Empresas de transportes serão obrigadas a destacar CBS e IBS nos CT-e emitidos a partir de 1º de janeiro de 2026

Empresas de transportes serão obrigadas a destacar CBS e IBS nos CT-e emitidos a partir de 1º de janeiro de 2026

A Receita Federal do Brasil (RFB) e o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) divulgaram orientações sobre a implementação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que entrarão em fase de testes a partir de 1º de janeiro de 2026.

De acordo com o comunicado, as empresas de transporte deverão emitir documentos fiscais eletrônicos (CT-e) com destaque para CBS e IBS, além de cumprir as novas obrigações acessórias em ambiente de teste durante todo o ano de 2026.

Nesse período, não haverá necessidade de recolhimento efetivo dos tributos, desde que sejam observadas as regras e procedimentos estabelecidos pelos órgãos competentes.

O documento também antecipa exigências específicas para plataformas digitais, pessoas físicas contribuintes, regimes especiais e procedimentos de habilitação para compensações de benefícios fiscais de ICMS, válidos a partir de 2026.

Acesse aqui o Comunicado Conjunto CGIBS/RFB nº 01/2025.

Empresas de transporte de cargas ganham apoio da NTC&Logística e Domani Global para atender à nova legislação climática

Empresas de transporte de cargas ganham apoio da NTC&Logística e Domani Global para atender à nova legislação climática

Parceria oferece soluções práticas e acessíveis para a implementação de práticas ESG, e inventário de emissões em conformidade com a Lei nº 14.948/2024

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) firmou uma parceria estratégica com a Domani Global, empresa especializada em soluções ESG e gestão de emissões, com o objetivo de apoiar as transportadoras brasileiras
na adequação às novas exigências ambientais previstas na Lei nº 14.948/2024.

A legislação criou o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), que obriga empresas que emitem acima de 10 mil toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e) por ano a reportarem suas emissões de gases de efeito estufa. Já as que ultrapassam 25 mil toneladas anuais devem apresentar também um plano de mitigação e compensação, alinhado aos compromissos climáticos nacionais.

Segundo levantamento da PwC Brasil (2024), 62% das grandes empresas brasileiras já adotam práticas ESG estruturadas, e o movimento se estende agora para empresas de médio e pequeno porte, impulsionado por exigências legais, pressão de mercado e compromissos com cadeias de suprimento mais sustentáveis.

Neste contexto, a parceria entre NTC&Logística e Domani Global visa facilitar o acesso das empresas do setor de transporte a soluções completas, acessíveis e adaptadas ao seu porte e nível de maturidade em sustentabilidade.

Serviços disponíveis para empresas associadas à NTC&Logística

Inventário de Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Realizado nos escopos 1, 2 e 3, de acordo com normas internacionais e exigências da legislação brasileira.

Plataforma Domani SaaS – Sustainability as a Service
Plataforma digital e intuitiva para gestão ESG, monitoramento mensal e geração automática de relatórios.

Diagnóstico ESG personalizado
Avaliação estratégica para identificação de pontos críticos, oportunidades de melhoria e adequação às exigências regulatórias.

Plano de Descarbonização
Desenvolvimento de estratégias para redução e compensação de emissões, com metas realistas e acompanhamento técnico.

Treinamentos e Capacitações
Cursos voltados a equipes técnicas e comerciais, com certificação, para aplicação de boas práticas de sustentabilidade no transporte.

Certificação e Selo Carbono Neutro
Empresas que realizarem compensações por meio da Domani poderão receber o Selo, conferindo visibilidade e posicionamento no mercado.

Atendimento personalizado com especialistas no setor
Equipe técnica com conhecimento específico do Transporte Rodoviário de Cargas, facilitando a implementação das soluções.

Além disso, a estrutura dos pacotes foi elaborada para atender a empresas de todos os tamanhos – de micro e pequenas transportadoras até grandes operadores logísticos –, com valores reduzidos e condições especiais para associadas da NTC&Logística, utilizando o código de desconto NTC15.

Serviço

Domani Global – Sustentabilidade para o Transporte de Cargas
E-mail: contato@domani.global
Telefone/WhatsApp: +55 11 99559-8402
Site: www.domani.global

DER-SP e Poli-USP inauguram polo de pesquisas voltado a descarbonizar estradas paulistas

DER-SP e Poli-USP inauguram polo de pesquisas voltado a descarbonizar estradas paulistas

Centro de Ciência para o Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária terá financiamento da Fapesp de R$ 7,7 milhões e 42 bolsistas para aplicar novos materiais e soluções na reciclagem de pavimentos

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inauguraram na terça-feira (2) o Centro de Ciência para o Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária.

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o novo centro terá investimento total de R$ 7,7 milhões para pesquisar novos materiais e soluções voltadas à descarbonização, a partir da reciclagem de pavimentos utilizados na malha viária de 12 mil quilômetros administrada diretamente pelo DER-SP.

Proposto pelo presidente do DER-SP, Sergio Codelo, o novo CCD irá mobilizar 26 pesquisadores, entre graduandos e pós-graduandos de engenharia, com o objetivo de ampliar o uso de materiais sustentáveis na pavimentação ao longo dos cinco anos de pesquisa. No total, serão 42 bolsistas: 8 doutorandos, 10 mestrandos, 19 bolsistas de iniciação científica e 5 de treinamento técnico. “Hoje é um dia histórico para o DER-SP. Esse novo polo de pesquisas é muito significativo para o que desejamos construir. Nesta gestão, o Departamento tem priorizado a transparência e incentivado as pesquisas, por meio de parcerias com universidades, para implementar cada vez mais técnicas promissoras, como neste caso da reciclagem dos pavimentos”, afirmou.

Sob a coordenação da professora Kamilla Vasconcelos Savasini, da Poli-USP, o CCD Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária conta com a participação de representantes da Poli-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, além da colaboração direta de órgãos ligados à infraestrutura, como DNIT, Artesp, ANTT e empresas do setor privado. “Este CCD funcionará unindo a excelência acadêmica às demandas práticas dos setores público e privado. Nosso objetivo é acelerar a criação de soluções que tornem a pavimentação das rodovias mais associadas às demandas de descarbonização do setor, e acreditamos que a reciclagem é um pilar importante”, resumiu.

Os CCDs reúnem pesquisadores de universidades e de institutos de pesquisa, gestores de órgãos estaduais ou municipais, empresas e organizações não governamentais em projetos para resolver problemas de interesse social ou econômico do estado de São Paulo. “É uma aplicação direta da ciência e, como consequência, os projetos desenvolvidos trazem benefício imediato para a população”, diz Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp. O CCD Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária integra o conjunto de 34 nos CCDs anunciados pela Fapesp em setembro deste ano, totalizando investimento de R$ 256 milhões em pesquisas colaborativas.

Rodovias inteligentes: ANTT apresenta em São Paulo o futuro digital das estradas brasileiras e o impacto direto na vida de quem viaja

Rodovias inteligentes: ANTT apresenta em São Paulo o futuro digital das estradas brasileiras e o impacto direto na vida de quem viaja

Agência já acumula experiências concretas, como o Free Flow na BR-101/RJ, o sistema de pesagem em alta velocidade, novos modelos de transferência de controle de concessões e projetos voltados à inspeção de tráfego, descarbonização e segurança

Em um encontro que colocou o Brasil no centro do debate sobre rodovias do futuro, o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, participou, nesta segunda-feira (2/12), às 11h, em São Paulo, do painel “Inovação e Tecnologia nas Rodovias”, realizado no BTG Pactual Advisors. O debate reuniu lideranças do setor e especialistas em conectividade e infraestrutura, em uma conversa mediada pelo jornalista Rafael Balago, com a participação de Alexandre Dal Forno, diretor de IoT & 5G da TIM Brasil, e Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovia (antiga CCR Rodovias).

Na ocasião, a ANTT demonstrou como a transformação digital das concessões já está em curso e de que forma ela muda, de maneira concreta, a rotina de quem circula pelas rodovias federais, promovendo mais segurança, menos congestionamentos, fiscalização mais eficiente, respostas mais rápidas a incidentes e um modelo mais justo de cobrança pelo uso das rodovias.

Um dos pilares dessa mudança é a conectividade. Em abril de 2025, a ANTT autorizou a elaboração do projeto executivo e do orçamento para a inclusão de infraestrutura digital em 29 contratos de concessão, abrangendo 14.912 quilômetros de rodovias que originalmente não contavam com esse recurso. Com isso, somados aos novos contratos que já preveem a medida, o país passa a contar com mais de 15,8 mil quilômetros de rodovias conectadas — a base essencial para viabilizar todos os demais sistemas inteligentes em implantação. Na prática, essa estrutura torna possível o funcionamento integrado de sensores, câmeras, sistemas de cobrança eletrônica, painéis de informação e comunicação em tempo real com a ANTT.

Outra inovação destacada no painel foi o avanço do sistema Free Flow, que permite a cobrança automática sem a necessidade de praças físicas de pedágio. Nesse modelo, o veículo passa sob pórticos eletrônicos e a tarifa é registrada de forma automática, eliminando filas, reduzindo o tempo de viagem e diminuindo emissões de poluentes causadas por veículos parados ou em baixa velocidade. A ANTT já consolidou uma trilha regulatória segura para a migração das praças tradicionais para esse modelo em escala nacional. Atualmente, sete pórticos estão em operação e outros vinte devem ser implantados até 2026, totalizando 27 equipamentos em funcionamento. Toda a decisão sobre implantação passa por estudos de vantajosidade e é formalizada por meio de termos aditivos, garantindo segurança jurídica para usuários e investidores.

A pesagem inteligente de veículos em movimento, conhecida como HS-WIM, também ganha espaço definitivo nos contratos. Após a validação técnica no Sandbox de Pesagem da ANTT, o modelo será incorporado em substituição às balanças convencionais que ainda não foram construídas. O sistema permite a pesagem enquanto o veículo trafega em velocidade normal, com apoio de câmeras de leitura de placas e transmissão de dados em tempo real para a Agência. Isso torna a fiscalização mais eficiente, contínua e segura, reduz o risco de evasão e contribui diretamente para preservar o pavimento e evitar acidentes provocados por excesso de carga.

A prevenção de acidentes foi outro ponto central do debate. Os novos contratos passam a exigir sistemas de Detecção Automática de Incidentes (DAI), com uso de inteligência artificial, especialmente em trechos críticos. A tecnologia identifica situações como veículos parados na pista, tráfego na contramão, objetos soltos e redução brusca de velocidade, enviando alertas imediatos aos centros de controle das concessionárias e à ANTT. Ao permitir uma resposta mais rápida das equipes operacionais, essa solução tem potencial direto de salvar vidas.

O uso de câmeras inteligentes também deixa de ser apenas um complemento e passa a integrar o núcleo da operação rodoviária. Os contratos tornam obrigatória a instalação de CFTV com cobertura de até 70% do trecho concedido, incluindo pórticos, bases operacionais, unidades de atendimento ao usuário e pontos estratégicos, com monitoramento remoto contínuo. As imagens e registros passam a ser rastreáveis, auditáveis e integrados aos sistemas nacionais da ANTT, o que aumenta a transparência e reforça a capacidade de fiscalização.

Além disso, os novos contratos incorporam um verdadeiro ecossistema digital, com painéis de mensagem variável, sensores ambientais e geotécnicos, redes de comunicação e centros inteligentes de operação. No caso da BR-381/MG, por exemplo, as exigências tecnológicas são ainda maiores devido ao perfil de risco do trecho, incluindo monitoramento climático e de estabilidade do terreno, ampliando a segurança em pontos críticos.

