Planilha Referencial de Custos do Transporte de Máquinas e Equipamentos – Junho/25
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A quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro e pelo Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, às 13 horas, com o apoio dos Sindicatos filiados – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC.
Criado em 2004, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do país, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística.
A programação contará com temas relevantes para o setor e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento também conta com o apoio da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística.
Ratificando a missão da NTC&Logística de estar ao lado do transportador rodoviário de cargas, de Norte a Sul do Brasil, o Seminário Itinerante já percorreu diversos estados ao longo de mais de duas décadas.
Para o presidente Eduardo Rebuzzi, “a quarta edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística será uma nova oportunidade de ampliar o diálogo com empresários, executivos e lideranças do nosso setor. Depois de três edições de muito êxito em 2025, chegamos ao Rio de Janeiro, um estado com papel fundamental na logística e no transporte de cargas do país. Com o apoio da FETRANSCARGA, do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro e dos Sindicatos filiados, vamos promover um encontro que certamente resultará em reflexões significativas, troca de experiências diferenciadas e aprendizados valiosos para todos os participantes. Estamos muito confiantes no sucesso deste evento e na contribuição que trará para o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas”.
O evento será realizado presencialmente, no Edifício-Sede da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua Candelária, 9 – Centro – Mezanino), onde também está localizada a sede da FETRANSCARGA. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um Transporte Rodoviário de Cargas cada vez mais forte.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
13h – CREDENCIAMENTO
13h30 às 14h30 – ABERTURA
EDUARDO REBUZZI – Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA
ANDRÉ DE SIMONE – Coordenador Nacional da COMJOVEM
HUDSON RABELO – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM
JÉSSICA LOPES – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM
BENEDITO SIMÕES – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro
14h30 às 15h30 – PALESTRA
“Intraempreendedorismo: empreender e inovar na própria empresa”
Palestrante
ANY COSTA – Especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano
15h30 às 15h45 – COFFEE BREAK
15h45 às 16h15 – NTC TALKS
Representantes da TRANSPOCRED
MARCOS SCHUSTER – Diretor Executivo
CARLOS EDUARDO GOMES – Gerente da Expansão Nacional e da Região Sudeste
Representantes da AUTOTRAC
DALILA ALVES – Gerente Comercial
CÁSSIO DOS SANTOS – Sócio-Proprietário da RIOTRAC
16h15 às 17h – PALESTRA
“NR1 e os riscos invisíveis: a segurança começa antes da operação”
Palestrante
JORDANA COSTA ARAÚJO SIQUEIRA – Membro da COMJOVEM RJ e Gerente Administrativa e de Recursos Humanos do Grupo Transfuturo
17h às 18h – PALESTRA
“ALIANÇA NACIONAL PELA SEGURANÇA LOGÍSTICA”
Palestrante
Dr. WALDOMIRO MILANESI – Especialista em Segurança
18h – ENCERRAMENTO, SEGUIDO DE HAPPY HOUR
Realização
Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Logístico
Braspress
Painel mapeia mais de 2,8 milhões de vínculos empregatícios no setor, com base em dados da Rais, do Ministério do Trabalho e Emprego
Quatro, em cada cinco profissionais que atuam no setor de transporte no Brasil, são homens, e a maioria tem ensino médio completo. Esses são alguns dos dados do Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte, disponibilizado nesta quinta-feira (17) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O estudo analisa mais de 2,8 milhões de vínculos empregatícios no setor, com base na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego.
O levantamento aponta um setor majoritariamente masculino (81,1%), com predominância de profissionais na faixa etária entre 30 e 69 anos, que concentra mais de 2,2 milhões de trabalhadores. O transporte rodoviário de cargas se destaca como o principal segmento, respondendo por mais de 1,3 milhão de vínculos ativos (46,6% do total).
A diretora-executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, destaca que o transporte é reconhecido como estratégico para o Brasil por movimentar todos os setores da economia e conectar regiões. “Os dados do Painel CNT reforçam esse papel ao evidenciar o enorme potencial das empresas de transporte na geração de empregos e oportunidades para a população brasileira”, afirma.
No quesito escolaridade, o ensino médio completo é o nível mais comum entre os trabalhadores do setor, abrangendo mais de 1,7 milhão de profissionais (63,3%). O estudo também revela que 243,3 mil trabalhadores têm o ensino fundamental incompleto ou não tem escolaridade, dado que reforça a necessidade de avanços na qualificação. Em contrapartida, 258,5 mil têm ensino superior completo, e pouco mais de 3.000 têm mestrado ou doutorado.
Em relação à rotatividade, enquanto 443,7 mil profissionais (15,7%) permanecem no mesmo emprego há mais de dez anos, cerca de 270 mil têm menos de três meses de vínculo. Outros 410,8 mil estão empregados entre seis e 12 meses, sinalizando baixa estabilidade em boa parte das funções no setor.
O Sudeste concentra a maior parte dos empregos no transporte, com destaque para São Paulo, que soma quase 900 mil vínculos ativos (31,8%). Minas Gerais e Rio de Janeiro também aparecem entre os estados com o maior número de profissionais. As regiões Sul e Nordeste somam, respectivamente, 533,2 mil (18,9%) e 368,3 mil (13,1%) vínculos.
Força de trabalho vai além do TRC
O transporte rodoviário de cargas é o segmento com a maior participação na matriz de transporte, mas o Painel evidencia também a relevância de outras atividades que compõem a cadeia logística. O setor de armazenamento e serviços auxiliares reúne mais de 543,1 mil vínculos, e os serviços postais e de entrega somam 154,7 mil profissionais. Modais como o ferroviário, aeroviário e aquaviário também compõem a força de trabalho, embora seja com participação menor.
Sobre o Painel
O Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte está disponível em formato digital e interativo, permitindo consultas detalhadas por região, faixa etária, escolaridade, gênero, raça, tempo de vínculo empregatício, modal, segmento de atuação, entre outros recortes.
O evento gratuito promovido pelo SETCEPAR abordará os principais desafios enfrentados pelos profissionais das estradas que afetam a estabilidade e o futuro da categoria
O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), em parceria com a TRANSPOCRED, realizará, no Dia do Motorista, 25 de julho, das 8h30 às 10 horas, a palestra online “Saúde Financeira na Estrada”, com foco em empresas e motoristas associados.
Conduzido pelo especialista em finanças pessoais Altemir Farinhas, o evento gratuito abordará os principais desafios enfrentados pelos profissionais das estradas, como o impacto do alto custo de combustível, manutenção dos veículos e a falta de planejamento financeiro de longo prazo, que afetam diretamente a estabilidade e o futuro da categoria.
A iniciativa integra um conjunto de ações da entidade para promover educação financeira no setor e aumentar o bem-estar dos motoristas, frente à crescente evasão da profissão. Dados da Senatran indicam que o Brasil perdeu 1,2 milhão de caminhoneiros na última década.
