o deputado estadual (União Brasil) e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos; o subsecretário de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Romualdo Gianordoli Neto; o presidente da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo – FETRANSPORTES e do Conselho Regional do Espírito Santo (CRES) do SEST SENAT, Renan Chieppe; o assessor de Segurança da Confederação Nacional do Transporte – CNT, Getúlio Bezerra, além de dirigentes sindicais e representantes de instituições como a Receita Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Espírito Santo. A participação dessas lideranças confirmou a importância do fórum e a necessidade de união entre diferentes esferas para enfrentar o roubo de cargas no país.

Para o estado do Espírito Santo, que ainda figura entre aqueles que registram casos significativos de furto e roubo de cargas, o fórum constituiu-se em oportunidade de reforçar a articulação local e nacional. Segundo dados da NTC&Logística, em 2024 foram contabilizados 10.478 roubos de carga em todo o país, com prejuízos estimados em R$ 1,2 bilhão, números que demonstram que, embora haja variações regionais, o problema permanece intenso.

Abrindo os trabalhos, o presidente do TRANSCARES, Luiz Alberto Teixeira, ressaltou: “Não é porque o Espírito Santo tenha índices menos expressivos, quando comparados aos de regiões mais críticas, que vamos tratar o tema com descuido – ao contrário, é mais um motivo para não baixarmos a guarda”. Para ele, a prevenção só é eficiente quando há integração plena entre o setor público, as empresas e as forças de segurança.

A programação contou com palestras técnicas da NTC&Logística, do TRANSCARES e da Federação das Empresas de Tansportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais – FETCEMG, além de intervenções das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, e de especialistas em segurança, tecnologia e regulação. Entre os destaques, o delegado Waldomiro Milanesi apresentou o panorama nacional do roubo de cargas, apontando desafios, tendências criminais e a necessidade de resposta coordenada entre os estados.

Durante sua fala, o vice-presidente de Segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, ratificou a importância do encontro e da continuidade do trabalho. “Este fórum é uma plataforma essencial para mantermos o tema em evidência, dado o impacto econômico e social que o roubo de cargas representa. O trabalho do TRANSCARES demonstra que a união de esforços entre entidades, empresas e forças policiais gera resultados concretos. A NTC&Logística atua nessa frente há quase 30 anos, fornecendo estudos, estratégias de prevenção e apoio técnico constante. E afirmo: o nosso trabalho não para, porque entendemos que não podemos descansar até que haja segurança efetiva para toda cadeia logística.”

O VII Fórum de Segurança realizado pelo TRANSCARES mostrou-se mais que um encontro de discursos: tornou-se uma declaração de compromisso entre representantes do setor público e privado – incluindo forças de segurança –, tendo contado com o firme apoio e efetiva participação da NTC&Logística – suporte técnico, articulação e constância de atuação.

Com investimento de R$ 194 milhões, Ministério dos Transportes recupera 102 quilômetros de rodovias em Santa Catarina

Com investimento de R$ 194 milhões, Ministério dos Transportes recupera 102 quilômetros de rodovias em Santa Catarina

Ao todo, oito municípios foram contemplados pelas obras executadas pelo DNIT

Para oferecer mais segurança e melhores condições de tráfego à população catarinense, o Ministério dos Transportes investiu R$ 194 milhões na recuperação de trechos das BRs-282, 480 e 158 em Santa Catarina. As obras, executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já restauraram 102 quilômetros de rodovias federais no Oeste do estado.

As melhorias beneficiam diretamente os municípios de Chapecó, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Pinhalzinho, Saudades, Cunha Porã, Caibi e Palmitos.

No total, os serviços abrangem 124,1 quilômetros de extensão e fazem parte de um contrato de manutenção com duração de cinco anos, financiado com recursos do Governo Federal.

As intervenções incluem manutenção periódica, corretiva e de emergência; restauração e reconstrução do pavimento; revitalização da sinalização viária; recuperação de dispositivos e instalação de defensas metálicas.

Rodovias estratégicas para a economia

A BR-282/SC é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, cruzando o estado de leste a oeste por mais de 600 quilômetros. A rodovia é fundamental para o transporte de cargas e passageiros, ligando a Grande Florianópolis ao Oeste catarinense.