A pauta da inovação é reforçada pela Resolução ANTT nº 5.999/2022, que institui o uso do ambiente regulatório experimental, o chamado sandbox. A Agência já acumula experiências concretas, como o Free Flow na BR-101/RJ, o sistema de pesagem em alta velocidade, novos modelos de transferência de controle de concessões e projetos voltados à inspeção de tráfego, descarbonização e segurança. Em novembro de 2025, foi aprovado um novo processo seletivo para testar soluções inovadoras aplicadas à fiscalização e à eficiência operacional nas rodovias federais.

Para o diretor-geral Guilherme Sampaio, a transformação digital das rodovias não é apenas uma modernização tecnológica, mas uma mudança de cultura na forma de planejar, operar e cuidar das estradas brasileiras. Ao integrar conectividade, inteligência artificial e inovação regulatória, a ANTT consolida um modelo que aproxima o Brasil das melhores práticas internacionais e, ao mesmo tempo, responde a um objetivo essencial: proteger vidas, garantir eficiência no transporte e oferecer serviços cada vez melhores ao cidadão.

Produção da indústria brasileira cresce menos do que o esperado em outubro

Produção da indústria brasileira cresce menos do que o esperado em outubro

Em outubro, a produção industrial brasileira teve avanço de 0,1% em relação ao mês anterior, resultado que ficou aquém da expectativa

A indústria brasileira registrou crescimento abaixo do esperado em outubro, caminhando para o fim do ano sem ganhar ritmo em um ambiente interno adverso e em meio a incertezas no cenário externo.

Em outubro a produção industrial teve avanço de 0,1% em relação ao mês anterior, resultado que ficou aquém da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,4%.

Os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram ainda que, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 0,5% na produção, contra expectativa de avanço de 0,2%.

Com isso, a produção industrial está 14,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

A indústria vem enfrentando este ano a pressão de uma política monetária restritiva, com a taxa básica de juros em 15%, que encarece o crédito e afeta as decisões de investimentos. O Banco Central volta a se reunir na próxima semana para sua última decisão do ano de política monetária, com expectativa de manutenção da Selic.

“O mercado de trabalho (aquecido), aumento da renda, aumento de exportações para Argentina fazem contraponto dos juros”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

“Esse 0,1% de alta é uma volta ao campo positivo, isso é algo bom…(mas) a indústria vem há meses girando perto de zero para cima ou baixo e num mesmo patamar”.

O cenário externo também restringe o setor industrial, que sofreu o impacto das tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros que entraram em vigor em agosto.

“O resultado de outubro reforça a dinâmica de acomodação do crescimento do setor, que tem se mostrado o mais exposto ao tarifaço americano, tendo em vista que o mercado americano é de grande relevância para as exportações industriais e que os nossos produtos industriais não foram contemplados com nenhuma amenização das tarifas, como foi o caso de diversos outros produtos”, avaliou André Valério, economista sênior do Inter.

De acordo com o levantamento do IBGE sobre a indústria, em outubro 12 dos 25 ramos industriais pesquisados apresentaram expansão na produção contra o mês anterior. A principal influência foi a de indústrias extrativas, que cresceu 3,6% no mês.

“O avanço foi influenciado pela maior extração de petróleo, minério de ferro e gás natural. Vale destacar que o crescimento observado em outubro de 2025 eliminou a perda de 1,7% acumulada nos meses de agosto e setembro deste ano”, disse Macedo.

Também se destacaram os ganhos em produtos alimentícios (0,9%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,0%) e produtos químicos (1,3%).

Entre os setores que mostraram recuo na produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,9%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,8%) exerceram os principais impactos.

“A primeira intensificou a queda de 0,5% verificada no mês anterior e foi pressionada por paralisações em unidades produtivas do setor que impactaram na produção dos derivados do petróleo”, disse Macedo, explicando que na indústria farmacêutica houve menor fabricação de medicamentos.

Entre as categorias econômicas, a produção de bens de consumo duráveis avançou 2,7% em outubro, enquanto bens de capital e de bens de consumo semi e não duráveis tiveram alta de 1,0% cada. Por outro lado, o segmento de bens intermediários teve retração de 0,8%.

Rodovias de Uberlândia e região terão trechos interditados nesta semana; veja os pontos

Rodovias de Uberlândia e região terão trechos interditados nesta semana; veja os pontos

Obras vão afetar a BR-365, BR-452, MG-427, LMG-798 e MGC-452

A EPR Triângulo realiza, ao longo desta semana, obras de reparo em rodovias do Triângulo Mineiro. Os trabalhos serão realizados até domingo (7) na BR-365, BR-452, MG-427, LMG-798 e MGC-452, nas cidades de Uberlândia, Indianópolis, Araguari, Estrela do Sul, Perdizes, Araxá, Santa Juliana, Nova Ponte, Água Comprida, Conceição das Alagoas, Planura e Uberaba. Confira abaixo.

As frentes de reparo são realizadas para ampliar a segurança viária e o conforto dos usuários. Todos os serviços serão realizados das 7h às 18 horas, podendo causar interdições com sistema “Pare e Siga” e movimentação de trabalhadores próximos à pista. As obras seguirão o cronograma previsto, desde que haja condições normais de operação e clima favorável. O tráfego será liberado diariamente após o término das atividades.

Durante a execução das obras, a velocidade permitida nas vias será reduzida para 40 km/h. As rodovias estarão devidamente sinalizadas com placas que indicam os desvios e manobras a serem realizadas pelos motoristas, além dos limites de velocidade. O intuito é promover uma boa convivência no trânsito, prevenir acidentes e salvar vidas. Veja os trechos interditados.

BR-365

Até domingo – do Km 589 ao Km 608 – das 8h às 17h – Indianópolis, Araguari e Uberlândia – Reparos Localizados
Quarta-feira – do Km 580 ao Km 580,300 – das 8h às 17h – Indianópolis – Reparos Localizados

BR-452

Até sábado – do Km 257 ao Km 300 – das 8h às 17h – Perdizes e Araxá – Reparos Localizados
Quarta-feira – do Km 226 ao Km 228 – das 8h às 17h – Santa Juliana – Reparos Localizados
Quinta-feira – do Km 212 ao Km 213 – das 8h às 17h – Nova Ponte – Reparos Localizados
Sexta-feira – do Km 207 ao Km 208 – das 8h às 17h – Nova Ponte – Reparos Localizados

MG-427

Até domingo – do Km 22 ao Km 105 – das 8h às 17h – Água Comprida, Conceição das Alagoas e Planura – Reparos Localizados

MGC-452

Até domingo – do Km 150 ao Km 204 – das 8h às 17h – Uberlândia, Uberaba e Nova Ponte – Reparos Localizados
Até sábado – do Km 169 ao Km 169,200 – das 8h às 17h – Uberlândia – Reparos Localizados

INCTF-OU | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operações Urbanas – Outubro/25

INCTF-OU | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operações Urbanas – Outubro/25

INCTF-OU mede a evolução de todos os custos da carga fracionada na operação urbana, incluindo coleta, distribuição, custos de administração e de terminais (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Nesses custos não estão contemplados impostospedágios e margem de lucro.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

INCTF-OU | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operações Urbanas – Outubro/25

INCT-FR | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operação Rodoviária | Outubro/25

INCT-FR mede a evolução de todos os custos da carga fracionada na operação rodoviária, sendo assim incluindo-se transferência, custos de administração e de terminais (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Nesses custos não estão contemplados impostospedágios e margem de lucro.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

Em noite memorável, NTC&Logística premia os melhores fornecedores do Transporte Rodoviário de Cargas do Brasil

Em noite memorável, NTC&Logística premia os melhores fornecedores do Transporte Rodoviário de Cargas do Brasil

XXIII Prêmio NTC Fornecedores do Transporte celebrou os principais destaques do setor em 2025

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) realizou, na noite desta terça-feira (2), a 23ª edição do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, consolidado como um dos mais importantes reconhecimentos do setor de Transporte Rodoviário de Cargas. O evento aconteceu no auditório do Edifício Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro, em São Paulo, reunindo lideranças, empresários e executivos de empresas que compõem a cadeia logística nacional.

Criado em 1998, o Prêmio NTC Fornecedores do Transporte tem como objetivo destacar as empresas fornecedoras que mais se sobressaíram, ao longo do ano, na oferta de produtos e serviços essenciais ao funcionamento e à modernização das operações de transporte. A pesquisa que define os vencedores é conduzida pelo Instituto DataFolha, referência nacional em levantamentos de mercado e reconhecido por sua metodologia rigorosa e transparente.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, agradeceu aos presentes e ressaltou a importância da premiação para o desenvolvimento do setor, destacando o compromisso da entidade em contribuir para a promoção de um ambiente de negócios positivo e propício ao crescimento do TRC. “Estamos reunidos aqui, hoje, não somente para premiar, mas para reconhecer o excelente trabalho desenvolvido pelas dezenas de empresas que compõem nossa cadeia de fornecedores. Tivemos mais de 300 marcas citadas, e isso mostra o quanto o nosso setor é plural, dinâmico e competitivo”, afirmou Rebuzzi.

Ele também lembrou o trabalho realizado pela entidade ao longo de 2025, com uma extensa agenda de atividades, que incluiu 12 eventos em três regiões do país, reunindo mais de 2.300 empresários e executivos do Transporte Rodoviário de Cargas. Além de reforçar o papel político e institucional da NTC&Logística, ele destacou o fortalecimento da atuação da entidade com a parceria da COMJOVEM Nacional – Comissão de Jovens Empresários e Executivos.

Rebuzzi finalizou ressaltando que 2026 será um ano ainda mais dinâmico, com diversos projetos já em preparação pela NTC&Logística. Ele convidou o público a acompanhar as iniciativas da entidade e lembrou a realização da 25ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (FENATRAN), marca da NTC&Logística, que acontecerá de 9 a 13 de novembro de 2026, já com 100% dos estandes vendidos. O evento é realizado pela RX Global, em parceria com a Anfavea e a Anfir.

Seguindo o modelo tradicional da premiação, as empresas vencedoras nas diferentes categorias foram convidadas ao palco, para receber o reconhecimento diante dos representantes do TRC. Os troféus foram entregues por membros da diretoria da NTC&Logística, autoridades e parceiros do setor, celebrando os fornecedores que, segundo a percepção das transportadoras, se destacaram pela qualidade, inovação e contribuição estratégica para o Transporte Rodoviário de Cargas.

O representante do Instituto DataFolha, Paulo Alves, apresentou, antes da divulgação dos ganhadores, a metodologia utilizada na pesquisa e destacou diversos pontos relevantes, reforçando a transparência do processo. “O levantamento foi realizado por meio de mais de 100 entrevistas entre outubro e novembro de 2025. Falamos com líderes e executivos do setor, com perguntas de caráter quantitativo. O resultado é um retrato do setor em nível nacional, com representantes de todas as regiões do país”, explicou Alves.

Ao longo do evento, foram premiadas 16 categorias de empresas fornecedoras do Transporte Rodoviário de Cargas. Para a entrega dos troféus, participaram, além do presidente Eduardo Rebuzzi, o vice-presidente Antonio Luiz Leite, o diretor financeiro José Maria Gomes, que compõem a Diretoria Executiva da entidade; o ex-presidente da NTC&Logística e atual vice-presidente de Transporte Rodoviário de Cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, e a ex-coordenadora nacional da COMJOVEM Nacional e presidente executiva do SETCESP, Ana Carolina Jarrouge.