As inscrições podem ser feitas diretamente com a equipe do SETCEPAR pelo e-mail: treinamento@setcepar.com.br
Iniciativa da CNT e do SEST SENAT já atendeu a milhares de empresas e caminhoneiros autônomos, promovendo redução de emissões, uso eficiente de combustíveis e qualidade de vida no setor
Nessa sexta-feira (18), o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, celebra 18 anos de atuação com números expressivos e impacto real na promoção da sustentabilidade no setor transportador. Desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o Despoluir é reconhecido como o maior programa ambiental da iniciativa privada voltado ao transporte no país.
Ao longo de quase duas décadas, o Despoluir já realizou quase 5 milhões de avaliações veiculares ambientais, um marco que demonstra o compromisso do setor com a redução de emissões de poluentes, a eficiência no uso de combustíveis e a melhoria da qualidade do ar.
A atuação do Programa já alcançou mais de 27 mil empresas e 28 mil caminhoneiros autônomos em todos os estados brasileiros. Os serviços também têm impacto direto na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, promovendo práticas sustentáveis nas operações de transporte.
“O Despoluir é um parceiro estratégico dos transportadores brasileiros. Ao oferecer serviços gratuitos e de alta qualidade, o Programa contribui para um setor mais eficiente, competitivo e alinhado com os princípios do desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.
Live comemorativa
Para marcar os 18 anos do Despoluir, foi realizada uma live especial com o tema “Embaixador da Marca”, conduzida por Eduardo Halpern, professor da ESPM-RJ. O objetivo foi destacar como técnicos e coordenadores podem contribuir para fortalecer a imagem do Programa e ampliar sua relevância no setor.
Na abertura, a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, ressaltou o protagonismo do Despoluir. “Hoje, quando a pauta global é descarbonização, vemos que o Sistema Transporte está muito à frente. Temos 18 anos de experiência consolidada nesse tema. Agora é hora de aproveitar essa trajetória para mostrar ao mundo que o setor é sustentável e pode contribuir ainda mais para um futuro forte e equilibrado”, afirmou.
A diretora-executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, reforçou o papel decisivo das equipes na evolução do programa. “O Despoluir começou em 2007, com 4 mil aferições. Em 2010, alcançamos 392 mil acumuladas. Hoje, fazemos esse volume anualmente. Isso só é possível graças ao engajamento dos técnicos e coordenadores. Se, antes, precisávamos buscar empresas, agora elas nos procuram para realizar as aferições”, destacou.
Durante a palestra, Halpern enfatizou que o sucesso do Programa está ligado ao comprometimento do time em todo o país e à necessidade de estreitar a relação com os parceiros.
Serviços técnicos gratuitos oferecidos aos transportadores
O Despoluir oferece três serviços técnicos especializados:
Com uma rede nacional de atendimento composta por 115 unidades móveis e apoio de 24 federações do Transporte, o Programa tem presença em todos os estados brasileiros. Suas equipes técnicas percorrem rodovias, pátios de empresas e terminais de cargas, levando serviços ambientais com tecnologia de ponta, orientações e conscientização ao setor. Também desenvolve ações de educação ambiental, elabora conteúdos técnicos e disponibiliza várias ferramentas, como plataformas de dados estratégicos e simuladores de reúso de água, com o objetivo de ampliar a conscientização ambiental entre empresários, trabalhadores e a sociedade.
As vendas diretas para as montadoras apresentaram elevação de 15,6% no faturamento nominal nos cinco meses deste ano e, para o mercado de reposição, tiveram incremento de 10,8%
A indústria de autopeças fechou o acumulado de janeiro a maio de 2025 com aumento de 15,2% no faturamento nominal na comparação com o mesmo período do ano passado. Em reais, o crescimento foi de 11,7%, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
As vendas diretas para as montadoras apresentaram crescimento de 15,6%, no faturamento nominal nos cinco meses de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado – em termos reais, o aumento foi de 12,1%. O mercado de reposição mostrou um incremento de 10,8%, com elevação de 7,36% da linha pesada. Em reais, a alta foi de 7,4%, tendo um avanço de 4,13% da linha pesada.
As exportações em reais garantiram aumento de 19,4% ao faturamento nominal das empresas até maio deste ano, quando comparado com os cinco meses do ano anterior. Em dólar, o aumento foi de 3,85%.
As vendas intrassetoriais garantiram crescimento de 13,2% no faturamento nominal, de janeiro a maio de 2025, em relação a igual período o ano passado. Em reais, o aumento foi de 9,61%.
Desempenho mensal
Em maio deste ano, o faturamento nominal da indústria de autopeças teve um crescimento de 1,2% sobre abril deste ano e foi impulsionado pelo bom desempenho das vendas para montadoras, que aumentaram 1,2%, e para o mercado de reposição, que avançaram 3,6%, com incremento de 2,94% da linha pesada.
As vendas intrassetoriais também se destacaram na variação mensal, com alta de 6,5%, refletindo principalmente o fortalecimento das transações com montadoras. Por outro lado, o faturamento decorrente das exportações apresentou retração no mês, com queda de 2,7% em reais. Em dólares, o recuo foi de 0,8% na comparação mensal, de 6,5% na comparação anual e de 1,2% no acumulado em 12 meses.
O Sindipeças esclarece que a valorização do real no período, embora possa ter aliviado parte dos custos de produção, também pode ter exigido ajustes nos preços em dólar para manutenção da competitividade, contribuindo para a desaceleração do faturamento (em dólar), mesmo diante dos resultados favoráveis das exportações.
Segundo o Sindipeças, os resultados observados confirmam as expectativas captadas na Sondagem Mensal da Indústria de Autopeças (edição de junho/25 com dados de maio). “Na ocasião, a maioria das empresas já projetava desempenho favorável para o mercado interno, especialmente no segmento de reposição — o qual, de fato, apresentou crescimento expressivo no mês. As vendas para montadoras e no mercado intrassetorial também avançaram, em linha com as projeções mais moderadas, porém ainda positivas, apontadas por boa parte das empresas. Por outro lado, o desempenho mais fraco das exportações já era antecipado por grande parte dos respondentes: apenas 25,6% previam alta nas vendas externas frente a abril. Assim, os dados de maio validam as expectativas reveladas pela Sondagem, reforçando sua utilidade como instrumento de antecipação de tendências no setor.”
Capacidade instalada
Segundo o Sindipeças, a utilização da capacidade das autopeças, em maio, avançou para 75%, alta de 1,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Na comparação com o acumulado entre janeiro e maio de 2024, o indicador subiu 1,0 ponto percentual, sugerindo que a atividade industrial segue em ritmo aquecido.
O número de empregados recuou 3,6% em maio em relação a abril, com desaceleração da variação anual em 1,4 pontos percentuais, indicando perda de dinamismo na geração de empregos. No acumulado de janeiro a maio, houve aumento de 5,7% sobre os cinco meses de 2024.