Já a BR-480/SC tem papel importante na integração dos três estados do Sul, além de fomentar o comércio regional e nacional, e impulsionar a economia agrícola da região.

A BR-158/SC, por sua vez, é essencial para o escoamento da produção do Oeste de Santa Catarina, servindo como elo de ligação com as regiões Centro-Oeste e Norte do país, conectando os produtores locais a grandes centros consumidores e portos de exportação.

Com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Portos dizem que integração com outros modais é crucial para a região Sul

Portos dizem que integração com outros modais é crucial para a região Sul

Infraestrutura portuária tem gargalos que limitam potencial

A integração entre os modais portuário, hidroviário, rodoviário e ferroviário é, segundo operadores, um dos maiores desafios para a infraestrutura de transporte na região Sul, considerada um dos principais pilares logísticos do país. Estudo recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a sinergia entre esses modais permitiria reduzir custos, aumentar a capacidade de carga e diminuir o impacto ambiental.

“Apesar da relevância, a infraestrutura portuária da região enfrenta gargalos que limitam seu potencial”, diz Rodrigo Cuesta, diretor financeiro e de novos negócios da Norsul, empresa de navegação e logística. Para ele, investimentos em dragagens, expansões de infraestrutura portuária e terrestre, além de sistemas mais eficientes, trariam ganhos imediatos de produtividade. “A solução passa por um plano coordenado de investimentos que alinhem capacidade física, tecnologia e eficiência operacional, garantindo que o potencial logístico da região seja plenamente aproveitado”, diz Cuesta.

A duplicação da BR-280, que liga o noroeste catarinense a São Francisco do Sul, em estudo desde 2012, é uma das reivindicações. A necessidade de uma quarta faixa de ao menos 1,4 km no acesso ao complexo é tal que o porto decidiu bancar os R$ 12,5 milhões da obra.

Uma parceria pública privada entre a operadora, o Estado e o Porto Itapoá desembolsará R$ 324 milhões para o aprofundamento (de 14 metros para 16 metros) e alargamento da curva de acesso (para 260 metros) do canal externo da baía da Babitonga, onde ficam os dois portos. A meta da operadora é, até 2035, dobrar a capacidade de movimentação de cargas no complexo portuário registrada no ano passado, de 17 milhões de toneladas.

No Estado vizinho, a Portos do Paraná está investindo R$ 600 milhões na construção do chamado Moegão, um sistema de descarga ferroviária de grãos que visa aumentar a eficiência e a capacidade de recebimento de cargas em Paranaguá em 60%. “Além de atender à demanda atual, [o Moegão] prepara o porto para receber o maior volume de cargas que chegarão a Paranaguá pelo modal ferroviário”, diz Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

O complexo terá três linhas férreas independentes capazes de descarregar 180 vagões a cada quatro horas, conectados, por correia transportadoras, a 11 terminais. Isso reduzirá os cruzamentos ferroviários urbanos de 16 para 5.

A estatal fará, em outubro, leilão para concessão do canal de acesso ao porto, com previsão de ampliação do calado dos atuais 13,1 m para 15,5 metros. “Dois metros de calado representam, em média, mil contêineres a mais no navio ou 14 mil toneladas a mais de algum produto em uma embarcação”, afirma Garcia.

A Portos RS, estatal que administra os principais portos do Rio Grande do Sul, faz coro em relação à necessidade da integração dos modais, que traria, segundo seu presidente, Cristiano Klinger, ganhos importantes e melhorias na eficiência logística gaúcha. “O governo do Estado vem tratando a pauta ferrovia, importante passo que exige investimentos, para que a gente consiga ter a integração entre os modais e, consequentemente, melhorar a chegada ou a saída de cargas ao nosso complexo portuário em Rio Grande”, afirma.

Rodovias também são fundamentais, diz ele, principalmente a BR-392, que liga Santa Maria a Rio Grande, com trechos que não estão duplicados. “Isso traz transtornos, aumentando o tempo e o risco da utilização desses trechos da rodovia, que está dentro do nosso complexo portuário”, afirma.