Vencedores por categoria:

  • Montadora de Caminhões Semileves e Leves: Mercedes-Benz
  • Montadora de Caminhões Médios: Mercedes-Benz
  • Montadora de Caminhões Semipesados: Volvo
  • Montadora de Caminhões Pesados: Volvo
  • Montadora de Caminhões Movidos por Combustível Alternativo: Scania
  • Fabricante de Carrocerias e Implementos: Randon
  • Fabricante de Pneus: Michelin
  • Rastreador Eletrônico: Sascar
  • Corretora de Seguro de Cargas: Apisul
  • Softwares de Gestão: TOTVS
  • Rede de Combustível: Vibra
  • Gerenciadora de Risco: NSTech
  • Instituição Financeira: Itaú
  • Meio de Pagamento Eletrônico: RoadCard
  • Concessionária de Rodovias: CCR Autoban
  • Banda de Rodagem: Vipal

Durante o evento, houve a participação do Circo Vox, com apresentações que encantaram o público presente.

O XXIII Prêmio NTC Fornecedores do Transporte é uma realização da NTC&Logística, com apoio institucional do Sistema Transporte (CNT | SEST SENAT | ITL) e da Fundação Memória do Transporte (FuMTran).

NTC&Logística realiza reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Superior, referente a dezembro, e define pautas estratégicas para 2026

NTC&Logística realiza reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Superior, referente a dezembro, e define pautas estratégicas para 2026

Nesta terça-feira (2), a NTC&Logística realizou, em formato híbrido, a reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Superior, referente ao mês de dezembro. O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi, e contou com a presença da Diretoria Executiva – vice-presidente Antonio Luiz Leite e diretor financeiro José Maria Gomes –, além dos ex-presidentes e conselheiros vitalícios Flávio Benatti, José Hélio Fernandes e Urubatan Helou; diretores; representantes de entidades parceiras e lideranças do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

A deliberação do Parecer do Conselho Fiscal referente à Previsão Orçamentária para o exercício de 2026 – principal item da Ordem do Dia do Conselho Superior – foi votada e aprovada, após apresentação e exame das devidas informações.

O vice-presidente de Transporte da Amazônia, Daniel Bertolini, aproveitou o momento para convidar os presentes para a TranspoAmazônia – III Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística, que acontecerá de 27 a 29 de maio de 2026, em Manaus. Ele reforçou a importância do projeto para a região e para o setor de transporte de cargas do Brasil.

A pauta da Diretoria teve início com o calendário de eventos da NTC&Logística para 2026, como o CONET&Intersindical – edição de fevereiro, que acontecerá em Brasília, nos dias 26 e 27, no Royal Tulip Brasília Alvorada, e que já conta com inscrições abertas no site da Associação. O status financeiro da entidade foi apresentado em seguida, com o fechamento dos meses de outubro e novembro de 2025 e um balanço do período.

A aprovação do PDL 655/2025 (Projeto de Decreto Legislativo) para a adesão do Brasil à Convenção TIR – Convenção Aduaneira sobre o Transporte Internacional de Mercadorias ao Abrigo das Cadernetas TIR, pela Câmara e pelo Senado Federal, a fim de formalizar a adesão do Brasil ao tratado, foi ressaltada pelo vice-presidente de Relações Internacionais, Danilo Guedes.

O TIR (Transportes Internacionais Rodoviários) é o único sistema universal de trânsito aduaneiro atualmente em operação no mundo e pode trazer benefícios como envio eletrônico antecipado de dados às aduanas, maior segurança na cadeia logística e garantia internacional de tributos aduaneiros.

A adesão do Brasil ao TIR – uma das metas prorizadas na gestão do presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, que tem contado com a firme colaboração de Danilo Guedes – vem sendo trabalhada fortemente pela entidade, inclusive em conjunto com a IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários).

O projeto segue agora para promulgação pela Presidência da República.

A reunião contou com a participação de diversas áreas da entidade, dentre elas a Coordenação Nacional da COMJOVEM, oportunidade em que foi comunicada a nova composição da liderança da Comissão. Hudson Rabelo foi nomeado coordenador nacional, substituindo André de Simone, que esteve à frente da Coordenação nos últimos seis anos. A nova liderança conta, ainda, com os vice-coordenadores Jéssica Caballero Lopes, que já ocupava a função desde junho, e Ítalo Grativol, que assume o cargo anteriormente exercido por Hudson Rabelo.

Também foram compartilhadas informações sobre a excepcional qualidade do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM, realizado entre os dias 27 e 30 de novembro, no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP). Na ocasião, foi apresentado um panorama do último ciclo de gestão, encerrado em novembro, com números e projetos em andamento para o novo ciclo.

Coube ao diretor jurídico da NTC&Logística, Dr. Marcos Aurélio Ribeiro, o relato dos temas em andamento que impactam o setor: a PEC 18/2025 e o PL Antifacção, relacionados à Segurança Pública; a PEC 22/2025, que trata de Intervalo, Descanso e Tempo de Direção; a Lei 15.270/2025, que aborda a isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil e suas medidas compensatórias, e a discussão sobre o Seguro RC-V e a Apólice Facultativa RCF-V, pontos que têm gerado central atenção de transportadores e operadores jurídicos do Transporte Rodoviário de Cargas.

O trabalho desenvolvido, em 2025, pela assessora de Relações Institucionais, Edmara Claudino, foi apresentado por meio de vídeo, além das considerações a respeito dos principais assuntos do ambiente político e institucional em Brasília.

Relatos e atualizações sobre temas da área trabalhista foram detalhados pelo assessor jurídico, Dr. Narciso Figueirôa Junior: a audiência pública – realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) – que tratou da aplicação da Súmula 340 ao motorista comissionista; a Pesquisa CNT sobre o perfil da jornada dos caminhoneiros e a nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) referente à Contribuição Assistencial, que impacta diretamente as negociações coletivas no Transporte Rodoviário de Cargas.

A assessora jurídica da NTC&Logística, Dra. Gil Menezes, esclareceu o ofício encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com sugestões de mudanças no SIFAMA – Sistema Integrado de Fiscalização, Autuação, Multa e Arrecadação, salientando a importância de aprimorar o sistema para maior eficiência e transparência. Ela também abordou o trabalho desenvolvido pela entidade em relação ao Piso Mínimo de Frete e à fiscalização da ANTT, ressaltando o empenho contínuo da NTC&Logística em representar os interesses do setor.

No relato referente aos assuntos do Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas (DECOPE), o engenheiro e assessor técnico Lauro Valdivia expôs informações sobre a audiência realizada na ANTT, destacando pontos debatidos. Reforçou os direcionamentos dados pelo Departamento com relação ao Piso Mínimo de Frete da ANTT, além de compartilhar informações sobre o trabalho e a cooperação da NTC&Logística junto a órgãos públicos e privados, tendo representado a entidade em diversas frentes técnicas e institucionais.

No encerramento da reunião, o presidente Eduardo Rebuzzi agradeceu a dedicação e o trabalho de todos ao longo do ano de 2025, destacando a fundamental colaboração entre as diretorias, conselhos, assessorias e entidades parceiras para o fortalecimento da NTC&Logística e do Transporte Rodoviário de Cargas.

Rebuzzi enfatizou os resultados alcançados pela entidade durante o ano e, por fim, desejou boas festas a todos, expressando votos de um 2026 próspero, com novas conquistas para o setor e para todos que fazem parte da NTC&Logística.

ANTT realiza Audiência Pública para debater Piso Mínimo de Frete

ANTT realiza Audiência Pública para debater Piso Mínimo de Frete

Período de contribuições por escrito vai até 11 de dezembro de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta segunda-feira (1º/12), a Audiência Pública nº 8/2025, com o objetivo de colher sugestões para o aprimoramento da proposta de revisão da Resolução ANTT nº 5.867. A norma estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na prestação do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, conforme instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

A sessão pública foi realizada no auditório do edifício-sede da ANTT, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Agência no YouTube.

Compuseram a mesa de abertura:

  • Tales Cavalcante, ouvidor da ANTT e presidente da sessão;
  • Alam Guimarães, presidente da Audiência Pública;
  • Iana Rodrigues, secretária da Audiência;
  • José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC).

“Creio que, após os ciclos iniciais da revisão do piso mínimo de frete, esta seja a mais importante audiência pública que temos sobre o tema”, afirmou Amaral Filho. O superintendente destacou ainda que, desde outubro, a fiscalização eletrônica sobre o transporte de cargas foi intensificada, trazendo ainda mais relevância ao debate. “Nossa missão é que tenhamos a metodologia mais acertada possível, para que o frete seja justo e os preços, coerentes”, completou.

As contribuições por escrito poderão ser enviadas pelo site do Sistema ParticipANTT até as 18 horas do dia 11 de dezembro de 2025. Todas as informações específicas sobre o processo participativo também estão disponíveis, na íntegra, no site do Sistema ParticipANTT.

Free Flow na região Metropolitana de São Paulo: saiba como vai funcionar na prática

Free Flow na região Metropolitana de São Paulo: saiba como vai funcionar na prática

Pista expressa com mais fluidez e marginais livres de cobrança, dando opções de escolha aos motoristas

Com o pedágio eletrônico Free Flow da RioSP, uma empresa Motiva, a Via Dutra ganha mais praticidade e agilidade. Menos paradas e mais conforto: o motorista pode escolher o caminho e ter mais fluidez durante o deslocamento. O sistema Free Flow da região Metropolitana de São Paulo é um dos itens do contrato de concessão da concessionária junto ao poder concedente e compreende a região de São Paulo até Arujá (Km 231 ao 204).

O novo sistema, que entrará em funcionamento no dia 6 de dezembro, permite uma gestão de tráfego na região entre Arujá e São Paulo. A concessionária realizou diversas melhorias no trecho antes da implantação do Free Flow, que inclui novos acessos das pistas marginais para as expressas – antes, o motorista que estava em Guarulhos não tinha a possibilidade de acessar as pistas expressas, e sua viagem era realizada apenas pela pista marginal. Com novos acessos, o motorista pode escolher permanecer na pista marginal – gratuita – ou seguir pela pista expressa, pagando pelo Free Flow.

O Free Flow na prática

O Free Flow é um sistema de pedágio eletrônico em que a tarifa é paga sem que seja necessário parar. Ele funciona através de pórticos de leitura automática, seja da tag ou da placa do veículo.

Os pórticos instalados nos acessos às pistas expressas registram a passagem dos veículos e calculam o trecho percorrido. O valor será programado, ou seja, será pré-estabelecido conforme dia, horário da semana e feriados prolongados. Dessa forma o cliente saberá previamente o custo do deslocamento pela pista expressa por meio de placas eletrônicas instaladas nas pistas marginais.

Neste exemplo, um motorista que circula pela pista marginal da Via Dutra, saindo de São Paulo, pode optar por acessar a pista expressa no Km 228,850. Nesse ponto, uma placa informa os destinos possíveis e os respectivos valores de acordo com o trecho que será percorrido. As opções exibidas são: Rodovia Fernão Dias (R$ 0,25); Avenida Tiradentes (R$ 0,52); Aeroporto (R$ 1,37); Bairro Bonsucesso (R$ 1,44); Bairro Pimentas (R$ 2,69) e Jd. Aracília (R$ 2,82).

