Flat Preloader Icon

Núcleo da COMJOVEM da Região Sul de Santa Catarina sediou com sucesso o Seminário Itinerante em Criciúma

por | jun 22, 2022 | ComJovem, Destaques, Eventos, Notícias, Notícias

Fonte: Fonte: NTC&Logística
Chapéu: Seminário Itinerante

A proposta da COMJOVEM de espalhar conteúdos técnicos e de promover o surgimento de ideias inovadoras em diferentes localidades do Brasil teve mais uma etapa concluída, ontem (21). Empresários e lideranças sindicais do transporte de cargas se reuniram para a realização de mais um Seminário Itinerante da COMJOVEM, desta vez, na cidade de Criciúma (SC).

O evento foi organizado pela NTC&Logística por meio núcleo da COMJOVEM na região Sul de Santa Catarina e contou com a participação e o engajamento dos principais protagonistas do setor no local. As falas de abertura foram de responsabilidade do coordenador e do vice-coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone e Geovani Serafim, respectivamente.

“Gostaria de quebrar um pouco o protocolo e parabenizar o trabalho do núcleo da região Sul de Santa Catarina. É muito trabalho e dedicação envolvido para tornar eventos como este uma realidade. Aproveito também para fazer agradecimentos especiais a Priscila, nossa amiga e coordenadora deste núcleo, e ao presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, e aos demais presidentes de entidades que estão presentes. Espero que tenhamos um bom momento e um bom evento a todos!”, disse André.]

Geovani, por sua vez, lembrou da sua atuação como coordenador do núcleo de Joinville (SC) e ressaltou como percebe a diferença que a COMJOVEM tem para a formação do empresário do transporte rodoviário de cargas: “Todos que estão aqui presentes, podem ter certeza de que estão à frente das demais empresas na capacidade de lidar com as adversidades, como a pandemia, a crise econômica, entre outros”.

Em sequência, a diretora da Ouro Negro Transporte e coordenadora do núcleo da região Sul de Santa Catarina, Priscila Zanette, foi convidada a comparecer ao palco para dar a sua palavra. “Primeiramente, gostaria de agradecer ao André e ao Geovani e ao Dagnor, atual presidente da Fetrancesc, o Sr. Riberto Lima, presidente do SETRAM, e o Sr. Piuco, presidente do Setransc. Muito obrigado aos demais empresários e coordenadores da COMJOVEM pelo esforço em se deslocarem para estarem aqui presentes. É uma honra ter vocês para prestigiar e aproveitar este evento, que fizemos com muito carinho e dedicação”, disse a empresária.

O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, que marcou presença através do formato de vídeo, também deu a sua declaração. “Meus amigos, bem-vindos a mais um grande Seminário Itinerante da COMJOVEM. É uma alegria poder participar mais uma vez e gostaria de mandar um grande abraço aos presidentes Riberto Lima, Lorisvaldo, Dagnor e aos nossos coordenadores André, Priscila e Geovani. Ver o quão bom tem sido o trabalho da nossa Comissão nos orgulha muito e nos dá ânimo e renovação de nossas forças para o Encontro Nacional da COMJOVEM que se aproxima”, afirmou o presidente.

Homenageado e comentado no último Seminário Itinerante, o Riberto compareceu ao palco e falou com os participantes: “Boa tarde a todos, agradeço a presença do meu vizinho de município e do sindicato, Lorisvaldo Piuco. É muito bom poder ver também a participação do Ari, que será sempre o nosso eterno presidente e um grande incentivador do transporte e da COMJOVEM. Sua saída para a será sentida por nós, mas com certeza será para um bem maior”.

Dando andamento à sessão de abertura, o presidente do Setransc, Lorisvaldo Piuco ressaltou a dedicação e interesse do presidente Riberto e fez as suas considerações. “Com certeza, o recado que foi expresso até agora é compartilhado por todos nós. Gostaríamos de dizer que a COMJOVEM pode sempre contar conosco para a produção e organização de eventos e no que for preciso. Vejo em vocês, jovens empresários, uma grande capacidade para assumir o setor no futuro e resolver os estigmas e desafios do setor para, assim, sermos melhores vistos pela sociedade e pela imprensa.”

Sessão pós-apresentações

Os valores e a gestão da COMJOVEM receberam uma atenção especial durante todo o evento, principalmente as ações sociais desenvolvidas e incentivadas pela Comissão e seus empresários. André e Geovani, em apresentação após a abertura, mostraram como a COMJOVEM é composta e as atividades realizadas por ela em todo o Brasil.

Depois disso, a responsável pela captação de recursos e dos projetos sociais da Casa Guido, Viviane Hoffman, explicou o incrível trabalho da instituição no tratamento e aquisição de medicamentos e exames para crianças com câncer e, em seguida, convidou todos os participantes a contribuírem com a iniciativa.

Logo após, o Seminário contou com dois painéis temáticos: o primeiro sobre as novas regras do Diferencial de Alíquotas (Difal) no ICMS e o segundo sobre a gestão de empresas familiares. Os debates iniciais contaram com a presença ilustre do assessor jurídico do SETCESP, o Dr. Adauto Bentivegna Filho, que explicou como será o impacto do Difal no serviço de transporte interestadual, em que o interessado no serviço é, ao mesmo tempo, o consumidor final e aquele que paga o frete.

“A recente mudança na regra pelo Congresso, através da Lei Complementar nº 190, sancionada em janeiro deste ano, gerou divergências no âmbito jurídico, uma vez que se criou um embate de perspectivas entre os que defendem a aplicação nonagésima, ou seja, 90 dias após a sanção da medida, e os que apoiam a introdução só no próximo ano. Para as empresas de transporte, o interessante é seguir o princípio nonagesimal, mas caso queiram seguir apenas em 2023, recomendo ingressarem uma ação na Justiça”, explicou o Dr. Adauto.

Em seguida, a psicóloga, consultora de empresas familiares e presidente do conselho da MG5 Holding, Patrice Gaidzinski, fez uma excelente palestra sobre a sucessão de gestão em empresas familiares. Junto da coordenadora Priscila Zanette e do CEO da Anjo Tintas e autor do best seller “Gestão Profissional na Prática”, Filipe Colombo, eles conversaram sobre os principais desafios encontrados durante o processo de mudança das gerações que lideram a empresa e quais as soluções para os prováveis conflitos e problemas que surgirão.

As palavras de encerramento do evento ficaram sob responsabilidade dos coordenadores presentes, André de Simone e Geovani Serafim, que, mais uma vez, agradeceram aos participantes e aos patrocinadores do Seminário pelo apoio, dedicação e empenho em tornar este emocionante momento possível.

O Seminário Itinerante – Edição Região Sul de Santa Catarina foi uma realização da NTC&Logística por meio do núcleo COMJOVEM no Sul de Santa Catarina e teve como entidades anfitriãs o SETRAM, o SETRANSC e a Fetrancesc, o patrocínio da ADEMICOM, da Apisul, IVECO, Mercedes Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress, apoio da Librelato e da Transpocred, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.