Flat Preloader Icon

Roteirização de Entregas

por | out 1, 2019 | Artigos, Núcleo Joinville

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Artigo

Atualmente, o mercado consumidor de serviços de transporte é cada vez mais exigente, buscando incessantemente prestadores mais qualificados, capazes de oferecer os melhores serviços e no menor tempo possível. Contudo, para que tais serviços sejam oferecidos de forma mais célere e com maior qualidade, é necessário uma melhor organização e adequação de seus processos, para que cada vez mais sejam aperfeiçoados e melhorados.

Ante tal entendimento, salienta-se o ramo dos transportes, no qual há grande concorrência entre os prestadores de serviços, onde cada vez mais são encontrados profissionais e empresas habilitadas para oferecer as melhores condições de operação. Um ponto de destaque para que tais serviços sejam cada vez mais qualificados é a adoção das técnicas de roteirização e programação de veículos.

A roteirização visa propiciar um serviço de alto nível aos clientes, mantendo os custos operacionais e de capital tão baixos quanto possível, pois a roteirização de veículos busca determinar roteiros de entregas a serem realizados pelos veículos, buscando gerar o menor custo possível e atender ao nível de serviço esperado pelos clientes.

O principal objetivo da implantação da roteirização é traçar as melhores rotas para as entregas dos produtos almejados pelos clientes, sempre priorizando, além da qualidade na entrega, a busca pelo melhor custo possível, com objetivo de reduzir custos operacionais e melhorar o nível de serviço, por meio da otimização das distâncias percorridas e dos tempos de trajeto.

Deve, para tanto, respeitar as restrições operacionais presentes, tais como a capacidade dos veículos, tempo de percurso das rotas, janelas de tempo disponíveis, duração da jornada de trabalho, entre outros.

É bem sabido que a implantação de sistemas de roteirização em uma empresa é capaz de gerar diversos benefícios, tais como a redução dos veículos necessários para realização da operação, redução da distância percorrida e do tempo para finalizar o trajeto e, consequentemente, redução do consumo de combustível, sendo que tudo isso faz com que se trabalhe com uma operação otimizada, atingindo, assim, o objetivo maior que é a redução dos custos para a empresa, além de aumentar sua margem de ganhos.

Contudo, a aplicação da roteirização não é um procedimento simples a ser implantado na empresa, tendo em vista que há diversos fatores e problemas a serem analisados e contornados, pois o problema de roteirização de veículos consiste em definir roteiros de veículos que minimizem o custo total de atendimento, cada um dos quais iniciando e terminando no depósito ou base dos veículos, assegurando que cada ponto seja visitado exatamente uma vez e a demanda em qualquer rota não exceda a capacidade do veículo que a atende.

Ao estudar os problemas de roteirização, observa-se que a roteirização de veículos não se trata de uma tarefa de fácil resolução, tendo em vista que está relacionada a uma série de fatores e restrições que devem ser analisados para posteriormente ser planejado todo o roteiro a ser percorrido.

Dentre os principais problemas, pode-se relacionar a localização do depósito onde o veículo se encontra para a partida e a localização do destinatário final, haja vista que durante o percurso é possível aproveitar para realizar entregas a outros consumidores que se localizam no meio do caminho, gerando assim uma redução nos custos.

A aplicação da roteirização de veículos é uma ferramenta de suma importância para a empresa que se encarrega da distribuição de mercadorias, pois buscará sempre fazer a entrega do produto ao cliente da forma mais célere, com qualidade e com o menor custo possível, priorizando sempre atender as necessidades do cliente.

Sistemas de Roteirização e Programação de veículos, também conhecidos como roterizadores, são sistemas computacionais que através de algoritmos, geralmente heurísticos, e uma apropriada base de dados, são capazes de obter soluções para os problemas de roteirização e programação de veículos com resultados satisfatórios, consumindo tempo e esforço de processamento pequenos quando comparados aos gastos nos tradicionais métodos manuais.

O emprego dos softwares de roteirização proporciona diversas facilidades e benefícios à empresa e ao colaborador que realiza o planejamento das rotas. Ao aprofundar no assunto, observa-se que a utilização desta ferramenta é de grande eficiência, haja vista que é possível proceder todo o planejamento de forma mais célere e eficaz.

Essa ferramenta, sendo utilizada eficazmente, proporciona um leque de diferentes opções de roteiros a serem traçados, pois proporciona benefícios satisfatórios à empresa, organizando as diferentes restrições de uma rota e outras formas de distribuição de produtos e serviços para seus clientes.

Enfim, a roteirização de veículos é um método no qual as empresas do ramo de transportes, principalmente aquelas que realizam entregas urbanas, necessitam se adequar e incluir em seus processos para apresentarem diferenciais aos clientes, pois através dela é possível realizar o planejamento de toda a rota a ser percorrida, desde o momento inicial de partida até o retorno do veículo a empresa, otimizando os ativos, reduzindo despesas e entregando maiores benefícios aos clientes.

Responsável: Jean Franck Baroni