Obras do Rodoanel Norte de São Paulo atingem mais de 50% de execução

Obras do Rodoanel Norte de São Paulo atingem mais de 50% de execução

Após seis anos paralisadas, as obras foram retomadas em abril de 2024. Quando concluído, o Rodoanel Norte trará melhorias significativas.

As obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), chamado de Rodoanel Norte, conduzidas pelo Governo do Estado de São Paulo por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), alcançaram 51% de execução até junho. Retomadas com seis meses de antecedência em relação ao previsto, as intervenções no primeiro trecho — entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra — já registram 76% de avanço e devem ser entregues ainda no segundo semestre de 2025. Já o segundo trecho, que liga a Rodovia Fernão Dias à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (conexão com o trecho oeste do Rodoanel), está 39% concluído.

“O Rodoanel Norte é uma prioridade que estamos executando com rigor. A obra segue no cronograma e será um marco para a mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo, gerando empregos, atraindo investimentos e incorporando tecnologia de ponta em monitoramento e engenharia viária”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado.

Os dois trechos estão sendo construídos simultaneamente para garantir os prazos de entrega: o primeiro, até o segundo semestre de 2025, e o segundo, até o segundo semestre de 2026. A obra deve gerar 10 mil empregos diretos e indiretos, com cerca de 5 mil profissionais já atuando nos canteiros de obra. A concessionária Via SP Serra, responsável pela execução, também investe em capacitação profissional, incluindo a contratação de jovens aprendizes em parceria com o Senai.

Benefícios da conclusão do Rodoanel Norte

Após seis anos paralisadas, as obras foram retomadas em abril de 2024. Quando concluído, o Rodoanel Norte trará melhorias significativas, como a redução de congestionamentos, a retirada de caminhões das marginais, menor tempo de viagem e um acesso mais eficiente ao Porto de Santos. “A finalização do Rodoanel Norte completará a conexão entre o Porto de Santos e a Rodovia Fernão Dias, facilitando o escoamento de produtos, ampliando a capacidade logística e fortalecendo a competitividade da Baixada Santista”, destacou Benini.

Investimento e fiscalização

Com um investimento total de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão do Estado e R$ 2 bilhões da concessionária, a obra é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e fiscalizada pela Artesp. O projeto reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a modernização da infraestrutura, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população.

ANTT abre tomada de subsídios sobre exigência de seguros no transporte de cargas

ANTT abre tomada de subsídios sobre exigência de seguros no transporte de cargas

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) abrirá, nessa quinta-feira (31), a Tomada de Subsídios 4/2025, para receber contribuições sobre os impactos da exigência de seguros no transporte rodoviário remunerado de cargas.

A iniciativa será conduzida pela Suroc (Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas) e servirá de base para a elaboração da versão 1.0 do Relatório de AIR (Análise de Impacto Regulatório).

O prazo para envio das contribuições se encerrará no dia 20 de setembro, e os interessados poderão acessar os documentos e orientações diretamente na plataforma ParticipANTT.

Governo abre consulta pública para plano de descarbonização dos transportes

Governo abre consulta pública para plano de descarbonização dos transportes

Documento define metas para redução de emissões até 2050, com foco nos modais aéreo e aquaviário

O governo federal abriu, na última segunda-feira (28), a consulta pública do Plano Setorial de Mitigação de Transportes, que estabelece diretrizes para a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor até 2050. A iniciativa, que integra a Estratégia Nacional de Mitigação e o Plano Clima, ficará disponível até 18 de agosto na plataforma Brasil Participativo, permitindo que a população contribua para a formulação final do documento.

O plano tem como foco os modais aéreo e aquaviário, considerados estratégicos para a transição rumo a uma economia de baixo carbono. As ações incluem a ampliação do uso de combustíveis sustentáveis, como o SAF (combustível sustentável de aviação), a eletrificação de frotas e da infraestrutura de apoio, além do incentivo ao transporte por ferrovias, hidrovias e cabotagem, modais reconhecidos por sua menor emissão de poluentes.

A proposta foi elaborada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com o Ministério dos Transportes, e coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima. O trabalho envolveu secretarias de aviação civil, portos, hidrovias e navegação, além da Diretoria de Sustentabilidade, com apoio de agências reguladoras.

De acordo com técnicos envolvidos na elaboração, a implementação das medidas deve reduzir a dependência do modal rodoviário e de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo em que abre espaço para investimentos privados em novas tecnologias, fortalece o setor de energia renovável e aumenta a eficiência logística do país.

Economista Zeina Latif trará análise de cenários para o TRC na segunda edição do CONET&Intersindical 2025, em Bento Gonçalves

Economista Zeina Latif trará análise de cenários para o TRC na segunda edição do CONET&Intersindical 2025, em Bento Gonçalves

Palestra trará uma visão atualizada do cenário econômico que impacta o setor de transporte de cargas e logística

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a segunda edição do CONET&Intersindical 2025 nos dias 21 e 22 de agosto, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS). O evento tem como entidade anfitriã a Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (FETRANSUL), com o apoio dos Sindicatos filiados à entidade.

Reconhecido por reunir os principais protagonistas do Transporte Rodoviário de Cargas, o CONET&Intersindical promove debates de alto nível, troca de experiências e a construção de soluções inovadoras para o setor. O evento também é uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas e compartilhar boas práticas, que impulsionam o desenvolvimento econômico e social.

Em seu formato tradicional, o evento é dividido em duas etapas: o CONET – voltado à discussão empresarial de custos, em que o Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), da NTC&Logística, apresenta pesquisas de mercado e aponta os direcionamentos relacionados ao frete – e a Intersindical, cuja pauta inclui temas relacionados ao desenvolvimento das atividades do setor.

No CONET, uma das palestras confirmadas é “Cenário Econômico e Perspectivas para o Transporte Rodoviário de Cargas”, que será apresentada pela economista Zeina Latif. Consultora econômica e sócia da Gibraltar Consulting, Zeina é mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e possui uma sólida trajetória no mercado financeiro, com passagens por instituições como a XP, onde atuou como economista-chefe. Foi Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, é professora do Insper, colunista do jornal O Globo e autora do livro “Nós do Brasil: nossa herança e nossas escolhas”, publicado pela Editora Record.

A palestra trará uma análise aprofundada das tendências econômicas que devem impactar o Transporte Rodoviário de Cargas no segundo semestre de 2025, oferecendo insights estratégicos para o planejamento e o desenvolvimento do setor.