O motorista decide seguir até a Avenida Tiradentes, cujo acesso está localizado no Km 224,790 da pista expressa. Por esse trajeto, de aproximadamente 4 quilômetros, o valor a ser pago é de R$ 0,52. Os valores correspondem à tarifa programada para um dia útil, no horário de pico (7h), e são os mesmos valores que serão exibidos nas placas de informação ao longo da via nesses dias e horário.

Para facilitar o planejamento da viagem, a concessionária também disponibiliza uma calculadora interativa, que permite simular o valor a ser pago conforme o dia, o horário e o sentido escolhidos. Clique aqui para acessar a calculadora.

Veja como funciona:

– motoristas que utilizam a pista marginal não pagarão o Free Flow;

– motorista que optar utilizar a pista expressa, a tarifa é calculada por trecho percorrido;

– quem passar pela praça de pedágio de Arujá, que continua funcionando, e seguir pela pista expressa, nos dois sentidos, não terá cobrança adicional do Free Flow;

– com tag, o valor é debitado automaticamente na fatura da operadora, com 5% de desconto por viagem;

– sem tag, o pagamento pode ser feito de forma simples e prática pelo site pedagiodigital.com, em até 30 dias;

– o motorista pode se cadastrar previamente no site pedagiodigital.com ou no APP e receber via SMS o registro de suas passagens;

– motos pagam meia tarifa.

Como pagar

– Veículos com tag: a tarifa será debitada automaticamente na fatura da operadora contratada, com 5% de desconto, por viagem.

– Veículos sem tag: a placa será lida automaticamente, e o pagamento poderá ser realizado em até 30 dias por meio do site pedagiodigital.com ou pelo aplicativo da CCR.

Haverá também dois totens de autoatendimento para pagamento presencial da tarifa. Eles ficarão na base da concessionária São Paulo e de Arujá. Importante reforçar que a concessionária não emite boleto para o pagamento da tarifa.

Além dos totens, a concessionária também está fazendo parceria com postos de serviços às margens da rodovia para a criação de uma rede credenciada. Uma outra opção para o pagamento da tarifa para o cliente sem tag. Nesse primeiro momento, haverá disponibilidade de pagamento da tarifa no posto de serviço localizado no Km 210, no sentido São Paulo (Rede Duque).

Início dos testes e cobrança

Desde agosto, a concessionária realiza as análises de fluxos e passagens com tags ou placas dos veículos nos pórticos do Free Flow, sem cobrança de tarifa. Essa fase foi importante para ajustes nos equipamentos.

Após deliberação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em reunião realizada nesta terça-feira, dia 25/11, a cobrança tem data prevista para o dia 6 de dezembro.

Ações de orientação

Desde agosto, a concessionária realiza ações de orientação sobre o Free Flow em Guarulhos, em postos de serviços às margens da Via Dutra. O objetivo é reforçar o diálogo com os motoristas e moradores da Região Metropolitana de São Paulo, aproximando o público do novo modelo de pedágio sem cancelas – e lembrar que a cobrança ainda não começou, ou seja, não há valores sendo cobrados neste momento.

Nesse período, a RioSP já conversou com mais de 6 mil pessoas. As ações seguirão até o final do ano em diferentes pontos de Guarulhos e da Via Dutra, reforçando o compromisso da concessionária com a informação clara e acessível, garantindo uma transição segura e transparente para o novo modelo de pedágio eletrônico.

Melhorias na região

Com investimento de R$ 1,4 bilhão, uma das regiões mais movimentadas do país recebeu grandes transformações para melhorar o deslocamento das pessoas. As melhorias representam a maior transformação já realizada na rodovia, com novas faixas expressas, marginais e dispositivos de acesso, que estão redefinindo a experiência de quem trafega pelo trecho.

Entre as principais entregas estão:

– ampliação da pista expressa para três faixas por sentido, entre a Rodovia Hélio Smidt e a chegada à capital paulista;

– novo viaduto de acesso ao Aeroporto de Guarulhos, tornando a chegada mais rápida;

– nova ligação com o Viaduto do Tatuapé, facilitando o acesso à zona leste;

– três novos viadutos de conexão entre a Dutra e a Rodovia Fernão Dias, ampliando a fluidez e acesso rápido;

– novo dispositivo de retorno na região da Jacu Pêssego, no Km 213 da Via Dutra. Essa obra contribuiu para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego do local e do Trevo de Bonsucesso, uma vez que é uma nova opção de retorno para o motorista;

– readequação de 27 passarelas e implantação de nova iluminação, promovendo mais segurança aos motoristas e pedestres.

A combinação entre as obras de ampliação e modernização da Dutra e o início da operação do Free Flow representa um marco na mobilidade da região metropolitana de São Paulo, trazendo mais conforto, segurança e eficiência para todos os motoristas.

Brasil atualiza inventário nacional de emissões do transporte rodoviário após 10 anos

Brasil atualiza inventário nacional de emissões do transporte rodoviário após 10 anos

Novo levantamento orienta políticas públicas e revela avanços, desafios e mudanças no perfil das emissões do setor

O Governo Federal divulgou, nesta terça-feira (2), o Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários – Ano-base 2024, atualizando, após uma década, os dados oficiais sobre a poluição atmosférica e as emissões de gases relacionadas ao transporte rodoviário no país.

Elaborado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), sob coordenação do Ministério dos Transportes (MT) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio da Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), o estudo consolida evidências para orientar políticas públicas voltadas à qualidade do ar, à mitigação de emissões e à promoção de um sistema de mobilidade mais limpo e eficiente.

Os resultados mostram que, ao longo dos quase 40 anos de implantação do Proconve, houve queda relevante de diversos poluentes associados à combustão, especialmente a partir dos anos 2000. Entretanto, o avanço tecnológico não tem sido suficiente para conter o aumento das emissões como um todo, principalmente devido ao crescimento contínuo da frota e à maior intensidade de uso dos veículos.

Um dos destaques é a mudança no perfil do material particulado (MP): embora as emissões de combustão tenham caído, as emissões provenientes do desgaste de pneus, freios e pavimentos aumentaram e hoje representam aproximadamente metade do total do poluente.

“O documento serve como base técnica para acelerar a transição para uma matriz de transporte de baixo carbono, ampliando o uso de biocombustíveis avançados, promovendo eletrificação sustentável e planejando a logística para reduzir quilômetros rodados vazios e aumentar a eficiência energética. Estamos comprometidos em transformar esses dados em ações governamentais efetivas, que garantam mobilidade sustentável, redução das emissões de gases de efeito estufa e melhoria da qualidade do ar nas cidades brasileiras”, destaca o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides.

“O lançamento do inventário representa um passo decisivo para consolidarmos políticas públicas orientadas por evidências. O documento oferece dados essenciais para reduzir emissões, qualificar a gestão ambiental e apoiar a transição para um sistema de transporte mais limpo e sustentável, reforçando o compromisso do país com a saúde pública e a ação climática”, comenta Adalberto Maluf, secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA.

Emissões de carbono

O estudo mostra que as emissões de dióxido de carbono equivalente (CO₂eq) cresceram cerca de 8% entre 2012 e 2024, acompanhando o aumento da frota. Em 2024:

• automóveis responderam por 34% das emissões de CO₂eq;

• caminhões semipesados, por 22%;

• o CO₂ representou 97% do total das emissões do setor.

Pela primeira vez, o inventário inclui estimativas de black carbon (carbono negro), potente poluente climático de vida curta e com impactos relevantes à saúde humana. A atualização também amplia a análise de gases de efeito estufa e dos poluentes regulados pelo Proconve, organizando informações por tipo de veículo, combustível e fase do programa.

O documento cobre o período de 1980 a 2024, tornando-se instrumento central para a gestão da qualidade do ar. “O inventário atende às diretrizes da Política Nacional de Qualidade do Ar e apoia estados na atualização de seus inventários, condição necessária para acessar recursos da União”, explica David Tsai, gerente de projetos do IEMA.

Principais resultados por poluente

• Monóxido de carbono (CO) – queda de 5,5 milhões para 1 milhão de toneladas desde 1991.

• Óxidos de nitrogênio (NOx) – redução significativa desde o fim dos anos 1990; diesel representa 87% das emissões.

• Material Particulado (MP) – emissões de combustão caíram para menos de 18 mil toneladas em 2024; total de 38 mil toneladas quando somado ao desgaste.

• Carbono negro (BC) – cerca de 8 mil toneladas por combustão, com crescimento das emissões por desgaste.

• Metano (CH₄) – queda contínua desde os anos 1990; automóveis representam 45% das emissões.

• NMHC – forte redução desde os anos 1990; estabilização recente.

• N₂O – tendência de aumento associada à renovação tecnológica da frota.

• CO₂ – 270 milhões de toneladas emitidas em 2024; automóveis respondem por 42% e caminhões, por 40%.

Evolução da frota nacional

A frota brasileira ultrapassou 71 milhões de veículos em 2024. Automóveis representam 63% do total, seguidos por motocicletas (25%) e comerciais leves (9%). A frota pesada (caminhões e ônibus) chegou a 2,5 milhões de unidades.

Base de dados e próximos passos

Mais de dez anos após o levantamento anterior, a atualização contou com oficinas técnicas e ampla participação de especialistas. O estudo reforça a necessidade de aprimorar bases de dados nacionais, como fatores de emissão, deterioração e informações de licenciamento, para elevar a precisão das estimativas.

SETCEMG alerta sobre exigência de seguros para manter RNTRC ativo a partir de 2026

SETCEMG alerta sobre exigência de seguros para manter RNTRC ativo a partir de 2026

Integração de sistemas entre ANTT e Susep tornará identificação de transportadores irregulares automática; multas podem chegar a R$ 10,5 mil

O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) acendeu um sinal de alerta para transportadoras, cooperativas e caminhoneiros autônomos que atuam no transporte rodoviário remunerado. A partir de 2026, a comprovação dos seguros obrigatórios passa a ser condição indispensável para manter o RNTRC ativo – e, portanto, para operar legalmente.

A exigência deriva da Lei 11.442 e da atualização promovida pela Lei 14.599/2023, que tornaram mandatória a contratação dos seguros RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas), RC-DC (Desaparecimento de Carga) e RC-V (Responsabilidade Civil do Veículo). A Resolução 6.068 da ANTT, em vigor desde julho de 2025, vinculou esses seguros diretamente ao RNTRC para todos os veículos a diesel utilizados em transporte mediante remuneração.

Segundo o advogado e assessor jurídico do Setcemg, Márcio Américo de Oliveira Mata, cada transportador deve manter todas as apólices vigentes e portar cópias durante o deslocamento.

Ele destaca que a ANTT e a Susep trabalham para integrar totalmente seus sistemas até março de 2026. “Com essa atualização, qualquer ausência de seguro será automaticamente identificada no RNTRC, tornando o transportador irregular e impedido de operar. O embarcador que contratar um prestador sem habilitação adequada também poderá ser multado”, afirma.

As punições previstas incluem multas de R$ 550 a R$ 10,5 mil, além da possibilidade de suspensão ou cancelamento do registro. No caso de transportadores autônomos, a apólice do veículo deve ser averbada na apólice da empresa contratante para cada viagem, reforçando a responsabilidade compartilhada entre ambas as partes.