Visita reforça parceria institucional e destaca a importância do segmento especializado do transporte de valores
Na última quarta-feira (16), o presidente da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, Eduardo Rebuzzi, acompanhado da assessora executiva da presidência, Elisete Balarini, realizou uma visita institucional à sede da ABTV – Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores e da FENAVAL – Federação Nacional das Empresas de Valores, localizadas em São Paulo.
Os representantes da NTC&Logística foram recebidos pela presidente executiva da ABTV, Daniele Capobiango, e pela gerente administrativa e financeira da entidade, Vanessa Trigo Ferreira. Na ocasião, puderam conhecer de perto a estrutura e o ambiente de trabalho das entidades, além de dialogar sobre assuntos de interesse do setor.
Fundada em 1979, a ABTV tem como principal objetivo congregar as empresas de transporte de valores na busca por soluções para os desafios enfrentados pelo segmento. A entidade atua em parceria com a FENAVAL, representando os interesses das empresas perante órgãos governamentais, entidades e associações de classe. Entre suas atribuições, estão o apoio ao aprimoramento de legislações e regulamentos e a promoção da evolução técnica das atividades do segmento, ressaltando sua importância para o desenvolvimento da economia brasileira.
Para a presidente executiva da ABTV, Daniele Capobiango, “a recente associação da ABTV à NTC&Logística é mais um passo importante na busca de parcerias estratégicas para a defesa de interesses do segmento – questões relacionadas à segurança, legislação e complexidade operacional, tendo em vista a realidade e os desafios diários das empresas”.

O presidente Eduardo Rebuzzi destacou o valor da visita e da atuação das entidades, em especial da ABTV, no cenário nacional. “Ficamos muito satisfeitos com a oportunidade de estreitar o relacionamento com a ABTV e a FENAVAL. O trabalho técnico, institucional e estratégico desenvolvido por essas entidades é fundamental para o fortalecimento do transporte de valores, que também integra a cadeia produtiva do transporte de cargas e logística. A associação da ABTV à NTC&Logística confirma nosso empenho em promover a integração, a cooperação e a representatividade de todos os segmentos que compõem o nosso setor”.
Medida garante meio de pagamento eletrônico do VPO para caminhoneiros que não têm TAGs em seus veículos
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou a Roadcard como a primeira operadora autorizada a implantar o novo modelo do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO), que passa a utilizar leitura automática de placas (OCR) como forma de identificação do veículo e liberação do pagamento.
O novo sistema beneficia especialmente os caminhoneiros autônomos, que poderão receber o VPO sem a necessidade de TAGs. A solução será utilizada exclusivamente para o recebimento do vale-pedágio, e sem custo para o caminhoneiro que optar por essa modalidade.
A homologação pela ANTT do serviço de pagamento de vale-pedágio via placa representa um avanço relevante para o transporte rodoviário de cargas. Essa inovação não tem como propósito substituir os TAGs, mas sim ampliar as alternativas disponíveis ao transportador autônomo, promovendo mais liberdade de escolha, agilidade e inclusão digital. “Na Roadcard, seguimos firmes no nosso compromisso com a modernização e o desenvolvimento do setor logístico no Brasil.”
Felipe Dick, CEO da Roadcard
“A aprovação do novo modelo do Vale-Pedágio Obrigatório pela ANTT representa um avanço importante para os caminhoneiros autônomos, pois garante que haja um meio de pagamento disponível para recebimento para aqueles que não têm TAGs em seus caminhões”, explica Felipe Dick, CEO da Roadcard.
A Roadcard é a primeira e única operadora a viabilizar esse modelo com leitura automática de placas, de forma exclusiva para o recebimento do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) — e, o mais importante: sem custo para o caminhoneiro que optar por não utilizar TAG.
“Como líder de mercado, a Roadcard sempre esteve na vanguarda da inovação. Agora, damos mais um passo importante ao lançar uma nova solução que trará benefícios significativos para o setor, para nossos clientes e para parceiros estratégicos como a Pamcary e o Telerisco”, declara o executivo.
“Isso reforça nosso compromisso com a liberdade de escolha. O caminhoneiro decide como prefere receber seu vale-pedágio. Continuaremos operando com todas as TAGs parceiras e seguimos abertos a novas parcerias, sempre buscando mais conveniência e eficiência para quem transporta o Brasil”, diz o CEO.
“A Roadcard nasceu para simplificar a vida do caminhoneiro, e é com esse propósito que seguimos inovando, com respeito, segurança e autonomia na sua jornada”, completa.
A implantação do novo modelo será viabilizada em parceria com a MeuPedágio.com, plataforma homologada e agnóstica que lidera a integração entre concessionárias, operadoras de VPO, entidades governamentais e sistemas fiscais. Com sua infraestrutura robusta e escalável, a MeuPedágio.com garante a interoperabilidade do sistema e simplifica toda a operação para os agentes envolvidos na cadeia do transporte rodoviário.
Com essa parceria, a Roadcard reforça seu propósito de garantir liberdade de escolha ao caminhoneiro, oferecendo todas as formas possíveis de recebimento dos pagamentos relacionados à contratação de frete — incluindo o VPO.
A argentina Plus Byte venceu, nessa quarta-feira (16), o leilão da Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé, que liga o Brasil à Argentina, com uma oferta de outorga fixa de US$ 29 milhões, segundo informações da B3.
O valor representa um ágio de 9,43% sobre o valor mínimo estabelecido em edital, de US$ 26,5 milhões.
A expectativa é que o trecho de 15,62 quilômetros receba investimentos de cerca de US$ 99 milhões durante os 25 anos de contrato, de acordo com o Ministério dos Transportes.
A ponte foi construída a partir de um acordo binacional assinado em 1989, ligando a cidade brasileira de São Borja, no Estado do Rio Grande do Sul, à argentina Santo Tomé.
A CS Infra, do grupo Simpar, também disputou a concessão, com a oferta de US$ 26,6 milhões de outorga, ágio de 0,38% sobre o preço mínimo.
Rodada de Negócios em Assunção impulsiona exportações brasileiras e destaca potencial logístico paraguaio
O Paraguai consolida-se como um parceiro estratégico para o Brasil no comércio regional, com destaque para o setor de implementos rodoviários. Durante a Rodada de Negócios promovida pela ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) e ApexBrasil em Assunção, empresas brasileiras fecharam US$ 3,1 milhões em vendas imediatas e projetam US$ 49 milhões nos próximos 12 meses, reforçando a dinâmica positiva entre os dois países.
Com a maior comitiva brasileira já enviada ao Paraguai, formada por 37 empresas participantes, o evento evidenciou a força do programa MoveBrazil, que busca ampliar as exportações de implementos, peças e acessórios rodoviários. O apoio da CCPB (Câmara de Comércio Paraguai-Brasil) e da Embaixada do Brasil em Assunção foi crucial para o sucesso das negociações.