Faça já sua inscrição aqui

Confira a programação preliminar do evento

21 de agosto de 2025 | CONET

9h30 – Credenciamento e Abertura Oficial

Painel Técnico

         •      Atualização do INCT (Índice Nacional de Custos do Transporte)

         •      Pesquisa de Mercado DECOPE 2025

         •      Nova ferramenta da NTC para simulação de frete

Gestão e Inovação

         •      Apresentação de soluções práticas para gestão de custos e tomada de decisão nas transportadoras

Coffee-break e networking

Palestra Magna – “Cenário Econômico e Perspectivas para o Transporte Rodoviário de Cargas”

Palestrante: Zeina Latif, economista, colunista do jornal O Globo e uma das principais vozes da macroeconomia no Brasil

Painel Empresarial por Segmento

Discussão sobre os principais desafios e oportunidades em diferentes áreas do TRC: Farmacêuticos | Perigosos | Fracionados | Granéis | Lotação | Bebidas | Alimentícios

18h30 – Encerramento

22 de agosto de 2025 | INTERSINDICAL

9h – Abertura INTERSINDICAL

Painel Trabalhista

         •      Negociações coletivas

         •      Lei do Motorista

         •      Precedentes normativos do TST

Painel de Seguros

         •      Atualizações legislativas e novas práticas

Painel de Segurança

         •      Aliança Nacional pela Segurança Logística

Painel de Infraestrutura

Painel Tributário

         •      Aplicação da Reforma Tributária no TRC: impactos e oportunidades

17h – Considerações Finais – Encerramento

20h30 – Jantar de Encerramento

Realização

NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)

Entidade Anfitriã

FETRANSUL (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul)/

Apoio

Sindicatos filiados à FETRANSUL

Patrocínio

AUTOTRAC

FENATRAN

RANDS

TOTVS

TRANSPOCRED

XBRI PNEUS

Apoios Institucionais

Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)

FuMTran (Fundação Memória do Transporte)

Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários)

Apoio Logístico

Braspress

SETCEPAR Londrina celebra 20 anos de atuação com homenagens e reconhecimento

SETCEPAR Londrina celebra 20 anos de atuação com homenagens e reconhecimento

Na última sexta-feira (25), o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – Unidade de Londrina (SETCEPAR Londrina) celebrou seus 20 anos de fundação com um evento solene, que reuniu empresários do setor, lideranças sindicais e autoridades municipais e estaduais. A noite foi marcada por homenagens, reconhecimento institucional e a valorização da trajetória da entidade na defesa do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) na Região Norte do Paraná.

O presidente do SETCEPAR, Silvio Kasnodzei, abriu o evento destacando o papel estratégico de Londrina no cenário logístico do Paraná. De acordo com o dirigente, a comemoração dos 20 anos do SETCEPAR Londrina é marcada por um sentimento de orgulho e de grande responsabilidade por uma entidade que, hoje, possui 57 empresas associadas e uma base que abrange 165 empresas em toda a região metropolitana e no Norte Pioneiro. “É impossível não reconhecer a pujante atividade do Transporte Rodoviário de Cargas em Londrina e região. Nossa cidade tem no transporte um dos pilares da sua economia. Aqui estão localizadas empresas que fazem história e fazem a diferença para o desenvolvimento do Paraná.”

Ele destacou a relevância do TRC para o desenvolvimento regional, ressaltando que a entidade tem se dedicado ao suporte contínuo aos associados frente aos desafios da Reforma Tributária, da transformação tecnológica e das novas exigências relacionadas ao ESG. “Estamos confiantes de que, com preparo e articulação, sairemos ainda mais fortes. O ESG não é apenas uma tendência passageira, é uma diretriz de futuro, e queremos ser protagonistas dessa agenda no setor de transporte”, afirmou o presidente, enfatizando também a importância da presença feminina no segmento e a representatividade que fortalece o setor para os novos tempos.

A cerimônia contou com a presença de representantes de entidades parceiras, como a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR); o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (SINTROPAR); o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Londrina (SINTTROL) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Guarapuava e Região (SETCGUAR), além de autoridades como vereadores, secretários municipais e lideranças políticas. A programação incluiu a exibição de um vídeo institucional com a trajetória do SETCEPAR Londrina e a entrega da Condecoração do Mérito Rodoviário, que homenageou nomes relevantes para o setor e para a história da entidade.

Foram homenageadas personalidades como o prefeito de Londrina, Thiago Amaral; o presidente da Câmara de Vereadores, Emanoel Gomes; o presidente da FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli; o presidente do SINTTROL, José Faleiros, além das transportadoras Falcão, Real 94 e Transpetrol. Também foram reconhecidos quatro colaboradores que fizeram parte da história da entidade: Elson Elias Garboza, Fernando Teodoro da Silva, Alex Magno Carvalho Benelli e Sara Kechichian.

Kasnodzei também ressaltou em seu discurso o papel central das empresas associadas ao SETCEPAR Londrina, lembrando que é graças a elas que a entidade ganha legitimidade e força em sua atuação. Ele pontuou conquistas como a autorização para a operação de carreta de quatro eixos, fruto de articulação direta com o setor e com entidades parceiras. “Nossa missão é ser a ponte entre as empresas e as instituições, para que o transporte seja solução, e não obstáculo, ao progresso regional”, concluiu, ao agradecer o apoio de entidades como a FETRANSPAR, NTC&Logística, Confederação Nacional do Transporte (CNT) e demais organizações do setor.

Encerrando a noite, o presidente Silvio Kasnodzei convidou os membros da diretoria para um brinde coletivo, reforçando os compromissos da entidade com o futuro. “Temos orgulho do que construímos, mas temos ainda mais sede do que está por vir. O SETCEPAR Londrina continuará sendo referência em representatividade e inovação para o setor de transportes no Paraná”, finalizou.

A noite terminou com um jantar de confraternização, celebrando não apenas as duas décadas de atuação, mas também o fortalecimento da rede de apoio e diálogo entre empresas, trabalhadores e representantes do setor. O evento teve o apoio e patrocínio de empresas parceiras como Servopa Caminhões e Ônibus, GOBRAX, Rivesa – Volvo, Transpocred, Furgões Ibiporã, Repom e Truck Pag.

Crise econômica pode frear investimentos no transporte rodoviário de cargas

Crise econômica pode frear investimentos no transporte rodoviário de cargas

O Índice de Confiança do Transportador (ICT), divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), revelou uma queda na confiança dos empresários do transporte rodoviário de cargas (TRC) em São Paulo no segundo trimestre de 2025. O índice atingiu 45,9%, indicando maior cautela dos transportadores diante do cenário econômico atual.

Entre os principais fatores apontados para essa retração, estão a alta das taxas de juros, o aumento nos custos operacionais e a dificuldade de acesso ao crédito. Esses elementos têm provocado atrasos nos planejamentos estratégicos das empresas, afetando diretamente o fluxo de caixa e as decisões de investimento, especialmente no que se refere à renovação de frotas, aquisição de novas tecnologias e expansão dos negócios.

A imprevisibilidade econômica, segundo representantes do setor, pode impactar gradualmente a demanda por serviços de transporte, considerando que a atividade está diretamente ligada à movimentação comercial e industrial. A redução nas encomendas e o achatamento do valor do frete também foram apontados como reflexos do momento de instabilidade.

Transporte rodoviário de cargas: instabilidade desacelera investimento de transportadores

Para Roberta Caldas, presidente da Transpocred, instituição financeira cooperativista voltada ao setor de logística, transporte e correios, o momento exige resiliência e estratégia por parte das empresas. Ela afirma que a manutenção de bons relacionamentos com os clientes e a atuação profissional são diferenciais importantes em períodos desafiadores.

A executiva do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (SETCESP) e diretora da CNT, Ana Jarrouge, também destaca o impacto da atual conjuntura sobre o setor. Para ela, o ambiente econômico interfere diretamente na operação do transporte rodoviário de cargas e compromete o planejamento de longo prazo, essencial para o crescimento estruturado das transportadoras.