Com o aumento das exigências regulatórias, o Setcemg tem ampliado suas ações de orientação, promovendo circulares, eventos técnicos e atendimento jurídico. O objetivo é apoiar as empresas na adaptação às novas regras e evitar interrupções operacionais em um ano que promete fiscalização mais rigorosa. “Regularidade, segurança jurídica e eficiência dependem do cumprimento integral das normas”, reforça o assessor jurídico.

NTC&Logística realiza hoje, em São Paulo, a cerimônia de entrega do 23º Prêmio NTC Fornecedores do Transporte

NTC&Logística realiza hoje, em São Paulo, a cerimônia de entrega do 23º Prêmio NTC Fornecedores do Transporte

Premiação reconhece as empresas que mais se destacaram na oferta de produtos e serviços ao Transporte Rodoviário de Cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) promoverá, hoje, 2 de dezembro, a 23ª edição do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, uma das mais tradicionais iniciativas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas. Criado em 1998, o Prêmio NTC tem como objetivo reconhecer e valorizar as empresas fornecedoras que mais se destacaram em seus produtos e serviços, contribuindo para o fortalecimento e a modernização da cadeia logística nacional. O evento reunirá empresários em São Paulo, executivos e representantes do setor para celebrar as empresas eleitas como as melhores do ano.

A escolha dos vencedores é conduzida pelo Instituto DataFolha, referência nacional em pesquisas de mercado. Fundado em 1983, o Instituto é reconhecido pelo rigor metodológico e pela transparência em seus processos, assegurando que os resultados reflitam, de forma fiel e imparcial, a percepção das transportadoras sobre seus principais fornecedores. Essa parceria reforça a credibilidade do Prêmio NTC e reafirma sua relevância no cenário logístico brasileiro.

Ao todo, 16 categorias serão premiadas, abrangendo diferentes segmentos fundamentais para o Transporte Rodoviário de Cargas:

1. Montadora de Caminhões Semileves e Leves;

2. Montadora de Caminhões Médios;

3. Montadora de Caminhões Semipesados;

4. Montadora de Caminhões Pesados;

5. Montadora de Caminhões Movidos por Combustível Alternativo;

6. Fabricante de Carrocerias e Implementos;

7. Fabricante de Pneus;

8. Rastreador Eletrônico;

9. Corretora de Seguro de Cargas;

10. Softwares de Gestão;

11. Rede de Combustível;

12. Gerenciadora de Risco;

13. Instituição Financeira;

14. Meio de Pagamento Eletrônico;

15. Concessionária de Rodovias;

16. Banda de Rodagem.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destaca a relevância mercadológica do Prêmio NTC e seu impacto no setor: “O Transporte Rodoviário de Cargas é um dos principais motores da economia brasileira, e o Prêmio NTC Fornecedores do Transporte reflete essa força ao reconhecer as empresas que contribuem diretamente para o crescimento, a eficiência e a competitividade do setor. Este é um evento de extrema relevância, que evidencia o papel estratégico dos fornecedores na construção de um ambiente transportador cada vez mais sustentável, inovador e integrado às demandas do mercado”.

Consolidado como uma das principais referências de excelência e credibilidade do Transporte Rodoviário de Cargas, o Prêmio NTC Fornecedores do Transporte valoriza o compromisso com a qualidade, a eficiência e o desenvolvimento das empresas que impulsionam o progresso do setor no país.

Mais informações: assessoria@ntc.org.br 

Em São Paulo, SEST SENAT é oficialmente agraciado com Certificação Platinum do Top of Mind Brazil

Em São Paulo, SEST SENAT é oficialmente agraciado com Certificação Platinum do Top of Mind Brazil

Reconhecimento da excelência na saúde, bem-estar e qualificação profissional do trabalhador do transporte por meio dos serviços prestados

SÃO PAULO (SP) – O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) participou, nessa quinta-feira (27), no Espaço do Bosque, em São Paulo (SP), da cerimônia oficial de entrega da Certificação Platinum do Prêmio Top of Mind Brazil 2024/2025. A instituição já havia sido anunciada como vencedora em junho e recebeu o reconhecimento durante o evento realizado na capital paulista.

O SEST SENAT foi premiado em duas categorias: “Saúde e Bem-Estar para o Trabalhador do Transporte”, pelo SEST, e “Cursos na Área de Transporte”, pelo SENAT. As indicações foram realizadas pelo Inbrap (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública), responsável pela metodologia do prêmio.

O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de São Paulo, Carlos Panzan, representou a instituição na cerimônia, acompanhado por colaboradores das áreas de desenvolvimento profissional, comunicação e projetos educacionais. O evento reuniu lideranças empresariais, autoridades e representantes de diversos setores da economia.

Para a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o reconhecimento reforça a importância do trabalho realizado em todo o país. “É o reconhecimento do nosso esforço contínuo em promover saúde e qualificação profissional, impactando positivamente a vida dos trabalhadores do transporte e de suas famílias”, afirmou.

O Top of Mind Brazil adota critérios rigorosos, baseados em pesquisas de opinião pública, análise de marca, impacto social e compromisso institucional. A Certificação Platinum confirma o SEST SENAT como referência nacional em credibilidade, qualidade e inovação.

Economia: expectativas para o Brasil em 2026

Economia: expectativas para o Brasil em 2026

A economia brasileira vai continuar desacelerando até o fim deste ano e em 2026 devido aos juros elevados, aumento da inadimplência e alto grau de endividamento das famílias, e o PIB deve crescer 2,1% neste ano e 1,8% em 2026, segundo o economista Antonio Lanzana

A economia brasileira vai continuar desacelerando até o fim deste ano e em 2026 devido aos juros elevados, aumento da inadimplência e alto grau de endividamento das famílias. A estimativa é de Antonio Lanzana, economista e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua palestra anual sobre “Cenário Econômico Global e Brasileiro – Perspectivas e Impactos nos Negócios em Ano Eleitoral” – durante evento de confraternização do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), realizado em São Paulo, o economista destacou vários pontos para serem observados: o crédito está crescendo num ritmo menos acentuado, e o PIB deve crescer 2,1% neste ano e 1,8% em 2026.

Como exemplo de que a atividade econômica está caindo fortemente em relação ao que cresceu no ano passado, Lanzana mostrou que, de janeiro a setembro de 2024 em relação aos nove meses de 2023, o crescimento da indústria era de 3,1% e, no mesmo período deste ano, cresceu somente 1%. O comércio, que teve expansão de 4,1% nos nove meses do ano passado, avançou 0,7% até setembro, e o setor de serviços se manteve estável em 3,1%.

“A produção de bens de capital e de consumo durável são produtos que dependem de juros. Então, alguns segmentos da indústria brasileira são literalmente arrasados com uma taxa de juros desse nível. O comércio também está desmoronando, e o setor de serviços vem mantendo o crescimento porque é influenciado, fundamentalmente, por transferências governamentais”, disse o economista.

Mas o mercado de trabalho está pressionado, com o número de empregados crescendo em ritmo menor – 0,8% ao ano em 2023/2025, contra 1,2% nos dois anos anteriores – devido aos benefícios sociais. “A população em idade de trabalho está crescendo cada vez menos. Há um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mostra que, de cada duas famílias que recebem Bolsa Família, uma delas deixa de procurar emprego para não perder o benefício, o que tem provocado escassez de mão de obra.”

Segundo Lanzana, o que manteve a economia ainda em crescimento, mesmo com uma taxa de juros elevada, e evitou que país entrasse em recessão é a evolução do crédito mesmo com juros elevados, a defasagem da política monetária e os gastos públicos. Ele lembra que o crédito para pessoa física vinha crescendo fortemente em 12% ao ano, mas agora está arrefecendo por causa do número de inadimplentes que cresceu 9,0% em setembro de 2025 em relação a 2024. “Existem hoje, no Brasil, quase 80 milhões de consumidores inadimplentes, que devem quase R$ 500 bilhões, levando os bancos a reduzirem a oferta de crédito.”

O economista destacou que os efeitos da taxa de juros elevada não são imediatos. “Estamos sentindo agora os impactos dos juros, que vieram subindo ao longo do tempo e vão continuar altos, encerrando o ano em 15,0% e caindo para 12,25% em 2026. O câmbio, ainda muito volátil, pode fechar o ano em torno de R$ 5,40.”

Como efeito das taxas de juros sobre a indústria, o economista citou que a produção de bens de capital teve redução de 2,4% no terceiro trimestre de 2025 em relação a igual período de 2024, enquanto que, no quarto trimestre de 2024 sobre 2023, teve crescimento de 14,15%.

A produção de bens de consumo duráveis avançou somente 1,2% no terceiro trimestre deste ano comparado com igual período de 2024, enquanto que, no quarto trimestre de 2024, havia crescido 17,1% em relação a 2023.

Economia internacional

Em sua apresentação, Lanzana mostrou que, no cenário mundial, estamos vivendo em 2025 uma mudança muito grande devido às medidas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Houve encerramento de um período que começou no pós-guerra, praticamente destruindo todo o modelo que o mundo trabalhou, com um novo ponto de partida que a gente sabe que começou, mas não sabe onde vai parar. Pode ser que a situação se mantenha com esse aumento brutal de tarifas ou tenha uma reversão do cenário com a eleição de um democrata americano.”

Com o aumento da tarifa, a intenção de Trump é elevar a arrecadação pública, porque os Estados Unidos têm um déficit público muito grande. Também pretende forçar os países a se alinharem aos interesses americanos, aumentar investimentos na indústria e expandir a produção para recuperar empregos perdidos. “Mas a indústria que ele quer substituir é muito mais intensiva em tecnologia do que em criação de empregos”, disse Lanzana e destacou que a maior parte da geração de emprego na economia americana vem do serviço, que representa 80% do PIB do país.

Ao mesmo tempo, Trump pretende fazer um controle migratório, que era a sua bandeira de campanha, e desvalorizar o dólar no mundo para aumentar as exportações americanas e reduzir despesas com órgãos multinacionais, como a Organização Mundial da Saúde e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAM).

China tem alto poder de negociação

Na avaliação de Lanzana, Trump cometeu um erro grave ao subestimar a capacidade de negociação da China, que joga estrategicamente há muito tempo. “A China tem um poder de negociação enorme com as terras raras e medicamentos. Assim como o Brasil, o mundo tem uma dependência enorme por medicamentos importados da China.”

Em sua apresentação, o economista destacou que a China pode ser uma beneficiária desse novo processo porque investiu pesadamente em tecnologia, e a sua competitividade, hoje, é muito mais forte em tecnologia do que era em relação à mão de obra barata. Além disso, vem reduzindo a dependência do petróleo com investimentos em energia limpa.

Mas a China tem suas fragilidades, com a queda da população e envelhecimento das pessoas. “Todo o controle populacional reflete agora a falta de mão de obra, e ainda há a dificuldade para aumentar o consumo interno por causa do empobrecimento das pessoas, causado pelo impacto do mercado imobiliário, com o preço do imóvel desmoronando”, disse Lanzana. “Há, ainda, a dívida das províncias da China, estimada em US$ 9 trilhões.”

Como será o cenário mundial

Como consequências dessa disputa entre Estados Unidos e China pela hegemonia mundial, haverá uma redução do comércio global e dos investimentos, além de um desarranjo das cadeias produtivas e aumento de custos de produção e da inflação nos Estados Unidos.

