Porto de São Sebastião conquista Selo Prata na gestão de emissões de gases de efeito estufa

Porto de São Sebastião conquista Selo Prata na gestão de emissões de gases de efeito estufa

Selo do Programa Brasileiro GHG Protocol reconhece avanço na gestão de emissões e na busca por operações mais sustentáveis

O Porto de São Sebastião conquistou, pela primeira vez, o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, reconhecimento que atesta a transparência e a eficiência da autoridade portuária na gestão das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O certificado é concedido a organizações que elaboram e registram publicamente seus inventários de emissões, demonstrando compromisso com práticas ambientais responsáveis.

O resultado é fruto do Inventário de Emissões de GEE – ano-base 2024, que contabilizou todas as emissões atmosféricas associadas às operações do Porto. O levantamento não apontou a necessidade de compensação das emissões no período, reforçando a efetividade das ações já adotadas.

Atualmente, o Selo Prata exige a elaboração e publicação do inventário, enquanto o Selo Ouro inclui ainda a auditoria independente por uma empresa aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Porto de São Sebastião já se prepara para cumprir essa etapa em 2026, ampliando a credibilidade dos dados e se aproximando do mais alto padrão de reconhecimento nacional e internacional.

Além dessa conquista, a autoridade portuária vem registrando avanços expressivos em sustentabilidade. No levantamento mais recente, referente a 2025, o Porto atingiu 96,31 pontos no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), superando os 92,77 pontos obtidos no ano anterior. Somente em 2024, foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões em ações ambientais.

“Trabalhamos para que cada tonelada movimentada aqui seja resultado de uma operação mais limpa, eficiente e transparente. Esse reconhecimento nos motiva a avançar para o Selo Ouro e a continuar investindo em ações que beneficiem não apenas o porto, mas também toda a comunidade e o meio ambiente”, afirma o presidente do Porto de São Sebastião, Ernesto Sampaio.

O crescimento sustentável acompanha a expansão operacional. Em 2024, o Porto movimentou 1,527 milhão de toneladas, alta de 48% em relação a 2023, com destaque para cargas como açúcar, barrilha, coque de petróleo, malte e cevada.

Para manter o equilíbrio entre expansão e responsabilidade ambiental, o Porto utiliza o GHG Protocol para monitorar e gerenciar emissões diretas e indiretas. O principal indicador adotado para a gestão das emissões é a relação CO₂/tonelada de carga movimentada, acompanhada mensal e anualmente. Essa métrica orienta ações para reduzir emissões, tanto na área administrativa quanto nas operações, além de estimular parceiros e operadores a elaborarem seus próprios inventários.

Participe do 2º Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas em São Paulo. Faça já a sua inscrição!

Participe do 2º Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas em São Paulo. Faça já a sua inscrição!

Evento promovido pela NTC&Logística tem como foco o enfrentamento aos crimes que ameaçam o setor de Transporte Rodoviário de Cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) realizará, no dia 27 de agosto de 2025, em sua subsede em São Paulo, a segunda edição do Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), com o tema “Atos de Interferência Ilícita contra o Modal Rodoviário – Veículos e Cargas. A iniciativa tem como objetivo aprofundar o debate sobre os crimes que impactam a cadeia logística nacional, reunindo empresários, executivos, representantes de entidades setoriais, autoridades públicas e forças de segurança de diferentes regiões do Brasil.

O evento contará com painéis temáticos, discussões técnicas, apresentação de soluções tecnológicas e um espaço de integração entre os setores público e privado, com foco na prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cargas. A programação também exporá a atuação das organizações criminosas, abrindo espaço, em seguida, para a proposição de estratégias para o enfrentamento desse desastroso cenário de agressão à economia nacional e à sociedade.

De acordo com o Diagnóstico Nacional do Roubo de Cargas desenvolvido pela Assessoria de Segurança da NTC&Logística, foram registradas 10.193 ocorrências de roubos de carga no Brasil em 2024, o equivalente a uma média de 28 casos por dia. Sete estados concentram 93% das ocorrências: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás. O levantamento aponta, ainda, que mais de 88% das cargas subtraídas não são recuperadas, o que reforça a necessidade de articulações efetivas de combate à receptação – crime que alimenta a cadeia de ações ilícitas contra o setor.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, é enfático ao ratificar que “a receptação é a raiz de uma cadeia criminosa que envolve o roubo, a violência nas estradas e o prejuízo às empresas e à sociedade. Com este encontro, queremos ouvir as regiões, entender os principais desafios e construir, juntos, soluções que resultem na redução desses crimes. A união entre o setor produtivo e os órgãos públicos é essencial para mudar esse cenário”.

O vice-presidente de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, também destacou a importância da mobilização nacional. “A criminalidade contra o transporte de cargas não é pontual, ela está espalhada em todo o território e assume formas cada vez mais sofisticadas. Este evento é um espaço de construção coletiva, onde podemos identificar vulnerabilidades, mapear realidades regionais e avançar com propostas que protejam não só o setor, mas toda a cadeia de abastecimento do país”, declarou.

Desde 1998, a NTC&Logística desenvolve, por meio de sua Assessoria de Segurança, ações permanentes para fortalecer o combate aos crimes contra o transporte rodoviário de cargas. A entidade atua com base em legislações específicas, promovendo eventos, estudos técnicos, propostas legislativas e articulações institucionais, com foco na proteção da vida, da carga e da infraestrutura logística.

Programação Preliminar

8h | Credenciamento

8h30 às 9h | Abertura Institucional

9h às 11h | Painel 1

Panorama atual dos crimes contra o transporte rodoviário

l  Dados e estatísticas nacionais sobre roubos de carga

l  Ações e diretrizes da política nacional de combate à criminalidade

l  Novas modalidades criminosas e desafios emergentes

11h às 12h | Painel 2

Aspectos jurídicos e impactos econômicos

l  Leis e regulamentos aplicáveis

l  Consequências operacionais e financeiras para o setor

l  Propostas legislativas para reforço no enfrentamento aos crimes

12h às 13h | Painel 3

Tecnologia, comércio ilegal de peças e rastreabilidade

l  Papel da indústria e do e-commerce no combate à receptação

l  Soluções tecnológicas em rastreabilidade e gestão de riscos

l  Iniciativas e parcerias para proteger a cadeia logística

13h30 | Encerramento e Brunch

Faça já sua inscrição aqui

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Patrocínio

  • ROADCARD
  • SICREDI

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte
Participe da pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Participe da pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Como representante oficial da IRU no Brasil, a NTC&Logística colabora na condução da Pesquisa Global sobre a Escassez de Motoristas 2025 e convida empresas do setor a participarem ativamente

A NTC&Logística, representante oficial da IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários) no Brasil, está apoiando a realização da Driver Shortage Survey 2025, pesquisa internacional que avalia a escassez de motoristas profissionais em diferentes regiões do mundo. A iniciativa busca compreender o tamanho do déficit, suas principais causas e propor soluções viáveis para um problema que ameaça a eficiência e a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas.

Desde 2019, a IRU realiza anualmente esse levantamento, em parceria com entidades nacionais e empresas do setor. Os dados obtidos têm contribuído para embasar políticas públicas, estratégias empresariais e ações de advocacy em diversos países. Em 2024, um dos principais alertas foi a queda de 5,8% na proporção de motoristas jovens, sinalizando a necessidade urgente de renovação da força de trabalho e de iniciativas mais efetivas de atração e retenção.

A edição de 2025 já está disponível e pode ser respondida até o dia 30 de setembro de 2025. Os participantes terão acesso antecipado a dados estratégicos, análises de tendências e insights sobre o comportamento e preferências dos motoristas, como, por exemplo, a escolha entre rotas de longa ou curta distância.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, enfatiza a importância da participação do setor brasileiro na pesquisa: “A escassez de motoristas é uma realidade também no Brasil e precisa ser enfrentada com dados, planejamento e ação. Ao participar da pesquisa da IRU, estamos contribuindo para um diagnóstico global, mas também para termos um retrato mais claro da situação no nosso país. A NTC&Logística seguirá comprometida em promover iniciativas que fortaleçam o setor e valorizem o profissional do volante”.

A expectativa da IRU é incluir análises específicas por país no relatório final, desde que haja um número significativo de respostas nacionais. Por isso, a NTC&Logística convida todos os empresários e entidades do transporte de cargas a incentivarem seus motoristas e equipes a participarem.