Na avaliação de José Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região (Sindicamp), a resposta a períodos de incerteza deve vir com foco na eficiência operacional e na qualidade dos serviços prestados. Ele defende que manter a confiança dos clientes, investir em processos internos e valorizar o capital humano são estratégias importantes para atravessar o momento atual.

Empresários do setor afirmam que a retomada da confiança passa por um esforço conjunto entre empresas, entidades representativas e instituições financeiras, de forma a encontrar caminhos viáveis para manter o ritmo dos negócios, mesmo diante das adversidades. A necessidade de adaptação constante e o fortalecimento da competitividade também são apontados como medidas essenciais para o equilíbrio do setor.

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

Medida que já é obrigatória para motoristas profissionais mostra impacto positivo na segurança viária e pode ser estendida à primeira habilitação

Desde a implementação do exame toxicológico de larga janela de detecção em 2016, obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, os indicadores de segurança nas rodovias federais apresentaram melhora significativa.

Segundo dados do setor, houve redução de 34% nos acidentes envolvendo caminhões e de 45% nos que envolvem ônibus. Estima-se que, apenas no primeiro ano de aplicação, o impacto positivo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) foi de R$ 74 bilhões.

Além disso, o exame possibilitou a reabilitação de mais de 28 mil motoristas, que, após testarem positivo para substâncias psicoativas, passaram por tratamento e foram novamente aprovados em exames posteriores.

Projeto de lei propõe ampliação da exigência

Com base nesses resultados, o Projeto de Lei 3965/2021 foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, propondo a extensão da obrigatoriedade do exame toxicológico para candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, o trecho específico que previa essa ampliação foi vetado pela Presidência da República.

Para especialistas, a adoção do exame desde a primeira habilitação pode contribuir para mudar um cenário preocupante. Dados do estado de São Paulo indicam que 48% das mortes no trânsito estão relacionadas ao consumo de álcool ou drogas.

Entre jovens, grupo que representa a maioria dos que buscam a primeira habilitação, o uso de drogas sintéticas cresceu 20% entre 2009 e 2019, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE/IBGE).

Ferramenta confiável e difícil de fraudar

O exame toxicológico de larga janela utiliza análise capilar, capaz de identificar padrões de consumo de substâncias em até seis meses, com sensibilidade para detectar traços em nível de picogramas.

Por se tratar de material biológico de difícil adulteração, o método oferece maior confiabilidade, sendo considerado por especialistas como o mais eficaz para fins de segurança viária.

Alvaro Pulchinelli Jr., presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), defende a ampliação do exame: “Permitir que usuários frequentes de drogas obtenham CNH é um risco à segurança pública. O exame é uma forma eficaz de identificar esse padrão de consumo”.

Medida tem apoio da população

De acordo com pesquisa do Instituto IPEC realizada em 2024, 83% dos brasileiros são favoráveis à ampliação da exigência do exame toxicológico para novos condutores.

A proposta conta também com o respaldo de ex-dirigentes do setor público. “Estamos diante de uma política pública eficaz, com ampla aprovação popular e respaldo científico. A ampliação do exame é um passo lógico e urgente”, afirma Paulo Rebello, ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Política pública de segurança e saúde

Além de reduzir acidentes, o exame também funciona como um instrumento de apoio à saúde pública e à reintegração profissional.

Entre 2016 e 2019, mais de 28 mil motoristas que testaram positivo para uso de substâncias conseguiram se reabilitar e retornar às suas funções após novos testes com resultado negativo.

A revisão do veto ao PL 3965/2021, defendida por entidades médicas e especialistas em trânsito, é vista como fundamental para a continuidade de uma política que já demonstrou efetividade na prevenção de tragédias, proteção de vidas e promoção da segurança nas estradas brasileiras.

NTC&Logística e ANTT realizam pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

NTC&Logística e ANTT realizam pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Resultado será apresentado durante o CONET&Intersindical, no dia 21 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de orientar ações estratégicas para o setor

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lançou uma importante pesquisa voltada às empresas transportadoras de carga de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo avaliar a situação econômica do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2025, identificando os principais desafios enfrentados, além de oportunidades e tendências que impactam o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.

A coleta de dados será feita por meio de um questionário objetivo, com perguntas de múltipla escolha, o que garante uma participação ágil por parte das empresas. O envolvimento do setor é fundamental para que a pesquisa reflita a realidade do transporte de cargas no país e apresente dados qualificados para o embasamento de políticas públicas e estratégias.

Os resultados serão divulgados durante a segunda edição de 2025 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), que ocorrerá no dia 21 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a iniciativa reforça o compromisso de a entidade ouvir o setor e construir caminhos eficientes. “Precisamos de dados reais para tomar decisões assertivas. Essa pesquisa é uma ferramenta essencial para traduzir a realidade do nosso setor, contribuindo na formulação de estratégias que favoreçam o desenvolvimento, a competitividade e sustentabilidade do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.”

Clique aqui e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNx5LUopo-Rf3qKj2x-C-SvQu35lhGrxfhzr1T4w-UGjXWAA/viewform 

NTC&Logística lança pesquisa nacional sobre seguros no Transporte Rodoviário de Cargas

NTC&Logística lança pesquisa nacional sobre seguros no Transporte Rodoviário de Cargas

Com o objetivo de compreender a fundo a realidade enfrentada pelas empresas em relação aos seguros no Transporte Rodoviário de Cargas, a NTC&Logística, por meio do seu Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), está conduzindo uma pesquisa voltada exclusivamente aos transportadores de todo o Brasil.

A iniciativa surge, também, como sugestão do Comitê de Seguros, recentemente criado pela entidade, com o propósito de debater os desafios do setor e propor soluções práticas para o aperfeiçoamento das relações entre transportadoras e seguradoras. A partir dessa articulação, identificou-se a necessidade de um levantamento amplo e técnico que embasasse futuras ações da NTC&Logística junto ao mercado e aos órgãos reguladores.

A pesquisa aborda temas como os tipos de apólices contratadas, ocorrências de sinistros, coberturas mais utilizadas, frequência de negativas, vigência e valores das apólices, além da influência de exigências externas e da satisfação com os serviços prestados. Os dados obtidos serão essenciais para a construção de um diagnóstico representativo e atualizado sobre o cenário atual dos seguros no TRC.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a participação dos transportadores é fundamental para que a entidade possa atuar com maior alcance e precisão: “A pesquisa é uma ferramenta estratégica. Precisamos ouvir quem está na ponta, entender as dificuldades, os custos envolvidos, a efetividade das coberturas e como o seguro tem impactado o dia a dia das operações. Com esses dados em mãos, teremos embasamento sólido para propor melhorias e construir soluções em diálogo com as seguradoras, sempre em defesa do setor de transporte de cargas”, afirmou.

A NTC&Logística reforça que todas as informações serão tratadas com sigilo e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos e institucionais. A pesquisa pode ser respondida de forma rápida e está disponível no link abaixo.

Acesse a pesquisa aqui

Com atuação do Sistema Transporte, governo sanciona lei que garante dupla visita na fiscalização do crédito consignado

Com atuação do Sistema Transporte, governo sanciona lei que garante dupla visita na fiscalização do crédito consignado

Nova legislação assegura caráter educativo às fiscalizações do crédito consignado, evitando penalidades imediatas e promovendo segurança jurídica para as empresas

A obrigatoriedade da dupla visita nas fiscalizações trabalhistas e tributárias foi oficialmente incorporada à legislação brasileira com a sanção presidencial da Lei nº 15.179/2025, na última sexta-feira (25). A nova regra representa uma importante conquista institucional do Sistema Transporte, que atuou, de forma estratégica, no Congresso Nacional, para assegurar sua aprovação.