Em curto prazo, ocorrerá uma redução de crescimento do PIB mundial, atingindo 3,2% em 2025 e 3,1% em 2026. Os Estados Unidos terão avanço de 2,0% neste ano e 2,1% em 2026.

A China terá perda de fôlego na economia e crescerá menos este ano em relação ao ano passado, reduzindo a expansão de 5,0% para 4,8% e chegando a 4,2% em 2026. O Japão terá um crescimento modesto de 1,1%, caindo para 0,6% em 2026. A Zona do Euro avançará 1,2% neste ano e 1,1% em 2026, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No médio e longo prazo, haverá redução da eficiência e da produtividade da economia americana e um novo multilateralismo com menor presença dos Estados Unidos. “O novo quadro será liderado pela China, Europa e os emergentes mais influentes. Também haverá uma reorganização das cadeias globais de produção, e os países europeus aumentarão gastos com defesa, principalmente a Alemanha, e haverá aumento de juros, levando à valorização do euro”, prevê o economista.

Impactos sobre o Brasil

Segundo Lanzana, nos últimos anos o mundo organizou suas cadeias produtivas olhando a deficiência econômica; agora, as decisões envolvem também questões geopolíticas, e o Brasil é considerado um fornecedor confiável. “Isso pode levar o Brasil a ocupar um espaço maior do que ocupou nos últimos anos.”

Há, no entanto, incertezas sobre futuros acordos dos Estados Unidos com a China, que poderão impactar o agronegócio na exportação de soja. Outro fator que preocupa é que a China produz 32% da manufatura mundial e consome 12%. Com esse excesso de oferta, buscará outros mercados, com preços mais competitivos. “Um dos caminhos que a China vai explorar é aumentar as exportações para o sul global.”

Governo de São Paulo mira turismo do interior com concessão de 520 quilômetros de rodovias

Governo de São Paulo mira turismo do interior com concessão de 520 quilômetros de rodovias

Concessão da Rota Mogiana, que atravessa 19 cidades, tem investimento previsto de R$ 8,9 bilhões

O governo de São Paulo planeja usar a concessão da Rota Mogiana, que envolve 520 quilômetros de rodovias, para impulsionar o turismo no interior do Estado. Com um investimento previsto de R$ 8,9 bilhões, as estradas atravessam 19 municípios, cujas atividades turísticas incluem comércio de flores e vinícolas, a exemplo de Holambra (SP) e Ribeirão Preto (SP).

Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, a concessão da Rota Mogiana à iniciativa privada valerá por 30 anos. O leilão vai acontecer em fevereiro do próximo ano.

A gestão prevê obras que incluem duplicação de pista em 217 quilômetros; implantação de terceira faixa em 138 quilômetros, e adequação ou construção de 135 pontos de ônibus.

35 novas lombadas eletrônicas estão sendo implementadas nas rodovias em Pernambuco

35 novas lombadas eletrônicas estão sendo implementadas nas rodovias em Pernambuco

Segundo o DER-PE, a ampliação do monitoramento eletrônico abrangerá corredores estratégicos como a BR-232, PE-060, PE-009, PE-024 e PE-160, que recentemente receberam novos controladores e redutores de velocidade

As rodovias estaduais de Pernambuco estão recebendo 35 novos radares de velocidade, popularmente conhecidos como lombadas eletrônicas. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), esse novo quantitativo se juntará aos atuais 64 equipamentos que já foram instalados e estão em pleno funcionamento nos principais corredores estaduais, totalizando 99 pontos de fiscalização eletrônica previstos.

Ainda de acordo com o DER-PE, a ampliação do monitoramento eletrônico abrangerá corredores estratégicos como a BR-232, PE-060, PE-009, PE-024 e PE-160, que recentemente receberam novos controladores e redutores de velocidade. Entretanto, as localizações exatas dos novos radares serão informadas de forma gradativa, conforme publicações das portarias no Diário Oficial do Estado (DOE).

Todos os equipamentos serão ativados, inicialmente, em fase educativa, sem emissão de autuações, para que os condutores se adaptem aos limites regulamentados e à sinalização instalada.

De acordo com o DER-PE, a fase educativa, que acontece em localidades onde não existiam radares eletrônicos, seguirá por 15 dias após a instalação. Com relação aos equipamentos que foram substituídos, as atuações começam ser feitas 24 horas após a portaria ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

As novas implementações integram o programa permanente de modernização da malha rodoviária, que tem o objetivo de reforçar o compromisso do órgão em reduzir sinistros, ordenar o tráfego e proteger a vida dos motoristas.

Conforme o Departamento, a expansão ampliará o monitoramento de velocidade em regiões com alto fluxo de veículos, áreas urbanizadas e trechos classificados como críticos pelos estudos técnicos conduzidos pelo DER-PE.

“Os radares não são instrumentos de punição. Eles são equipamentos de proteção. A presença deles obriga o motorista a reduzir a velocidade, melhora o tempo de reação, diminui colisões frontais e atropelamentos, e cria um ambiente mais seguro para todos. Cada radar é, na prática, um ponto permanente de prevenção”, destacou o diretor de Trânsito e Faixa de Domínio do DER-PE, Laudevino Vilela.

Redução de acidentes

De acordo com o DER-PE, a literatura técnica e estudos estatísticos nacionais apontam que cada radar instalado evita, em média, três óbitos por ano, além de reduzir, aproximadamente, 34 sinistros no trecho onde opera.

Com isso, o DER-PE estima que, com a operação total dos 99 equipamentos de fiscalização eletrônica, 297 vidas são salvas por ano e 3.366 sinistros são evitados em rodovias pernambucanas. A estimativa atual do órgão, com os 64 equipamentos já ativos, é que 192 vidas sejam preservadas anualmente, enquanto cerca de 2.176 sinistros deixam de ocorrer.

Radares

De acordo com o DER-PE, radares utilizam tecnologia moderna, com sensores não intrusivos, sistema OCR (reconhecimento óptico de caracteres) e medição por faixa de tráfego, garantindo maior precisão em rodovias com múltiplas pistas.

Além de registrar infrações de forma automatizada, os equipamentos captam imagens de alta resolução, inclusive durante a noite, e são certificados pelo Inmetro, o que assegura confiabilidade e rigor técnico no processo de fiscalização.

Todos os dispositivos são totalmente integrados ao sistema estadual, permitindo maior agilidade no processamento das informações e contribuindo para a fluidez do tráfego.

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

Estimativa para o PIB é 2,16% em 2025

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 4,45% para 4,43% este ano. A estimativa foi publicada no Boletim Focus desta segunda-feira (1º/12), divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2026, a projeção da inflação variou de 4,18% para 4,17%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 3,8% e 3,5%, respectivamente.

Pela terceira semana seguida, a previsão foi reduzida, após a divulgação do resultado da inflação de outubro, a menor para o mês em quase 30 anos. Com isso, a estimativa alcançou o intervalo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC.

Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

A redução na conta de luz puxou a inflação oficial para baixo e fez o IPCA fechar outubro em 0,09%, o menor para o mês desde 1998, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, o índice havia marcado 0,48%. Em outubro de 2024, a variação havia sido de 0,56%.

Com esse resultado, a inflação acumulada em 12 meses é 4,68%, a primeira vez, em oito meses, que o patamar fica abaixo da casa de 5%. No entanto, ainda acima do teto da meta do CMN.

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic – definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. O recuo da inflação e a desaceleração da economia levaram à manutenção da Selic pela terceira vez seguida, na última reunião, no mês passado.

No entanto, o colegiado não descarta a possibilidade de voltar a elevar os juros “caso julgue apropriado”.

Em nota, o BC informou que o ambiente externo se mantém incerto por causa da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais. Já no Brasil, a autarquia destacou que a inflação continua acima da meta, apesar da desaceleração da atividade econômica, o que indica que os juros continuarão altos por bastante tempo.

A estimativa dos analistas de mercado é que a taxa básica encerre 2025 nesses 15% ao ano. Para o fim de 2026, a expectativa é que a Selic caia para 12% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 9,5% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida; isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando a taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Transição de conhecimento, liderança e networking marcam o segundo e terceiro dia do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Transição de conhecimento, liderança e networking marcam o segundo e terceiro dia do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

O segundo dia (28) do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM começou cedo, no Club Med Lake Paradise, com a COMJOVEM + SAÚDE – Running, a realização de uma corrida de 3 ou 7 quilômetros. Após o café da manhã, a programação teve início no Centro de Convenções, com a primeira e descontraída intervenção do Circo Vox – o quadro “Jornal do Amanhã” –, preparando o público para os debates relevantes e momentos de inspiração que viriam a seguir.

Na ocasião, também foram realizadas as entregas das medalhas do programa COMJOVEM + Saúde, que reconheceu o desempenho de jovens empresários e executivos no ranking anual da iniciativa. Os vencedores desta edição foram: Eider Castro, do Núcleo da COMJOVEM do Centro-Oeste Mineiro; Janaína Moreira, também do Centro-Oeste Mineiro; Daniel Lopes, do Núcleo da COMJOVEM de Campinas, e Felipe Serrano, do Núcleo de São Paulo.

Antes do início oficial da programação de conteúdo, a atual composição da Coordenação Nacional da COMJOVEM foi apresentada: Hudson Rabelo, novo coordenador nacional; Jéssica Caballero, vice-coordenadora nacional, e Ítalo Grativol, vice-coordenador nacional, subiram ao palco para suas manifestações.

Hudson Rabelo agradeceu a confiança depositada em seu nome e destacou a responsabilidade de assumir um projeto com 18 anos de história. “É uma honra imensa assumir essa Coordenação. Nada se constrói sozinho, e a COMJOVEM é, acima de tudo, um trabalho em equipe. Vamos seguir mais próximos, trabalhando juntos todas as semanas, ouvindo os Núcleos Regionais, recebendo ideias e feedbacks, e mantendo o compromisso de levar conhecimento, integração e desenvolvimento para jovens empresários de todo o Brasil. Sou grato à minha trajetória na Comissão e a todos que me acompanharam nesses nove anos. Conto com cada um de vocês para mantermos a COMJOVEM forte, unida e representativa.”

Jéssica Caballero agradeceu a oportunidade de integrar a nova gestão. “É uma alegria e uma honra fazer parte deste momento. Desde que recebi o convite para compor a Coordenação, fui acolhida com carinho pelo André de Simone, pelo Hudson Rabello e por toda a equipe. Tive a felicidade de acompanhar mulheres incríveis que abriram caminho na COMJOVEM, como Priscila Zanetti, Joyce Bessa, Ana Jarrouge e tantas outras, que inspiram nossa atuação. Seguir nesta Vice-Coordenação é muito especial, e estou pronta para permanecer contribuindo com dedicação, equilíbrio e parceria. Trabalharemos juntos para fortalecer a Comissão e apoiar os jovens que estão chegando.”

Por fim, Ítalo Grativol compartilhou sua emoção ao assumir o cargo e destacou o impacto da COMJOVEM em sua vida. “Estar aqui, pela primeira vez como vice-coordenador nacional, é emocionante. Quando recebi o convite, foi uma mistura de orgulho e responsabilidade, porque sei a dimensão do trabalho e da representatividade dessa Comissão. Entrei na COMJOVEM em 2011 e posso afirmar que ela transformou minha trajetória profissional e pessoal. Sou grato ao André de Simone, que me apresentou à Comissão, e ao presidente Eduardo Rebuzzi, que sempre valorizou nosso trabalho no Núcleo do Rio de Janeiro. Assumo esta missão com o compromisso de manter o nível elevado que a COMJOVEM conquistou ao longo dos anos. Aos jovens que estão começando, aproveitem cada oportunidade. A COMJOVEM tem muito a oferecer”.