O executivo informa ainda que, para melhorar a navegabilidade, a Portos RS investe R$ 731 milhões, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande, para recuperar canais para navegação interior e o calado de acesso ao porto de Rio Grande, para 15 metros, afetados pelas enchentes de 2024. Para este ano, espera-se que o complexo portuário gaúcho movimente mais que as 45 milhões de toneladas de 2024.

As hidrovias do Rio Grande do Sul também enfrentam desafios importantes, entre eles assoreamento de canais e pedrais que precisam ser vencidos, além da necessidade de dragagem e manutenção. A Hidrovia do Mercosul (lagoa dos Patos e rio Jacuí), importante corredor logístico para o transporte de grãos e produtos florestais, tem trechos com dificuldade de navegabilidade por causa desses problemas.

Setor privado fez 70,5% dos investimentos em infraestrutura em 2024

Setor privado fez 70,5% dos investimentos em infraestrutura em 2024

Os investimentos em infraestrutura chegaram a 2,27% do PIB em 2024, com a soma de R$ 266,8 bilhões. Desse montante, 70,5% são representados pelo setor privado, o que corresponde a investimentos de R$ 188,1 bilhões. Os investimentos públicos tiveram impulso dos governos subnacionais e voltaram a crescer, atingindo R$ 78,6 bilhões (0,67% do PIB).

Os números fazem parte da 24ª edição da Carta de Infraestrutura, elaborada pela consultoria Inter.B, que também aponta as projeções para 2025, novos cálculos do estoque de capital no setor e seus principais segmentos, e uma agenda de modernização da infraestrutura no país. Quanto às projeções para este ano, o estudo indica R$ 277,9 bilhões de investimentos em infraestrutura – 2,19% do PIB projetado.

Segundo a Inter.B, apesar do aumento dos investimentos em anos recentes, um nível de serviços consistente com as necessidades do país segue distante. “Mais: o país está se afastando da fronteira”, informa a consultoria. No cálculo da trajetória do estoque de capital em infraestrutura e do hiato de investimentos para alcançar o estoque-alvo, que é estimado em 63,7% do PIB, a Inter.B conclui que a demanda de investimentos representa desafios adicionais para a modernização do setor.

“Num horizonte de duas décadas, serão necessários investimentos de 4,65% do PIB ao ano em contraposição a 4,16% do PIB pelas estimativas realizadas na segunda metade da década passada”, observa. De acordo com essa análise, os recursos adicionais são necessários para atender às novas demandas de resiliência, relacionadas às mudanças climáticas e ao crescimento da população e da atividade econômica, além das demandas referentes à expansão das manchas metropolitanas e da aceleração das mudanças tecnológicas (que resultam em uma depreciação mais rápida dos ativos).

Faça parte do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Faça parte do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Evento itinerante chega ao estado de São Paulo e reunirá lideranças do transporte de todo o país

As inscrições estão abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que reúne empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025.

Realizado pela NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, o Congresso consolidou-se como um ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor de todo o país reúnem-se com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do setor, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.

A programação oficial constará de painéis de discussão, palestras de motivação, workshops como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, e outras experiências produtivas. Na programação de lazer, os participantes terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades oferecidas pelo Club Med Lake Paradise.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressalta: “Esse é um dos grandes eventos de relevância promovidos pela entidade, assim como todos os outros que realizamos com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do setor. É um espaço que proporciona importantes trocas de experiências, fortalecimento das relações institucionais e discussões sobre os principais temas que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas. Convido todos os empresários, executivos e jovens lideranças a se organizarem para estar conosco neste encontro. A participação de cada um faz a diferença para o presente e o futuro do nosso setor”.

Faça já sua inscrição aqui.

