Flat Preloader Icon

Seminário que começa hoje em Campo Grande, aborda o Corredor Bioceânico e o futuro do transporte de cargas internacional

por | out 26, 2023 | Entidade de Classe, Internacional, Logística, Notícias

Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Corredor Bioceânico

Foto: Governo do Mato Grosso do Sul

O Brasil, com uma extensa e estratégica malha fronteiriça, reforça sua potência no setor de transporte de cargas internacional ao estabelecer pontes comerciais robustas com países vizinhos. Prova disso é o seminário “A utilização de instrumentos de trânsito internacional para a dinamização do corredor bioceânico” que ocorre hoje (26) em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, até o dia 27 de outubro.

Organizado pela IRU, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela NTC&Logística, o evento tem a missão de elucidar o panorama atual e as potencialidades do segmento internacional de cargas, focando nas oportunidades da Rota Bioceânica.

No seminário, também será abordado o Convênio TIR, que promete revolucionar o transporte internacional. Esta iniciativa, sob supervisão da IRU – sediada em Genebra – opera em sinergia com a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).

Umberto Pretto, Secretário Geral da IRU, destaca: “O TIR promete ser um divisor de águas, melhorando a conectividade dos sistemas de transporte e trânsito do Brasil. Ele não apenas otimiza os processos, mas também reforça a segurança e a eficácia. O sistema simplifica procedimentos de fronteira, reduzindo encargos e tempos de espera.”

A parceria com o Governo brasileiro é central nesta iniciativa. Pretto ressalta: “Com o mandato concedido pela ONU à IRU, temos trabalhado estreitamente com autoridades brasileiras e empresas, e a NTC&Logística tem sido peça-chave nesse processo. A adesão do Brasil à Convenção TIR está no horizonte próximo.”

O Ministro João Carlos Parkinson pontua sobre o Corredor Bioceânico: “Ele surge como uma alternativa logística estratégica, integrando regiões anteriormente isoladas e potencializando comércios adormecidos, gerando novos fluxos comerciais e atraindo investimentos. O corredor é um pilar para o desenvolvimento econômico e social, aprofundando a integração regional e facilitando o escoamento de carga para o mercado asiático.”

Sobre o seminário, o Ministro enfatiza: “O evento em Campo Grande é uma demonstração clara de que o Governo brasileiro busca modernizar e dinamizar o trânsito de mercadorias e pessoas nas fronteiras.”

Francisco Pelucio, presidente da NTC&Logística, complementa: “A IRU tem sido fundamental globalmente e estamos animados em trazer esse conhecimento para o Brasil, focando no convênio TIR e na Rota Bioceânica.”

Danilo Guedes, vice-presidente de transporte internacional da entidade, acrescenta: “O seminário é uma oportunidade única para as autoridades, empresários e entidades se aprofundarem no TIR e nas oportunidades da Rota Bioceânica para o desenvolvimento nacional.”

É importante ressaltar que o seminário marca um momento decisivo para o Brasil no cenário internacional de transporte. Representantes de entidades de transporte de cargas, tanto do Brasil quanto dos países vizinhos, empresários do setor e autoridades públicas são esperados no evento, solidificando ainda mais a importância desta reunião.

Serviço

Seminário: A utilização de instrumentos de trânsito internacional para a dinamização do corredor bioceânico

Data: 26 e 27 de outubro

Onde: BioParque Pantanal – Av. Afonso Pena, 6277 – Chácara Cachoeira, Campo Grande – MS

Inscrições gratuitas: https://www.portalntc.org.br/eventos/a-utilizacao-de-instrumentos-de-transito-internacional-para-a-dinamizacao-do-corredor-bioceanico/