Palestras do segundo dia 

Na sequência, o neurocientista Dr. Fabiano Moulin apresentou a palestra “O Cérebro sob Estresse”, aprofundando conceitos modernos da neurociência sobre como o estresse impacta a saúde, o desempenho e a tomada de decisão no ambiente corporativo. O especialista explicou que o estresse não é, por si só, um inimigo, mas um sinal fisiológico de que algo precisa mudar, destacando modelos como o NUTS (novidade, imprevisibilidade, ameaça e sensação de baixo controle) e reforçando a diferença entre estresse saudável e sobrecarga. Com exemplos práticos, abordou temas como burnout, segurança emocional, gestão de energia, âncoras de segurança e a importância de rotinas que cultivem descanso profundo. A palestra conectou ciência e aplicação prática, oferecendo aos participantes ferramentas para fortalecer resiliência e bem-estar, e foi seguida de debate com o público, reforçando a necessidade do cuidado integral com as pessoas no setor de transporte.

Após a palestra, a vice-presidente extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística, Joyce Bessa, subiu ao palco e convidou Fabiano Sant’Ana, CEO da Domani Global, para apresentarem juntos o “Momento Domani Global”. Na ocasião, Joyce e Fabiano trouxeram ao público a parceria da empresa com a NTC&Logística, demonstrando uma visão prática sobre a necessidade de incorporar sustentabilidade à gestão das empresas do TRC. Foi destacada a importância da mensuração de emissões e da neutralização de carbono em eventos e operações, bem como salientados os impactos da recém-aprovada Lei 15.042, que estrutura o mercado regulado de carbono no Brasil. Também foi alertado como empresas do setor já precisam se preparar para obrigações de reporte e planos de redução. O CEO da Domani também expôs as soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa, como diagnósticos ESG, inventários de GEE, inteligência artificial aplicada à sustentabilidade e modelos de simulação financeira.

A programação seguiu com o Momento Frota Advisor, conduzido pelos criadores do aplicativo, Franco Gonçalves (coordenador do Núcleo do Sul de Santa Catarina);  Guilherme Elias (coordenador do Núcleo da Bahia) e André de Simone, sócios do projeto. Eles explicaram a evolução do projeto desde sua concepção na COMJOVEM, quando foi vencedor dentre mais de 20 iniciativas apresentadas por Núcleos de todo o país, até o desenvolvimento técnico final. O Frota Advisor, que nasce de uma iniciativa da NTC&Logística e da COMJOVEM, foi oficialmente lançado durante o evento e já está disponível nas lojas de aplicativos para smartphones. A ferramenta conecta motoristas, transportadoras e prestadores de serviço, oferecendo uma rede confiável para manutenções emergenciais, avaliação de oficinas e serviços por reputação e localização, fortalecendo a infraestrutura de confiança necessária para a logística brasileira.

O momento “COMJOVEM Convida” começou com o coordenador nacional da Comissão, Hudson Rabello, e os vices-coordenadores, Jéssica Caballero e Ítalo Grativol, subindo ao palco e convidando Daniel Martin Ely, VP Executivo da Randoncorp e COO da Rands para a palestra “O líder em transformação”. Amparado por sua trajetória em inovação, cultura organizacional e futuro do trabalho, Daniel apresentou os desafios de liderar em um mundo que deixou de ser apenas óbvio ou complicado para se tornar complexo, caótico e desordenado. Ele discutiu a diferença entre gestor e líder, ressaltando que “o bom gestor está contido na liderança, mas é preciso mais” e acentuou que a liderança contemporânea exige autoconsciência, vulnerabilidade, capacidade de inspirar, lógica de abundância e construção coletiva. A palestra também trouxe reflexões sobre cultura, inovação disruptiva, burnout das lideranças, ambidestria organizacional e a necessidade de criar movimentos inspiradores em vez de controlar processos, encerrando com o conceito de que o líder transformacional atua como curador da cultura e agente de aceleração da mudança.

Em seguida, os líderes nacionais da COMJOVEM convidaram Raisa Drumond, diretora de Logística da Continental Log e integrante ativa da Comissão, para apresentar o conteúdo “Entre desafios e conquistas: uma jornada de cura e propósito”. Em um dos momentos mais emocionantes do evento, Raisa compartilhou sua experiência ao enfrentar o câncer e refletiu sobre a resiliência, o autoconhecimento e a mudança de perspectiva que esse processo trouxe para sua vida. Ela destacou a importância do apoio da família, dos amigos e da própria COMJOVEM nessa trajetória que, em 2025, completa cinco anos, reforçando como desafios pessoais podem se transformar em força, propósito e inspiração para lideranças do setor.

Finalizando o conteúdo técnico do segundo dia do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM, aconteceu o Encontro “Com Elas”, um espaço dedicado ao debate sobre a presença feminina no setor. O momento abordou os desafios enfrentados pelas mulheres no transporte e na sociedade, trazendo considerações sobre liderança, equidade e construção de oportunidades, além de discutir caminhos para conciliar as responsabilidades pessoais com as demandas da vida corporativa.

Os participantes do evento se reencontraram à tarde no “Evento Tardezinha COMJOVEM – Sunset”, para um momento de festa e descontração.

Terceiro e último dia

O terceiro e último dia da programação oficial do evento começou às 9 horas, no Centro de Convenções, oportunidade em que o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, anunciou a criação do Conselho COMJOVEM, que será formado pelos ex-coordenadores nacionais e ex- vice-coordenadores nacionais, e terá como objetivo auxiliar a atual Coordenação.

“A criação do Conselho COMJOVEM é um passo fundamental para garantir a continuidade e a solidez desse projeto que já transformou tantas trajetórias. Reunir ex-coordenadores e ex-vice-coordenadores em um grupo consultivo é preservar a memória, o conhecimento e a essência da Comissão. São líderes que viveram desafios reais, construíram caminhos e deixaram legados importantes. Agora, eles passam a apoiar a nova coordenação com visão estratégica, experiência prática e equilíbrio”, destacou Rebuzzi. 

Em seguida, o ex-coordenador nacional da COMJOVEM e atual vice-presidente extraordinário para Novos Negócios da NTC&Logística, André de Simone, apresentou a nova edição da campanha “Ação do Bem”, que passa a ter como foco o apoio às famílias atingidas pela recente catástrofe no Paraná. André relembrou o histórico do projeto, criado durante o Encontro Nacional da COMJOVEM e já responsável por mobilizações solidárias em diferentes regiões do país, incluindo doações para hospitais, lares de idosos e comunidades vulneráveis.

Neste ano, a iniciativa será direcionada para a arrecadação de recursos destinados à compra de materiais de construção, como telhas, tijolos, portas e cimento, para auxiliar na reconstrução de moradias destruídas pelos recentes desastres naturais. A campanha funcionará por meio da venda de cotas solidárias de R$ 250, com meta inicial de 100 cotas, reforçando o espírito de união e propósito que marca a trajetória da COMJOVEM.

O assessor técnico da NTC&Logística, engo Lauro Valdivia, explanou duas novas ferramentas estratégicas para apoiar a gestão das transportadoras. A primeira foi o Portal de Simuladores de Custos & Fretes, que reúne modelos práticos para cálculo e avaliação de fretes, com módulos já disponíveis para carga geral, lotação e novas funcionalidades em desenvolvimento. Na sequência, o SIT – Sistema de Informação Técnica do TRC, plataforma que integra indicadores, análises e publicações técnicas, facilitando o acesso a dados essenciais para planejamento e compliance. Ambas as ferramentas visam padronizar informações, simplificar análises e dar mais precisão ao processo de formação de tarifas no setor.

“A NTC&Logística tem se dedicado a transformar conhecimento técnico em ferramentas práticas para o dia a dia das transportadoras. O SIT e o Portal de Simuladores representam um avanço importante na forma de consultar dados, projetar cenários e calcular custos. Nosso propósito é oferecer instrumentos confiáveis e atualizados, que tragam mais segurança e precisão às decisões das empresas. Essa é apenas mais uma etapa do processo de modernização técnica do TRC, que continuará avançando nos próximos meses”, relatou Lauro.

A programação de conteúdo do terceiro dia continuou com a palestra “Construir, Escalar e Impactar”, proferida por Guy Peixoto Neto, empreendedor serial e CEO da Bravu Scaling. Durante sua explanação, Guy compartilhou aprendizados adquiridos ao longo de mais de 20 anos, liderando e escalando empresas em diferentes setores. Enfatizou que o crescimento sustentável depende da capacidade de o líder equilibrar alta performance com autocuidado. A partir do arquétipo do “líder-guerreiro”, ele mostrou como muitos gestores carregam pesos excessivos, acumulam funções e se aproximam do esgotamento, reforçando que “liderar não é fazer por todos, é garantir que todos façam sem você”. O palestrante também apresentou dados sobre burnout na liderança, discutiu o impacto da vulnerabilidade como ferramenta de confiança e colaboração, e introduziu os cinco pilares para liderar sem se esgotar: confiança, time certo, clareza, prioridades e ritmo, apontando como cada um deles influencia a produtividade, cultura organizacional e saúde emocional.

Marcela Montenegro, sócia-diretora da Manumonte Transportes, psicóloga e vice-coordenadora do Núcleo da COMJOVEM RJ, fez uma reflexão sobre a importância da governança na sustentabilidade das empresas do TRC. De forma prática e direta, destacou como a falta de estrutura, clareza de papéis e excesso de urgência no operacional comprometem o crescimento, reforçando que “empreender é construir, mas sustentar exige governar”. Compartilhou ainda os principais aprendizados de seu Projeto Aplicativo desenvolvido no ITL (Instituto de Transporte e Logística), do Sistema Transporte, que identificou desafios comuns em empresas familiares do setor e mostrou como a organização da tomada de decisão é fundamental para garantir evolução consistente.

Finalizando a programação de conteúdo do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM, o fundador e CEO da Biscoitê, Raul Matos, subiu ao palco para a palestra “Crie o Impossível”, em um dos momentos mais aguardados do evento. Empreendedor do Ano pela EY e referência nacional em inovação e construção de marcas, Raul compartilhou sua jornada de mais de 23 anos desenvolvendo negócios, cultura e propósito, assinalando que “ninguém constrói o futuro sem honrar o passado”. Ratificou que valores sólidos e raízes bem definidas aceleram o crescimento, registrando que, em um mundo dominado pela tecnologia e pela inteligência artificial, somente marcas humanas, com alma e significado, deixarão legados duradouros. Ao conectar inovação, criatividade, sensibilidade e estratégia, Raul provocou os empresários a enxergarem além do óbvio e, ao encerrar sua palestra, conduziu o público a refletir sobre fé, visão de futuro e coragem para transformar realidades, sublinhando que “a fé é o dom de enxergar o futuro com os olhos que o presente ainda não tem”.

Em seguida, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o coordenador nacional da COMJOVEM, Hudson Rabello, e os vice-coordenadores, Jéssica Caballero e Ítalo Grativol, subiram ao palco para o fechamento da programação de conteúdo.