O questionário da pesquisa está disponível no link a seguir: https://www.surveymonkey.com/r/3W69PQJ?lang=pt 

Ativa Logística inaugura CD em Viana com investimento de R$ 8 milhões

Ativa Logística inaugura CD em Viana com investimento de R$ 8 milhões

Unidade amplia em 60% a capacidade operacional e é responsável por cerca de 10% das operações da empresa

A Ativa Logística inaugurou um novo centro de distribuição (CD) em Viana (ES), ampliando em 60% sua capacidade de operação. O investimento para a implantação da unidade foi de R$ 8 milhões. Localizada no Centro Logístico Grande Vitória, no bairro Canaã, a filial conta com 18 mil m² de área total e espaços climatizados com temperatura de até 25°C, adequados às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a empresa, cerca de 80% de seus negócios estão concentrados no mercado de saúde, especialmente no canal farma, além dos segmentos de beleza e bem-estar. Em 2024, foram movimentadas 298 mil toneladas, correspondentes a 52 milhões de volumes entregues.

Com 24 centros de distribuição distribuídos pelas regiões Sul, Sudeste e em Goiânia, a Ativa Logística estima que a nova unidade de Viana responda por aproximadamente 10% de sua operação. A projeção da companhia é de um crescimento de 50% nas operações de transporte e distribuição no Espírito Santo nos próximos dois anos.

Entre os diferenciais apresentados, está a presença de farmacêuticos em todas as unidades, responsáveis pelo monitoramento constante da temperatura de medicamentos desde a armazenagem até a entrega.

A empresa também anunciou novos investimentos de R$ 6,8 milhões até o final de 2025 para ampliação e modernização das filiais de Ribeirão Preto, Curitiba e Campinas, consideradas estratégicas para o crescimento das operações.

Junto à CGU, Ministério dos Transportes debate importância da integridade na infraestrutura de transportes

Junto à CGU, Ministério dos Transportes debate importância da integridade na infraestrutura de transportes

Workshop realizado nesta quinta (14) reuniu especialistas e gestores na sede da B3, em São Paulo, para debater boas práticas no setor

Com o propósito de estimular cada vez mais práticas éticas, integridade e compliance no setor de infraestrutura de transportes, o Ministério dos Transportes promoveu, nesta quinta-feira (14), na sede da B3, em São Paulo, o workshop Integridade em Foco 2025.

“Acreditamos muito nessa agenda e vamos cada vez mais estimular e desenvolver essa visão ética de sustentabilidade, não só em relação às questões ambientais e sociais, mas, principalmente, em relação à governança”, disse o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, durante a abertura do debate.

Realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o evento faz parte das ações previstas no Plano de Integridade do Ministério dos Transportes.

“Quando nós discutíamos integridade um tempo atrás, nós normalmente associávamos o tema à ausência de corrupção. E nós evoluímos ao longo do tempo para agregar outras dimensões a isso, porque uma entidade, uma instituição íntegra, não se resume a isso. Uma instituição íntegra é uma instituição eficiente, que usa bem os recursos à sua disposição, usa da maneira adequada, sem desperdício”, destacou o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, que participou do workshop.

Excelência em Integridade

Depois de liderar o ranking de transparência ativa da CGU em 2023, o Ministério dos Transportes repetiu o bom desempenho em 2024, atingindo a nota máxima nos indicadores, com uma pontuação de 100%.

A meta agora é alcançar o Nível 5 de excelência em integridade, o que deve ocorrer até dezembro deste ano, dentro de um processo contínuo de aprimoramento institucional.

A avaliação integra o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), ferramenta desenvolvida pela CGU para medir a conformidade de órgãos públicos com boas práticas de governança, transparência e combate à corrupção.

Ao assumir a gestão do Ministério dos Transportes em 2023, a pasta, liderada por Renan Filho, não atingia sequer o nível 1 do MMIP. Pouco mais de dois anos depois, chega ao nível 3, resultado da implantação de comitês de Controle Interno, Governança, Política Pública de Sustentabilidade, Nepotismo e Partes Relacionadas.

Painéis temáticos

A programação do evento desta quinta-feira foi dividida em painéis temáticos e contou com a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, como mediadora do debate “Pacto Brasil, Programa Pró-Ética e Programas de Integridade na Lei de Licitações”.

“Temos, hoje, mais investimento contratado do que tudo o que foi feito desde 1995: são R$ 176 bilhões até o momento. E como fazemos isso? Com integridade, lisura e transparência no processo, que é do que os investidores precisam”, afirmou Viviane Esse.

Representantes de grandes empresas do setor foram os painelistas da mesa coordenada pela secretária nacional de Transporte Rodoviário.

“Integridade é fazer valer aquilo que temos como valor, como propósito. Colocar isso em prática vai gerar valor de curto, médio e longo prazo. E é isso que cada vez mais vai ser cobrado para que a gente tenha licença social para operar. Sem isso, vai ser impossível fazer negócio”, explicou Luiz Martha, diretor de Conhecimento e Impacto do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

“A gente tem feito uma melhoria nos contratos e resgatado um passado que já teve operações de corrupção bastante intensas no setor. Temos recuperado isso, quitando esses passivos e olhando para frente, para um novo setor com novos entrantes agregados a essa agenda”, finalizou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.

Parceria de mais de 50 anos é celebrada em visita da presidência da NTC&Logística à Scania

Parceria de mais de 50 anos é celebrada em visita da presidência da NTC&Logística à Scania

Na quinta-feira, 14 de agosto, o presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, esteve na fábrica da Scania Operações Comerciais Brasil, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, para uma visita institucional que ratificou a parceria histórica entre as duas organizações, iniciada em 1971. Ao longo de mais de cinco décadas, a Scania mantém-se como associada e parceira estratégica da entidade, contribuindo para o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas no país, por meio de inovação, tecnologia e soluções sustentáveis.

Participaram da visita, acompanhando o presidente Rebuzzi, o vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite; o diretor jurídico, Dr. Marcos Aurélio Ribeiro; o assessor técnico, Lauro Valdivia; o presidente da TransJordano, João Bessa; o diretor comercial e operacional da empresa, Jordano Bessa; a assessora executiva da presidência da NTC, Elisete Balarini, e o assessor de comunicação e imprensa da NTC, Rodrigo Bernardino.

A comitiva foi recepcionada por Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil; Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções; Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios; Fernando Valiate, diretor de Serviços, e Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Experiência do Cliente. Durante o encontro, os visitantes conheceram a estrutura da Scania, incluindo as áreas de desenvolvimento, produção e serviços; participaram de um test drive em um dos modelos de caminhão na pista de testes e dialogaram sobre o cenário atual do transporte de cargas, as perspectivas de mercado, os desafios enfrentados pelo setor, as oportunidades de crescimento e a importância do trabalho conjunto entre a entidade e a montadora.

Na ocasião, houve também um momento especial de reconhecimento mútuo. Simone Montagna presenteou o presidente Eduardo Rebuzzi com uma miniatura comemorativa que simboliza as 500 mil unidades fabricadas pela Scania no Brasil. Em contrapartida, Rebuzzi fez a entrega de um troféu em agradecimento à parceria histórica e à colaboração constante entre a Scania e a NTC&Logística.

Fundada em 1891, a Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte, com atuação em mais de 100 países e cerca de 59 mil colaboradores. Presente no Brasil desde 1957, a fabricante entregou globalmente, em 2024, 96.443 caminhões, 5.626 ônibus e 11.170 motores industriais, marítimos e para geração de energia. As vendas líquidas superaram 216 bilhões de coroas suecas, sendo aproximadamente 20% relacionadas a serviços. No segmento de caminhões, a empresa atua acima de 16 toneladas, com cabines P, R, G e S, além do pacote XT para aplicações off-road, oferecendo motorizações de 280 a 770 cavalos, incluindo opções a gás, biometano e GNL. Seu portfólio inclui soluções para mineração, construção, transporte de cana e madeira, e se destaca pelo Scania Super, o único trem de força 100% novo lançado para atender à norma P8/Euro 6. Entre as iniciativas recentes, a fabricante anunciou a chegada do caminhão elétrico ao Brasil, prevista para 2026, e já ultrapassou a marca de 1.500 unidades vendidas de veículos a gás. Em 2024, registrou um ano histórico no país, com a venda de mais de 20 mil produtos, entre caminhões e ônibus.