O embaixador brasileiro no Paraguai, José Antonio Marcondes de Carvalho, destacou que o país vizinho está se tornando um hub logístico regional, aumentando a demanda por produtos brasileiros de qualidade. Já Fabio Fustagno, presidente da CCPB, ressaltou que iniciativas como essa abrem portas para novas parcerias e expansão internacional.
Com o Paraguai investindo em infraestrutura e logística, o Brasil tem a chance de aumentar sua participação no mercado paraguaio, fortalecendo a balança comercial bilateral. O setor de implementos rodoviários, já reconhecido pela excelência, deve continuar liderando esse movimento, com expectativa de novos negócios e integração produtiva entre os dois países.
Participaram do evento as empresas: Al-Ko, Binotto, Brasfit, Cardoso, Carrier, Cobra, Comlink, Facchini, Fibrasil, Forbal, Frigo King, Furgões Joinville, Germani, Grimaldi, Guerra, Hallco, HC Hornburg, Hidromas, Hubner, Hyva, Ibiporã, Marrucci, Metalesp, Morumbi, Pradolux, RAV Componentes, Rhodoss, Robustec, Rodovale, Sansuy, Silpa, Sinalsul, Thermo Star, Thor, Triel-HT, Unylaser e VBC.
Proposta será debatida em audiência pública e está alinhada com as diretrizes da Agenda Regulatória ANTT 2025-2026
Uma nova era para o Transporte Rodoviário de Cargas começa a se desenhar no Brasil. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de aprovar a segunda versão do Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) do projeto “ESG Cargas: Ambiental, Social e Governança no Transporte Rodoviário de Cargas”. A iniciativa propõe a criação do Selo ESG Cargas, um instrumento de reconhecimento público aos transportadores que se destacam por adotar práticas sustentáveis, responsáveis e transparentes no exercício da atividade, e foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (17/07) durante a 1012ª Reunião de Diretoria Colegiada (ReDir), sob relatoria do diretor da ANTT Felipe Queiroz.
O selo será concedido, de forma voluntária, a transportadores devidamente registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e que comprovem aderência aos critérios de três dimensões fundamentais: ambiental, social e governança (ESG). A proposta será submetida à participação da sociedade por meio de uma audiência pública em formato híbrido, com sessão presencial, reforçando o compromisso da ANTT com a construção de políticas regulatórias participativas, transparentes e alinhadas com as melhores práticas internacionais.
O Selo ESG Cargas busca destacar transportadores que adotam medidas para reduzir emissões de gases de efeito estufa, melhorar a segurança viária, proteger a biodiversidade, garantir condições dignas de trabalho e promover a diversidade e a inclusão no setor. Trata-se de uma ação que reconhece a importância de quem movimenta o Brasil com responsabilidade ambiental e compromisso social.
O projeto prevê diferentes níveis de reconhecimento. Transportadores que cumprirem critérios de apenas um ou dois fatores (E, S ou G) receberão selos parciais — como “Selo Cargas Ambiental” ou “Selo Cargas Governança e Social”. Já aqueles que atenderem simultaneamente aos três pilares receberão o selo integral, Selo ESG Cargas, com validade nacional.
Transparência, segurança e incentivo à melhoria contínua
A adesão ao selo será realizada por meio de sistema digital da ANTT, com avaliação baseada em dados oficiais, como registros do CIOT, MDF-e, idade da frota e certificações como o Programa MelhorAR, do Ministério dos Transportes. Importante destacar que a participação no selo não confere vantagem competitiva ou benefício financeiro, mas representa um diferencial de mercado, reputação e confiabilidade.
A proposta também prevê critérios eliminatórios, como irregularidades no RNTRC ou condenações por submissão de trabalhadores a condições análogas à escravidão ou trabalho infantil — medida essencial para manter a seriedade e a credibilidade do selo.
Participação social e construção coletiva
A ANTT convida toda a sociedade, transportadores, especialistas e representantes do setor para contribuírem com sugestões na audiência pública que debaterá a minuta da Resolução que institui oficialmente o Selo ESG Cargas. O diálogo aberto é parte essencial da consolidação de uma regulação moderna, técnica e conectada com os desafios ambientais e sociais do século XXI.
O projeto integra o Eixo Temático 5 – Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, da Agenda Regulatória 2025-2026, reafirmando o papel estratégico da ANTT na construção de um setor de transportes mais eficiente, seguro, ético e sustentável.
Mais informações sobre o cronograma da audiência pública, critérios técnicos e participação no edital serão divulgadas em breve no site oficial da ANTT.
Movimentação no terminal catarinense atingiu 8,8 milhões de toneladas no primeiro semestre e confirma tendência de alta iniciada em 2023
O Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, manteve o ritmo de crescimento na movimentação de cargas durante o primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, passaram pelo terminal 8,8 milhões de toneladas de mercadorias — ligeiramente acima das 8,7 milhões registradas no mesmo período de 2024, confirmando a trajetória de expansão iniciada no ano passado.
As exportações responderam por 54% do total (4,7 milhões de toneladas), puxadas principalmente pelos grãos. A soja liderou com 3,4 milhões de toneladas, seguida pelo milho, com 1 milhão. As importações, por sua vez, somaram 4,1 milhões de toneladas, com destaque para os produtos siderúrgicos (2,3 milhões de toneladas), majoritariamente provenientes da China, e fertilizantes (1,5 milhão), originados do Oriente Médio, sobretudo Egito, Omã e Irã.
Segundo Cleverton Vieira, presidente do Porto, a performance é resultado de investimentos em infraestrutura que vêm fortalecendo a competitividade do terminal. “Nos últimos dois anos, alcançamos os maiores volumes de movimentação da nossa história: 16,8 milhões de toneladas em 2023 e 17 milhões em 2024. Pensávamos que já estávamos próximos do limite, mas o resultado do primeiro semestre nos mostra que os aportes recentes têm feito diferença”, avalia.
Investimentos para os próximos meses
Desde 2023, foram aplicados R$ 200 milhões em obras de melhoria estrutural, incluindo um novo acesso ao porto, a modernização do parque tecnológico e reformas nos equipamentos. Para os próximos meses, estão previstos investimentos adicionais de R$ 354,5 milhões, sendo R$ 324 milhões destinados à dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga; R$ 18 milhões para a recuperação do Berço 201 e R$ 12,5 milhões na ampliação da BR-280, no trecho de acesso ao terminal.
O Porto de São Francisco é o maior de Santa Catarina em movimentação de cargas e figura entre os dez maiores portos públicos do país nesse critério. Detém ainda dois recordes consecutivos de movimentação anual, com destaque para o forte desempenho na exportação de soja e na importação de aço — este último representando 50% de todo o aço que entra no Brasil.
Primeira fase da “Operação Freio Seguro” foca na redução de sinistros graves provocados por falhas mecânicas
Foi dado início à primeira fase da “Operação Freio Seguro”, com foco no reforço da fiscalização dos sistemas de freios de veículos de carga nas rodovias federais que cortam o estado da Bahia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), até o fim deste mês os policiais estarão empenhados em fiscalizar os caminhões com o objetivo de reduzir os índices de sinistros graves, especialmente aqueles causados por falhas mecânicas, como as registradas em componentes de frenagem.
Segundo a Corporação, a intensificação das fiscalizações será conduzida principalmente pelos Grupos de Fiscalização de Trânsito (GFT) das delegacias, com apoio de outras equipes especializadas.
Ainda de acordo com a PRF, os alvos prioritários da operação são trechos com alto índice de sinistralidade, definidos com base em levantamentos de dados e estudos técnicos que apontam a relevância do problema.
Índices preocupantes
O cenário atual chama atenção, especialmente no que diz respeito aos sinistros envolvendo veículos de grande porte, que incluem caminhões, ônibus e micro-ônibus. Essas ocorrências têm se mostrado cada vez mais graves, não apenas pelo porte e peso dos veículos envolvidos, mas também pelo elevado número de vítimas que podem gerar. É o caso do sinistro ocorrido, nesta quarta-feira (16), na BR-153, em Goiás, envolvendo uma carreta, um ônibus e um micro-ônibus, que resultou em cinco mortes.
Entre os principais fatores associados a esses sinistros estão as falhas mecânicas, com destaque para problemas no sistema de freios. Diante desse contexto, a PRF reforça a necessidade de uma fiscalização rigorosa das condições veiculares, buscando prevenir sinistros e promover maior segurança nas rodovias federais.
Com uma malha rodoviária intensamente utilizada para o transporte de cargas e passageiros, a fiscalização intensa é essencial para garantir a segurança viária e prevenir tragédias que poderiam ser evitadas com a manutenção adequada dos veículos.
A “Operação Freio Seguro” consolida uma ação direcionada ao enfrentamento de irregularidades veiculares, na promoção da segurança operacional do tráfego e na preservação da integridade física dos usuários das rodovias federais.
A iniciativa foi oficializada pelo presidente Eduardo Rebuzzi, com a participação de representantes de empresas e entidades ligadas ao Transporte Rodoviário de Cargas
Na tarde de hoje, quarta-feira (16), a NTC&Logística realizou o lançamento oficial do Comitê de Seguros, em uma reunião conduzida pelo presidente Eduardo Rebuzzi, na subsede da entidade em São Paulo. O novo grupo de trabalho resulta da proposta de congregar empresários do Transporte Rodoviário de Cargas para o debate, de forma estruturada e propositiva, dos principais temas que envolvem a área de seguros e impactam a operação das empresas.
O Comitê atuará como um espaço permanente de discussão sobre questões como legislação, custos, exigências contratuais, riscos operacionais e oportunidades relacionadas ao seguro no setor de transporte e logística. Além disso, o grupo também buscará promover o diálogo com as seguradoras e representantes do mercado, abrindo espaço para a construção conjunta de soluções, em um ambiente de escuta ativa e colaboração.
Participaram do encontro representantes de empresas associadas, de entidades do setor e membros da diretoria da NTC&Logística, além do coordenador técnico do Comitê, Lauro Valdivia, que também é assessor técnico da entidade, e da assessora executiva da presidência, Elisete Balarini.
Durante a reunião, os participantes destacaram a importância da iniciativa e a disposição de a NTC&Logística liderar esse debate de forma equilibrada, ouvindo as empresas associadas e valorizando a interlocução com o mercado segurador, com o objetivo de aprimorar as relações e contribuir para a melhoria contínua das condições oferecidas ao setor.
Ao formalizar a criação do Comitê, o presidente Eduardo Rebuzzi ressaltou o papel da NTC&Logística como entidade de representação nacional e o compromisso com a escuta e a articulação: “Estamos muito felizes por instituir o Comitê de Seguros da NTC&Logística, que nasce com o propósito de ouvir os nossos associados e explorar, com responsabilidade e em detalhe, os temas que envolvem seguros no transporte de cargas. Sabemos que esta é uma pauta complexa, que envolve custos, legislação, exigências e riscos, mas também representa um campo de oportunidades para o aprimoramento da relação entre transportadores e o mercado segurador. Por isso, o nosso objetivo é criar um ambiente de diálogo permanente, onde possamos construir propostas, esclarecer dúvidas e desenvolver soluções com base na realidade das empresas e na colaboração com todos os agentes envolvidos. A NTC tem a responsabilidade de conduzir esse processo com equilíbrio, buscando sempre representar os interesses do setor e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento das relações institucionais”.
A expectativa da entidade é que o Comitê de Seguros funcione de forma integrada com as demais Câmaras Técnicas da NTC&Logística, promovendo encontros periódicos, ampliando a participação dos associados e consolidando um espaço de representatividade e cooperação entre o setor de transporte e o mercado de seguros.
O furto e roubo de cargas são assuntos que estão no radar de sua empresa? Então, essa matéria foi escrita para você! O Transcares acaba de confirmar a data da sétima edição de seu Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, evento regional que reúne forças policiais, autoridades, empresários e parceiros, e que bebe na fonte da informação, da prevenção e da integração. O encontro está marcado para o dia 25 de setembro, das 8 às 12 horas, no Hotel Ilha do Boi, em Vitória.
Presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira destaca que furto, roubo e receptação de cargas figuram entre os temas mais urgentes e recorrentes do setor de transporte de cargas e logística, o que justifica a atenção permanente que o sindicato dá ao tema.
“Tais crimes representam um sério desafio à segurança pública, com impactos diretos na economia, na segurança viária e na segurança patrimonial das empresas. Não podemos deixar de discutir o assunto com seriedade, e transparência de dados”, argumenta ele, que espera uma sétima edição com casa cheia novamente. “Vamos para a sétima edição do Fórum e, em todas elas, tivemos casa cheia, mais uma prova da relevância da pauta”.
A programação inclui um “retrato” nacional, regional e local desse tipo de crime, além de ações e propostas de enfrentamento, e reúne, no mesmo debate, representantes da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), das polícias federal, rodoviária federal, civil e militar, do Transcares e de sindicatos do Rio e Minas Gerais.
“Por meio do Fórum, fomentamos o diálogo e a cooperação no enfrentamento a esses crimes, destacamos ações, alinhamos estratégias, fortalecemos a integração entre setores público e privado, e debatemos medidas preventivas e novas ferramentas tecnológicas de gerenciamento de riscos. O Espírito Santo continua sendo um case de sucesso no tocante à prevenção e combate ao furto e roubo, e esse é um evento que reforça nossa reputação”, avalia o superintendente Mario Natali.
O Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas é uma realização do Transcares e conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), por meio do Grupo de Trabalho voltado ao estudo e ao enfrentamento do roubo de cargas, da Fetransportes e da Fecomércio.
Foram transportadas 19,7 milhões de toneladas de produtos e o granel sólido representou 56,3% do total, com 11,5 milhões de toneladas; de carga geral, foram 7,3 milhões e granel líquido, 1,6 milhão
O Porto do Rio Grande movimentou 19,7 milhões de toneladas entre janeiro e junho de 2025, aumento de 6,42% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Entre os tipos de carga, o granel sólido representou 56,3% do total, com 11,5 milhões de toneladas. De carga geral, foram 7,3 milhões e granel líquido, 1,6 milhão.
“Este é o melhor resultado desde o primeiro semestre de 2021. Voltamos a operar acima de 19 milhões de toneladas, o que reafirma a capacidade do porto público e terminais em sustentar a retomada econômica e atender às demandas logísticas do estado”, afirma Cristiano Klinger, presidente da Portos RS.
A movimentação foi impulsionada principalmente pelo crescimento expressivo de cargas como milho, arroz e farelo de soja. O desempenho do terminal rio-grandino puxou para cima os números gerais dos portos públicos sob gestão da Portos RS, que, juntos, movimentaram 20.449.457 toneladas entre janeiro e junho — crescimento de 5,23% em relação ao mesmo período de 2024. O Porto do Rio Grande respondeu por 96% desse volume.
Nos demais portos públicos gaúchos, Pelotas registrou alta de 8,75%, com 580.366 toneladas operadas, principalmente madeira. Porto Alegre movimentou 146.775 toneladas, com queda frente a 2024.
Ao todo, os três portos públicos do Estado receberam 1.894 embarcações no semestre. O Porto do Rio Grande concentrou 1.563 atracações, entre navios e barcaças. Em Pelotas, foram 284 barcaças, enquanto Porto Alegre contabilizou 47 embarcações, em sua maioria operações fluviais.
Com expectativa de alta entre 15% e 20% nas vendas em 2025, o país deve liderar desempenho global da Mercedes-Benz; desaceleração na Europa, marcada por inflação, conflitos e instabilidade política, reforça protagonismo do mercado nacional
Apesar do cenário desafiador no mercado interno, marcado pela queda nas vendas de caminhões extrapesados em razão da alta dos juros, a Mercedes-Benz projeta que o Brasil encerrará 2025 como seu principal mercado global, superando a Alemanha — atual líder em volume de vendas. O país, que já ocupou essa posição em 2020 e 2022, deve retomar a liderança, impulsionado por um portfólio mais diversificado e pela recuperação prevista para o segundo semestre.
A montadora prevê crescimento entre 15% e 20% nas vendas no Brasil em 2025, em relação ao ano anterior. No primeiro semestre, os emplacamentos aumentaram 13%, garantindo à marca um market share de aproximadamente 25%. A expectativa é que o segundo semestre, historicamente mais aquecido, acelere ainda mais os resultados.
“Estamos crescendo em relação a nós mesmos, e não ao mercado como um todo, que deve fechar o ano com uma retração de cerca de 10%”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Esse otimismo se baseia, principalmente, na possível retomada gradual do segmento de caminhões pesados e extrapesados, que enfrenta uma desaceleração.
O bom desempenho do Brasil também reflete a desaceleração na Europa. Segundo Ferrarez, fatores como inflação elevada, conflitos geopolíticos e incertezas políticas têm freado os investimentos no continente — o que contrasta com a demanda ainda sólida no mercado brasileiro.
“O mercado europeu está esfriando. Além disso, há uma crescente presença de fabricantes chineses na região. Isso, de certa forma, fortalece o desempenho do Brasil, onde a procura segue estável”, explicou o executivo.
Mercado estratégico
Para Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, com uma forte presença na América Latina e características únicas, o Brasil se consolida como um dos mercados mais importantes para a Mercedes-Benz no mundo. “Além do tamanho e da complexidade da economia, o país oferece vasto potencial de crescimento e oportunidades”, diz.
Jefferson Ferrarez reforça que a empresa está preparada para atender à crescente demanda, com capacidade instalada e um portfólio diversificado. Segundo ele, apesar das incertezas globais, o Brasil mantém um nível de estabilidade relativo. “O segmento extrapesado, por exemplo, cresceu acima da média no ano passado e ainda representa 45% do mercado total, que gira acima das 100 mil unidades.”
Tarifaço de 50%
Apesar do otimismo moderado, a Mercedes-Benz acompanha com atenção os desdobramentos da nova medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prevê uma taxação de 50% sobre produtos agrícolas importados, como café e suco de laranja, a partir de 1º de agosto. A medida, parte da escalada protecionista norte-americana, afeta diretamente o agronegócio brasileiro — setor que é um dos principais motores da demanda por caminhões pesados e extrapesados.
“Estamos analisando os impactos de uma eventual taxação. Ainda é cedo para mensurar o efeito exato, mas certamente haveria influência nas vendas de caminhões, especialmente extrapesados”, afirma Jefferson Ferrarez. “O agronegócio depende fortemente do transporte rodoviário, e qualquer mudança na competitividade das exportações pode afetar o volume transportado.”
A companhia trabalha com diferentes cenários para avaliar os possíveis impactos, mas reconhece a dificuldade de se planejar diante de um ambiente político e econômico altamente volátil.
“É difícil fazer previsões com base em informações que mudam de um dia para o outro. Já desenhamos três cenários principais, mas, por precaução, seguimos operando como se nada mudasse — justamente porque muitas decisões são revistas ou revertidas rapidamente”, explicou o executivo. “Caso a taxação seja realmente implementada, o impacto será relevante, embora ainda não seja possível quantificar com precisão.”
A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística manifesta a preocupação do Setor em vista da sobretaxa tarifária imposta pelo governo dos Estados Unidos da América aos produtos importados do Brasil, prevista a partir do dia 1o de agosto de 2025.
O Transporte Rodoviário de Cargas é atividade essencial para a cadeia produtiva da logística da exportação, e a referida imposição, além de causar grande impacto ao setor produtivo nacional, provocará, por natural consequência, perdas significativas ao Setor.
A NTC&Logística reforça a importância do diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano e espera que encontrem o melhor caminho para atender aos legítimos interesses das duas nações e de seus ecossistemas empresariais.
Brasília, 15 de julho de 2025.
Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
NTC&Logística
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, recebeu ontem (14), na subsede da entidade em São Paulo, os representantes da RX Brasil, Claudio Della Nina, diretor-geral da empresa na América Latina, e Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da Fenatran. Estiveram presentes também o vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite; o diretor financeiro, José Maria Gomes; o diretor jurídico, Marcos Aurélio Ribeiro; a assessora jurídica, Gil Menezes, e a assessora executiva da presidência, Elisete Balarini.
Durante o encontro, foram abordados diversos temas de interesse do setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística, como segurança, infraestrutura, custos operacionais, sustentabilidade e desenvolvimento institucional.
A reunião também tratou da expectativa para a próxima edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que será realizada de 9 a 13 de novembro de 2026, no São Paulo Expo. Os participantes conversaram sobre os preparativos e oportunidades para o evento, considerado um dos mais relevantes da América Latina no setor.
O presidente Eduardo Rebuzzi destacou a importância da visita e do relacionamento com a RX: “É sempre relevante manter diálogo com a RX, com quem temos construído uma parceria sólida ao longo dos anos. A troca de ideias e o alinhamento antecipado nos ajudam a garantir que a próxima edição da Fenatran esteja ainda mais conectada às demandas e à evolução do nosso setor. Também tivemos a oportunidade de reforçar temas que fazem parte da atuação constante da NTC&Logística em prol do Transporte Rodoviário de Cargas”.
A reunião ratifica o compromisso da entidade com o fortalecimento institucional do setor e o trabalho junto a empresas e parceiros estratégicos.
Reunião foi pautada por assuntos comuns ao TRC e ao mercado segurador, e estreitou o relacionamento entre a entidade e a corretora de seguros
Nesta terça-feira (14), a diretoria da Alper Seguros visitou a subsede da NTC&Logística em São Paulo, em mais uma iniciativa que integra a agenda de aproximação institucional com o mercado. Representaram a Alper o CEO Denis Teixeira; o diretor de operações, Fernando Takezawa; o diretor técnico comercial, André Valgas, e o diretor comercial de transportes, Guilherme D’Almeida.
Os executivos foram recebidos pelo presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; pelo vice-presidente, Antonio Luiz Leite; pelo diretor financeiro, José Maria Gomes; pelo diretor jurídico, Marcos Aurélio Ribeiro; pela assessora jurídica, Gil Menezes; pela assessora executiva da presidência, Elisete Balarini; pela assessora comercial, Erica Cardan, e pelo assessor técnico da entidade, Lauro Valdivia.
Pautada por assuntos comuns ao Transporte Rodoviário de Cargas e ao mercado segurador, a reunião contou com uma apresentação da Alper sobre a estrutura da corretora, suas áreas de atuação e diferenciais da empresa no atendimento ao segmento transportador.
A visita faz parte de uma agenda contínua de reuniões, organizada por Elisete Balarini, assessora executiva da presidência, com o objetivo de fortalecer o elo entre a NTC&Logística e empresas cuja atuação se dá em áreas essenciais para o TRC.
O presidente Eduardo Rebuzzi destacou a relevância da visita e da parceria com a Alper Seguros: “Ficamos muito satisfeitos em receber a diretoria da Alper Seguros na nossa casa. O mercado de seguros tem papel fundamental no transporte de cargas, e a interação com empresas que atuam com seriedade e compromisso é fundamental para avançarmos em soluções que atendam às demandas dos transportadores. A NTC&Logística acredita que a aproximação com o mercado é um dos caminhos para o desenvolvimento do setor como um todo”.
O encontro confirma o empenho da atual gestão em valorizar conexões estratégicas que contribuam para a evolução do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.
O Grupo SADA, referência em logística e transporte de veículos zero no continente, adquiriu a GreenCar, empresa com 29 anos de experiência em adaptação veicular. Em sua primeira ação como nova unidade, foram entregues 46 Renault Master L2H2 adaptados para o SAMU, distribuídos em 40 municípios de 13 estados.
A aquisição diversifica a atuação do Grupo SADA no setor automotivo, integrando atividades de logística com adaptação de veículos especiais. “Com a GreenCar, o Grupo SADA busca fortalecer sua presença na transformação do mercado automotivo brasileiro e se consolidar como um dos maiores ecossistemas integrados do setor. Esta primeira entrega mostra que estamos trilhando o caminho certo”, afirma Ricardo Ramos, diretor da GreenCar e de Novos Negócios do Grupo SADA.
A GreenCar, única empresa desse porte em Minas Gerais, possui unidades em São Paulo e Sete Lagoas (MG). Atua no segmento de veículos de emergência, escolares, acessíveis, viaturas policiais e personalização para frotas corporativas.
Ricardo Ramos destaca que a integração com os serviços já existentes do Grupo, como o PDI (Pre-Delivery Inspection), AutoService e as verticais de Indústria, Serviços e Concessionárias, gerará sinergias operacionais, tecnológicas e logísticas. A localização estratégica em Minas Gerais reforça ainda mais essa integração.
Durante a entrega, Aline Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência (Dahu) do Ministério da Saúde, ressaltou: “A parceria de empresas como a GreenCar é fundamental para o Ministério da Saúde, porque precisamos de empresas sérias para transformar um veículo comum em uma ambulância apta a prestar serviços de urgência e emergência”. Segundo ela, com essas unidades, 89% da população brasileira estará coberta pelo serviço de atendimento do SAMU.
A compra da GreenCar representa também um movimento estratégico do Grupo SADA para entrar no segmento de alta demanda e relevância social, com foco em acessibilidade e mobilidade especial. A iniciativa fortalece a cadeia de valor no setor automotivo e amplia o portfólio de soluções adaptadas, com impactos positivos na saúde pública e na eficiência logística.
Ação integra o compromisso do Governo Federal com a expansão da infraestrutura para abastecimento sustentável, oferecendo mais segurança e eficiência aos modais de transporte
Comprometido com a transição energética e o estímulo ao uso de combustíveis sustentáveis, o Ministério dos Transportes está implementando, nos Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, estruturas voltadas ao abastecimento de veículos pesados com gás natural e gás liquefeito. Segundo o secretário-executivo da pasta, George Santoro, a medida faz parte da estratégia de criação dos chamados “corredores azuis”, previstos para todas as regiões do país e nos 70 novos postos que o Governo Federal vai viabilizar até o fim de 2027.
“O país inteiro tem essa possibilidade, inclusive para atender à Lei dos Caminhoneiros, que prevê descanso a cada 11 horas. Assim, o caminhão que precisa parar pode aproveitar esse momento para fazer o abastecimento com gás natural ou gás liquefeito. Essa é uma novidade importante, com o Ministério participando ativamente da transição energética”, detalhou Santoro.
A apresentação foi feita nesta terça-feira (15), durante o lançamento do projeto de estocagem de energia em Alagoas, promovido pela empresa Origem. Com investimento de aproximadamente R$ 700 milhões, a iniciativa prevê a construção de uma infraestrutura para armazenar gás natural, com o objetivo de garantir maior segurança no fornecimento do produto para o estado e ampliar a capacidade de integração do biogás produzido localmente à rede nacional.
“O projeto marca o início de uma nova cadeia de indústrias vindo para o estado de Alagoas, a partir de uma base de energias mais baratas e menos poluentes, que vão gerar emprego, renda e novos negócios dentro de uma expectativa de desenvolvimento do PIB bastante virtuoso”, afirmou Santoro.
