Flat Preloader Icon

SEST SENAT realiza nova ação de testagem de motoristas de cargas em Rondonópolis

por | ago 20, 2020 | Notícias, Rodoviário, Serviços

Fonte: CNT
Chapéu: SEST SENAT

Iniciativa faz parte do Aliança pela Saúde, que doou 20 mil testes do tipo PCR

O SEST SENAT,  iniciou ontem, (19)  uma nova ação para testagem da covid-19 em trabalhadores do transporte de cargas. A iniciativa faz parte da Aliança Todos pela Saúde e será realizada na unidade do SEST SENAT de Rondonópolis (MT).

Inicialmente, foram doados 20 mil testes RT PCR, sendo que 50% desse montante é prioritariamente para a aplicação em motoristas profissionais de cargas e caminhoneiros autônomos, com ou sem sintomas. O restante será destinado à população sintomática do município e para pessoas que tiveram contato direto com pacientes diagnosticados com a covid-19 (serão testadas até cinco pessoas).

A testagem será realizada por meio de agendamento na unidade do SEST SENAT de Rondonópolis por meio do telefone (66) 3439-1322. Os resultados também serão entregues também na unidade.

Atuação do SEST SENAT

O SEST SENAT disponibilizou, em junho, mais de 37 mil testes rápidos para a testagem de caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte de cargas, motoristas e cobradores do transporte coletivo de passageiros durante a quarta fase do Transporte em Ação – Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus.

A amostragem de 37.049 testes realizados revela que 90,5% apresentaram resultado negativo para a doença; e a taxa de infecção (resultados positivos) foi de 8,6%. O restante (0,9%) foi inconclusivo.

Entre aqueles trabalhadores que disseram não apresentar sintomas da doença, 6,9% foram diagnosticados com a covid-19. Entre aqueles que apresentavam sintomas, 22% testaram positivo para a doença.

O detalhamento dos resultados pode ser consultado no Painel de Testagem no Transporte .

O painel foi desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em parceria com o SEST SENAT. Os dados são estratégicos para direcionar ações das empresas do transporte e do poder público durante a pandemia. Além disso, são produto de uma ação setorial inédita, com o propósito de aprimorar e ampliar a prestação de serviços do SEST SENAT para as empresas do setor e para toda a sociedade.