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Entidade Anfitriã

  • FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo

Patrocínio

  • Astra Capital
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • SpeedMax
  • TGID
  • TOTVS
  • Transpocred
  • TruckPag

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – CNT / Confederação Nacional do Transporte / SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte / ITL – Instituto de Transporte e Logística
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
Infraestrutura sólida exige governança com segurança jurídica, previsibilidade e respeito ao interesse público, defende presidente do Sistema Transporte

Infraestrutura sólida exige governança com segurança jurídica, previsibilidade e respeito ao interesse público, defende presidente do Sistema Transporte

Vander Costa participou da Conferência inaugural do Fórum de Integridade da Infraestrutura, que reuniu autoridades públicas, representantes do setor produtivo e especialistas em Brasília (DF)

“A construção de uma infraestrutura sólida e confiável passa pela adoção de práticas de governança que garantam segurança jurídica, previsibilidade e respeito ao interesse público.” A declaração foi feita por Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, durante a 1ª Conferência do Fórum de Integridade da Infraestrutura, realizada nesta quarta-feira (24), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF).

O encontro reuniu autoridades públicas, representantes do setor produtivo e especialistas para discutir como a integridade pode se tornar um valor transversal em todas as etapas dos projetos de infraestrutura.

Vander Costa destacou também o papel do Sistema Transporte na disseminação de boas práticas e na capacitação de gestores e operadores. “Estamos comprometidos com a construção de um ambiente institucional que valorize a integridade como fundamento para o desenvolvimento. É preciso que todos os atores, tanto públicos como privados, estejam alinhados nesse propósito”, completou.

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius Marques de Carvalho, reforçou a necessidade de tratar a integridade como valor social. “A integridade é uma agenda que transforma condutas, fortalece instituições e reorganiza as relações entre Estado e mercado. Ela é essencial para garantir um ambiente de negócios saudável e sustentável”, afirmou. Ele citou ainda o uso de inteligência artificial em auditorias e o impacto de programas como o Alice (Análise de Licitações e Editais), que já geraram economia de bilhões de reais em licitações públicas.

Anfitrião do evento, Marco Aurélio Barcelos, presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), avaliou que a conferência marca um avanço para o setor. “Avançamos muito na pauta da integridade. Precisamos nos orgulhar disso e garantir que não haja retrocessos”, disse.

O evento contou ainda com representantes do Ministério dos Transportes, do Ministério dos Portos e Aeroportos e de entidades ligadas ao setor de saneamento.

Painéis temáticos

A conferência foi marcada por três painéis que abordaram, sob diferentes perspectivas, os desafios da promoção da ética e da transparência no setor de infraestrutura.

No primeiro, representantes de órgãos públicos discutiram os avanços em governança e controle. Moderado por Tiago Bonvini, da ABR (Associação dos Aeroportos Federais Privados), o debate reuniu Luiz Augusto Fraga (BNDES), Arthur Castro (ANTT) e Mariana Arroyo Ribeiro (Anac), que compartilharam experiências institucionais e responderam a perguntas sobre o fortalecimento da ética na administração pública.

O segundo painel trouxe o olhar das empresas e associações. Com moderação de Jefferson Kiyohara, diretor de Compliance e ESG da Protiviti, participaram Mário Junior Bertuol (TCU), Cláudia Borges (ABTP) e Ana Paula Carracedo (Aegea Saneamento). O grupo discutiu como iniciativas setoriais podem engajar empresas, transformar culturas organizacionais e consolidar ambientes de negócios mais confiáveis.

Encerrando a programação, o terceiro painel tratou do papel das certificações na credibilidade dos projetos de infraestrutura. Sob a mediação do advogado Caio Loureiro, estiveram presentes Guilherme Motta (Motiva), Sergio Garcia (Arteris), Marcelo Pontes Vianna (CGU) e Henrique Barros (Ministério dos Transportes). Entre os exemplos apresentados, destacou-se a criação da Rede de Integridade e Transparência do setor de transportes terrestres, que já levou o ministério ao nível máximo de maturidade na avaliação da CGU.

Sobre o Fórum

O Fórum de Integridade da Infraestrutura é uma iniciativa conjunta das principais entidades representativas do setor: ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), ABCON SINDCON (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), ABR (Associação Brasileira de Reciclagem), ANEOR (Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias), ANPTRILHOS (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), MOVEINFRA (Movimento pela Integridade da Infraestrutura) e ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários).