Tarifaço dos EUA impulsiona recorde de 17 milhões de toneladas no Porto de Santos

Tarifaço dos EUA impulsiona recorde de 17 milhões de toneladas no Porto de Santos

Exportadores aceleraram embarques em julho para evitar tarifa de 50% que começa nesta quarta-feira (6)

O Porto de Santos alcançou, em julho de 2025, o maior volume de cargas de sua história, movimentando pela primeira vez mais de 17 milhões de toneladas em apenas um mês. O recorde histórico ocorreu em meio a uma corrida das empresas brasileiras para se antecipar ao tarifaço de 50% sobre produtos nacionais, que começa a vigorar nesta quarta-feira (6), imposto pelos Estados Unidos.

De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), o crescimento expressivo reflete principalmente o esforço do setor exportador para embarcar mercadorias antes que a nova tarifa passe a encarecer os produtos brasileiros.

Nos últimos dias, o complexo portuário tem registrado intenso tráfego de navios, sobretudo com destino à Europa e aos Estados Unidos, em uma tentativa de mitigar os impactos das barreiras comerciais.

Detalhamento do recorde

Os números preliminares mostram que o embarque de granéis sólidos, como grãos, subiu 10%, alcançando 900 mil toneladas. Já a movimentação de contêineres cresceu 4%, somando 200 mil toneladas, enquanto a de carga solta avançou 9%, com 85 mil toneladas. Há ainda expectativa de incremento de 10% nos granéis líquidos (como combustíveis e solventes), cujos dados ainda estão em consolidação.

Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, o resultado confirma a projeção feita ainda na primeira quinzena do mês. “São dados preliminares, mas este ‘recorde dos recordes’ demonstra a importância de Santos em momentos decisivos da história, como este”, destacou Pomini.

Ele ressaltou que, mesmo diante de crises externas e do fechamento temporário do canal por condições climáticas, a operação ocorreu sem incidentes nas vias de acesso durante todo o mês de julho.

Com mais de 50 terminais, o Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e, historicamente, funciona como termômetro do comércio exterior brasileiro.

ANTT abre Tomada de Subsídios para revisar Agenda Regulatória 2025/2026

ANTT abre Tomada de Subsídios para revisar Agenda Regulatória 2025/2026

Contribuições podem ser feitas de 18/8 a 1º/9, por meio do Sistema ParticipANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quer ouvir você. A partir do dia 18 de agosto, estará aberta a Tomada de Subsídios nº 5/2025, um importante instrumento de participação social que permite à sociedade colaborar diretamente na construção da nova Agenda Regulatória da Agência para o biênio 2025/2026. Cidadãos, especialistas, empresas, instituições e organizações da sociedade civil podem participar com sugestões e contribuições.

A iniciativa, conduzida pela Superintendência de Governança, Gestão da Estratégia e Informações, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6/8) e tem, como objetivo, reunir informações técnicas e contribuições da sociedade para revisar e atualizar os temas prioritários da Agenda Regulatória, documento que orienta o trabalho normativo da ANTT ao longo do período.

A Agenda Regulatória é um dos principais instrumentos de planejamento, transparência e previsibilidade da ANTT. Ela reúne os projetos regulatórios que demandarão atenção prioritária das áreas técnicas da Agência, com base em critérios técnicos e na escuta ativa da sociedade. Sua construção é orientada por evidências, boas práticas e participação social ampla e qualificada.

A versão atual da Agenda Regulatória 2025/2026 foi publicada em novembro de 2024, por meio da Deliberação nº 457/2024, e está organizada em cinco eixos temáticos, que envolvem temas como transporte rodoviário de passageiros, infraestrutura concedida, transporte ferroviário, transporte de cargas e projetos regulatórios transversais. Entre os destaques, estão iniciativas voltadas à sustentabilidade, modernização regulatória, inovação tecnológica e eficiência na prestação dos serviços.

Agora, a ANTT busca revisar esse portfólio de projetos com a participação da sociedade, promovendo melhorias, ajustes e atualizações necessárias ao cenário atual. O processo de revisão garante que os temas regulatórios estejam alinhados às transformações do setor, às necessidades do mercado e, sobretudo, às demandas dos cidadãos.

“Esse é o momento de contribuir com ideias, indicar necessidades, levantar pontos de atenção e fortalecer o compromisso da Agência com uma regulação mais eficiente, moderna, participativa e alinhada ao interesse público”, destacou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

Ao abrir esse canal de diálogo direto, a ANTT reafirma sua missão institucional de atuar com transparência, responsabilidade e escuta ativa, consolidando a democracia participativa como um dos pilares da sua atuação regulatória.

Segunda edição do CONET&Intersindical 2025, em Bento Gonçalves, inclui debate sobre a importância das peças remanufaturadas

Segunda edição do CONET&Intersindical 2025, em Bento Gonçalves, inclui debate sobre a importância das peças remanufaturadas

Palestra trará uma visão atualizada do cenário econômico que impacta o setor de transporte de cargas e logística

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a segunda edição do CONET&Intersindical 2025 nos dias 21 e 22 de agosto, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS). O evento tem como entidade anfitriã a Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (FETRANSUL), com o apoio dos Sindicatos filiados à entidade.

Reconhecido por reunir os principais protagonistas do Transporte Rodoviário de Cargas, o CONET&Intersindical promove debates de alto nível, troca de experiências e a construção de soluções inovadoras para o setor. O evento também é uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas e compartilhar boas práticas, que impulsionam o desenvolvimento econômico e social.

Em seu formato tradicional, o evento é dividido em duas etapas: o CONET – voltado à discussão empresarial de custos, em que o Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), da NTC&Logística, apresenta pesquisas de mercado e aponta os direcionamentos relacionados ao frete – e a Intersindical, cuja pauta inclui temas relacionados ao desenvolvimento das atividades do setor.

No CONET, uma das palestras confirmadas é “Peças Remanufaturadas: uma escolha Econômica, Eficiente e Sustentável”, que será apresentada por Jefferson Germano, diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS). Com mais de 30 anos de experiência no mercado de aftermarket automotivo, Jefferson é graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios e MBA Gold em Gestão de Pessoas e Negócios no Mercado Europeu. Atua como professor universitário em cursos de MBA desde 2007, consultor e palestrante com foco em formação de equipes e inteligência de mercado.

Desde 2002, ocupa o cargo de Gerente Aftermarket Brasil e América Latina na Knorr-Bremse Sistemas de Freios Pneumáticos, sendo responsável pelas áreas de Vendas, Planejamento de Vendas, Customer Service, Inteligência de Mercado e Marketing para toda a América do Sul. Também integra o conselho superior do SINDIPEÇAS e da ABIPEÇAS, além de ter sido presidente da ANRAP – Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças na América do Sul (2010 a 2018). É membro do Comitê de Remanufaturados do SINDIPEÇAS desde 2018 e representante do CRA-SP na cidade de Paulínia. Atua como professor de MBA na Unifaccamp, ministrando módulos de Gestão Estratégica de Negócios, Indústria e Gestão 4.0.

A palestra promete enriquecer os debates do CONET ao destacar soluções que aliam eficiência, economia e sustentabilidade no transporte rodoviário de cargas.

Faça já sua inscrição aqui

Confira a programação preliminar do evento

21 de agosto de 2025 | CONET

9h30 – Credenciamento e Abertura Oficial

Painel Técnico

         •      Atualização do INCT (Índice Nacional de Custos do Transporte)

         •      Pesquisa de Mercado DECOPE 2025

         •      Nova ferramenta da NTC para simulação de frete

Gestão e Inovação

         •      Apresentação de soluções práticas para gestão de custos e tomada de decisão nas transportadoras

Coffee-break e networking

Palestra Magna – “Cenário Econômico e Perspectivas para o Transporte Rodoviário de Cargas”

Palestrante: Zeina Latif, economista, colunista do jornal O Globo e uma das principais vozes da macroeconomia no Brasil

Painel Empresarial por Segmento

Discussão sobre os principais desafios e oportunidades em diferentes áreas do TRC: Farmacêuticos | Perigosos | Fracionados | Granéis | Lotação | Bebidas | Alimentícios

18h30 – Encerramento

22 de agosto de 2025 | INTERSINDICAL

9h – Abertura INTERSINDICAL

Painel Trabalhista

         •      Negociações coletivas

         •      Lei do Motorista

         •      Precedentes normativos do TST

Painel de Seguros

         •      Atualizações legislativas e novas práticas

Painel de Segurança

         •      Aliança Nacional pela Segurança Logística

Painel de Infraestrutura

Painel Tributário

         •      Aplicação da Reforma Tributária no TRC: impactos e oportunidades

17h – Considerações Finais – Encerramento

20h30 – Jantar de Encerramento

Realização

NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)

Entidade Anfitriã

FETRANSUL (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul)/

Apoio

Sindicatos filiados à FETRANSUL

Patrocínio

AUTOTRAC

FENATRAN

RANDS

TOTVS

TRANSPOCRED

XBRI PNEUS

Apoios Institucionais

Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)

FuMTran (Fundação Memória do Transporte)

Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários)

l Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças)

Apoio Logístico

Braspress

NTC&Logística apoia pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

NTC&Logística apoia pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Como representante oficial da IRU no Brasil, a NTC&Logística colabora na condução da Pesquisa Global sobre a Escassez de Motoristas 2025 e convida empresas do setor a participarem ativamente

A NTC&Logística, representante oficial da IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários) no Brasil, está apoiando a realização da Driver Shortage Survey 2025, pesquisa internacional que avalia a escassez de motoristas profissionais em diferentes regiões do mundo. A iniciativa busca compreender o tamanho do déficit, suas principais causas e propor soluções viáveis para um problema que ameaça a eficiência e a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas.

Desde 2019, a IRU realiza anualmente esse levantamento, em parceria com entidades nacionais e empresas do setor. Os dados obtidos têm contribuído para embasar políticas públicas, estratégias empresariais e ações de advocacy em diversos países. Em 2024, um dos principais alertas foi a queda de 5,8% na proporção de motoristas jovens, sinalizando a necessidade urgente de renovação da força de trabalho e de iniciativas mais efetivas de atração e retenção.

A edição de 2025 já está disponível e pode ser respondida até o dia 30 de setembro de 2025. Os participantes terão acesso antecipado a dados estratégicos, análises de tendências e insights sobre o comportamento e preferências dos motoristas, como, por exemplo, a escolha entre rotas de longa ou curta distância.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, enfatiza a importância da participação do setor brasileiro na pesquisa: “A escassez de motoristas é uma realidade também no Brasil e precisa ser enfrentada com dados, planejamento e ação. Ao participar da pesquisa da IRU, estamos contribuindo para um diagnóstico global, mas também para termos um retrato mais claro da situação no nosso país. A NTC&Logística seguirá comprometida em promover iniciativas que fortaleçam o setor e valorizem o profissional do volante.”

A expectativa da IRU é incluir análises específicas por país no relatório final, desde que haja um número significativo de respostas nacionais. Por isso, a NTC&Logística convida todos os empresários e entidades do transporte de cargas a incentivarem seus motoristas e equipes a participarem.

O questionário da pesquisa está disponível no link a seguir: https://www.surveymonkey.com/r/3W69PQJ?lang=pt 

Braspress abriu portas para mais de 1.100 mulheres motoristas em 27 anos

Braspress abriu portas para mais de 1.100 mulheres motoristas em 27 anos

Atualmente, 131 motoristas mulheres integram o quadro da empresa, que tem como meta alcançar 30% da frota conduzida por mulheres

Desde 1998, a Braspress, tradicional transportadora nacional de encomendas, já contou com mais de 1.100 mulheres atuando como motoristas por meio do programa pioneiro Rainhas do Volante. Idealizado pelo diretor-presidente Urubatan Helou, o projeto transformou o setor de transporte ao promover inclusão feminina, gerando ganhos sociais e operacionais para a empresa.

Naquela época, o quadro de motoristas da Braspress era 100% masculino. A partir da implementação do programa, a companhia abriu espaço para as mulheres no volante, não apenas como um avanço social, mas também com ganhos operacionais concretos.

Estudos internos da Braspress indicam que motoristas mulheres cuidam melhor dos veículos, gerando redução nos custos de manutenção; apresentam maior economia de combustível; registram menos acidentes e mantêm um relacionamento mais cordial com os clientes.

Atualmente, 131 motoristas mulheres integram o quadro da empresa, que tem como meta alcançar 30% da frota conduzida por mulheres — uma marca que já foi atingida nos primeiros anos do programa, quando ainda era uma novidade no setor.

Formação de novas motoristas

O Rainhas do Volante vai além da contratação: a Braspress investe na formação das novas motoristas, custeando a habilitação em autoescolas parceiras para a mudança de categoria da CNH. Além disso, oferece treinamentos teóricos e práticos com simuladores de direção, apoio médico e psicológico por meio do Centro de Apoio ao Motorista Braspress (CAMB), incluindo exames de pressão arterial, glicemia, bafômetro e avaliação psicotécnica. Para as motoristas lactantes, a empresa disponibiliza uma sala de amamentação, além de infraestrutura adequada com dormitórios e vestiários femininos.

“O programa quebrou paradigmas em um setor historicamente masculino, criando um ambiente mais inclusivo, justo e seguro”, reforça Helou. “A iniciativa amplia o talento disponível e mostra que competência não tem sexo — esse é o nosso lema. Seguiremos investindo em ações que promovam segurança, saúde, bem-estar, além de reforçar políticas contra assédio e de valorização profissional.”

Mercado de caminhões usados cresce 29,6% em julho; veja os modelos mais vendidos

Mercado de caminhões usados cresce 29,6% em julho; veja os modelos mais vendidos

lvo FH lidera ranking de modelos mais vendidos; setor acumula alta de 24,3% no ano

As vendas de caminhões usados deram um salto em julho e registraram 42.907 unidades comercializadas, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). O número representa um avanço de 15,2% em relação a junho e 29,6% acima do total vendido no mesmo mês de 2024, reforçando a retomada do mercado de pesados.

Em entrevista ao portal Transporte Moderno, o presidente da Fenauto, Enilson Sales, avaliou o desempenho como positivo, mas ainda cercado de cautela. “O resultado do mês, no segmento de veículos pesados, surpreendeu, tanto no segmento de pesados, como nos demais que compõem o mercado de seminovos e usados.”

No acumulado de 2025, o segmento já soma 243.343 unidades, uma alta de 24,3% frente ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, Sales ponderou: “Pode-se até avaliar que o setor de usados caminha para uma melhora, mas ainda é cedo para cravarmos essa tendência. Devemos lembrar que a economia e a questão do crédito ainda apresentam dúvidas e incertezas que podem impedir a continuidade dessa tendência. Vamos continuar acompanhando os números para avaliar melhor o desempenho do setor”.

Volvo FH lidera ranking dos mais vendidos

Entre os modelos mais procurados no segmento de pesados, o Volvo FH manteve a liderança, com 2.883 unidades transferidas em julho. Na sequência, aparecem os caminhões Ford Cargo (2.786) e Ford F-4000 (1.600). A lista dos dez modelos mais vendidos inclui ainda nomes tradicionais da Mercedes-Benz, como Atego, Axor, 1113, 1620 e 710, além do Volvo VM e do VW 24.280.

Os 10 caminhões usados mais vendidos em julho

Volvo – FH: 2.883 unidades (6,72%)

Ford – Cargo: 2.786 (6,49%)

Ford – F4000: 1.600 (3,73%)

Mercedes-Benz – Atego: 1.512 (3,52%)

Mercedes-Benz – Axor: 1.483 (3,46%)

Mercedes-Benz – 1113: 1.395 (3,25%)

Mercedes-Benz – 1620: 1.036 (2,41%)

Volvo – VM: 863 (2,01%)

VW – 24.280: 862 (2,01%)

Mercedes-Benz – 710: 840 (1,96%)

Mercado de usados bate recorde

No total, o mercado de usados (incluindo automóveis, comerciais leves, pesados, motos e outros) movimentou 1.711.074 veículos em julho, um crescimento de 19,1% frente a junho e 16,6% sobre julho de 2024. Foi o melhor julho da série histórica acompanhada pela Fenauto.

O setor também bateu o recorde de média diária de vendas, com cerca de 74,4 mil veículos transferidos por dia útil. O acumulado do ano chegou a 10.061.523 unidades, 14,2% a mais que no mesmo período de 2024.

“Ainda temos uma expectativa positiva para o fechamento do ano, com um bom resultado em torno de 16 milhões de veículos comercializados, mas isso depende muito do comportamento da economia e do crédito na praça. Estamos acompanhando esses fatores com muita atenção”, concluiu o presidente da Fenauto.

Operação Carga Pesada da PRF flagra mais de 546 toneladas acima do peso permitido nas rodovias da Bahia

Operação Carga Pesada da PRF flagra mais de 546 toneladas acima do peso permitido nas rodovias da Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia finalizou mais uma edição da Operação Carga Pesada, realizada entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, com foco na fiscalização do transporte rodoviário de cargas nas rodovias federais que cortam o estado.

Durante a ação, 528 veículos e 309 pessoas foram fiscalizados. Ao todo, foram lavrados 564 autos de infração, dos quais 85 foram motivados por excesso de peso. As irregularidades somaram um total de 546.232 quilos acima do limite legal permitido.

Como resultado das fiscalizações, 87 veículos foram recolhidos ao pátio por apresentarem problemas que comprometiam a segurança viária.

A operação também teve caráter repressivo no combate ao crime. Foram apreendidos 251 comprimidos de anfetaminas, substância usada ilegalmente para inibir o sono em motoristas, e 2 gramas de cocaína.

De acordo com a PRF, a Operação Carga Pesada faz parte de um planejamento estratégico que visa aumentar a segurança nas rodovias federais, prevenir acidentes envolvendo veículos de carga e coibir práticas ilegais que colocam em risco a vida de motoristas e usuários das estradas.

NTC&Logística firma parceria com a Domani Global para impulsionar práticas ESG nas empresas de transporte

NTC&Logística firma parceria com a Domani Global para impulsionar práticas ESG nas empresas de transporte

Acordo oferece soluções acessíveis de ESG para transportadoras, alinhadas à nova legislação climática e aos compromissos de descarbonização do Brasil

Em um cenário de crescente exigência regulatória e responsabilidade ambiental, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) anuncia uma parceria estratégica com a Domani Global, empresa especializada em soluções ESG e gestão de emissões. O objetivo é claro: apoiar as empresas associadas no cumprimento da nova Lei nº 14.948/2024 — que institui o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões — e fomentar a transição sustentável no Transporte Rodoviário de Cargas, um dos setores mais relevantes da economia e também um dos mais intensivos em carbono.

De acordo com pesquisa da PwC Brasil publicada em 2024, 62% das grandes empresas brasileiras já adotam estratégias ESG estruturadas, e as pequenas e médias buscam cada vez mais ferramentas para entrar nesse processo. A parceria oferece acesso facilitado e com condições financeiras exclusivas a um pacote completo de serviços da Domani Global, que inclui a plataforma Domani SaaS – Sustainability as a Service –, inventários de emissões de GHG (escopos 1, 2 e 3), diagnósticos ESG, treinamentos, planos de descarbonização e certificações como o Selo Carbono Neutro, para empresas que compensam suas emissões.

Fabiano Sant’Ana, CEO da Domani Global, afirma que a parceria representa uma oportunidade de transformação para o setor: “Essa colaboração com a NTC&Logística é um passo fundamental para a democratização do ESG no Transporte. Nosso objetivo é mostrar que a sustentabilidade pode — e deve — ser acessível, simples e estratégica para empresas de todos os portes. Com a plataforma Domani SaaS, até mesmo microempresas conseguem colocar ações em prática, reduzir custos e se preparar para as novas exigências regulatórias do setor”.

A vice-presidente extraordinária para a pauta ESG da NTC&Logística, Joyce Bessa, reforça que o momento exige ação coordenada: “Estamos diante de uma mudança de paradigma. A parceria oferece aos nossos associados não apenas soluções técnicas, mas também segurança jurídica, apoio personalizado e um caminho claro para atender às exigências ambientais, sociais e de governança. Esse movimento também posiciona o setor como referência em responsabilidade socioambiental”.

Além da conformidade legal, os benefícios da adoção de práticas ESG são diversos. Estudos da McKinsey&Company e da Fundação Dom Cabral apontam que empresas com estratégias ESG bem estruturadas têm maior resiliência financeira, redução de custos operacionais e melhoria na reputação corporativa. No setor de Transportes, isso se traduz em ganhos como menor consumo de combustível, menor desgaste da frota e maior competitividade nos contratos com grandes embarcadores, que já exigem compromissos sustentáveis de seus parceiros logísticos.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destacou o papel institucional da entidade na liderança desse movimento: “Nosso compromisso é estar ao lado dos nossos associados nas transformações mais desafiadoras do setor. Essa parceria com a Domani Global oferece ferramentas práticas e acessíveis, garantindo que pequenas, médias e grandes empresas possam dar passos concretos rumo à sustentabilidade, com o respaldo técnico e político da NTC&Logística”.

A estrutura dos serviços oferecidos considera o porte das empresas, garantindo pacotes customizados e com suporte técnico especializado. A plataforma Domani SaaS foi desenhada para ser fácil de usar, rápida de implementar e financeiramente viável, permitindo que, em poucas horas mensais, uma empresa consiga gerar relatórios e inventários com validade legal e aderência aos padrões nacionais e internacionais.

Serviço

Domani Global – Sustentabilidade para o Transporte de Cargas

E-mail: contato@domani.global

Telefone/WhatsApp: +55 11 99559-8402

Site: www.domani.global

Redes sociais: LinkedIn, Instagram e outras plataformas oficiais

Código de desconto para associados da NTC&Logística: NTC15

Assinado protocolo que reduz em 50% multas do ATIT para o transporte internacional terrestre

Assinado protocolo que reduz em 50% multas do ATIT para o transporte internacional terrestre

Documento assinado pelos sete países signatários da ALADI estabelece novos valores e entrará em vigor após 60 dias da comunicação oficial de internalização

Com a assinatura formal de todos os embaixadores dos países signatários perante a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), foi viabilizada a entrada em vigor do Oitavo Protocolo Adicional ao Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT). O documento reduz em 50% os valores das multas em dólares aplicadas às infrações previstas no Protocolo de Infrações e Sanções do acordo.

A assinatura do embaixador brasileiro Antonio José Ferreira Simões, que atua como Delegado Permanente junto à ALADI e ao Mercosul, foi realizada oficialmente, na última sexta-feira, 1º de agosto, encerrando o processo de adesão dos sete países envolvidos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Com a mudança, os novos valores das multas passam a ser:

  • Leve: US$ 100;
  • Média: US$ 500;
  • Grave: US$ 1.000;
  • Gravíssima: US$ 2.000.

Segundo o Protocolo, a nova norma entrará em vigor 60 dias após a Secretaria-Geral da ALADI comunicar oficialmente o recebimento das notificações de internalização por todos os países signatários.

A proposta de redução das penalidades tramitava desde 2019, sendo pauta frequente nas reuniões da ALADI e do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) do Mercosul. O Conselho Empresarial de Transporte de Cargas por Rodovias do Mercosul e Chile (Condesul), do qual a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) é membro, teve papel ativo no processo, reiterando a importância da assinatura e implementação do protocolo.

Para a ABTI, a redução representa uma vitória significativa para os transportadores internacionais, impactando positivamente na competitividade e na segurança jurídica das operações. A entidade reforça seu compromisso de continuar acompanhando os desdobramentos e a efetiva aplicação do novo regime de penalidades.

FETCESP: Aumento do biodiesel eleva custos e compromete a eficiência do transporte rodoviário

FETCESP: Aumento do biodiesel eleva custos e compromete a eficiência do transporte rodoviário

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu elevar de 14% para 15% a mistura obrigatória de biodiesel no diesel a partir desta sexta-feira (1º). Defendida pelo governo como avanço sustentável, a medida preocupa o transporte rodoviário. O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo, avalia os impactos.

Transporte Moderno — Qual é a avaliação da FETCESP sobre a decisão do CNPE de elevar o percentual de biodiesel de 14% para 15%?

Carlos Panzan – A decisão acende um alerta para os transportadores rodoviários. Já enfrentamos custos elevados de manutenção e ainda convivemos com desafios como burocracia, falta de segurança e infraestrutura deficiente. O aumento da mistura pode agravar esse cenário.

Transporte Moderno — Quais são os principais impactos práticos dessa medida para as transportadoras?

Carlos Panzan – Estudos da UnB e da UFMG mostram que o maior teor de biodiesel pode gerar aumento no consumo, mais emissões de CO₂ e NOx, perda de torque e potência, além de comprometer o desempenho em rotas mais exigentes.

Transporte Moderno — E, quanto à durabilidade dos motores, há de fato prejuízos?

Carlos Panzan — Desde o B14, em 2024, houve aumento de mais de 7% nos custos de manutenção por veículo. Os filtros de combustível têm vida útil reduzida pela metade, e há registros frequentes de panes por conta de contaminação e instabilidade do biodiesel, principalmente em climas frios.

Transporte Moderno — O que isso significa em termos de custos e frete?

Carlos Panzan — O biodiesel, em sua maioria derivado da soja, tem características físico-químicas diferentes do diesel mineral, como maior viscosidade e absorção de água. Isso provoca maior desgaste de motores e sistemas de injeção, elevando custos de manutenção e, consequentemente, pressionando o preço do frete.

Transporte Moderno — Essa decisão afeta a competitividade do transporte rodoviário frente a outros modais?

Carlos Panzan — Sim. Aumentar custos e reduzir eficiência enfraquece a competitividade do modal rodoviário, que já é essencial para o abastecimento nacional.

Transporte Moderno — O setor foi consultado antes da decisão?

Carlos Panzan — Não. A medida foi unilateral. Isso gera quebra de confiança, pois faltou discussão técnica com quem é diretamente impactado.

Transporte Moderno — Há risco de problemas de qualidade ou disponibilidade de combustível?

Carlos Panzan — Sem dúvida. A qualidade do biodiesel não tem sido devidamente controlada, o que pode causar sérios danos aos motores.

Transporte Moderno — Quais alternativas a FETCESP defende?

Carlos Panzan — Defendemos avanços graduais, técnicos e dialogados. A transição energética é necessária, mas não pode comprometer a eficiência logística, a segurança viária e a sustentabilidade das empresas.

Transporte Moderno — E quais seriam os próximos passos para um diálogo mais equilibrado com o governo?

Carlos Panzan — Queremos contribuir para um transporte mais verde e eficiente. O ideal é aliar avanço ambiental com responsabilidade técnica e segurança operacional, sem prejudicar o setor que garante o abastecimento do país.

ABC Cargas apresenta seu primeiro Relatório ESG e reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável

ABC Cargas apresenta seu primeiro Relatório ESG e reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável

Documento reúne dados e iniciativas ambientais, sociais e de governança referentes ao biênio 2023–2024; lançamento foi marcado por live

A ABC Cargas acaba de lançar a primeira edição de seu Relatório ESG, reunindo informações completas sobre as ações ambientais, sociais e de governança da empresa no biênio 2023–2024. O documento apresenta, com transparência e profundidade, os indicadores estratégicos que norteiam a gestão sustentável da companhia, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Fundada em 1997 e com sede em São Bernardo do Campo (SP), a ABC Cargas atua, há quase 30 anos, no mercado logístico. Especializada no transporte de veículos pesados, produtos químicos, máquinas e cargas especiais, a empresa construiu uma operação sólida e de grande alcance, com presença em toda a América do Sul, frota própria moderna, 9 unidades no Brasil e no exterior, mais de 190 veículos e 100 mil m² de áreas de armazenagem. Atualmente, conta com 230 colaboradores e é reconhecida pela excelência operacional, inovação e responsabilidade social.

Segundo o presidente da ABC Cargas, Danilo Guedes, o relatório é um marco na jornada da companhia rumo a um modelo de negócios mais consciente e transparente. “Na ABC Cargas, a sustentabilidade não é apenas uma visão estratégica, mas uma responsabilidade que assumimos com seriedade, por meio de ações concretas que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente”, afirmou. Para ele, tornar públicas as práticas ESG da empresa é um passo essencial para engajar parceiros, clientes e colaboradores em torno de uma cultura de responsabilidade corporativa.

O relatório traz iniciativas de destaque, como a redução de 7% no consumo de óleo diesel em 2023, a implantação do checklist digital em 100% das operações, a coleta seletiva nas unidades, a gestão eficiente de resíduos e o investimento em energia limpa, com 100% das unidades equipadas com iluminação LED. A empresa também registrou zero acidentes com vítimas fatais envolvendo seus colaboradores contratados e obteve 85 pontos no NPS (Net Promoter Score), indicador que mede a satisfação dos clientes — um avanço importante na consolidação da confiança do mercado.

Além disso, o relatório destaca o impacto social das ações promovidas pela empresa, como o programa ABC do Futuro, que levou educação para o trânsito a mais de 295 crianças, o apoio a entidades como a Associação Estrela Azul e os Amigos do Bem, e campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, que beneficiaram comunidades em situação de vulnerabilidade.

A governança da ABC Cargas também ganhou reforços significativos, com a consolidação de políticas de ética e integridade, auditorias externas e internas, canal de denúncias ativo, gestão digital de contratos e medidas de segurança da informação. O uso de tecnologias como o app Gestio, o sistema Rabbot e a plataforma VERDA para controle de emissões de CO₂ contribuem para uma operação mais eficiente, segura e responsável.

O lançamento oficial do relatório ESG foi acompanhado por uma live especial no último dia 1º de agosto, que contou com um bate-papo entre o presidente da ABC Cargas, Danilo Guedes, e o CEO da Patrus Transportes, Marcelo Patrus. Durante a conversa, foram discutidos os desafios e oportunidades na implementação de práticas ESG no setor de transporte rodoviário de cargas, além de experiências compartilhadas entre as duas lideranças. A gravação da live está disponível para acesso no link: https://youtu.be/VFF3g7Nm0lY.

“Estamos construindo um novo momento na história da ABC Cargas, onde sustentabilidade, ética e inovação caminham juntas. Este relatório é apenas o início de um ciclo permanente de evolução, aprendizado e corresponsabilidade com toda a cadeia logística”, concluiu Danilo Guedes.

O relatório completo pode ser acessado no site da empresa: www.abccargas.com

Foz do Iguaçu terá maior Porto Seco da América Latina com investimento de R$ 500 milhões

Foz do Iguaçu terá maior Porto Seco da América Latina com investimento de R$ 500 milhões

Estrutura da Multilog vai movimentar 2 mil caminhões por dia, gerar 250 empregos e transformar a cidade em um hub logístico do Mercosul

Foz do Iguaçu vai ganhar o maior Porto Seco da América Latina. A pedra fundamental do empreendimento foi lançada nesta segunda-feira (4), marcando o início das obras que prometem transformar a cidade em referência logística na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Com investimento de R$ 500 milhões, a nova estrutura terá capacidade para receber 2 mil caminhões por dia, aumentando em 30% a movimentação atual do terminal da cidade. A operação, prevista para dezembro de 2026, deve gerar 250 empregos diretos e impulsionar o comércio exterior da região.

Logística e desenvolvimento regional

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que participou do lançamento por sistema de vídeoconferência, destacou que o novo terminal representa “um marco para a logística paranaense e brasileira”, trazendo mais eficiência ao escoamento de cargas e à fiscalização alfandegária.

O projeto integra um conjunto de obras estruturantes que estão em andamento na região, como a duplicação da Rodovia das Cataratas, a Perimetral Leste, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai e os novos trechos das concessões rodoviárias do Paraná, reforçando o papel estratégico de Foz no comércio internacional.

O prefeito Joaquim Silva e Luna enfatizou que o empreendimento vai desafogar o tráfego urbano e impulsionar a economia local:

“O novo Porto Seco é símbolo da transformação de Foz do Iguaçu em um polo logístico do Mercosul, com impacto direto na mobilidade e na geração de oportunidades.”

Estrutura e tecnologia de ponta

Localizado às margens da BR-277, em um terreno de 550 mil m², o novo Porto Seco terá:

  • 197 mil m² de pátios para caminhões;
  • 7,2 mil m² de área coberta para armazenagem e vistoria;
  • 600 m² de câmaras frias com três docas exclusivas;
  • balanças rodoviárias, scanners e vigilância por câmeras para inspeção não invasiva;
  • sistemas automatizados de acesso e pesagem, incluindo estrutura para cargas com dimensões excedentes;
  • áreas de apoio aos motoristas, com sanitários, espaços de descanso e infraestrutura segura para permanência prolongada.

Segundo Djalma Vilela, presidente da Multilog, a nova unidade será três vezes maior que a atual e está planejada para absorver o crescimento da demanda nos próximos anos.

“O terminal vai duplicar a capacidade da estrutura existente, que em 2024 movimentou 8,6 milhões de toneladas de cargas, equivalentes a US$ 8,6 bilhões em receitas.”

Além disso, a empresa pretende implantar um terminal de contêineres para atender parte da carga paraguaia que hoje é escoada via Montevidéu. Com a nova rota, o escoamento poderá ser feito pelo Porto de Paranaguá, que está 400 km mais próximo de Assunção, aumentando a competitividade da logística regional.

Multilog: referência nacional em logística integrada

A Multilog é líder na administração de recintos alfandegados no Brasil e possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA). Atualmente, a companhia mantém 35 unidades, somando 2,2 milhões de m² de áreas de armazenagem, e atende setores como alimentos, agronegócio, tecnologia, saúde, bens de consumo e indústria automotiva.

Nos últimos anos, a empresa expandiu operações em estados do Sul, Sudeste e Nordeste, e, em 2023, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC) e o Polo de Saúde de Alphaville (SP), consolidando seu plano de crescimento nacional. Com o novo Porto Seco em Foz do Iguaçu, a cidade se consolida como um hub logístico do Mercosul, ampliando o fluxo de importação e exportação, e reforçando sua posição estratégica para negócios internacionais.

NTC&Logística participa da 3ª Reunião do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas em Brasília

NTC&Logística participa da 3ª Reunião do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas em Brasília

Encontro promovido pelo Ministério dos Transportes contou com apresentações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), Ouvidoria do Ministério e Casa Civil, além da presença de representantes da NTC&Logística e de outras entidades do setor

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) participou, no último dia 29 de julho de 2025, da 3ª Reunião do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (Fórum TRC), realizada de forma híbrida, com participação presencial no Ministério dos Transportes, em Brasília. Representaram a entidade o vice-presidente de Assuntos Políticos, José Hélio Fernandes, e a assessora de Relações Institucionais, Edmara Claudino, ao lado de representantes de outras entidades e executivos do setor, como Oswaldo Caixeta, presidente da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), e Gabriela Lustosa, assessora jurídica da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística (FENATAC).

A reunião foi conduzida pela secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, e teve como foco a apresentação de diagnósticos e propostas em diversas frentes do transporte rodoviário. A programação teve início com a Casa Civil da Presidência da República, que apresentou um balanço dos encaminhamentos realizados. Em seguida, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) destacou os avanços na fiscalização do cumprimento do piso mínimo do frete, com a participação de José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC), e Hugo Leonardo Cunha Rodrigues, superintendente de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros (SUFIS).

Na sequência, foram abordados normativos referentes à jornada de trabalho dos motoristas, com falas de Adrualdo de Lima Catão, secretário nacional de Trânsito, e Marconi Arani Melo Filho, consultor jurídico do Ministério dos Transportes. Rosana Daher, titular da Ouvidoria do Ministério dos Transportes, também contribuiu com um relato sobre a evolução do “Assistente virtual Mauá”.

No encerramento, foram definidos os grupos temáticos que darão continuidade aos trabalhos em andamento. A participação da NTC&Logística reafirma o interesse institucional em prol do diálogo permanente, da construção de políticas públicas eficientes e da representatividade dos transportadores nas decisões estratégicas do setor.

2º Encontro Nacional de Segurança no Transporte de Cargas reunirá autoridades e empresários em São Paulo. Faça já a sua inscrição!

2º Encontro Nacional de Segurança no Transporte de Cargas reunirá autoridades e empresários em São Paulo. Faça já a sua inscrição!

Evento promovido pela NTC&Logística tem como foco o enfrentamento aos crimes que ameaçam o setor de Transporte Rodoviário de Cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) realizará, no dia 27 de agosto de 2025, em sua subsede em São Paulo, a segunda edição do Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), com o tema “Atos de Interferência Ilícita contra o Modal Rodoviário – Veículos e Cargas. A iniciativa tem como objetivo aprofundar o debate sobre os crimes que impactam a cadeia logística nacional, reunindo empresários, executivos, representantes de entidades setoriais, autoridades públicas e forças de segurança de diferentes regiões do Brasil.

O evento contará com painéis temáticos, discussões técnicas, apresentação de soluções tecnológicas e um espaço de integração entre os setores público e privado, com foco na prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cargas. A programação também exporá a atuação das organizações criminosas, abrindo espaço, em seguida, para a proposição de estratégias para o enfrentamento desse desastroso cenário de agressão à economia nacional e à sociedade.

De acordo com o Diagnóstico Nacional do Roubo de Cargas desenvolvido pela Assessoria de Segurança da NTC&Logística, foram registradas 10.193 ocorrências de roubos de carga no Brasil em 2024, o equivalente a uma média de 28 casos por dia. Sete estados concentram 93% das ocorrências: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás. O levantamento aponta, ainda, que mais de 88% das cargas subtraídas não são recuperadas, o que reforça a necessidade de articulações efetivas de combate à receptação – crime que alimenta a cadeia de ações ilícitas contra o setor.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, é enfático ao ratificar que “a receptação é a raiz de uma cadeia criminosa que envolve o roubo, a violência nas estradas e o prejuízo às empresas e à sociedade. Com este encontro, queremos ouvir as regiões, entender os principais desafios e construir, juntos, soluções que resultem na redução desses crimes. A união entre o setor produtivo e os órgãos públicos é essencial para mudar esse cenário”.

O vice-presidente de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, também destacou a importância da mobilização nacional. “A criminalidade contra o transporte de cargas não é pontual, ela está espalhada em todo o território e assume formas cada vez mais sofisticadas. Este evento é um espaço de construção coletiva, onde podemos identificar vulnerabilidades, mapear realidades regionais e avançar com propostas que protejam não só o setor, mas toda a cadeia de abastecimento do país”, declarou.

Desde 1998, a NTC&Logística desenvolve, por meio de sua Assessoria de Segurança, ações permanentes para fortalecer o combate aos crimes contra o transporte rodoviário de cargas. A entidade atua com base em legislações específicas, promovendo eventos, estudos técnicos, propostas legislativas e articulações institucionais, com foco na proteção da vida, da carga e da infraestrutura logística.

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Programação Preliminar

8h | Credenciamento

8h30 às 9h | Abertura Institucional

9h às 11h | Painel 1

Panorama atual dos crimes contra o transporte rodoviário

l  Dados e estatísticas nacionais sobre roubos de carga

l  Ações e diretrizes da política nacional de combate à criminalidade

l  Novas modalidades criminosas e desafios emergentes

11h às 12h | Painel 2

Aspectos jurídicos e impactos econômicos

l  Leis e regulamentos aplicáveis

l  Consequências operacionais e financeiras para o setor

l  Propostas legislativas para reforço no enfrentamento aos crimes

12h às 13h | Painel 3

Tecnologia, comércio ilegal de peças e rastreabilidade

l  Papel da indústria e do e-commerce no combate à receptação

l  Soluções tecnológicas em rastreabilidade e gestão de riscos

l  Iniciativas e parcerias para proteger a cadeia logística

13h30 | Encerramento e Brunch

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Realização

● NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Patrocínio

● ROADCARD

Apoio Institucional

● Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL

● FuMTran – Fundação Memória do Transporte

NTC&Logística apoia posicionamento do Movimento Vez & Voz em defesa das mulheres

NTC&Logística apoia posicionamento do Movimento Vez & Voz em defesa das mulheres

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, como signatária do Movimento, reforça seu compromisso com a promoção de ambientes mais seguros, éticos e inclusivos no setor de Transporte Rodoviário de Cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística, como signatária do Movimento Vez & Voz — uma iniciativa do SETCESP, Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região —, manifesta total apoio à Nota Oficial emitida pela campanha, que denuncia a crescente violência de gênero no Brasil e convoca autoridades, empresas e toda a sociedade para uma ação coletiva urgente.

Como representante nacional das empresas do Transporte Rodoviário de Cargas, a NTC&Logística entende que a transformação do setor passa pelo enfrentamento das desigualdades e da violência em todas as suas formas. Ressaltamos que promover o respeito, a equidade e a proteção das mulheres é um compromisso que deve ser assumido diariamente por todos.

A seguir, publicamos a nota na íntegra, destacando a importância desse posicionamento para todo o setor.

NOTA OFICIAL DE REPÚDIO

Movimento Vez & Voz se posiciona contra a violência de gênero e convoca empresas e sociedade à ação coletiva

Com base em dados alarmantes e na crescente ameaça à integridade das mulheres, o Movimento reforça o papel das autoridades, empresas e cidadãos no enfrentamento à violência e na promoção de ambientes mais justos e seguros.