Com a medida, fica determinado que, em casos como a retenção indevida de valores referentes a empréstimos consignados, o auditor fiscal deve, em um primeiro momento, orientar o empregador quanto à irregularidade. Apenas em uma segunda visita, caso não haja a correção, será possível aplicar penalidades administrativas. A nova legislação fortalece o caráter educativo e preventivo da Auditoria do Trabalho, promovendo mais equilíbrio nas relações laborais e maior segurança jurídica às empresas.

A regra da dupla visita busca assegurar que as empresas tenham a oportunidade de se adequarem às normas antes de serem penalizadas. O empréstimo consignado – que, até pouco tempo atrás, era voltado majoritariamente a servidores públicos – ganhou relevância também no setor privado após recentes alterações legais. Trata-se de uma novidade para muitos empregadores, que ainda estão em processo de adaptação à regulamentação.

Essa conquista está em total sintonia com a agenda institucional da CNT (Confederação Nacional do Transporte), que defende a modernização das relações de trabalho, o fortalecimento da segurança jurídica e a valorização do diálogo entre empregadores e empregados. A nova legislação contribui para o aperfeiçoamento do ambiente regulatório brasileiro, promovendo uma atuação mais equilibrada do Estado frente à realidade das empresas.

Articulação no Congresso

A inclusão da regra da dupla visita foi aprovada pelo Senado Federal em 2 de julho, durante a votação do PLV (Projeto de Lei de Conversão) nº 1/2025, originado da Medida Provisória nº 1.292/2025. A medida foi resultado de emenda articulada pela CNT com o objetivo de fortalecer o caráter orientador da fiscalização e evitar penalizações imediatas aos empregadores. O relator da proposta, senador Rogério Carvalho (PT/SE), acatou o pedido da Confederação, incorporando ao texto o princípio da dupla visita, já previsto no artigo 627 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Modernização do crédito consignado

Além da dupla visita, a Lei nº 15.179/2025 promove ampla modernização da legislação do crédito consignado, alterando a Lei nº 10.820/2003. Entre as mudanças, estão a contratação digital por trabalhadores celetistas, domésticos, rurais e diretores não empregados com direito ao FGTS, o uso de plataformas digitais, a ampliação da consignação voluntária para múltiplos vínculos empregatícios e o redirecionamento automático dos descontos em caso de mudança de vínculo.

Participação das mulheres no setor de transportes em Minas Gerais está abaixo da média nacional

Participação das mulheres no setor de transportes em Minas Gerais está abaixo da média nacional

Segundo dados do levantamento feito pela CNT, a participação feminina no setor em todo o Brasil foi de 18,89% em 2024

O setor de transportes registrou 297.872 vínculos empregatícios ativos em Minas Gerais no ano passado. Dentre eles, 82,6% eram de homens e 17,4%, de mulheres no Estado. Conforme os dados do levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a participação feminina em Minas está abaixo da média nacional (18,89%).

A pesquisa, feita com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego, demonstra que o Estado encerrou 2024 com 51.880 mulheres e 297.872 homens atuando no setor de transportes. Já no Brasil, dos 2.821.899 vínculos empregatícios, 2.288.893 eram de homens e 533.006, de mulheres.

A coordenadora do Núcleo de Belo Horizonte e Região da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas (Comjovem), Ana Paula de Souza, relata que a participação das mulheres vem evoluindo nos últimos anos. Ela lembra que o cenário, há 20 anos, era diferente do atual, com o transporte sendo considerado como uma atividade exclusivamente masculina.

Além disso, as condições eram menos propícias para a atuação feminina no setor, exigindo muita força física para realizar algumas ações do dia a dia na estrada. Para a dirigente, existiam muitas barreiras técnicas, enquanto, hoje em dia, a dificuldade está relacionada a questões culturais. “Hoje, nós temos direção hidráulica e câmbio automático nos veículos, entre outras tecnologias, e muita infraestrutura de apoio”, diz.

Ela destaca que a diferença de Minas Gerais para as demais regiões não é muito grande. O Estado pode até não ser o grande destaque positivo quanto à equidade de gênero no setor, mas também não está entre os casos mais preocupantes do país. “Existem políticas que estão sendo trabalhadas para mudar essa realidade, e eu acredito que Minas Gerais, em breve, estará dentro da média nacional”, pontua.

O estudo da CNT ainda mostra que 17,47% das mulheres possuem de seis a 11,9 meses de trabalho; logo em seguida aparece o grupo de 12 a 23,9 meses, com 17,13% do total em Minas. No caso dos homens, a maioria (16,17%) já possui 120 meses ou mais, seguido daqueles com 12 a 23,9 meses de emprego (15,51%).

Além disso, das 51.880 mulheres que atuam no setor no Estado, 28,81% possuem entre 30 e 39 anos de idade; outras 22,68% estão na faixa etária entre 40 e 49 anos. Por outro lado, a maioria (27,43%) dos homens no setor tem de 50 a 64 anos, seguido do grupo com 30 a 39 anos, com 24,53% do total.

Ações para ampliar a participação das mulheres no setor de transportes

Ana Paula de Souza avalia que muitos estigmas estão sendo superados, principalmente com a adoção de políticas ESG nas empresas do setor de transportes. Ela afirma que esses esforços estão resultando na atração de mais mulheres para essa atividade ainda dominada pelos homens. Em alguns casos, as empresas têm ampliado de cinco para 80 mulheres em seu quadro de funcionários, em um período de três anos.

“Nós temos visto várias empresas adotando essas políticas ESG e essas mudanças na cultura. Isso tem se transformado em vagas ocupadas por mulheres”, afirma.

O levantamento realizado pela CNT demonstra que o grupo com Ensino Médio completo é superior aos demais, tanto entre as mulheres quanto entre os homens. Dentre as mulheres mineiras que trabalham no setor de transportes, 60,55% possuem esse grau de escolaridade, contra 60,09% entre os homens. No Brasil, o cenário é de 63,85% dos homens com Ensino Médio completo, contra 60,98% das mulheres.

Além de coordenar o Núcleo da Comjovem em Belo Horizonte e Região, Ana Paula de Souza também é gestora de operações da AD Souza Transportes e Logística. Segundo a dirigente, a maioria das mulheres atua na área administrativa das empresas de transporte, com menos participação na área operacional e nos cargos de liderança. “As mulheres ocupam apenas 3% ou 4% dos cargos de liderança. Essa participação é muito menor que os 17,4% observados em termos gerais”, acrescenta.

Ela ressalta que o tema da equidade no setor tem como objetivo proporcionar oportunidades iguais para homens e mulheres, respeitando as diferenças e reconhecendo as dificuldades que ainda existem. Para a especialista, temas como o fim do tabu envolvendo a licença-maternidade e a melhoria na infraestrutura são fundamentais para garantir condições iguais para ambos.