Na ocasião, Eduardo Rebuzzi destacou a dimensão da parceria e a satisfação de revisitar a fábrica: “É uma grande alegria reforçar a longa relação entre a NTC&Logística e a Scania, iniciada em 1971 e marcada por projetos, eventos e iniciativas que contribuíram para o fortalecimento do transporte rodoviário de cargas. É gratificante ver aqui, na sede, troféus como o do Prêmio NTC Fornecedores do Transporte, com o qual a Scania é continuamente lembrada e escolhida pelos transportadores. Essa aproximação é fundamental não apenas pela qualidade do produto e pela relevância global da marca, mas também pela oportunidade de conhecer de perto estruturas como as dessa planta. Agradeço ao presidente Simone Montagna e a toda a diretoria pela forma com que fomos recebidos e deixo o convite para que nos visitem e conheçam mais de perto o trabalho que desenvolvemos com empresários e lideranças em todo o país”.

O presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, Simone Montagna, ressaltou a importância da ocasião e o significado pessoal de receber a comitiva: “Estar aqui, hoje, recebendo tantos amigos e parceiros, é uma satisfação enorme. Trabalhar no Brasil tem um significado especial para mim, porque este é um país acolhedor – e vejo essa mesma essência na relação entre a Scania e a NTC&Logística, construída ao longo de mais de cinco décadas com espírito de cooperação e respeito mútuo. A história dessa parceria mostra que, quando unimos forças em prol de um objetivo maior, conseguimos ir muito mais longe. Assim como no futebol, onde um time só chega à final com trabalho coletivo, nossa união e alinhamento de objetivos fortalecem tanto a Scania quanto a NTC&Logística. Receber vocês aqui é um grande prazer e tenho certeza de que ainda há muito que podemos fazer juntos, sempre com energia, alegria e o propósito de buscar soluções que beneficiem todo o setor”.

Essa visita integra o empenho da atual gestão da NTC&Logística em estar próxima dos associados e do mercado, promovendo o diálogo e a troca de informações que contribuam para melhorar o ambiente de negócios do transporte de cargas e logística em todo o Brasil, além de fortalecer as relações institucionais e a cadeia produtiva como um todo.

“Feira Emprega Transporte” oferece 1.800 oportunidades de emprego na região metropolitana de São Paulo

“Feira Emprega Transporte” oferece 1.800 oportunidades de emprego na região metropolitana de São Paulo

Parceria entre SEST SENAT e FETCESP disponibiliza vagas, serviços gratuitos e promove inclusão no mercado de trabalho

Nesta sexta-feira (15), São Paulo receberá a “Feira Emprega Transporte”, evento gratuito do SEST SENAT, promovido em parceria com a FETCESP, o SETCESP, a FuMTran, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria do Trabalho de São Paulo, Osasco, Atibaia e Guarulhos. A iniciativa reúne 46 empresas que oferecerão 1.800 vagas de emprego, além de mais de 200 oportunidades disponibilizadas pelo SINE e CATE. A ação será realizada na sede do SETCESP, na Zona Norte de São Paulo, das 10h às 16 horas.

Com o tema “Movimento que Transporta: Diversidade em Rota de Oportunidades – Equidade e Inclusão como motores do futuro no trabalho”, o objetivo é oferecer oportunidades,  promover a inclusão e ampliar o acesso ao mercado de trabalho para públicos historicamente minorizados, como pessoas pretas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, mulheres e pessoas da melhor idade.

Entre as autoridades confirmadas, estão Carlos Panzan (Presidente do Conselho Regional do SEST SENAT em São Paulo e da FETCESP), Luiz Marinho (Ministro do Trabalho e Emprego), Vander Costa (Presidente do Sistema Transporte –  CNT / SEST SENAT / ITL) e Marcelo Rodrigues (Presidente do SETCESP).

“O transporte de cargas é um dos motores da economia brasileira e precisa de profissionais qualificados para continuar crescendo. A ‘Feira Emprega Transporte’ é uma oportunidade real para conectar empresas e trabalhadores, abrindo portas para quem busca uma colocação e fortalecendo o setor como um todo”, diz Carlos Panzan.

O evento contará com serviços gratuitos de orientação profissional e encaminhamento para entrevistas, configurando-se como uma ação de serviço público para a população em busca de recolocação profissional. A expectativa é receber entre 1.500 e 2.000 visitantes. A programação inclui também um painel temático sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho, com representantes de políticas públicas e do setor privado.

“Estamos comprometidos em construir um mercado de trabalho mais inclusivo e representativo. A iniciativa reforça que há espaço para todos no transporte, valorizando a diversidade e garantindo que talentos de diferentes origens possam contribuir para o desenvolvimento do país”, finaliza Carlos Panzan.

Serviço

Evento: Feira Emprega Transporte

Data: 15 de agosto de 2025

Horário: das 10h às 16h

Local: SETCESP – Rua Orlando Monteiro, 21 – Vila Maria – São Paulo/SP

Entrada: Gratuita

Sobre a FETCESP

A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo foi fundada em 1989 com a finalidade de representar o Transporte Rodoviário de Cargas no Estado de São Paulo junto às autoridades em todos os níveis das administrações pública e privada federal e estadual. Por isso, atua como órgão técnico e consultivo no estudo de soluções de questões ligadas ao transporte.

A Federação mantém comissões de trabalho formadas por empresários e assessorias jurídica e técnica especializadas. Os grupos participam de discussões sobre infraestrutura dos transportes, privatização das rodovias, terminais de cargas, tributos nas empresas de transportes, política trabalhista, acidentes no trabalho, roubo e desvio de cargas, multimodalidade, poluição veicular, legislação de trânsito e transporte de produtos químicos (perigosos), entre outros temas.

ANTT promove 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas

ANTT promove 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas

Evento será realizado em 2 de outubro de 2025, na sede da Agência, em Brasília

A ANTT realizará, no dia 2 de outubro de 2025, das 9h às 18 horas, o 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Diálogos com a ANTT, reunindo governo, especialistas e representantes do setor para debater questões estratégicas e o futuro do transporte de cargas no Brasil.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cooperação entre o regulador e os protagonistas do setor, promovendo um diálogo transparente e a construção conjunta de políticas públicas voltadas à segurança, à eficiência logística e à sustentabilidade.

Durante o evento, serão debatidos projetos estratégicos da Agência com foco na modernização do setor, no aumento da competitividade e na redução de impactos ambientais. Os participantes também terão espaço para apresentar demandas e contribuir com sugestões.

O encontro marca um passo histórico na relação da ANTT com o setor, consolidando um ambiente de confiança e colaboração para impulsionar o transporte rodoviário de cargas no país.

📌 Serviço – Save the Date

1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Diálogos com a ANTT

📅 Data: 2 de outubro de 2025

⏰ Horário: 9h às 18 horas

📍 Local: Sede da ANTT – Auditório Principal – Brasília (DF)

Setor de transportes renova recorde em julho, e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

Setor de transportes renova recorde em julho, e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

Segmento foi o único entre as cinco atividades do setor de serviços a registrar crescimento em junho, ante maio, com alta de 1,5%

O segmento de transportes foi o único entre as cinco atividades do setor de serviços a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5%, a quinta alta mensal seguida, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a atividade renovou o patamar recorde da série histórica da pesquisa, iniciada em 2011.

O segmento está 12,4% acima do patamar de fevereiro de 2020, marco do pré-pandemia, mas 13,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica, em fevereiro de 2014.

O transporte rodoviário de cargas e o transporte aéreo de passageiros estão por trás dessa expansão, que, segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, reflete “o dinamismo da economia brasileira”.

A atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio é a que tem o maior peso no setor de serviços, com participação de 36,4%. Os serviços de informação e comunicação, que são o segundo com maior representatividade, têm participação de 23,46%.

“Esse peso de transportes confere ainda mais poder de influência ao aumento do volume de serviços prestados pela atividade”, afirma Lobo.

Na sua análise, a expansão é puxada principalmente pelo transporte rodoviário de cargas e transporte aéreo de passageiros, e reflete uma atividade econômica dinâmica.

“O transporte rodoviário de cargas inclui todo o deslocamento de mercadorias no país, sejam aquelas relacionadas ao agronegócio, como fertilizantes e os produtos em si, como bens industriais e de comércio. E esse aumento está intimamente ligado ao maior dinamismo da economia.”

O transporte de cargas subiu 0,7%, em junho, ante maio, após perda de 0,5% nos últimos dois meses. Neste caso, o nível está 6,2% abaixo do ponto mais alto de sua série, julho de 2023, e 35,4% acima de fevereiro de 2020.

Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento da movimentação portuária no primeiro semestre

Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento da movimentação portuária no primeiro semestre

Além do Porto do Rio de Janeiro, o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, se destacou com 1,7 milhão de toneladas movimentadas desde a retomada das operações em maio de 2025

O Porto do Rio de Janeiro registrou alta de 24,9% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025, atingindo 8,4 milhões de toneladas e se tornando o porto público com o maior crescimento do período. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O levantamento mostra que o setor aquaviário brasileiro bateu recorde de movimentação nos primeiros seis meses do ano, com 653,7 milhões de toneladas, impulsionado por cargas conteinerizadas e granéis sólidos. O mês de junho também foi histórico, com 120,4 milhões de toneladas movimentadas, o maior volume para o período desde o início da série histórica, em 2010.

O crescimento do semestre foi puxado principalmente pelas cargas conteinerizadas, que totalizaram 78,1 milhões de toneladas, alta de 6,17% em relação ao mesmo período de 2024. Desse total, 53,7 milhões de toneladas foram de longo curso; 23,7 milhões por cabotagem e 0,7 milhão por navegação interior e apoio portuário. Em TEUs, a movimentação de contêineres atingiu 7,3 milhões, consolidando uma trajetória de crescimento constante nos últimos cinco anos. Os granéis sólidos, responsáveis por 59,2% de toda a movimentação portuária, somaram 387,1 milhões de toneladas, crescimento de 0,7%. Cargas gerais registraram 31,7 milhões de toneladas, alta de 5,21%, enquanto granéis líquidos tiveram queda de 1,4%, totalizando 156,8 milhões de toneladas.

Entre os portos públicos, além do Porto do Rio de Janeiro, o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, se destacou com 1,7 milhão de toneladas movimentadas desde a retomada das operações em maio de 2025. O Porto de Santos, em São Paulo, manteve-se como o de maior movimentação, com 67,9 milhões de toneladas, embora tenha apresentado queda de 1,09%, representando 10,4% de toda a movimentação portuária no semestre.

Terminais privados

Os Terminais de Uso Privado (TUPs) movimentaram 422,3 milhões de toneladas, crescimento de 1,88%. O Terminal Marítimo Ponta Ubu, no Espírito Santo, registrou o maior crescimento percentual, com alta de 50,66%, movimentando 7 milhões de toneladas. Em volume total, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, liderou com 75,2 milhões de toneladas, alta de 0,59%.

Entre os produtos que mais cresceram no semestre, estão os fertilizantes, com alta de 13,65% e 20,9 milhões de toneladas movimentadas; o enxofre, com aumento de 10,76% e 1,2 milhão de toneladas, e a pasta de celulose, com crescimento de 9,12% e 12,5 milhões de toneladas. Em termos de volume total, os destaques continuam sendo o minério de ferro, com 190,5 milhões de toneladas, alta de 2,5%; o óleo bruto de petróleo, com 104,1 milhões de toneladas e crescimento de 0,62%, e a soja, com 93 milhões de toneladas movimentadas, aumento de 5,2%.

No segmento de navegação, a navegação interior cresceu 2,37%, totalizando 44,3 milhões de toneladas, enquanto o longo curso registrou 463,6 milhões de toneladas, alta de 2,01%. A cabotagem apresentou queda de 1,95%, com movimentação de 144,8 milhões de toneladas.

Brasil e China assinam memorando para cooperação em logística e desenvolvimento regional

Brasil e China assinam memorando para cooperação em logística e desenvolvimento regional

Documento integra estratégia bilateral para os próximos 50 anos e prioriza infraestrutura, inovação e comércio

O governo federal assinou, em 11 de agosto de 2025, em Pequim, um Memorando de Entendimento com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China, estabelecendo novas bases para a cooperação em políticas de desenvolvimento regional. O acordo prevê ações conjuntas em áreas estratégicas, com destaque para infraestrutura logística, inovação e comércio de produtos regionais, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

A iniciativa integra a Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China, anunciada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, com planejamento para os próximos 50 anos de relações bilaterais. Na área logística, o objetivo é alinhar a iniciativa Cinturão e Rota, que conecta mercados por grandes corredores de transporte e comércio, com programas brasileiros como o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Programa Rotas da Integração Sul-Americana, o Nova Indústria Brasil (NIB) e o Plano de Transformação Ecológica.

O PAC prioriza obras de transporte, energia e saneamento com impacto no escoamento da produção agrícola e industrial. O Rotas da Integração Sul-Americana busca ampliar a conectividade entre regiões brasileiras e países vizinhos por meio de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos. O NIB prevê modernização industrial e estímulo a cadeias produtivas dependentes de logística eficiente, enquanto o Plano de Transformação Ecológica incorpora infraestrutura sustentável e transporte de baixo carbono.

O Memorando define como áreas prioritárias a cooperação entre governos locais, inovação regional, otimização da distribuição de atividades produtivas, governança ecológica de biomas e bacias hidrográficas, além da realização de seminários temáticos. Estão previstos estudos de caso, visitas técnicas e capacitações para gestores brasileiros e chineses.

Na ocasião, o ministro Waldez Góes afirmou que Brasil e China têm desafios e oportunidades semelhantes na redução das desigualdades territoriais e na promoção de crescimento equilibrado entre regiões. O vice-ministro chinês Wang Changlin destacou a importância de aprofundar o diálogo sobre infraestrutura, desenvolvimento verde e inovação tecnológica, e anunciou convite para que 24 representantes da Casa Civil e do Ministério do Planejamento e Orçamento participem, em 2026, de um seminário na China sobre desenvolvimento econômico, em parceria com o Programa Rotas da Integração Sul-Americana.

O acordo também contempla possibilidades de ampliar o comércio de produtos da bioeconomia brasileira, incluindo açaí, cupuaçu, cacau, azeite e coco, com foco em mercados do Nordeste e da Amazônia. Segundo o MIDR, a articulação entre programas nacionais e a iniciativa Cinturão e Rota pode facilitar investimentos e acelerar obras de integração física, fortalecendo corredores logísticos internos e internacionais estratégicos para o desenvolvimento regional e para a competitividade no comércio exterior.

INCTF-OU | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operações Urbanas – Julho/25

INCTF-OU | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operações Urbanas – Julho/25

INCTF-OU mede a evolução de todos os custos da carga fracionada na operação urbana, incluindo coleta, distribuição, custos de administração e de terminais (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Nesses custos não estão contemplados impostospedágios e margem de lucro.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

INCTF-OU | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operações Urbanas – Julho/25

INCT-FR | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operação Rodoviária | Julho/25

INCT-FR mede a evolução de todos os custos da carga fracionada na operação rodoviária, sendo assim incluindo-se transferência, custos de administração e de terminais (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Nesses custos não estão contemplados impostospedágios e margem de lucro.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, participa do SEST SENAT Summit 2025 em São Paulo

Presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, participa do SEST SENAT Summit 2025 em São Paulo

O presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Eduardo Rebuzzi, participou da edição 2025 do SEST SENAT Summit – Inovação em movimento: o Transporte na era digital, realizada nos dias 12 e 13 de agosto, em São Paulo. Com uma programação consistente sobre as transformações digitais geradas pelo avanço tecnológico – a exemplo das palestras “Como a IA generativa vai remodelar empresas e o transporte”, “Quando mentalidade, IA e cultura se unem para reinventar o transporte”, dentre outras –, importantes temas foram trazidos a debate nesse fórum de alto nível, que reuniu líderes, executivos e especialistas do setor.

A abertura institucional foi conduzida pelo presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, tendo também a participação da diretora-executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Nicole Goulart; do diretor-adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; do diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Luís de Souza; da diretora-executiva interina da CNT, Fernanda Rezende; do diretor-executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística), João Victor Mendes, e da diretora-adjunta do ITL, Eliana Costa.

Na ocasião, Vander Costa destacou que o Summit é um espaço de conexão, troca de informações e provocações construtivas para fomentar a inovação e debater a digitalização. Nicole Goulart ressaltou que a curadoria do evento foi construída coletivamente, a partir do feedback dos participantes, com foco na criação de uma rede de relacionamento sólida e qualificada. Já Vinicius Ladeira enfatizou a diversidade de modais representados, possibilitando uma visão mais ampla sobre os impactos da transformação digital no Transporte.