O Movimento Vez & Voz, iniciativa do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região, que atua para a ampliação da presença e da permanência das mulheres no setor de transporte rodoviário de cargas, manifesta seu mais profundo e veemente repúdio aos crescentes casos de violência de gênero registrados em todo o país. O caso recente da agressão brutal sofrida por Juliana Garcia dos Santos, no dia 26 de julho de 2025, em Natal (RN), é mais uma representação trágica de um cenário alarmante, que exige ação imediata, coletiva e permanente de todos os setores da sociedade.

A violência contra a mulher no Brasil é estrutural, complexa e multifacetada. Em 2024, o país registrou 1.492 feminicídios — o maior número desde que a tipificação penal foi criada em 2015 —, além de 71.892 casos de estupro, uma média de 196 por dia, sendo 65% ocorridos dentro de casa e 76,8% classificados como estupro de vulnerável. Mulheres negras representam 68% das vítimas de homicídio, reforçando a interseccionalidade entre racismo e machismo que potencializa as desigualdades e os riscos. Apesar de pequenas reduções em alguns índices gerais de homicídio, a violência letal contra mulheres segue em crescimento e tende a se agravar diante da omissão ou ineficácia das políticas públicas. Além disso, a violência se expressa em outras formas igualmente destrutivas, como a violência psicológica, moral, patrimonial, institucional, digital e simbólica, que muitas vezes são invisibilizadas, mas impactam profundamente a saúde, a autonomia e a dignidade das mulheres.

Esse cenário exige respostas imediatas, firmes e integradas. É dever das autoridades públicas garantir que as leis sejam cumpridas com rigor, que a Lei Maria da Penha seja fortalecida e que sua recente ampliação chegue de fato à ponta do atendimento. É preciso aprimorar o funcionamento das redes de proteção, acelerar o acesso à justiça e assegurar que nenhuma vítima fique desamparada.

Reafirmamos também que a responsabilidade pelo enfrentamento à violência contra a mulher não é apenas do Estado. As empresas têm papel decisivo nessa transformação. Devem fomentar uma cultura organizacional ética, inclusiva e segura, promovendo ações efetivas de prevenção, acolhimento e combate ao assédio e à violência. Precisam entender que esse é também um tema estratégico para os negócios. O impacto da violência doméstica e do assédio no ambiente de trabalho resulta em afastamentos, perda de produtividade, adoecimento mental e financeiro, aumento da rotatividade e danos reputacionais. Valorizar a presença das mulheres nas empresas, em todos os níveis, não é apenas uma questão de justiça social, é também um caminho comprovado para o crescimento sustentável, inovação e perenidade das organizações. As mulheres movimentam a economia, lideram equipes, tomam decisões e fortalecem cadeias produtivas inteiras. E, quando são silenciadas ou afastadas por medo ou violência, toda a sociedade perde.

O Vez & Voz acompanha de perto essa realidade por meio do Índice de Equidade de Gênero, desenvolvido em parceria com o IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Cargas, que avalia empresas do setor em diversos aspectos. Desde 2022, o índice passou a incluir o acompanhamento de iniciativas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica como um de seus pilares. Nos últimos três anos, 30% das empresas participantes já demonstram algum tipo de ação ou monitoramento sobre o tema — um avanço importante, mas ainda insuficiente diante da urgência que o tema exige.

É importante lembrar que a violência não acontece apenas nos momentos extremos que ganham as manchetes. Ela começa muitas vezes com uma fala desrespeitosa, com um comportamento que humilha ou intimida, com a tentativa de calar ou desacreditar uma mulher. E é por isso que o enfrentamento precisa começar nos pequenos gestos, nas posturas do dia a dia, na forma como cada pessoa escolhe se posicionar diante das injustiças. Precisamos falar sobre isso em casa, nas ruas, nas escolas, nas empresas e nas mesas de tomada de decisão. Precisamos envolver homens e mulheres nessa conversa. Homens que compreendem a gravidade do problema e que rejeitam qualquer tipo de violência devem ser nossos aliados, rompendo o silêncio e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e segura para todas.

Reforçamos, ainda, que a culpa nunca é da vítima. Denunciar é um ato de coragem e um passo fundamental para romper o ciclo da violência. Por isso, incentivamos que qualquer sinal de agressão, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, seja imediatamente denunciado por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, com funcionamento gratuito, sigiloso e 24 horas por dia em todo o território nacional.

O Movimento Vez & Voz reafirma sua solidariedade a todas as vítimas e suas famílias. Seguiremos atuando com firmeza e comprometimento para promover ações de esclarecimento, acolhimento e transformação no setor de transporte rodoviário de cargas e na sociedade como um todo. Não há mais espaço para omissão. É tempo de ação, de escuta ativa, de mudança.

Vamos juntas — e juntos.

Movimento Vez & Voz

www.vezevoz.org

Últimos dias para participar da pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Últimos dias para participar da pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Resultado será apresentado durante o CONET&Intersindical, no dia 21 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de orientar ações estratégicas para o setor

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lançou uma importante pesquisa voltada às empresas transportadoras de carga de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo avaliar a situação econômica do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2025, identificando os principais desafios enfrentados, além de oportunidades e tendências que impactam o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.

A coleta de dados será feita por meio de um questionário objetivo, com perguntas de múltipla escolha, o que garante uma participação ágil por parte das empresas. O envolvimento do setor é fundamental para que a pesquisa reflita a realidade do transporte de cargas no país e apresente dados qualificados para o embasamento de políticas públicas e estratégias.

Os resultados serão divulgados durante a segunda edição de 2025 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), que ocorrerá no dia 21 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a iniciativa reforça o compromisso de a entidade ouvir o setor e construir caminhos eficientes. “Precisamos de dados reais para tomar decisões assertivas. Essa pesquisa é uma ferramenta essencial para traduzir a realidade do nosso setor, contribuindo na formulação de estratégias que favoreçam o desenvolvimento, a competitividade e sustentabilidade do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.”

Clique aqui e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNx5LUopo-Rf3qKj2x-C-SvQu35lhGrxfhzr1T4w-UGjXWAA/viewform

Participe da pesquisa nacional sobre seguros no Transporte Rodoviário de Cargas

Participe da pesquisa nacional sobre seguros no Transporte Rodoviário de Cargas

Com o objetivo de compreender a fundo a realidade enfrentada pelas empresas em relação aos seguros no Transporte Rodoviário de Cargas, a NTC&Logística, por meio do seu Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), está conduzindo uma pesquisa voltada exclusivamente aos transportadores de todo o Brasil.

A iniciativa surge, também, como sugestão do Comitê de Seguros, recentemente criado pela entidade, com o propósito de debater os desafios do setor e propor soluções práticas para o aperfeiçoamento das relações entre transportadoras e seguradoras. A partir dessa articulação, identificou-se a necessidade de um levantamento amplo e técnico que embasasse futuras ações da NTC&Logística junto ao mercado e aos órgãos reguladores.

A pesquisa aborda temas como os tipos de apólices contratadas, ocorrências de sinistros, coberturas mais utilizadas, frequência de negativas, vigência e valores das apólices, além da influência de exigências externas e da satisfação com os serviços prestados. Os dados obtidos serão essenciais para a construção de um diagnóstico representativo e atualizado sobre o cenário atual dos seguros no TRC.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a participação dos transportadores é fundamental para que a entidade possa atuar com maior alcance e precisão: “A pesquisa é uma ferramenta estratégica. Precisamos ouvir quem está na ponta, entender as dificuldades, os custos envolvidos, a efetividade das coberturas e como o seguro tem impactado o dia a dia das operações. Com esses dados em mãos, teremos embasamento sólido para propor melhorias e construir soluções em diálogo com as seguradoras, sempre em defesa do setor de transporte de cargas”, afirmou.

A NTC&Logística reforça que todas as informações serão tratadas com sigilo e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos e institucionais. A pesquisa pode ser respondida de forma rápida e está disponível no link abaixo.

Acesse a pesquisa aqui

Seminário Itinerante no Rio de Janeiro debate inovação, segurança e fortalecimento institucional no Transporte de Cargas

Seminário Itinerante no Rio de Janeiro debate inovação, segurança e fortalecimento institucional no Transporte de Cargas

Quarta edição de 2025, promovida pela NTC&Logística em parceria com a COMJOVEM, reuniu lideranças empresariais e jovens executivos de diversas regiões do país para uma imersão em conhecimento e integração

A quarta edição do Seminário Itinerante de 2025, promovida pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC, foi realizada ontem, 31 de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento foi recepcionado pela Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro – FETRANSCARGA e pelo Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro, com o apoio dos sindicatos filiados – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC. A programação reuniu empresários, executivos, lideranças jovens e dirigentes de entidades em um ambiente voltado ao compartilhamento de ideias, valorização do setor e fortalecimento institucional.

Antes da abertura oficial, foi promovida uma visita técnica ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), unidade de elite da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Organizada com o apoio da FETRANSCARGA, do SINDICARGA e da COMJOVEM, a atividade contou com a participação de representantes de diversos Núcleos da Comissão. O grupo foi recebido pelo comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Marcelo Corbage, que apresentou a estrutura, o funcionamento e a missão da corporação, propiciando reflexões importantes sobre disciplina, planejamento e trabalho em equipe — princípios igualmente essenciais para o transporte de cargas e logística.

A experiência incluiu visitação pelas companhias, áreas operacionais e terraço com vista estratégica para a Zona Sul da cidade.

A cerimônia de abertura do Seminário Itinerante no Rio de Janeiro teve início na sede histórica da primeira entidade empresarial do Brasil, fundada em 1809, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), onde também está localizada a sede da FETRANSCARGA.

O coordenador do Núcleo da COMJOVEM RJ, Benedito Simões, deu boas-vindas a todos e destacou o sentimento de união proporcionado pelo evento. “Ver este auditório cheio mostra a força do nosso setor. A grande mensagem do nosso presidente Eduardo Rebuzzi sempre foi essa: unir o setor. E isso está sendo cumprido com excelência”, afirmou, parabenizando a equipe da NTC&Logística pela organização e engajamento dos Núcleos presentes.

Na sequência, a vice-coordenadora nacional da COMJOVEM, Jéssica Caballero Lopes, agradeceu a acolhida e reforçou o cuidado dedicado à programação: “A visita ao BOPE foi muito especial, e tenho certeza de que todos que participaram vão lembrar dessa oportunidade para sempre. Aproveitem bastante o evento, ele foi organizado com muito carinho e dedicação”.