“Encerramos mais uma edição do Encontro Nacional da COMJOVEM com a certeza de que seguimos construindo um setor cada vez mais unido, preparado e representativo. As palestras deste Congresso trouxeram reflexões essenciais sobre liderança, inovação, bem-estar, governança e propósito, temas que dialogam com os desafios e as transformações do cotidiano do transporte. Esse conteúdo fortalece nossas empresas e inspira nossas pessoas. Quero parabenizar o André de Simone pela trajetória exemplar à frente da Comissão e agradecer a todos os participantes, coordenadores, núcleos e patrocinadores que tornaram possível este encontro. Seguiremos trabalhando juntos para consolidar o presente e projetar o futuro do nosso setor”, destacou Rebuzzi.

Os membros da COMJOVEM permaneceram no Centro de Convenções para a realização da tradicional reunião da Comissão, quando foram expostas informações importantes e confirmados os pilares estratégicos que guiarão o trabalho nacional. A Coordenação também apresentou o panorama atualizado dos Núcleos, os indicadores do ciclo anterior e o calendário das principais campanhas, como “COMJOVEM Salva Vidas” e “Rota da Vida”. Na oportunidade, o assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística, Rodrigo Bernardino, explicou para os presentes o trabalho desenvolvido pela Associação junto à Coordenação Nacional para a escolha dos representantes da Comissão, e os critérios levados em consideração. O encontro serviu ainda para debater temas relevantes para a continuidade e fortalecimento das ações conduzidas pela Coordenação Nacional e pelos Núcleos de todas as regiões do país, alinhando expectativas, diretrizes e prioridades para o próximo ano.

Com a tarde livre, os participantes do evento se reencontraram depois, com muita alegria e animação, no “Black&White”, o jantar de encerramento patrocinado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Na abertura do jantar, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; o vice-presidente, Antonio Luiz Leite; o vice-presidente da FETCESP, José Maria Gomes; o vice-presidente de Transporte Rodoviário de Cargas da CNT e patrono da COMJOVEM, Flávio Benatti; o coordenador nacional da COMJOVEM, Hudson Rabello; os vice-coordenadores nacionais, Jéssica Caballero e Ítalo Grativol; o ex-coordenador nacional André de Simone e Glauco Juliato, consultor comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus, subiram ao palco para agradecer e celebrar os resultados de mais uma edição do Encontro Nacional.

Flávio Benatti destacou a importância da parceria histórica com a Volkswagen e o impacto da Comissão na renovação do setor. “A Volkswagen acredita no transporte e acredita nos empresários do TRC, e por esse apoio constante, ao longo de 18 anos, nós só temos gratidão. A COMJOVEM é hoje uma das maiores forças de renovação do nosso setor, um espaço que forma líderes, constrói valores e fortalece o futuro do TRC. Ver a Volkswagen ao nosso lado desde o início mostra o quanto essa parceria é sólida e essencial para o desenvolvimento das novas gerações.”

Em prosseguimento, o presidente Eduardo Rebuzzi agradeceu à montadora pelo apoio institucional e reforçou a importância do alinhamento entre indústria e entidades. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem sido uma parceira fundamental da NTC&Logística e da COMJOVEM. Essa união entre representantes do setor e a indústria é o que permite avançarmos em pautas importantes, incentivarmos inovação e fortalecermos a competitividade das nossas empresas. Em nome da NTC, deixo nosso agradecimento e reconhecimento por todo o apoio que tem nos acompanhado ao longo dessa trajetória.”

Por fim, Glauco Juliato reforçou o orgulho da Volkswagen em fazer parte da história da COMJOVEM e do TRC. “Para nós, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, é uma honra caminhar junto com a COMJOVEM desde os seus primeiros passos. Acreditamos profundamente nesse projeto e na força das lideranças que ele forma. Estar presente na história da Comissão e no dia a dia das empresas de transporte nos enche de orgulho. A Volkswagen nasceu para servir o setor e seguirá ao lado de vocês, apoiando, inovando e entregando soluções que acompanhem o crescimento das transportadoras brasileiras.”

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Realização

NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Entidade Anfitriã

FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Sindicatos Filiados

Patrocínio

Astra Capital

Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas

Easydoc

Geotab

Rands

SpeedMax

TGID

TOTVS

Transpocred

TruckPag

Volkswagen Caminhões e Ônibus

Apoio Institucional

Sistema Transporte – CNT / SEST SENAT / ITL

FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

Braspress

Unidades do SEST SENAT são reconhecidas no 19º Encontro Na Mão Certa por ações do Projeto Proteção

Unidades do SEST SENAT são reconhecidas no 19º Encontro Na Mão Certa por ações do Projeto Proteção

Evento da Childhood Brasil destacou a atuação do SEST SENAT na proteção de crianças e adolescentes, e premiou seis unidades pelo desempenho no Projeto Proteção

Durante o 19º Encontro Anual do Programa Na Mão Certa, promovido pela Childhood Brasil em São Paulo (SP), nessa terça-feira (25), seis Unidades do SEST SENAT foram reconhecidas por suas ações no âmbito do Projeto Proteção, iniciativa de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A cerimônia reconheceu Unidades do SEST SENAT que se destacaram por ações inovadoras e pela capacidade de mobilizar públicos estratégicos para o fortalecimento do Projeto Proteção. Entre as Unidades que atuam desde 2024, foram homenageadas como Guardiãs: Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE) e Barra Mansa (RJ). Já as Unidades que ingressaram no Projeto em 2025 receberam o título de Sentinelas: Lages (SC), Nova Friburgo (RJ) e São José do Rio Preto (SP). Esse reconhecimento público evidencia o compromisso institucional com a proteção da infância e adolescência, reforçando que a prevenção exige extensão e consistência no tempo.

A analista da Gerência Executiva de Promoção Social do SEST SENAT, Raíssa Osório, que representou a instituição no evento, destacou a importância do trabalho em conjunto para o sucesso do Projeto. “Nada do que fazemos se sustenta sozinho. O impacto que buscamos só se realiza quando trabalhamos de forma integrada com empresas, gestores públicos, órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, trabalhadores do transporte e comunidades inteiras”, ressaltou.

O destaque às seis Unidades reforça que o enfrentamento à exploração sexual infantil exige articulação permanente entre instituições, transportadores e sociedade. Ao reconhecer tanto Unidades experientes quanto recém-ingressantes, o encontro evidencia a importância de expandir a rede e manter a continuidade das ações em todo o país.

O SEST SENAT foi representado também pela gerente de Relacionamento Corporativo, Jamile Antunes, e pela supervisora do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio de Janeiro, Marli Piay.

Como o Proteção atua?

O Proteção é um projeto desenvolvido pelo SEST SENAT, em parceria com a Childhood Brasil, que promove o direito das crianças e dos adolescentes em todo o país. O Projeto visa conscientizar e sensibilizar os trabalhadores do setor de transporte e toda a sociedade sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual, passando a atuar como agentes de proteção em todo o Brasil, por meio de:

  • capacitação temática de profissionais nas Unidades Operacionais;
  • ações de sensibilização sobre a violência sexual;
  • incentivo e orientação para denúncias;
  • realização de campanhas, palestras, cinedebates e rodas de conversa.

Denuncie

Em caso de suspeita ou confirmação de violência contra crianças ou adolescentes, procure imediatamente um dos seguintes canais de denúncia:

Polícia Militar: 190

Polícia Rodoviária Federal: 191

Disque Direitos Humanos: 100

Mira Transportes investe em treinamento especializado e bem-estar dos motoristas para maior eficiência logística

Mira Transportes investe em treinamento especializado e bem-estar dos motoristas para maior eficiência logística

Empresas promovem capacitação, tecnologia e saúde ocupacional para garantir a segurança e a integridade dos itens transportados

A segurança é um dos principais fatores para o sucesso de uma transportadora. Tecnologias de rastreamento, protocolos específicos e monitoramento constante fazem parte do cotidiano da maioria das transportadoras. O treinamento dos motoristas, porém, é um fator primordial para o sucesso das operações, principalmente quando os caminhões transportam cargas valiosas ou itens importantes.

Uma pesquisa recente realizada pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) registrou que, apesar de uma queda no número absoluto de roubos de cargas em São Paulo, houve aumento de 22,5% no valor médio das perdas por crime, passando de R$ 72,4 mil em 2024 para R$ 88,7 mil em 2025. O levantamento evidencia que os criminosos vêm direcionando suas ações para cargas de maior valor agregado, como alimentos, medicamentos, eletroeletrônicos, cosméticos e outros produtos de alta demanda no mercado paralelo.

A capacitação adequada dos motoristas profissionais, no entanto, passa por uma revolução tecnológica. Devido a uma maior incidência de roubos de cargas valiosas, transportadoras modernas investem em treinamentos específicos para aprimorar os motoristas. Roberto Mira, conselheiro e fundador do Mira Transportes, destaca a importância da educação e integração tecnológica na capacitação dos motoristas da empresa.

“A formação que oferecemos hoje vai muito além da direção defensiva. Trabalhamos simulação de risco, reconhecimento de rotas sensíveis e uso correto das tecnologias de rastreamento, além de reforçar protocolos de prevenção. Nosso objetivo é que o motorista esteja preparado para agir corretamente em qualquer situação, reduzindo a exposição e aumentando a segurança da carga e da própria equipe”, destaca o empresário.

De acordo com levantamento da NTC&Logística, a região Sudeste continuou concentrando o maior número de casos em 2024, representando 85,18% das ocorrências, seguida pelas regiões Sul (6,12%); Nordeste (4,66%); Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%). As perdas ocasionadas por cargas roubadas somaram cerca de R$ 1,2 bilhão em todo o país.

No Mira Transportes, que atua nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte, o treinamento dos motoristas é aliado à tecnologia e ao monitoramento constante da frota. “Nosso centro de operações acompanha cada deslocamento em tempo real, permitindo respostas rápidas diante de qualquer anomalia. Esse trabalho integrado entre treinamento, tecnologia embarcada e tomada de decisão imediata cria uma barreira extremamente eficiente contra tentativas de roubo”, afirma Roberto Mira.

Para além da parte técnica dos treinamentos, o foco na saúde mental e no bem-estar dos motoristas também é um fator primordial para o sucesso das operações de Transporte Rodoviário de Cargas, que muitas vezes demandam horas de estrada e prazos apertados. A prioridade é uma obrigação legal amparada pela Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece as disposições gerais e o gerenciamento de riscos ocupacionais, determinando que as empresas são responsáveis por identificar, avaliar e controlar os fatores de risco no ambiente de trabalho.

Referência em segurança no Transporte Rodoviário de Cargas, o Mira Transportes não registra roubo de cargas desde 2016. A eficiência da empresa, evidentemente, está ligada ao cuidado no treinamento e conscientização dos colaboradores. “Os cursos não são oferecidos apenas aos motoristas, mas também para toda a equipe envolvida na operação logística. Todos precisam entender os riscos, as rotinas de segurança e as melhores práticas para manter a integridade da carga e do colaborador. A segurança é um compromisso coletivo dentro da empresa”, reforça Roberto Mira.

A combinação do investimento em tecnologia, cuidado psicológico e práticas ESG é primordial para o sucesso de empresas logísticas modernas. “Quando a empresa cuida da saúde mental dos colaboradores, investe em tecnologia e prioriza práticas responsáveis, os resultados aparecem na eficiência, na segurança e na confiabilidade das operações. Esse é o caminho para uma logística moderna e sustentável”, conclui Roberto Mira.