Flat Preloader Icon

Setor de transporte de carga defende o uso de tecnologias

por | jun 2, 2021 | Indústria de Transportes, Logística, Notícias, Outros, Urbano

Fonte: CNN
Chapéu: Saúde

Ferramentas que captam dados e informações, impactam diretamente a qualidade do serviço ofertado pelo segmento

A telemetria é uma  tecnologia aliada do setor de transporte de cargas, fornecendo ferramentas e recursos, e a telemetria é um dos instrumentos mais usados conforme apontado em um estudo realizado pela Trimble Transportation Latam em parceria com a Younder EdTech. A pesquisa entrevistou 250 profissionais da gestão de frotas e áreas correlatas e descobriu que 69,2% deles utilizam telemetria em suas frotas.

Apesar de ser uma amostra pequena, esse número evidencia a tendência dessa ferramenta no setor, que se destaca por sua funcionalidade: a telemetria é um instrumento tecnológico que permite coletar informações como a velocidade média do automóvel ou a localização em tempo real do caminhão e da carga.

Coletar essas informações possibilita uma boa gestão de frota, já que é possível obter dados precisos sobre o veículo e gerar uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do automóvel, além de assegurar maior segurança tanto para o condutor quanto para a carga.

Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas, utiliza essa tecnologia em sua empresa e aponta os benefícios: “Uma das formas mais eficientes de fazer uma boa gestão de frotas, redução de gastos com manutenção, otimização das rotas, melhoria dos resultados e aumento da segurança da carga é a utilização do sistema de telemetria. Por meio dessa tecnologia, é possível saber a localização em tempo real e programar manutenções corretivas e preventivas”.

O impacto dessa ferramenta no desempenho do serviço ofertado é tanto, que as empresas que não a utilizam podem perder competitividade no mercado. “Qualquer empresa que não mede o desempenho da sua frota perde competitividade, pois a cada dia mais precisamos ofertar preços competitivos, o que é possível somente por meio de controle operacionais corretos e precisos que gerem condições para reduzir substancialmente os custos de transportes”, continua Danilo. A telemetria ainda possui um fator de sinergia com outras soluções, podendo ser utilizada em conjunto com outras ferramentas e métodos. “A telemetria em si já é uma solução muito eficiente para tornar uma gestão de frotas mais econômica e segura. No entanto, quando combinada com outras soluções, torna-se uma ferramenta poderosa para conseguir resultados ainda melhores”, conclui Guedes.