André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM, destacou a relevância da iniciativa: “O Seminário Itinerante é essencial para levar a NTC&Logística a diferentes regiões do país. Já começamos o dia com um aprendizado prático, e a programação segue trazendo conteúdo de qualidade e troca de experiências. Vamos aproveitá-la ao máximo”.

O presidente da NTC&Logística da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi, reforçou a importância do projeto e o papel da entidade na articulação do setor. “O Seminário Itinerante é um dos projetos da NTC&Logística para promover proximidade, atualização e integração de empresários, executivos e jovens lideranças. Estar presente nas regiões, ouvir as demandas e valorizar a atuação conjunta é parte do nosso compromisso com o setor”, afirmou.

Rebuzzi também falou sobre a escolha do Rio de Janeiro como sede da edição: “O Rio tem uma relevância histórica e econômica incontestável. Apesar dos desafios, é uma cidade plural, com enorme potencial logístico, e que representa muito bem a diversidade e a capacidade de superação do nosso setor”.

Ele ainda parabenizou o trabalho da COMJOVEM: “A Comissão é um dos maiores ativos da NTC&Logística. O trabalho desenvolvido ao longo dos anos, a capacidade de mobilização e a seriedade das pautas mostram que estamos formando um novo ciclo de líderes preparados para representar o transporte no Brasil”.

Painéis aprofundaram temas estratégicos para o futuro do transporte

Após a abertura institucional, o presidente Eduardo Rebuzzi apresentou um panorama do papel da NTC&Logística e dos desafios atuais enfrentados pelo setor em âmbito nacional. Em prosseguimento, André de Simone abordou a trajetória da COMJOVEM, os resultados obtidos e o protagonismo da Comissão no cenário nacional e internacional.

A palestra “Intraempreendedorismo: empreender e inovar na própria empresa”, com a especialista Any Costa, trouxe insights sobre como colaboradores e lideranças podem agir como agentes de inovação, estimulando mudanças de dentro para fora, mesmo em estruturas tradicionais. Ela abordou ferramentas práticas para estimular a mentalidade criativa e empreendedora em todos os níveis da empresa.

Conduzido pelo assessor de comunicação e imprensa da NTC&Logística, Rodrigo Bernardino, o NTC Talks apresentou um bate-papo sobre soluções integradas para o setor, com a participação de Cássio dos Santos Silva, sócio-proprietário da RIOTRAC; André Luiz Cardozo de Carvalho, gerente Comercial Regional da AUTOTRAC, e Carlos Eduardo Gomes, gerente de Expansão Nacional e da Região Sudeste da TRANSPOCRED. Tecnologia embarcada, expansão de crédito e personalização de serviços logísticos foram os temas explorados.

A segurança também teve espaço de destaque, com a palestra “NR1 e os riscos invisíveis: a segurança começa antes da operação”, ministrada por Jordana Costa Araújo Siqueira, gerente de RH do Grupo Transfuturo e membro da COMJOVEM RJ. Tendo por enfoque uma abordagem preventiva e estratégica, Jordana Siqueira chamou atenção para perigos muitas vezes negligenciados no dia a dia operacional.

A programação de conteúdo foi finalizada com a exposição do Dr. Waldomiro Milanesi – especialista em Segurança e consultor da NTC&Logística nessa área – sobre a recém-lançada “Aliança Nacional pela Segurança Logística”, ressaltando a importância desse instrumento técnico e colaborativo de integração dos diversos entes privados e públicos que atuam na proteção dos modais de transporte, em especial do Transporte Rodoviário de Cargas. O especialista apresentou dados sobre o roubo de cargas no país, justificando a proposição de ações conjuntas entre empresas, entidades e poder público.

O projeto “Aliança Nacional pela Segurança Logística” reafirma o empenho da NTC&Logística em liderar iniciativas estruturantes de proteção ao setor, promovendo um ambiente de negócios mais seguro.

A edição da quarta edição do Seminário Itinerante de 2025 foi encerrada com um momento de integração e networking entre os participantes.

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio de Janeiro
  • Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística
  • SINDICARGA – Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro
  • SULCARJ – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul-Fluminense
  • SETCANF – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Nova Friburgo
  • SINTRANSPORTES – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Cargas de Campos
  • SETC – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e de Passageiros Urbanos de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gasparian

Patrocínio

  • Autotrac
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • Transpocred

Apoio

  • Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
2º Encontro Nacional de Segurança no Transporte de Cargas reunirá autoridades e empresários em São Paulo

2º Encontro Nacional de Segurança no Transporte de Cargas reunirá autoridades e empresários em São Paulo

Evento promovido pela NTC&Logística tem como foco o enfrentamento aos crimes que ameaçam o setor de Transporte Rodoviário de Cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) realizará, no dia 27 de agosto de 2025, em sua subsede em São Paulo, a segunda edição do Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), com o tema “Atos de Interferência Ilícita contra o Modal Rodoviário – Veículos e Cargas. A iniciativa tem como objetivo aprofundar o debate sobre os crimes que impactam a cadeia logística nacional, reunindo empresários, executivos, representantes de entidades setoriais, autoridades públicas e forças de segurança de diferentes regiões do Brasil.

O evento contará com painéis temáticos, discussões técnicas, apresentação de soluções tecnológicas e um espaço de integração entre os setores público e privado, com foco na prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cargas. A programação também exporá a atuação das organizações criminosas, abrindo espaço, em seguida, para a proposição de estratégias para o enfrentamento desse desastroso cenário de agressão à economia nacional e à sociedade.

De acordo com o Diagnóstico Nacional do Roubo de Cargas desenvolvido pela Assessoria de Segurança da NTC&Logística, foram registradas 10.193 ocorrências de roubos de carga no Brasil em 2024, o equivalente a uma média de 28 casos por dia. Sete estados concentram 93% das ocorrências: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás. O levantamento aponta, ainda, que mais de 88% das cargas subtraídas não são recuperadas, o que reforça a necessidade de articulações efetivas de combate à receptação – crime que alimenta a cadeia de ações ilícitas contra o setor.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, é enfático ao ratificar que “a receptação é a raiz de uma cadeia criminosa que envolve o roubo, a violência nas estradas e o prejuízo às empresas e à sociedade. Com este encontro, queremos ouvir as regiões, entender os principais desafios e construir, juntos, soluções que resultem na redução desses crimes. A união entre o setor produtivo e os órgãos públicos é essencial para mudar esse cenário”.

O vice-presidente de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, também destacou a importância da mobilização nacional. “A criminalidade contra o transporte de cargas não é pontual, ela está espalhada em todo o território e assume formas cada vez mais sofisticadas. Este evento é um espaço de construção coletiva, onde podemos identificar vulnerabilidades, mapear realidades regionais e avançar com propostas que protejam não só o setor, mas toda a cadeia de abastecimento do país”, declarou.

Desde 1998, a NTC&Logística desenvolve, por meio de sua Assessoria de Segurança, ações permanentes para fortalecer o combate aos crimes contra o transporte rodoviário de cargas. A entidade atua com base em legislações específicas, promovendo eventos, estudos técnicos, propostas legislativas e articulações institucionais, com foco na proteção da vida, da carga e da infraestrutura logística.

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Programação Preliminar

8h | Credenciamento

8h30 às 9h | Abertura Institucional

9h às 11h | Painel 1

Panorama atual dos crimes contra o transporte rodoviário

l  Dados e estatísticas nacionais sobre roubos de carga

l  Ações e diretrizes da política nacional de combate à criminalidade

l  Novas modalidades criminosas e desafios emergentes

11h às 12h | Painel 2

Aspectos jurídicos e impactos econômicos

l  Leis e regulamentos aplicáveis

l  Consequências operacionais e financeiras para o setor

l  Propostas legislativas para reforço no enfrentamento aos crimes

12h às 13h | Painel 3

Tecnologia, comércio ilegal de peças e rastreabilidade

l  Papel da indústria e do e-commerce no combate à receptação

l  Soluções tecnológicas em rastreabilidade e gestão de riscos

l  Iniciativas e parcerias para proteger a cadeia logística

13h30 | Encerramento e Brunch

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Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Patrocínio

  • ROADCARD

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte
Vander Costa defende plano estratégico de logística com foco em equilíbrio regional e qualificação profissional

Vander Costa defende plano estratégico de logística com foco em equilíbrio regional e qualificação profissional

Em evento do Valor Econômico, presidente do Sistema Transporte destacou a importância de um planejamento nacional de longo prazo, com investimentos bem distribuídos

A construção de um plano nacional de logística deve priorizar o reequilíbrio do desenvolvimento entre as regiões, a qualificação da mão de obra e uma visão abrangente sobre as diferentes infraestruturas de transporte. A avaliação é do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, que participou, nessa quarta-feira (30), do evento Logística no Brasil, promovido pela Infra S.A. e pelo Ministério dos Transportes, e realizado pelo jornal Valor Econômico, em São Paulo (SP).

Durante o painel “A visão do setor produtivo: gargalos logísticos e prioridades para a infraestrutura brasileira até 2050”, Vander Costa destacou a necessidade de um planejamento estratégico de longo prazo, estruturado como política de Estado e sustentado por critérios técnicos.

“A iniciativa de desenvolver um plano nacional de logística é essencial para pensarmos o Brasil dos próximos 25 anos, especialmente para reduzir as desigualdades regionais. Precisamos levar infraestrutura para o interior”, afirmou.

Segundo ele, o PNL 2050 (Plano Nacional de Logística), proposto pelo governo federal, deve impulsionar a eficiência da matriz de transporte nacional, com foco na redução de custos logísticos, na sustentabilidade e no aumento da competitividade do país. Para isso, é preciso articular investimentos em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

O presidente também destacou a importância de o Plano ir além da infraestrutura física e incorporar uma visão prática de operação multimodal. “É preciso que todos os corredores e seus respectivos modos de transporte sejam identificados, assim como a existência e os acessos aos terminais de consolidação de cargas necessários à operação multimodal”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que, para viabilizar essa integração, é indispensável revisar a legislação tributária relacionada ao CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), que atualmente não reconhece a multimodalidade e exige a emissão de um CT-e distinto para cada modal utilizado. Isso encarece a operação com a cobrança cumulativa de tributos e reduz a atratividade do modelo.

Desafios

Vander Costa frisou a necessidade de capacitar profissionais para esse novo cenário que se propõe e reforçou a atuação do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) como instituição preparada para isso. “Precisamos preparar a mão de obra para atuar em diversas operações logísticas, com competências alinhadas às exigências de um setor em transformação”, disse.