O projeto dialoga com um esforço mais amplo de reestruturação logística e energética conduzido pela pasta, que tem estimulado parcerias com o setor privado para o desenvolvimento de opções menos poluentes nas frotas de transporte rodoviário. A unidade de estocagem de gás cria condições para o armazenamento do combustível dentro dos PPDs, oferecendo segurança ao caminhoneiro para operar com veículos movidos a gás, com garantia de acesso a pontos de abastecimento ao longo do trajeto.
“É a possibilidade de uma transição que ainda não representa uma energia 100% limpa, porque o gás não é, mas já é muito melhor que o diesel”, complementou o secretário executivo.
Os PPDs estão incluídos no Novo PAC do Governo Federal, além dos novos contratos de concessão de rodovias que integram a carteira de ativos do Ministério dos Transportes.
“Vamos iniciar a construção em Alagoas, e também vai ter na BR-101. Na BR-116, existem vários projetos em andamento”, finalizou.
Nordeste em desenvolvimento
Na lista de projetos na região, George Santoro destacou a construção da ponte de Penedo, que ligará Alagoas a Sergipe, com entrega prevista para o início do próximo ano. A estrutura deve ampliar a integração com Sergipe e Bahia e facilitar o escoamento de cargas na região sul do estado.
Também estão em curso as obras do Arco Metropolitano de Maceió, voltadas à melhoria dos acessos rodoviários à capital e à região portuária. De acordo com o secretário executivo, esse corredor deve beneficiar diretamente empreendimentos logísticos e industriais, como uma unidade de moagem de trigo que se instalará próxima ao Porto de Maceió. Outro ponto citado foi a ampliação da capacidade viária no polo de Marechal Deodoro, prevista para atender ao crescimento da demanda na região. O Ministério também acompanha o Arco Metropolitano de Recife, reforçando a posição de Alagoas como eixo de conexão regional.
A Câmara Municipal de Campo Grande realizou, na manhã de segunda-feira (14), uma reunião de trabalho proposta pela Frente Parlamentar, criada para acompanhar a implantação do Corredor Bioceânico em Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu representantes de instituições diretamente envolvidas no tema, como Sebrae, OAB/MS, Receita Federal, Prefeitura Municipal, Escritório Estratégico de Tarapacá, no Chile, e Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de Mato Grosso do Sul). O objetivo foi levantar demandas, alinhar estratégias e garantir que a Capital esteja preparada para as transformações econômicas e sociais que virão com o novo corredor logístico.
Durante a reunião, foram discutidos pontos considerados fundamentais para que Campo Grande se posicione de forma estratégica no contexto da Rota Bioceânica. Entre eles, a criação de incentivos para atrair empresas de transporte e logística; a implantação de centros de distribuição voltados à importação e exportação; a qualificação da mão de obra local com ênfase no ensino de línguas estrangeiras; o fortalecimento do setor hoteleiro e turístico nas cidades ao longo do trajeto da rota e a retomada das discussões sobre a operação do Porto Seco da Capital.
Coordenador da Frente Parlamentar, o vereador Ronilço Guerreiro destacou que o papel da Câmara é articular e encaminhar as demandas apresentadas pelas instituições envolvidas. “A Câmara precisa ser provocada pelas entidades para levar essas demandas ao Executivo, de forma que possamos criar um ambiente favorável para o Corredor Bioceânico aqui em Campo Grande, incentivando o empreendedorismo e capacitando a população”, afirmou o parlamentar.
O vereador Maicon Nogueira reforçou a importância da Casa de Leis estar presente em todas as discussões relacionadas à Rota Bioceânica. “A Câmara deve participar e integrar essa discussão com os demais agentes que discutem a Rota. Devemos ter representantes desta Casa de Leis para acompanhar os trabalhos, a Missão Empresarial e posicionar a cidade no empreendimento”, declarou, defendendo o engajamento institucional como estratégia para garantir protagonismo à Capital. O vereador Dr. Lívio também participou do encontro.
A Rota Bioceânica promete impulsionar significativamente a economia de Mato Grosso do Sul ao facilitar o escoamento de produtos para os mercados asiáticos por meio de portos no Chile, reduzindo custos logísticos e o tempo de transporte. Campo Grande, como capital e principal centro logístico do estado, destaca-se como ponto estratégico de articulação entre os polos produtivos e a nova rota comercial. O projeto deve atrair investimentos em infraestrutura, transporte e serviços, além de estimular o turismo e o comércio regional. A integração com países vizinhos, como Paraguai e Argentina, fortalece o papel de Campo Grande como hub regional. Com isso, a cidade se posiciona como peça-chave no processo de internacionalização da economia sul-mato-grossense.
A Frente Parlamentar continuará recebendo contribuições e promovendo debates com os setores envolvidos, com o compromisso de encaminhar as propostas levantadas ao Executivo Municipal e demais instâncias competentes. A meta é consolidar um ambiente institucional favorável, que fortaleça o papel de Campo Grande como polo logístico e de serviços no cenário da integração regional promovida pela Rota Bioceânica.
A Receita Federal do Brasil (RFB), por meio da Portaria RFB nº 549/2025, que instituiu o Piloto da Reforma Tributária do Consumo referente à CBS, está avançando nas tratativas para a implementação da Reforma Tributária do Consumo, com foco na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em parceria com o Serpro.
O Piloto teve início em 1º de julho de 2025, com o primeiro grupo de empresas que têm relacionamento prévio com a RFB, formalizado por meio de Termo de Cooperação, em razão da participação no Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativa Fiscal (CONFIA) ou em processos de homologação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), e que tenham atendido às condições para adesão. A duração estimada do Piloto é até 31 de dezembro de 2026, podendo ser ajustada conforme a necessidade do desenvolvimento.
O objeto do Piloto é testar, validar e aprimorar as soluções tecnológicas e operacionais necessárias para a futura implementação da CBS, que substituirá tributos como PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) e parte do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), conforme previsto na Emenda Constitucional nº 132/2023 e regulamentado pela Lei Complementar nº 214/202.
O Piloto da Reforma Tributária do Consumo apresenta características que valem ser destacadas, conforme relacionado abaixo.
A RFB, em parceria com o SERPRO, realizou e disponibilizou Lives a fim de fornecer as informações necessárias para que as empresas participantes possam operar com segurança e clareza no ambiente de produção restrita.
Havendo interesse no conteúdo das Lives, acesse o link: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7zsee2Wcyb6uBf6m2GQMK1Xa50W3a5P4
Atualmente, são 50 empresas participantes do Piloto da Reforma Tributária do Consumo.
A NTC&Logística está atenta às atualizações da Reforma Tributária do Consumo para que as demandas do TRC sejam consideradas durante o período de testes e ajustes do novo modelo tributário.
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