“Nós ainda temos muitas dificuldades em relação à infraestrutura no Brasil, com relação ao ponto de parada de motoristas, por exemplo. Muitas mulheres chegam em determinados embarcadores que não possuem banheiro feminino ou cujo banheiro está inadequado para uso”, relata.

Ana Paula de Souza ressalta que a participação das mulheres vem crescendo, mas ainda necessita de muitas adaptações e de políticas ESG para mudar o ambiente e torná-lo propício para que as mulheres possam assumir ainda mais cargos de lideranças ou na área operacional das empresas.

A expectativa, segundo a dirigente, é que os próximos anos sejam de mudanças, com mais participação de mulheres também nas comissões e demais entidades do setor de transportes. “Nós precisamos de mais representatividade das mulheres”, completa.

Focus: Mercado mantém Selic até o fim de 2025 e reduz projeções de inflação

Focus: Mercado mantém Selic até o fim de 2025 e reduz projeções de inflação

Analistas consultados pelo Banco Central mantiveram a projeção de que a taxa básica de juros permanecerá no atual patamar de 15%; faltam poucos dias para a próxima decisão de política monetária

Dias antes da próxima decisão de política monetária do Banco Central, analistas consultados pela autarquia mantiveram a projeção de que a taxa Selic permanecerá no atual patamar de 15% até o fim deste ano, enquanto reduziram ligeiramente as expectativas para a inflação brasileira em 2025 e 2026, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (28).

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a mediana das projeções para a Selic em 2025 permaneceu em 15% pela 5ª semana consecutiva, enquanto que, para 2026, a previsão ainda é de que a taxa atingirá 12,50%, na 26ª semana consecutiva que a expectativa se mantêm nesse nível.

Os membros do Copom (Comitê de Política Monetária) voltam a se reunir na terça (29) e quarta-feira (30) para a próxima decisão de juros, após sinalizarem, na reunião anterior, que devem optar pela pausa no ciclo de aperto monetário, após elevarem a Selic em 0,25 ponto percentual na reunião do mês anterior, chegando a 15%.

Na curva de juros, as apostas na manutenção são quase unânimes, com probabilidade de 97%, com 3% de chance de que a autarquia eleve novamente a Selic em 0,25 ponto percentual, de acordo com dados da LSEG.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda a previsão de que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) terá alta de 5,09% ao fim deste ano, ligeiramente abaixo da projeção de avanço de 5,10% na pesquisa anterior, no que foi a 9ª semana consecutiva de redução da expectativa.

Para 2026, a projeção para a inflação brasileira foi a 4,44%, ante 4,45% na semana anterior.

O centro da meta perseguida pelo BC é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em relação ao crescimento da economia brasileira, a previsão é que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresça 2,23% neste ano, mesma projeção da semana anterior. Em 2026, a expectativa de crescimento subiu para 1,89%, ante 1,88% há uma semana.

No Focus desta segunda, houve ainda redução na expectativa para o preço do dólar, no final de 2025, a R$ 5,60, de R$ 5,65 anteriormente, e manutenção na projeção para 2026, a R$ 5,70.

A divisa norte-americana acumula queda ante o real de cerca de 10% neste ano, em movimento puxado por um processo de correção de preço após sua disparada no fim do ano passado, e maior incerteza em relação aos planos tarifários dos Estados Unidos.

Mas, em meio às tensões comerciais recentes entre Brasil e EUA, após Trump ameaçar impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, os analistas do Focus reduziram a expectativa para o superávit da balança comercial neste ano pela 3ª semana consecutiva, a US$ 66,70 bilhões, de US$ 69,25 bilhões na semana passada.

Há quatro semanas, a projeção era de saldo positivo de US$ 73 bilhões.

Para 2026, a previsão para a balança caiu para um superávit de US$ 70,04 bilhões, de US$ 75,20 bilhões anteriormente. Há quatro semanas, a projeção indicava saldo positivo de US$ 78 bilhões no próximo ano.

Europa constrói maior túnel imerso do mundo com a mesma técnica que será usada na ligação Santos-Guarujá

Europa constrói maior túnel imerso do mundo com a mesma técnica que será usada na ligação Santos-Guarujá

Túnel submerso que ligará as duas cidades do litoral paulista utilizará a mesma tecnologia adotada na obra do Fehmarnbelt, entre Alemanha e Dinamarca

O futuro túnel submerso que ligará Santos a Guarujá, um dos projetos de infraestrutura mais aguardados do litoral paulista, adotará a mesma tecnologia de construção utilizada no maior túnel imerso do mundo, atualmente em execução na Europa. A informação reforça a viabilidade técnica e a modernidade da obra brasileira, que já tem cronograma em andamento e promete revolucionar a mobilidade urbana na região.

O projeto europeu é o Túnel de Fehmarnbelt, uma conexão estratégica de 18 km que atravessa o Mar Báltico entre a Dinamarca e a Alemanha. A obra usa a técnica de túnel imerso, sistema que será replicado no Brasil para a travessia entre Santos e Guarujá, segundo detalhou o Governo de São Paulo e o Ministério dos Transportes.

O que é um túnel imerso?

Diferente dos túneis escavados no subsolo, o túnel imerso é construído em segmentos de concreto pré-moldado, que são posteriormente submersos e encaixados no leito marinho, como peças de um grande quebra-cabeça. Essa técnica é considerada mais eficiente e menos impactante em regiões costeiras e áreas urbanas densas.

O Fehmarnbelt Tunnel, em construção desde 2020, será o maior túnel imerso do mundo, com previsão de entrega para 2029. A estrutura ligará as cidades de Rødbyhavn (Dinamarca) e Puttgarden (Alemanha), encurtando uma viagem que hoje leva cerca de 45 minutos de balsa para apenas 10 minutos de carro ou 7 de trem. O investimento total ultrapassa € 7 bilhões (aproximadamente R$ 41 bilhões).

Com capacidade para veículos e trens, o túnel terá duas vias férreas e quatro faixas rodoviárias, e deve impulsionar o transporte de carga e passageiros em toda a Europa do Norte.

A ligação Santos–Guarujá: o projeto brasileiro

Com cerca de 860 metros de extensão, o túnel entre Santos e Guarujá terá capacidade para veículos leves, caminhões e ônibus, além de uma faixa exclusiva para ciclistas e pedestres. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, com execução prevista pelo modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a fase de licenciamento e análise ambiental está em andamento, e o início da construção está previsto para 2026, com conclusão estimada entre 2030 e 2031.

Benefícios esperados

Hoje, a ligação entre Santos e Guarujá depende da travessia de balsas, que atende mais de 90 mil pessoas por dia e enfrenta congestionamentos constantes. Com o túnel, a estimativa é que o tempo de deslocamento caia para menos de cinco minutos, com impacto direto no transporte de cargas e na logística portuária.

Além da mobilidade, a obra deve:

reduzir emissões de gases poluentes;

diminuir o tráfego nas vias centrais das cidades;

impulsionar o turismo e o comércio local;

gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a construção.

Combustíveis fósseis podem acabar no Brasil com a transição energética

Combustíveis fósseis podem acabar no Brasil com a transição energética

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, diversos países têm investido em soluções energéticas renováveis. E o Brasil se destaca por contar com cerca de 90% de sua matriz elétrica e 50% de sua matriz energética provenientes de fontes renováveis, sendo estes índices muito acima da média global.