Ao comentar os desafios de financiamento, ele reforçou que a logística multimodal exige aportes robustos e bem distribuídos. “Estamos apostando muito no transporte aquaviário, que tem grande potencial e menor impacto ambiental, assim como na cabotagem ao longo da costa brasileira”, afirmou.

Ele ainda defendeu mudanças no modelo de gestão ferroviária e destacou a necessidade de recursos públicos para destravar o setor. “Investidores privados priorizam projetos com retorno garantido. Por isso, precisamos de bons estudos e de um plano que oriente os investimentos de forma equilibrada e eficiente”, concluiu.

Também participaram do painel representantes da Abani (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior), da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), da Infra S.A. e da Autoridade Portuária de Santos.

Para o presidente da Abani, José Rebelo III, o Brasil precisa enxergar a navegação interior como uma solução estratégica para a redução de custos logísticos e o desenvolvimento regional. “O modal tem ganhado notoriedade, especialmente no escoamento da produção para exportação, e deve ser fortalecido com menos burocracia e mais previsibilidade”, ressaltou.

Rebelo III completou que essa mentalidade está muito integrada às atividades da CNT (Confederação Nacional do Transporte), ao mencionar estudos da Confederação que indicam o crescimento do modal aquaviário como parte fundamental para as metas de descarbonização do país. “Potencial existe. É uma solução para longas distâncias com menor custo social, de implementação e operação, além de menos emissão de gases de efeito estufa. É necessário que a sociedade entenda a importância e cobre celeridade sobre as concessões. O ganho é para todos”, disse.

Investimento em logística

Outro painel do evento contou com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes), Simone Tebet (Planejamento) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Josué Gomes da Silva.

A ministra Simone Tebet defendeu a diversificação da matriz de transporte e a transição para uma economia de baixo carbono. “A logística é fundamental para garantir a competitividade dos nossos produtos. Para isso, é preciso pensar o Brasil para longo prazo, para os próximos 25 anos”, afirmou.

O ministro Renan Filho destacou que o país atingiu, em 2024, um volume histórico de investimentos em infraestrutura de transporte e reforçou a expectativa de crescimento contínuo. “Com mais investimento em infraestrutura, conseguimos elevar também o investimento dos outros setores. É preciso investimento crescente em hidrovias e ferrovias, para diversificar aquilo que a gente produz e garantir competitividade”, completou.

Já o ministro Silvio Costa Filho ressaltou o papel estratégico das hidrovias no novo modelo logístico nacional. “A pauta ambiental é muito importante, sobretudo neste momento em que há a oportunidade de maiores investimentos logísticos no Brasil. É hora de avaliar o que deve ser preservado e o que já é comprovado que existe um impacto muito grande na área ambiental”, afirmou.

O evento integra uma série de debates organizados pelo Ministério dos Transportes e pela Infra S.A. com o objetivo de construir um diagnóstico aprofundado do setor e estabelecer metas de longo prazo para orientar investimentos e políticas públicas até 2050.

Aumento do percentual do biodiesel no diesel impacta a durabilidade dos caminhões

Aumento do percentual do biodiesel no diesel impacta a durabilidade dos caminhões

Mesmo com preocupações do setor de transporte rodoviário, governo aumenta quantidade obrigatória do biodiesel para 15%

Fonte energética com baixa emissão de carbono, o uso do biodiesel vive momento de atenção e debate entre produtores, governo e setores consumidores. Em 2025, a demanda por biodiesel deve alcançar 9,6 bilhões de litros, crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados em pesquisa realizada pela consultoria StoneX em junho deste ano, e registram um cenário complexo nas operações do transporte rodoviário de cargas, responsável por movimentar mais de 65% de tudo que é produzido no Brasil.

Apesar das preocupações do setor, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aumentou o porcentual obrigatório do biodiesel no diesel de 14% para 15%, com vigência a partir de 1º de agosto. A decisão, embora defendida como avanço sustentável pelo governo, acende um alerta para os transportadores rodoviários, que já enfrentam custos elevados com manutenção em decorrência das atuais proporções de biodiesel, além de outros desafios como burocracia jurídica, falta de segurança e infraestrutura insuficiente.

Desde que a mistura obrigatória de biodiesel foi elevada para 14% em fevereiro de 2024, as transportadoras têm enfrentado um aumento expressivo nos custos de manutenção. De acordo com estudo da NTC&Logística, o prazo para troca dos filtros de combustível caiu pela metade, o que elevou em mais de 7% os custos de manutenção por veículo. Esse acréscimo, que representa mais de 0,5% no custo total das operações, tem impacto direto na rentabilidade do setor. Em uma frota com 100 caminhões, o prejuízo anual equivale ao valor de um veículo novo.

Carlos Panzan, presidente da Federação de Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), faz um alerta quanto aos custos operacionais do biodiesel. “Reconhecemos a importância de políticas voltadas à sustentabilidade ambiental, mas é necessário ponderar os impactos técnicos e econômicos que o aumento do teor de biodiesel pode gerar para a operação das frotas”, diz o presidente.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), cerca de 70% do biodiesel é derivado do óleo de soja. As características físico-químicas diferentes do diesel mineral, como maior absorção de água, maior viscosidade e presença de impurezas naturais, contribuem para um desgaste maior nos veículos. “Teores mais elevados de biodiesel causam maior desgaste nos sistemas de injeção, filtros e motores dos veículos, o que leva a aumento no custo de manutenção e redução da vida útil de alguns componentes”, afirma o presidente.

Para o representante da federação, existem outras maneiras de promover e incentivar práticas ecológicas. A FETCESP atua ativamente pela sustentabilidade com seu apoio ao Programa Despoluir, iniciativa criada pelo SEST SENAT. O programa é reconhecido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e oferece avaliações veiculares ambientais gratuitas às transportadoras, incentivando a redução da emissão de poluentes e promovendo a melhoria da qualidade do ar e economia de combustível. Caso o veículo esteja dentro dos padrões estabelecidos, o Selo de Aprovação do Despoluir é colado no para-brisa do automóvel.

“Queremos contribuir com um transporte rodoviário mais verde e eficiente. Avaliar os prós e contras do biodiesel é fundamental. Já observamos, em outras ocasiões, que variações na composição e no controle da cadeia de distribuição podem impactar negativamente o desempenho dos veículos. O ideal é aliar o avanço ambiental com responsabilidade técnica e segurança operacional”, finaliza Carlos Panzan.

Reação a tarifa dos EUA impulsiona debate sobre plano logístico integrado no Brasil

Reação a tarifa dos EUA impulsiona debate sobre plano logístico integrado no Brasil

Setor produtivo defende aumento de investimentos em infraestrutura multimodal e diversificação de rotas para América do Sul e Ásia

A imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos reacendeu o debate sobre a infraestrutura logística nacional e a necessidade de adaptação estratégica diante das novas dinâmicas do comércio internacional. A avaliação foi feita por representantes do setor produtivo durante o segundo encontro da série “Logística no Brasil”, promovido pelo Valor Econômico, com o apoio da Infra S.A. e do Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira (30), na sede da Fiesp, em São Paulo.

Durante o evento, foi apontado que o atual cenário geopolítico exige a reestruturação do plano logístico nacional com foco em rotas alternativas para a América do Sul e para a Ásia, além de maior eficiência no escoamento interno de cargas por meio de sistemas integrados de transporte. Os participantes destacaram que o avanço das tarifas deve ser enfrentado com diversificação de modais logísticos e ampliação da infraestrutura de transporte de longo curso.

Venilton Tadini, presidente executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), afirmou que os investimentos em infraestrutura atingiram R$ 260 bilhões em 2024, com expectativa de crescimento para R$ 280 bilhões em 2025. Segundo ele, a priorização de setores estratégicos — como ferrovias de carga geral — deve considerar o tipo de produto transportado. Tadini também criticou a distribuição do orçamento federal, destacando o volume de R$ 50 bilhões destinados a emendas parlamentares, em contraste com os R$ 20 bilhões no orçamento executivo.

Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., defendeu a interligação ferroviária com portos e destacou a importância da integração com países sul-americanos como resposta às novas tarifas impostas. “Temos que trabalhar com as ferrovias para trazer produto agregado, interligando com outros portos”, afirmou.

Para José Rebelo, presidente da Associação Brasileira de Armazenagem e Infraestrutura (Abani), a estrutura ferroviária brasileira voltada ao escoamento de cargas agrícolas ainda é insuficiente. Ele avaliou que o país já possui soluções para longas distâncias, mas carece de previsibilidade logística para atrair investidores. “A produção vai sair. Temos que trabalhar para que ela saia da melhor maneira”, afirmou.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, reiterou a necessidade de ampliar a multimodalidade no país. Segundo ele, o crescimento da economia brasileira exige investimentos públicos e privados na diversificação dos modais de transporte. Costa também destacou o potencial das hidrovias, que oferecem vantagens operacionais e ambientais no curto prazo.

A situação do Porto de Santos foi abordada pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, que criticou a dependência da Rodovia Anchieta e a lentidão nos investimentos para a ampliação da capacidade do terminal. O porto movimenta cerca de 180 milhões de toneladas por ano e, segundo Pomini, enfrenta gargalos que comprometem sua competitividade. “Planejamento não está entre as principais qualidades do Brasil. O porto precisa de áreas para exportar e importar suas cargas”, declarou. Ele defendeu a ampliação dos modais logísticos com foco na previsão de crescimento do agronegócio, estimado em 20% ao ano.

O evento reforçou o diagnóstico de que o Brasil, diante do novo cenário comercial, precisa direcionar recursos para a estruturação de uma rede logística integrada, conectando ferrovias, hidrovias, rodovias e portos, com foco na redução de custos operacionais e no aumento da competitividade internacional. A estimativa atual é que o país possa atingir até R$ 700 bilhões em investimentos em infraestrutura nos próximos quatro anos, embora ainda haja uma lacuna de aproximadamente R$ 400 bilhões para alcançar as metas traçadas pelas entidades setoriais.

Entregue nesta quinta por Renan Filho, novo Complexo Viário de Blumenau destrava eixo logístico estratégico para Santa Catarina

Entregue nesta quinta por Renan Filho, novo Complexo Viário de Blumenau destrava eixo logístico estratégico para Santa Catarina

Infraestrutura vai ampliar a capacidade da rodovia, aliviar o tráfego na região e garantir mais segurança para quem circula pelo Vale do Itajaí

Cerca de 30 mil motoristas que trafegam diariamente pela BR-470/SC serão beneficiados com a entrega do novo Complexo Viário de Badenfurt, inaugurado nesta quinta-feira (31) em Blumenau, com investimento de R$ 44 milhões. O jardineiro Fritz Flecha é um deles.