Rebuzzi compartilhou suas impressões sobre a edição deste ano: “O SEST SENAT Summit proporcionou uma visão ampla sobre as transformações que já estão moldando o setor e reforça a importância de estarmos atentos às inovações tecnológicas e às mudanças culturais que afetam diretamente o Transporte. Foi uma oportunidade de aprendizado e de interação com líderes que, assim como nós, estão comprometidos com a evolução do setor”.

Promovido pelo Sistema Transporte, o SEST SENAT Summit é um encontro anual direcionado a líderes e gestores do setor, com o objetivo de debater o futuro do Transporte no Brasil e impulsionar a inovação, a transformação digital e o uso estratégico da inteligência artificial.

Participe do 2º Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas em São Paulo. Faça já a sua inscrição!

Participe do 2º Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas em São Paulo. Faça já a sua inscrição!

Evento promovido pela NTC&Logística tem como foco o enfrentamento aos crimes que ameaçam o setor de Transporte Rodoviário de Cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) realizará, no dia 27 de agosto de 2025, em sua subsede em São Paulo, a segunda edição do Encontro Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), com o tema “Atos de Interferência Ilícita contra o Modal Rodoviário – Veículos e Cargas. A iniciativa tem como objetivo aprofundar o debate sobre os crimes que impactam a cadeia logística nacional, reunindo empresários, executivos, representantes de entidades setoriais, autoridades públicas e forças de segurança de diferentes regiões do Brasil.

O evento contará com painéis temáticos, discussões técnicas, apresentação de soluções tecnológicas e um espaço de integração entre os setores público e privado, com foco na prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cargas. A programação também exporá a atuação das organizações criminosas, abrindo espaço, em seguida, para a proposição de estratégias para o enfrentamento desse desastroso cenário de agressão à economia nacional e à sociedade.

De acordo com o Diagnóstico Nacional do Roubo de Cargas desenvolvido pela Assessoria de Segurança da NTC&Logística, foram registradas 10.193 ocorrências de roubos de carga no Brasil em 2024, o equivalente a uma média de 28 casos por dia. Sete estados concentram 93% das ocorrências: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás. O levantamento aponta, ainda, que mais de 88% das cargas subtraídas não são recuperadas, o que reforça a necessidade de articulações efetivas de combate à receptação – crime que alimenta a cadeia de ações ilícitas contra o setor.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, é enfático ao ratificar que “a receptação é a raiz de uma cadeia criminosa que envolve o roubo, a violência nas estradas e o prejuízo às empresas e à sociedade. Com este encontro, queremos ouvir as regiões, entender os principais desafios e construir, juntos, soluções que resultem na redução desses crimes. A união entre o setor produtivo e os órgãos públicos é essencial para mudar esse cenário”.

O vice-presidente de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, também destacou a importância da mobilização nacional. “A criminalidade contra o transporte de cargas não é pontual, ela está espalhada em todo o território e assume formas cada vez mais sofisticadas. Este evento é um espaço de construção coletiva, onde podemos identificar vulnerabilidades, mapear realidades regionais e avançar com propostas que protejam não só o setor, mas toda a cadeia de abastecimento do país”, declarou.

Desde 1998, a NTC&Logística desenvolve, por meio de sua Assessoria de Segurança, ações permanentes para fortalecer o combate aos crimes contra o transporte rodoviário de cargas. A entidade atua com base em legislações específicas, promovendo eventos, estudos técnicos, propostas legislativas e articulações institucionais, com foco na proteção da vida, da carga e da infraestrutura logística.

Programação Preliminar

8h | Credenciamento

8h30 às 9h | Abertura Institucional

9h às 11h | Painel 1

Panorama atual dos crimes contra o transporte rodoviário

l  Dados e estatísticas nacionais sobre roubos de carga

l  Ações e diretrizes da política nacional de combate à criminalidade

l  Novas modalidades criminosas e desafios emergentes

11h às 12h | Painel 2

Aspectos jurídicos e impactos econômicos

l  Leis e regulamentos aplicáveis

l  Consequências operacionais e financeiras para o setor

l  Propostas legislativas para reforço no enfrentamento aos crimes

12h às 13h | Painel 3

Tecnologia, comércio ilegal de peças e rastreabilidade

l  Papel da indústria e do e-commerce no combate à receptação

l  Soluções tecnológicas em rastreabilidade e gestão de riscos

l  Iniciativas e parcerias para proteger a cadeia logística

13h30 | Encerramento e Brunch

Faça já sua inscrição aqui

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Patrocínio

  • ROADCARD
  • SICREDI

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte
FETCESP convida empresários do setor para participar do encontro com Guilherme Theo, diretor-geral da ANTT

FETCESP convida empresários do setor para participar do encontro com Guilherme Theo, diretor-geral da ANTT

A FETCESP convida empresários, lideranças e profissionais do transporte rodoviário de cargas para um encontro especial com o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.

O evento será uma oportunidade única para dialogar diretamente com a liderança da Agência sobre os principais desafios, perspectivas e diretrizes que impactam o setor. Será um momento estratégico para esclarecer dúvidas, apresentar demandas e compreender melhor as ações regulatórias que influenciam o transporte de cargas no Brasil.

Data: Quinta-feira, 28 de agosto

Horário: 10h

Local: Vila Maria – São Paulo/SP

Evento gratuito – As vagas são limitadas!

Garanta sua vaga agora: fetcesp.com.br/encontro-guilherme-theo 

A sua presença é fundamental para fortalecermos o diálogo entre o setor e os órgãos reguladores, contribuindo para um transporte mais eficiente, seguro e competitivo.

ANTT moderniza regra para fiscalização de seguros de transporte de cargas no Brasil

ANTT moderniza regra para fiscalização de seguros de transporte de cargas no Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma normativa que vai modernizar e auxiliar na fiscalização da contratação de seguros obrigatórios por transportadores rodoviários de cargas no país. A Portaria SUROC Nº 27/2025 estabelece as novas diretrizes para a fiscalização, indicando a transição para um sistema mais integrado e digital.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Esteves Colnago, a Portaria trará maior eficiência e controle para o exercício do transporte de cargas nas estradas brasileiras.

“É de suma importância essa nova normativa da ANTT. Ela traz uma evolução no método de fiscalização, saindo de uma abordagem baseada em documentos físicos para um modelo digital e integrado, o que promete maior eficiência e controle sobre a obrigatoriedade da cobertura de seguros no transporte de cargas, aumentando a segurança para todos os envolvidos na cadeia logística”, destacou.

Pela nova regra, fica indicado que nenhum transportador remunerado de cargas pode operar legalmente sem os seguros de transporte RCTR-C, RC-DC e RC-V devidamente contratados e vigentes, sob pena de ter seu registro profissional suspenso.

A nova norma ainda estipula que a comprovação da contratação dos seguros obrigatórios poderá ser realizada de duas formas principais. A primeira, mais tradicional, consiste na apresentação do frontispício da apólice (o resumo das informações do seguro) ou do certificado de seguro diretamente à fiscalização da ANTT.

A segunda, e mais inovadora, estabelece um sistema de verificação automática. Isso se dará por meio de um intercâmbio de informações em tempo real entre a ANTT e as próprias seguradoras, ou uma entidade que as represente. Essa medida visa agilizar e tornar mais eficiente o controle sobre a regularidade dos transportadores.

Obrigatoriedade do seguro transporte de carga

A portaria destaca a obrigatoriedade de três tipos de seguro para todas as operações de Transporte Rodoviário Remunerado de Cargas (TRRC):

RCTR-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) – Cobre danos à carga transportada em decorrência de acidentes como colisões, tombamentos e incêndios.

RC-DC (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga) – Oferece cobertura em casos de roubo, furto, apropriação indébita e outros eventos que resultem no desaparecimento da mercadoria.

RC-V (Seguro de Responsabilidade Civil do Veículo) – Destina-se a cobrir danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo utilizado no transporte.

A legislação estabelece ainda um prazo para a implementação completa desse sistema de comunicação automática. Conforme o § 3º do Artigo 3º, as sociedades seguradoras terão até o dia 10 de março de 2026 para iniciar o envio automático das informações relativas à contratação dos seguros RCTR-C, RC-DC e RC-V. A Agência é responsável por disponibilizar um manual de integração de webservice, com orientações às seguradoras sobre como estabelecer a comunicação de seus sistemas com os da agência para o envio automático dos dados.