Mas vale destacar que ainda há uma longa jornada pela frente, pois, além de investir em energia limpa, é necessário reduzir a dependência de combustíveis fósseis, que correspondem a cerca de 80% do consumo total de energia primária no país atualmente.

Além dos elevados investimentos em gás natural e carvão mineral, o Brasil também se destaca como um dos principais produtores e exportadores de petróleo, impulsionado especialmente pelas reservas do pré-sal. No entanto, esta realidade pode mudar à medida que o país busca resultados mais sustentáveis.

De acordo com a diretora da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn, estão sendo estudadas diversas formas de reduzir a dependência deste tipo de combustível em escala industrial, uma vez que existem outras soluções disponíveis no mercado com potencial para suprir a densidade energética e o custo adequados.

Contudo, ela avalia que também será necessário mudar o padrão de consumo da população. “Sem promover a busca de soluções para esta parte da equação, o mundo continuará dependendo de petróleo e gás”, disse ela (via O Globo).

Biometano: a possível solução contra a dependência de combustíveis fósseis

Embora tenha como principal componente a mesma molécula do gás natural (CH₄), o biometano se diferencia por sua origem renovável. Produzido a partir da purificação do biogás, ele surge como uma alternativa viável em larga escala para a substituição dos combustíveis fósseis.

Isso porque o biocombustível renovável tem potencial para descarbonizar processos industriais e o transporte de carga pesada, já que pode substituir o GN (Gás Natural) com eficiência e segurança.

Segundo Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, o Brasil já demonstra capacidade para se tornar um dos cinco maiores produtores de biometano do mundo. Dessa forma, a perspectiva de uma grande virada energética no país torna-se cada vez mais concreta.

Associação Comercial do Rio de Janeiro recebe governador do Paraná em tradicional Almoço do Empresário, com a participação do presidente Eduardo Rebuzzi

Associação Comercial do Rio de Janeiro recebe governador do Paraná em tradicional Almoço do Empresário, com a participação do presidente Eduardo Rebuzzi

Evento promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) reuniu autoridades e lideranças empresariais para discutir avanços econômicos, integração entre os estados e o papel estratégico da logística no desenvolvimento nacional

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realizou, na última sexta-feira, 25 de julho, o tradicional Almoço do Empresário – evento que congrega associados e convidados em torno de pessoas proeminentes nas esferas pública e privada –, tendo o governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, como personalidade de destaque.

Realizado na sede da ACRJ, no centro do Rio de Janeiro, o encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Josier Vilar, com a participação do presidente da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, que também é presidente da FETRANSCARGA – Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente de Relações Institucionais da ACRJ.

O Almoço do Empresário contou com a presença do prefeito do Município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do secretário da Casa Civil do Estado do Rio, Nicola Miccione; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro; da vice-presidente de Comunicação da ACRJ, Jacyra Lucas; além de empresários, diretores da Casa de Mauá e outras autoridades.

Durante sua apresentação – “A experiência do Paraná em inovação e melhoria do ambiente de negócios” –, o governador Ratinho Júnior salientou os avanços econômicos alcançados pelo Paraná nos últimos anos, com ênfase no crescimento do PIB e nos investimentos em infraestrutura, citando os projetos estruturantes em andamento, que posicionam o estado como referência nacional em gestão pública. Ratinho Júnior também ressaltou a relação positiva com o Sistema FETRANSPAR e com o presidente da entidade, coronel Sérgio Malucelli, que representa o setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística no Paraná.

Para Eduardo Rebuzzi, a troca de experiências entre diferentes estados e a união entre o setor público e as lideranças empresariais são fundamentais para o fortalecimento da economia nacional. “O Paraná é um exemplo de visão de futuro e boa gestão. O Transporte de Cargas tem papel central nesse desenvolvimento e precisa estar integrado aos projetos de crescimento do país. Eventos como esse fortalecem o diálogo, aproximam as lideranças e criam caminhos concretos para uma logística mais moderna e eficiente”, afirmou.

A íntegra do encontro está disponível no canal “ACRJ Divulga”, no YouTube.

Últimos dias para participar da quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística, no Rio de Janeiro

Últimos dias para participar da quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística, no Rio de Janeiro

A quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro e pelo Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, às 13 horas, com o apoio dos Sindicatos filiados – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC. As vagas são limitadas, e as inscrições vão até o dia 29 de julho.

Criado em 2004, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do país, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística.

A programação contará com temas relevantes para o setor e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento também conta com o apoio da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística.

Ratificando a missão da NTC&Logística de estar ao lado do transportador rodoviário de cargas, de Norte a Sul do Brasil, o Seminário Itinerante já percorreu diversos estados ao longo de mais de duas décadas.

O evento será realizado presencialmente, no Edifício-Sede da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua Candelária, 9 – Centro – Mezanino), onde também está localizada a sede da FETRANSCARGA. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um Transporte Rodoviário de Cargas cada vez mais forte.

Faça já sua inscrição aqui

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

13h – CREDENCIAMENTO

13h30 às 14h30 – ABERTURA

EDUARDO REBUZZI – Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA

ANDRÉ DE SIMONE – Coordenador Nacional da COMJOVEM

HUDSON RABELO – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

JESSICA LOPES – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

BENEDITO SIMÕES – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro

14h30 às 15h30 – PALESTRA

“Intraempreendedorismo: empreender e inovar na própria empresa”

Palestrante

ANY COSTA – Especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano

15h30 às 15h45 – COFFEE BREAK

15h45 às 16h15 – NTC TALKS

Representantes da TRANSPOCRED

MARCOS SCHUSTER – Diretor Executivo

CARLOS EDUARDO GOMES – Gerente da Expansão Nacional e da Região Sudeste

Representantes da AUTOTRAC

DALILA ALVES – Gerente Comercial

CÁSSIO DOS SANTOS – Sócio-Proprietário da RIOTRAC

16h15 às 17h – PALESTRA

“NR1 e os riscos invisíveis: a segurança começa antes da operação”

Palestrante

JORDANA COSTA ARAÚJO SIQUEIRA – Membro da COMJOVEM RJ e Gerente Administrativa e de Recursos Humanos do Grupo Transfuturo

17h às 18h – PALESTRA

“ALIANÇA NACIONAL PELA SEGURANÇA LOGÍSTICA”

Palestrante

Dr. WALDOMIRO MILANESI – Especialista em Segurança

18h – ENCERRAMENTO, SEGUIDO DE HAPPY HOUR

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio de Janeiro
  • Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística
  • SINDICARGA – Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro
  • SULCARJ – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul-Fluminense
  • SETCANF – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Nova Friburgo
  • SINTRANSPORTES – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Cargas de Campos
  • SETC – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e de Passageiros Urbanos de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gasparian

Patrocínio

  • Autotrac
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • Transpocred

Apoio

  • Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress
Série de Debates promove nova edição sobre os desafios da logística no Brasil

Série de Debates promove nova edição sobre os desafios da logística no Brasil

Evento contará com a participação de ministros, presidentes de entidades e especialistas para debater gargalos logísticos e propostas para a infraestrutura nacional até 2050

O Brasil ainda enfrenta importantes desafios logísticos que impactam diretamente o crescimento de setores-chave da economia, como o agronegócio e a mineração. A crescente demanda por escoamento da produção exige o avanço da infraestrutura, com a criação de novos corredores de exportação e a modernização de rodovias e ferrovias.