“Quando para tudo, eu acabo chegando atrasado no serviço. Agora, com essa obra nova, vai melhorar muito. Não vai dar aquele trânsito que faz tudo parar, nada disso”, comemora.

A infraestrutura proporcionará maior fluidez no trânsito, redução de congestionamentos e aumento da segurança para os condutores da rodovia, considerada essencial para o escoamento da produção e a movimentação na região.

“São muitas obras em andamento em Santa Catarina. Eu estou muito feliz, porque eu vim aqui para lançar essa obra e agora volto para inaugurá-la. Até 2026, eu quero entregar o maior ciclo de contratação de investimento da história deste estado”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Antes considerada uma das áreas mais críticas da estrada, a estrutura revitalizada agora conecta os municípios de Blumenau, Pomerode e outras cidades do Vale do Itajaí, no nordeste do estado. As obras, contempladas pelo Novo PAC, foram realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“Tinha muito acidente por causa da quantidade de caminhões, carro pequeno e também pela falta de passagem para moto. O percurso era ruim, mas agora, com o viaduto, aqui vai melhorar muito”, finaliza o jardineiro Fritz Flecha.

O Complexo integra o projeto de duplicação da BR-470/SC, dividido em quatro lotes, que já alcançou 84% de execução no total. O investimento total é de R$ 1,58 bilhão, com conclusão total prevista para 2026.

“Nós desejamos, com o aumento do investimento, entregar toda a BR-470 duplicada no ano que vem”, afirmou o ministro dos Transportes, mencionando também a construção dos acessos entre as cidades de Navegantes e Indaial, além da entrega de novos Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros em Santa Catarina.

Caminho livre e crescimento

A BR-470, em Santa Catarina, estabelece a ligação entre o oeste e meio-oeste do estado e o litoral norte, onde estão localizados os portos de Itajaí e Navegantes.

“Essa é uma obra importantíssima para o porto de Itajaí, que ficou fechado durante os últimos dois anos do governo anterior e que só nesse semestre já faturou mais do que todo o exercício do ano passado. Essa entrega permite que o porto continue crescendo, pujante, gerando emprego e renda para o nosso povo”, comentou João Paulo Tavares, superintendente do Porto de Itajaí.

A rodovia é uma das principais rotas para o transporte de cargas voltadas à exportação e à importação, com destaque para grãos, carnes, madeira, móveis e insumos industriais.

“O assunto mais caro a Santa Catarina são os investimentos em infraestrutura. Infraestrutura é uma pauta que une todo mundo no mesmo conceito. Então gostaria de parabenizar o ministro Renan e toda a equipe do governo por essa conquista”, destacou Carlos Chiodini, secretário de Agricultura e Pecuária, que representou o Governo de Santa Catarina no evento.

O Complexo Viário de Badenfurt também beneficia a mobilidade urbana em municípios como Blumenau, Gaspar e Indaial, cujos trechos são cortados pela via.

“Muitas vidas já foram perdidas aqui, mas temos a certeza de que agora, com a entrega desse Complexo, vamos dar mais segurança para as pessoas que transitam aqui e, em especial, garantir o desenvolvimento para a nossa região e para o estado”, ressaltou Maria Regina Soar, vice-prefeita de Blumenau.

Desenvolvimento catarinense

Desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Executivo intensificou a execução de obras e projetos no estado. Dos R$ 18,1 bilhões previstos no Novo PAC para Santa Catarina, cerca de 90% do total já foi executado.

No setor de infraestrutura e logística, o Ministério dos Transportes atua em iniciativas voltadas à melhoria da eficiência dos modais rodoviário e ferroviário, distribuídas em mais de 20 projetos. O planejamento da pasta prevê quase R$ 1 bilhão para o estado em 2025, um crescimento de mais de 220%, se comparado ao destinado a Santa Catarina em 2022.

Entre as entregas de maior impacto para os catarinenses, destaca-se o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Aguardada há pelo menos 10 anos, a maior obra rodoviária recente do país, entregue em agosto do ano passado, conta com 50 quilômetros de extensão de pistas duplas, quatro túneis duplos e seis acessos por trevos. As obras foram executadas por meio do contrato de concessão com a Arteris. O investimento foi de R$ 3,9 bilhões.

“O governo do presidente Lula vem garantindo investimentos em todos os estados, como nunca tínhamos visto. Estamos em máxima histórica de aplicação de recursos no setor neste momento”, complementou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Rio de Janeiro recebe hoje a 4ª edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística

Rio de Janeiro recebe hoje a 4ª edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística

Evento será realizado nesta quarta-feira, 31 de julho, reunindo empresários, representantes e jovens lideranças do setor de Transporte Rodoviário de Cargas

Acontece hoje (31), na cidade do Rio de Janeiro, a partir das 13 horas, a quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC.

Recepcionado pela Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro – FETRANSCARGA e pelo Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro, com o apoio dos sindicatos filiados – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC –, o encontro reunirá empresários do Transporte Rodoviário de Cargas, dirigentes e membros de entidades, além das jovens lideranças, para uma tarde de conteúdo, integração e fortalecimento institucional.

Com relevância econômica e estratégica, o Rio de Janeiro ocupa posição de destaque no cenário nacional. A capital fluminense encerrou o ano de 2024 com crescimento de 3,6% na atividade econômica em relação ao ano anterior, superando a média nacional e demonstrando retomada sólida. Em fevereiro de 2025, a cidade registrou um avanço de 5,6% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando um ritmo de expansão superior à média histórica recente. O estado do Rio de Janeiro tem um Produto Interno Bruto estimado em R$ 1,3 trilhão, sendo referência em setores como energia, petróleo e gás, comércio, indústria e serviços, todos altamente dependentes de uma logística eficiente e integrada. A combinação entre estrutura portuária de grande porte, conexões rodoviárias com o Sudeste e o Centro-Oeste, e um dos principais aeroportos do país torna o Rio um polo natural de transporte e distribuição.

Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi salienta ser uma honra trazer o Seminário Itinerante para o Rio de Janeiro, que tem papel fundamental na economia, no transporte e na logística do Brasil. “Esse evento tem uma dimensão especial, porque aproxima o transportador das discussões estratégicas do setor e fortalece o relacionamento entre as lideranças regionais e nacionais. Vamos tratar de temas fundamentais, como segurança nas estradas, comunicação empresarial, gestão de custos e formação de novas lideranças, com a presença de especialistas que compartilham conhecimento e boas práticas. E é ainda mais significativo realizarmos esse encontro com o apoio da COMJOVEM, que representa com excelência a força dos jovens empresários do nosso setor”, destacou Rebuzzi.

Criado em 2004, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística a diversas regiões do país, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor. Ao longo de duas décadas, o projeto consolidou-se como uma das iniciativas mais importantes da entidade, ampliando o alcance institucional e promovendo a integração entre empresas, entidades e lideranças locais. Ao promover eventos como este, a NTC&Logística reforça seu compromisso de estar próxima dos seus associados e da realidade das empresas de transporte, ouvindo demandas, discutindo soluções e contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios do setor.

PROGRAMAÇÃO 

13h – CREDENCIAMENTO

13h30 às 14h30 – ABERTURA

EDUARDO REBUZZI – Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA

ANDRÉ DE SIMONE – Coordenador Nacional da COMJOVEM

HUDSON RABELO – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

JESSICA LOPES – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

BENEDITO SIMÕES – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro

14h30 às 15h30 – PALESTRA

“Intraempreendedorismo: empreender e inovar na própria empresa”

Palestrante

ANY COSTA – Especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano

15h30 às 15h45 – COFFEE BREAK

15h45 às 16h15 – NTC TALKS

Representantes da TRANSPOCRED

MARCOS SCHUSTER – Diretor Executivo

CARLOS EDUARDO GOMES – Gerente da Expansão Nacional e da Região Sudeste

Representantes da AUTOTRAC

DALILA ALVES – Gerente Comercial

CÁSSIO DOS SANTOS – Sócio-Proprietário da RIOTRAC

16h15 às 17h – PALESTRA

“NR1 e os riscos invisíveis: a segurança começa antes da operação”

Palestrante

JORDANA COSTA ARAÚJO SIQUEIRA – Membro da COMJOVEM RJ e Gerente Administrativa e de Recursos Humanos do Grupo Transfuturo

17h às 18h – PALESTRA

“ALIANÇA NACIONAL PELA SEGURANÇA LOGÍSTICA”

Palestrante

Dr. WALDOMIRO MILANESI – Especialista em Segurança

18h – ENCERRAMENTO, SEGUIDO DE HAPPY HOUR

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio de Janeiro
  • Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística
  • SINDICARGA – Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro
  • SULCARJ – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul-Fluminense
  • SETCANF – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Nova Friburgo
  • SINTRANSPORTES – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Cargas de Campos
  • SETC – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e de Passageiros Urbanos de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gasparian

Patrocínio

  • Autotrac
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • Transpocred

Apoio

  • Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
NTC&Logística e ANTT realizam pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

NTC&Logística e ANTT realizam pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Resultado será apresentado durante o CONET&Intersindical, no dia 21 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de orientar ações estratégicas para o setor

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lançou uma importante pesquisa voltada às empresas transportadoras de carga de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo avaliar a situação econômica do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2025, identificando os principais desafios enfrentados, além de oportunidades e tendências que impactam o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.

A coleta de dados será feita por meio de um questionário objetivo, com perguntas de múltipla escolha, o que garante uma participação ágil por parte das empresas. O envolvimento do setor é fundamental para que a pesquisa reflita a realidade do transporte de cargas no país e apresente dados qualificados para o embasamento de políticas públicas e estratégias.

Os resultados serão divulgados durante a segunda edição de 2025 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), que ocorrerá no dia 21 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a iniciativa reforça o compromisso de a entidade ouvir o setor e construir caminhos eficientes. “Precisamos de dados reais para tomar decisões assertivas. Essa pesquisa é uma ferramenta essencial para traduzir a realidade do nosso setor, contribuindo na formulação de estratégias que favoreçam o desenvolvimento, a competitividade e sustentabilidade do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.”

Clique aqui e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNx5LUopo-Rf3qKj2x-C-SvQu35lhGrxfhzr1T4w-UGjXWAA/viewform