54% da indústria têm interesse na COP30 e 75% veem oportunidade de melhorar imagem no exterior, diz pesquisa da CNI

54% da indústria têm interesse na COP30 e 75% veem oportunidade de melhorar imagem no exterior, diz pesquisa da CNI

Confederação lançou grupo empresarial SB COP para ampliar participação qualificada do setor nas negociações climáticas e promover soluções da indústria na conferência em Belém

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA), é considerada relevante por 54% dos industriais brasileiros, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira (13). A mesma proporção avalia que o evento trará impacto positivo ou muito positivo para o setor. As maiores taxas de expectativa estão nas regiões Norte-Centro-Oeste (64%) e Nordeste (60%).

Além disso, 75% dos empresários acreditam que a COP30 pode fortalecer a imagem da indústria brasileira no exterior, ampliando o protagonismo do país na agenda climática internacional.

“O dado de que mais da metade da indústria vê a COP30 com otimismo confirma o que já sabemos: o setor produtivo está comprometido com a agenda climática. A indústria brasileira é vanguarda em soluções sustentáveis e tem muito a mostrar ao mundo quando os holofotes estiverem voltados para Belém”, afirma Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI.

A COP30 será também uma etapa decisiva na continuidade das negociações iniciadas na COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão. Um dos principais avanços da conferência anterior foi a aprovação da Nova Meta Coletiva Quantificada de Financiamento Climático (NCQG, do inglês New Collective Quantified Goal on Climate Finance), que estabeleceu um novo patamar de ambição para o financiamento climático global: a meta é alcançar USD 300 bilhões anuais até 2035, com uma aspiração de chegar a USD 1,3 trilhão por ano.

Em Belém, os países devem avançar na definição dos caminhos para mobilizar os recursos necessários à implementação da nova meta, estabelecendo mecanismos, fontes e instrumentos financeiros que sustentem a transição para economias de baixo carbono. Outros temas prioritários da agenda incluem os indicadores do Objetivo Global de Adaptação, a promoção de uma Transição Justa e o desdobramento do Global Stocktake (GST), que mede o progresso coletivo em relação às metas do Acordo de Paris.

“A COP30 é uma oportunidade para transformar ambição em ação. É preciso garantir mecanismos de financiamento que viabilizem os compromissos assumidos e apoiem, especialmente, os países em desenvolvimento. Para a indústria brasileira, isso significa ampliar investimentos em inovação e descarbonização”, destaca Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.

Para contribuir com esse processo, a CNI lançou a Sustainable Business COP30 (SB COP), iniciativa voltada à ampliação da participação qualificada do setor empresarial nas negociações climáticas. O grupo empresarial vai reunir propostas, experiências e soluções desenvolvidas pelo setor privado com foco na transição para uma economia de baixo carbono.

A expectativa é que a SB COP atue como ponte entre o setor produtivo e os tomadores de decisão, promovendo diálogo técnico e contribuindo com subsídios concretos ao longo da preparação e durante a conferência em Belém.

A pesquisa Sustentabilidade e Indústria foi realizada pela Nexus e ouviu representantes de mil empresas industriais de pequeno, médio e grande portes, em todo o país. As entrevistas foram realizadas entre 15 de maio e 17 de junho de 2025.

Portos Itapoá e de São Francisco do Sul preparam salto logístico com dragagem de R$ 325 milhões

Portos Itapoá e de São Francisco do Sul preparam salto logístico com dragagem de R$ 325 milhões

Obra inédita de parceria público-privada vai permitir receber navios de 366 metros e pode dobrar movimentação de contêineres em 10 anos

O Complexo Portuário da Babitonga, formado pelo Porto Itapoá e pelo Porto de São Francisco do Sul, deve alcançar um novo patamar de competitividade a partir de 2026. Uma obra de dragagem e alargamento do canal de acesso, orçada em R$ 325 milhões, permitirá a entrada de navios porta-contêineres de até 366 metros — os maiores que operam na costa brasileira — totalmente carregados, reduzindo custos e tempo de operação.

“Essa é uma obra estratégica para o presente e para o futuro”, afirmou Ricardo Arten, CEO do Porto Itapoá, em entrevista ao portal Transporte Moderno durante a feira Logistique, realizada em Balneário Camboriú (SC) até quinta-feira (14). Segundo ele, o projeto deve dobrar a movimentação anual de contêineres do terminal privado em dez anos — de 1,5 milhão para quase 3 milhões de TEUs —, tornando-o o maior do Brasil. A expectativa é que o impacto no mercado de trabalho também seja expressivo, com o número de empregos diretos e indiretos na região saltando dos atuais 8 mil para cerca de 40 mil.

A dragagem será viabilizada por um modelo inédito de financiamento no setor portuário brasileiro. Sem contar com recursos do PAC e após negativa do governo federal, o Porto Itapoá emprestará R$ 300 milhões ao Porto de São Francisco do Sul. O pagamento será feito ao longo de 10 a 12 anos, por meio de tarifas adicionais geradas pelo aumento do tráfego de navios. O contrato já foi validado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

A multinacional belga Jan De Nul venceu a licitação na terça-feira (12). O cronograma prevê início das obras em novembro, após dois meses dedicados ao projeto executivo. “O prazo de execução é de 10 meses, com possibilidade de entrega antecipada para meados de 2026”, revelou o executivo.

Eficiência e crescimento

Desde 2023, quando a atual gestão assumiu o Porto de São Francisco do Sul, melhorias operacionais vêm sendo implantadas. Entre elas, a instalação de duas novas balanças e sistemas automatizados de controle, que reduziram gargalos e elevaram a capacidade de atendimento para 1,5 mil caminhões por dia — acima da demanda atual de mil veículos.

“Essas mudanças destravaram investimentos e nos permitiram crescer quase 35% na movimentação de cargas entre 2023 e 2024, o maior avanço proporcional entre os portos públicos do país”, destaca Arten. O porto também destinou R$ 20 milhões à modernização tecnológica, com novas câmeras, servidores e integração de sistemas com cooperativas de transporte e a Receita Federal.

No primeiro semestre de 2025, o Porto de São Francisco do Sul movimentou 10,5 milhões de toneladas, 7% acima do mesmo período do ano anterior. A exportação de grãos foi o destaque, com mais de 1 milhão de toneladas embarcadas apenas em julho, 90% destinadas à China. O terminal também responde por 50% da importação de aço no país.

Perspectivas e integração logística

A dragagem vai eliminar a necessidade de paradas intermediárias para manobras de navios de granéis sólidos e fertilizantes, reduzindo filas e acelerando o giro das embarcações. O CEO do Porto de São Francisco do Sul afirma que a obra se soma a outros investimentos, como novos berços de atracação e a entrada em operação de terminais privados, incluindo o TGSC e o futuro terminal da Coamo.

Segundo Arten, a desconcentração portuária, somada à infraestrutura complementar — como a duplicação da BR-280 e a integração ferroviária —, reforça a competitividade frente ao Porto de Santos, hoje sobrecarregado. “Temos mão de obra qualificada, apoio do governo estadual e um ambiente favorável para crescer. Estamos preparando o complexo para ser referência nacional e internacional”, afirmou.

Em um painel sobre a expansão logística em Santa Catarina realizado durante a feira, o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, ressaltou que a dragagem é parte de uma estratégia mais ampla para ampliar a capacidade portuária e que o desafio logístico vai além das áreas de atracação.

Segundo Martins, apesar da expansão portuária, o grande gargalo logístico ainda está nas rodovias. Atualmente, 94% do transporte de cargas dependem do modal rodoviário e apenas 6% utilizam ferrovias. As principais vias de acesso aos portos catarinenses são a BR-101, BR-470 e BR-280.

Para mitigar o problema, Beto Martins citou o projeto Viamar, previsto para começar em 2026, com o objetivo de reduzir o tráfego de cargas na BR-101 e melhorar a fluidez logística. “Se não fizermos nada, vamos comprometer o desenvolvimento e perder competitividade. A infraestrutura é a espinha dorsal da nossa economia”, alertou. O Corredor Litorâneo Norte terá 145 quilômetros entre Joinville e Biguaçu, ligando a cidade mais populosa do estado com o Contorno Viário da Grande Florianópolis. Não há prazo para início das obras.

CONET&Intersindical 2025, em Bento Gonçalves, discutirá enfrentamento ao roubo de cargas e iniciativas para segurança logística

CONET&Intersindical 2025, em Bento Gonçalves, discutirá enfrentamento ao roubo de cargas e iniciativas para segurança logística

Painel abordará ações e estratégias para fortalecer a segurança no Transporte Rodoviário de Cargas

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a segunda edição do CONET&Intersindical 2025 nos dias 21 e 22 de agosto, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS). O evento tem como entidade anfitriã a Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (FETRANSUL), com o apoio dos Sindicatos filiados à entidade.