Com o objetivo de discutir esses desafios e apresentar soluções para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento do país, será realizado, no dia 30 de julho, das 9h45 às 12 horas, o segundo evento da Série de Debates: Logística no Brasil. A transmissão será feita ao vivo pelos canais do Ministério dos Transportes e do Valor Econômico.

Entre os temas abordados, estarão as oportunidades de negócios e investimentos no Brasil e o painel “A visão do setor produtivo: gargalos logísticos e prioridades para a infraestrutura brasileira até 2050”.

O evento reunirá nomes de destaque do setor público e privado. Estão confirmadas as participações de:

  • Renan Filho – Ministro dos Transportes do Brasil;
  • Silvio Costa Filho – Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil;
  • Simone Tebet – Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil;
  • Jorge Bastos – Presidente da Infra S.A.;
  • Juliano Noman – Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR);
  • Vander Costa – Presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT);
  • Venilton Tadini – Presidente Executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB).

A realização é da Editora Globo, com o oferecimento do Ministério dos Transportes, Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério do Planejamento e Orçamento, Casa Civil, Infra S.A. e Governo Federal – União e Reconstrução.

A programação completa pode ser acessada por meio do QR Code disponível no material de divulgação.

Prêmio CNT de Jornalismo 2025: inscrições até 12 de agosto

Prêmio CNT de Jornalismo 2025: inscrições até 12 de agosto

Edição celebra o “Jornalismo que abre novas rotas” e premia reportagens que impulsionam o desenvolvimento do transporte brasileiro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNT de Jornalismo 2025, a maior premiação jornalística do Brasil. Com o tema “Jornalismo que abre novas rotas”, a edição deste ano busca reconhecer os profissionais que exploram caminhos alternativos na comunicação, dando visibilidade aos desafios e avanços do transporte em meio às transformações tecnológicas e sustentáveis.

As inscrições vão até as 18 horas do dia 12 de agosto de 2025 e podem ser feitas pelo site oficial do Prêmio. Podem concorrer conteúdos jornalísticos veiculados entre 6 de agosto de 2024 e 12 de agosto de 2025, com pautas relacionadas ao setor de transporte e logística nas suas mais diversas dimensões.

A grande novidade deste ano é a estreia de duas novas categorias:

Texto, que valoriza reportagens em que o texto é o elemento central, publicadas em veículos impressos ou eletrônicos.

Multiplataforma, criada para reconhecer trabalhos que combinam, de forma integrada, pelo menos dois formatos jornalísticos – como texto, vídeo, áudio, infografia, redes sociais, podcast ou outros recursos digitais – distribuídos em diferentes canais de um mesmo veículo ou de veículos associados.

Ao todo, são sete categorias em disputa:

Áudio (rádio e podcasts);

Fotojornalismo;

Meio Ambiente e Transporte;

Texto (nova);

Multiplataforma (nova);

Vídeo (TV e plataformas de streaming);

Comunicação Setorial (para veículos de entidades representativas do setor de transporte).

Os vencedores de cada categoria recebem R$ 35 mil, além da disputa pelo Grande Prêmio CNT, no valor de R$ 60 mil, concedido ao melhor trabalho entre todos os inscritos.

O julgamento será feito em duas etapas. A primeira consiste em uma triagem técnica realizada por jornalistas especialistas, que selecionam os finalistas. Na segunda, uma comissão julgadora, formada por quatro grandes nomes da imprensa nacional e um especialista em transporte, escolhe os vencedores.

Os critérios de avaliação incluem:

impacto no setor de transporte e para os transportadores;

excelência editorial;

importância social;

criatividade e originalidade;

pertinência atual.

O resultado será divulgado em novembro de 2025.

Transporte de cargas é destacado na Federasul como estratégico na reconstrução do RS

Transporte de cargas é destacado na Federasul como estratégico na reconstrução do RS

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) participou, nesta terça-feira (23), do evento “Tá na Mesa”, promovido pela Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul), no Centro Histórico de Porto Alegre. O encontro reuniu deputados federais e representantes do setor produtivo para discutir ações estratégicas voltadas à reconstrução econômica do estado após as enchentes de 2024.

O presidente do Setcergs, Delmar Albarello, acompanhou as exposições dos deputados federais Alexandre Lindenmeyer (PT), Luciano Zucco (PL), Marcel Van Hattem (Novo), Maurício Marcon (Podemos) e Ronaldo Nogueira (Republicanos). Os parlamentares apresentaram medidas que estão sendo debatidas e implementadas no Congresso Nacional com o objetivo de estimular a recuperação do Rio Grande do Sul.

Atuação durante a enchente

Durante a enchente histórica de 2024, o Transporte Rodoviário de Cargas teve papel essencial no envio de doações, alimentos e medicamentos para áreas isoladas. De acordo com o Setcergs, transportadoras e caminhoneiros ajudaram a garantir condições mínimas de sobrevivência para milhares de famílias.

Além da atuação emergencial, o setor logístico também tem sido responsável por transportar insumos e materiais de construção, contribuindo com obras emergenciais e com a retomada das atividades em diferentes regiões afetadas.

Campanha institucional

Desde o fim de 2023, o Setcergs vem promovendo a campanha “Tudo Gira Sobre Rodas”, que busca reforçar a importância do setor de transporte de cargas para a economia. A iniciativa destaca a função do transporte na mobilidade logística, no abastecimento e na integração entre empresas e comunidades, especialmente em momentos de crise como os enfrentados recentemente pelo estado.

Renan Filho autoriza construção de nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no sul da Bahia

Renan Filho autoriza construção de nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no sul da Bahia

O Ministério dos Transportes deu mais um passo importante para garantir a segurança viária e fortalecer a logística no sul da Bahia. Nesta quinta-feira (24), foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no município de Itapebi (BA), trecho estratégico da BR-101.

O investimento total será de R$ 104,7 milhões, valor que contempla também a recuperação, reforço e monitoramento da travessia atual, além dos acessos e adaptações no traçado da rodovia.

“Estamos assinando a ordem de serviço com o compromisso de entregar essa nova ponte antes de 12 meses. A obra será realizada ao lado da estrutura existente, garantindo que o tráfego continue fluindo com segurança durante a execução dos trabalhos”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Do total investido, cerca de R$ 70 milhões serão aplicados exclusivamente na construção da nova estrutura. “Além da ponte, será necessário um pequeno deslocamento na rodovia, que pode representar um custo adicional ainda em avaliação”, completou o ministro.

A decisão de construir uma nova ponte veio após inspeções técnicas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que identificaram a necessidade de intervenções imediatas na estrutura existente. Desde então, a ponte passou a ser monitorada com sensores e operada sob restrição de tráfego.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, destacou que a atuação coordenada foi essencial para garantir a segurança dos usuários.

“Estamos monitorando a ponte atual com todo o cuidado necessário e mantendo o tráfego local em sistema de pare e siga. Mas o mais importante é que já estamos com a ordem de serviço assinada para a construção da nova ponte”, afirmou.