Reconhecido por reunir os principais protagonistas do Transporte Rodoviário de Cargas, o CONET&Intersindical promove debates de alto nível, troca de experiências e a construção de soluções inovadoras para o setor. O evento também é uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas e compartilhar boas práticas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social.

Em seu formato tradicional, o evento é dividido em duas etapas: o CONET – voltado à discussão empresarial de custos, em que o Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), da NTC&Logística, apresenta pesquisas de mercado e aponta os direcionamentos relacionados ao frete – e a Intersindical, cuja pauta inclui temas relacionados ao desenvolvimento das atividades do setor.

Na programação da Intersindical, um dos painéis confirmados abordará a Aliança Nacional de Segurança Logística, projeto da NTC&Logística que une iniciativas de órgãos públicos, empresas privadas e entidades do setor para o combate ao roubo de cargas e outras ações voltadas à segurança logística. O painel contará com a participação, como convidado, do Dr. Waldomiro Pompiani Milanesi, Delegado de Polícia Classe Especial, que possui ampla experiência na área de Segurança Pública e na coordenação de programa específico voltado ao enfrentamento de crimes praticados contra os transportes.

A participação do Dr. Waldomiro Milanesi promete enriquecer o debate com uma visão técnica e estratégica sobre segurança logística, reforçando a importância da integração entre autoridades e setor privado para a proteção da cadeia de transporte de cargas no Brasil.

Confira a programação preliminar do evento

21 de agosto de 2025 | CONET – Salão Malbec

9h30   Abertura do Credenciamento

10h30 Cerimônia de Abertura

12h     Almoço – HOTEL

14h Painel Técnico

Índice de Variação do INCT (Índice Nacional de Custos do Transporte) e Pesquisa DECOPE de Mercado no Transporte de Cargas – 2025

Palestrante:

Engenheiro Lauro Valdivia, Assessor Técnico da NTC&Logística

Conteúdo:

·   Resultados atualizados da pesquisa

·   Principais variáveis de custo dos insumos: combustível, manutenção, pneus etc.

·   Impacto nas margens de lucro

Gestão e Inovação

·  Do Índice à Prática: Nova Ferramenta da NTC&Logística para Simulação de Custos de Frete no TRC

Palestrantes:

               Engenheiro Lauro Valdivia, Assessor Técnico da NTC&Logística

                Geovani Serafim, Coordenador do Instituto Mercadológico da COMJOVEM Nacional

                Valéria Melnik, Vice-Coordenadora do Instituto Mercadológico da COMJOVEM Nacional

           Peças Remanufaturadas

·  Uma escolha Econômica, Eficiente e Sustentável

Palestrante:

Jefferson Germano, Diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – SINDIPEÇAS

16h|16h30

Coffee-Break e networking

16h30

Palestra Magna – “Cenário Econômico e Perspectivas para o Transporte Rodoviário de Cargas”

Palestrante: Zeina Latif

Formada em Economia pela USP (Universidade de São Paulo), instituição onde também tem o título de Doutora em Economia. Foi economista-chefe da XP Investimentos do Royal Bank of Scotland para a América Latina; do ING Bank no Brasil; do ABN-Amro Real e do HSBC. Eleita pela Revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do Brasil, na categoria econômica, foi Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Autora do livro “Nós do Brasil – Nossa herança e nossas escolhas”, é colunista semanal de O Globo.

17h30

Painel Empresarial

Desafios e Oportunidades por Segmento de Carga

·   Transporte de Produtos Farmacêuticos

·   Transporte de Produtos Perigosos

·   Transporte de Granéis Sólidos

·   Transporte de Carga Fracionada

·   Transporte de Carga de Lotação

·   Transporte de Bebidas

·   Transporte de Produtos Alimentícios

·   Outros segmentos

18h45

Encerramento

22 de agosto de 2025 | INTERSINDICAL

9h

Abertura da Reunião Intersindical

9h30

Painel Trabalhista

·  Negociações Coletivas – Apresentação da Pesquisa NTC 2025

·  Propostas de Alterações Legislativas – Lei do Motorista

Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior, Assessor Jurídico da NTC

11h|11h30

Painel sobre Segurança

Aliança Nacional pela Segurança Logística

Palestrante: Dr. Waldomiro Milanesi, Delegado de Polícia e Especialista em Segurança

11h30

Painel sobre Seguros

Atualizações Legislativas no Setor de Seguros para o Transporte Rodoviário de Cargas e Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Palestrantes:

Dr. Marcos Aurélio Ribeiro, Diretor Jurídico da NTC&Logística

Dr. Guilherme Theo Sampaio, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

13h

Intervalo para Almoço – Salão Sauvignon

14h às 15h30

Painel sobre Infraestrutura

Palestrantes:

Lilian de Alencar Pinto Campos, Superintendente de Inteligência de Mercado da Infra S.A.

Jefferson Cristiano, Gerente Executivo de Estatística e Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte – CNT

15h30 às 17h

Painel sobre Reforma Tributária

Aplicação da Reforma Tributária no Transporte de Cargas: Impactos, Riscos e Oportunidades para as Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas

Palestrantes:

Dr. Marcos Aurélio Ribeiro, Diretor Jurídico da NTC&Logística

Dr. Alex Breier, Advogado Especialista em Direito Tributário

17h30

Considerações Finais | Encerramento 

20h30

Jantar Festivo de Encerramento – Salão Carmenère

Realização

NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)

Entidade Anfitriã

FETRANSUL (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul)

Apoio

Sindicatos filiados à FETRANSUL

Patrocínio

AUTOTRAC

FENATRAN

RANDS

TOTVS

TRANSPOCRED

XBRI PNEUS

Apoios Institucionais

Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)

FuMTran (Fundação Memória do Transporte)

Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários)

l SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores)

Apoio Logístico

Braspress

Último dia para participar da pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Último dia para participar da pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Resultado será apresentado durante o CONET&Intersindical, no dia 21 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de orientar ações estratégicas para o setor

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lançou uma importante pesquisa voltada às empresas transportadoras de carga de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo avaliar a situação econômica do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2025, identificando os principais desafios enfrentados, além de oportunidades e tendências que impactam o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.

A coleta de dados será feita por meio de um questionário objetivo, com perguntas de múltipla escolha, o que garante uma participação ágil por parte das empresas. O envolvimento do setor é fundamental para que a pesquisa reflita a realidade do transporte de cargas no país e apresente dados qualificados para o embasamento de políticas públicas e estratégias. A pesquisa pode ser respondida até hoje, 13 de agosto.

Os resultados serão divulgados durante a segunda edição de 2025 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), que ocorrerá no dia 21 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a iniciativa reforça o compromisso de a entidade ouvir o setor e construir caminhos eficientes. “Precisamos de dados reais para tomar decisões assertivas. Essa pesquisa é uma ferramenta essencial para traduzir a realidade do nosso setor, contribuindo na formulação de estratégias que favoreçam o desenvolvimento, a competitividade e sustentabilidade do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.”

Clique aqui e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNx5LUopo-Rf3qKj2x-C-SvQu35lhGrxfhzr1T4w-UGjXWAA/viewform 

Com atuação da CNT, STF forma maioria contra inclusão de empresa do mesmo grupo em condenação trabalhista

Com atuação da CNT, STF forma maioria contra inclusão de empresa do mesmo grupo em condenação trabalhista

Resultado consolida posição defendida pela Confederação e estabelece parâmetros para responsabilização de grupos econômicos

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria, no dia 07/08, para fixar o entendimento de que empresas de um mesmo grupo econômico não podem ser incluídas diretamente na fase de execução de uma condenação trabalhista se não participaram da etapa inicial do processo.

A decisão consolida um rito que garante maior previsibilidade e segurança jurídica às empresas, resultado de um debate que contou com a participação ativa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) desde outubro de 2024. O posicionamento foi firmado no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1.387.795, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.232).

A CNT participou do processo como amicus curiae, defendendo que não se pode responsabilizar empresa que não participou do processo de conhecimento, assegurando o direito ao contraditório, à ampla defesa e ao devido processo legal. Esse entendimento, segundo a Confederação, preserva o equilíbrio entre a proteção trabalhista e a estabilidade necessária para a atividade econômica.

“A decisão do STF prestigia a segurança jurídica”, declarou o gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, Frederico Toledo.

Na análise de seis ministros, incluindo o relator, ministro Dias Toffoli, a inclusão na fase de execução só deve ocorrer em situações excepcionais, como em casos comprovados de abuso ou fraude, por exemplo, quando há encerramento da pessoa jurídica para evitar responsabilidades. A maioria também acatou proposta do ministro Cristiano Zanin para aperfeiçoar o texto do voto.

Origem do processo

O processo teve origem em recurso da Rodovias das Colinas S.A., que contestou decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) autorizando sua inclusão na execução de sentença, sem participação na fase de conhecimento. Em 2023, o relator determinou a suspensão nacional de processos semelhantes até a definição do tema pelo STF.

Vendas de implementos rodoviários têm redução de 4,30% nos sete meses de 2025

Vendas de implementos rodoviários têm redução de 4,30% nos sete meses de 2025

Dos 86.014 produtos entregues de janeiro a julho deste ano, 42.102 unidades são reboques e semirreboques, que tiveram queda de 19,84%, e 43.912 unidades são carrocerias sobre chassis, que apresentaram aumento de 17,54%

As fabricantes de implementos rodoviários entregaram 86.014 produtos de janeiro a julho de 2025, redução de 4,30% em comparação com os sete meses de 2024, quando foram emplacadas 89.880 unidades, segundo a Associação Nacional das Empresas Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

O segmento de implementos pesados – reboques e semirreboques – teve redução de 19,84%, totalizando 42.102 unidades até julho deste ano, ante os 52.521 produtos emplacados no mesmo período do ano passado.

O maior volume foi de graneleiro/carga seca, com 7.339 unidades, mas ficou 38,59% abaixo dos 11.951 produtos entregues de janeiro a julho de 2024. Da linha basculante, foram entregues 6.944 unidades, volume 35,96% inferior aos 10.844 produtos entregues de janeiro a julho de 2024.

A linha de baú carga geral teve aumento de 29,67% na quantidade de produtos entregues, totalizando 6.494 unidades, quando comparado com 5.008 produtos emplacados de janeiro a julho de 2024.

Em julho, a indústria entregou ao mercado 6.271 unidades, enquanto a média no semestre de 2025 foi de 5.972 produtos. “O resultado pode indicar o início da recuperação de mercado de pesados, mas ainda é prematuro para se comemorar porque, em desempenho direto, a performance continua negativa”, diz José Carlos Sprícigo, presidente da Anfir. “Devemos ficar alertas, pois julho teve três dias úteis a mais e isso influencia no número”.

Segmento de leves

Na categoria de produtos leves – carrocerias sobre chassis –, foram emplacados 43.912 produtos, aumento de 17,54% em relação aos 37.359 produtos entregues nos sete meses do ano passado. O maior volume foi de baú lonado/frigorífico, com 18.523 unidades, incremento de 18,34 sobre os 15.652 produtos entregues de janeiro a julho de 2024. De graneleiro/carga seca, foram emplacadas 9.827 unidades, aumento de 12,03% em comparação com os 8.772 entregues de janeiro a julho de 2024.

Para os próximos meses, a expectativa de negócios no setor é positiva. “A colheita do milho deve influenciar positivamente, aumentando a circulação de grãos transportados em nosso país”, afirma o presidente da Anfir.

Exportações

Nas exportações, a Anfir contabiliza os embarques de implementos rodoviários realizados no primeiro semestre de 2025, que mostram aumento de 41,57%, totalizando 2.132 unidades, ante os 1.506 produtos exportados de janeiro a junho de 2024.

INCTF-OU | Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga Fracionada – Operações Urbanas – Julho/25

Relatório Mensal do Índice Nacional de Custos do Transporte – (INCTF E INCTL) | Julho/25

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.

O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.

INFORMECom a decisão do Governo Federal de encerrar o programa de desoneração da folha de pagamento, que permitia a substituição da contribuição previdenciária de 20% sobre a folha de salários, por alíquota sobre a receita bruta da empresa, desse modo o INCT já contempla a primeira etapa do processo de reoneração da folha de pagamento.

O fechamento do Acordo de Convenção Coletiva dos trabalhadores em transporte rodoviário de carga – São Paulo, base do SETCESP em junho/25, acordaram índice de 7,0% (sete por cento) para o reajuste dos salários de motoristas e outras categorias profissionais.

INCT-F DECOPE/NTC DE JULHO/24 A JULHO/25

A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do (INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de (0,61%) no mês de julho e acumula nos últimos doze meses 5,12% (cinco virgula doze por cento), entre agosto de 2024 e julho de 2025 (julho de 2025*/- sobre julho de 2024 ou ainda, nos últimos doze meses).

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.

INCTL – DECOPE/NTC DE JULHO/24 A JULHO/25

O INCTL[2] reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

A sua variação média foi de 2,36% (dois vírgula trinta e seis por cento) de agosto de 2024 a julho de 2025 (julho de 2025 sobre julho de 2024, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando (0,73%).

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

O preço por litro do óleo diesel S-10, teve uma retração de (0,33%) no mês de julho/25, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 6,030 p/litro. No período de 12 meses (jul-25 contra jul-24), a variação acumulada é de 0,0%, resultado, principalmente ditado pela nova regra política da Petrobrás.

O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação no mês. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (22,37%).

O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada em 0,34% nos 12 meses. No mês de julho, o óleo foi comercializado a R$ 5,97 p/litro, contra R$ 5,950 p/litro no mesmo período do ano anterior, já o período mensal registrou variação de (0,17%).

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA

No mês, o veículo de transferência registrou uma retração de (0,74%) e o veículo de distribuição urbana uma variação de (0,49%), já os implementos tanto de transferência como o de distribuição não registrou variação, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 2,14%, recapagem (6,03%), salário do motorista 7,00%, seguro (0,69%).

Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo 0,76%, carroceria baú 3,99%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de (3,27%), recapagem (12,50%), rodoar 5,45%, lavagem com 3,40%, salário do motorista 7,00% e seguro do casco 0,97%.

Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 4,36%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 3,89%, pneu 215/75 – R 17,5 com 8,63%, recapagem com (2,67%), lavagem com 3,40%, seguros do casco e contra terceiros com 4,33%, salário de motorista 7,00% e salário de ajudante 7,00%.

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

As despesas administrativas de uma forma geral registraram em julho variação 0,05% de 2025, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram 0,14%.

Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 7,98%, agravado principalmente, pelo reajuste do IPTU para 2025. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 3,16%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO

Considerando a variação mensal, as despesas administrativas registraram variação de (0,11%), despesas administrativas (exceto salários) (0,17%), cavalo mecânico (1,19%), pneus 5,97%, Rodoar 0,0%, semirreboque 0,0%, recapagem (3,04%), lavagem 0,0%, seguros (1,04%).

ANÁLISE DE 12 MESES

Nos 12 meses (jul/25 contra jul/24), o cavalo mecânico teve variação de 0,71%, semirreboque 4,22%, seguros 1,16%, DAT – 5,46%, recapagem com (3,86%), lavagem 3,40%, rodoar 5,45% e 6,00% pneus – 295/80 R22.

INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG

A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.

O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.

São Paulo, 31 de julho de 2025.

DECOPE/NTC&LOGÍSTICA


[1] É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

[2] Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 5.941,20 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 235,06 p/hora útil parada, ou R$ 9,40 por tonelada por hora útil.

Inscrições abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Inscrições abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Evento itinerante chega ao estado de São Paulo e reunirá lideranças do transporte de todo o país.

As inscrições estão abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que reúne empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025.

Realizado pela NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, o Congresso consolidou-se como um ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor de todo o país reúnem-se com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do setor, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.

A programação oficial constará de painéis de discussão, palestras de motivação, workshops como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, e outras experiências produtivas. Na programação de lazer, os participantes terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades oferecidas pelo Club Med Lake Paradise.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressalta: “Esse é um dos grandes eventos de relevância promovidos pela entidade, assim como todos os outros que realizamos com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do setor. É um espaço que proporciona importantes trocas de experiências, fortalecimento das relações institucionais e discussões sobre os principais temas que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas. Convido todos os empresários, executivos e jovens lideranças a se organizarem para estar conosco neste encontro. A participação de cada um faz a diferença para o presente e o futuro do nosso setor”.

Faça já sua inscrição aqui