Logística e turismo

A BR-101 é uma das principais rodovias do país e tem papel estratégico na integração logística da Bahia. A estrada facilita o acesso a praias e destinos turísticos no litoral sul do estado e é essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial, especialmente nas regiões de Feira de Santana e Alagoinhas, que abrigam fábricas de grande porte e plantações de eucalipto voltadas para indústrias de celulose e carvão vegetal.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, elogiou a resposta rápida do Governo Federal à situação emergencial. “A Bahia reconhece e agradece a proposta apresentada pelo ministro Renan. Houve agilidade na liberação das licenças, e a conquista está acontecendo, algo que poucas vezes vimos na história do Brasil”, concluiu.

ATO Nº 216, de 22/07/2025

Fica instituída, no âmbito da NTC&Logística, a Aliança Nacional pela Segurança Logística – ANSL, destinada a promover a cooperação e o intercâmbio de informações entre os setores privados e públicos para prevenir, detectar e reprimir atos ilícitos que atentem contra a cadeia logística nos modais rodoviário, ferroviário, aeroviário, aquaviário e dutoviário em todo o território nacional.

Últimos dias para participar da quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística, no Rio de Janeiro

Últimos dias para participar da quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística, no Rio de Janeiro

A quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro e pelo Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, às 13 horas, com o apoio dos Sindicatos filiados – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC. As vagas são limitadas, e as inscrições vão até o dia 29 de julho.

Criado em 2004, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do país, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística.

A programação contará com temas relevantes para o setor e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento também conta com o apoio da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística.

Ratificando a missão da NTC&Logística de estar ao lado do transportador rodoviário de cargas, de Norte a Sul do Brasil, o Seminário Itinerante já percorreu diversos estados ao longo de mais de duas décadas.

O evento será realizado presencialmente, no Edifício-Sede da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua Candelária, 9 – Centro – Mezanino), onde também está localizada a sede da FETRANSCARGA. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um Transporte Rodoviário de Cargas cada vez mais forte.

Faça já sua inscrição aqui

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

13h – CREDENCIAMENTO

13h30 às 14h30 – ABERTURA

EDUARDO REBUZZI – Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA

ANDRÉ DE SIMONE – Coordenador Nacional da COMJOVEM

HUDSON RABELO – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM

JESSICA LOPES – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM

BENEDITO SIMÕES – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro

14h30 às 15h30 – PALESTRA

“Intraempreendedorismo: empreender e inovar na própria empresa”

Palestrante

ANY COSTA – Especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano

15h30 às 15h45 – COFFEE BREAK

15h45 às 16h15 – NTC TALKS

Representantes da TRANSPOCRED

MARCOS SCHUSTER – Diretor Executivo

CARLOS EDUARDO GOMES – Gerente da Expansão Nacional e da Região Sudeste

Representantes da AUTOTRAC

DALILA ALVES – Gerente Comercial

CÁSSIO DOS SANTOS – Sócio-Proprietário da RIOTRAC

16h15 às 17h – PALESTRA

“NR1 e os riscos invisíveis: a segurança começa antes da operação”

Palestrante

JORDANA COSTA ARAÚJO SIQUEIRA – Membro da COMJOVEM RJ e Gerente Administrativa e de Recursos Humanos do Grupo Transfuturo

17h às 18h – PALESTRA

“ALIANÇA NACIONAL PELA SEGURANÇA LOGÍSTICA”

Palestrante

Dr. WALDOMIRO MILANESI – Especialista em Segurança

18h – ENCERRAMENTO, SEGUIDO DE HAPPY HOUR

Realização

  • NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
  • FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio de Janeiro
  • Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística
  • SINDICARGA – Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro
  • SULCARJ – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul-Fluminense
  • SETCANF – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Nova Friburgo
  • SINTRANSPORTES – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Cargas de Campos
  • SETC – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e de Passageiros Urbanos de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gasparian

Patrocínio

  • Autotrac
  • Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
  • Transpocred

Apoio

  • Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários

Apoio Institucional

  • Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
  • FuMTran – Fundação Memória do Transporte

Apoio Logístico

  • Braspress

Fonte:  NTC&Logística – (30/06/2025) / Foto:  NTC&Logística

Sindicarga alerta para efeitos da crise entre Brasil e EUA sobre transporte rodoviário

Sindicarga alerta para efeitos da crise entre Brasil e EUA sobre transporte rodoviário

O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga) divulgou, nesta terça-feira (22), uma nota em que manifesta apreensão diante da escalada de tensão política e diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Segundo o documento, a questão já afeta o transporte rodoviário de cargas e coloca em risco milhares de postos de trabalho e a sustentabilidade de empresas do setor.

O Sindicarga informou que o transporte rodoviário é o principal elo da cadeia logística brasileira, sendo essencial tanto para o abastecimento interno como para o comércio exterior. O sindicato ressaltou que esse papel ganha relevância porque o estado do Rio abriga portos estratégicos e funciona como eixo logístico para o escoamento de cargas originadas em Minas Gerais e em outras regiões do Sudeste e Centro-Oeste. “A infraestrutura fluminense é, portanto, fundamental para a fluidez das exportações e importações nacionais”, diz a nota.

O sindicato informa que, segundo estimativas do setor, no Rio de Janeiro, mais de 120 mil empregos diretos e dezenas de milhares indiretos estão vinculados ao transporte rodoviário e à logística, e que os terminais portuários fluminenses movimentam mais de 30 milhões de toneladas por ano.

Além disso, o Sindicarga alerta que o cenário de ‘ruptura no diálogo internacional’ compromete acordos comerciais, afeta contratos logísticos e introduz alto grau de insegurança para empresas do setor. “Cancelamentos de embarques, redirecionamento de rotas e retração na demanda são sinais concretos de que a crise política – alimentada por partidarismo e ideologização nos poderes constituídos – extrapolou a sensatez e está atingindo, de forma direta, o setor produtivo”, apontou a entidade.

O documento também chama atenção que estão em jogo empregos, investimentos e arrecadação pública, considerando que qualquer instabilidade prolongada tem o potencial de gerar efeitos em cadeia, com alto custo social e econômico, considerando a atividade transportadora como um pilar da economia. Para o Sindicarga, é imprescindível que o governo federal e os demais poderes atuem com responsabilidade institucional.

Fonte:  Portos e Navio – (22/07/2025) / Associado da NTC&Logística / Foto: Divulgação

Porto de Santos tem redução de 0,9% na movimentação de carga no primeiro semestre

Porto de Santos tem redução de 0,9% na movimentação de carga no primeiro semestre

Do total de 88,33 milhões de toneladas transportadas, 65,49 milhões são cargas de exportação, que reduziram 1,7% nos seis meses deste ano, e 22,83 milhões de toneladas são importações, que aumentaram 1,2%

A movimentação de carga no Porto de Santos atingiu 16,03 milhões de toneladas em junho, redução de 3,7% em relação a maio deste ano (16,65 milhões) e de 1,8% sobre o mesmo mês de 2024 (16,33 milhões), segundo o balanço divulgado pela Autoridade Portuária de Santos (APS).

As exportações totalizaram 11,84 milhões de toneladas em junho deste ano, queda de 7,41% sobre maio (12,79 milhões de toneladas) e de 3,4% na comparação com junho de 2024 (12,25 milhões). As importações atingiram 4,19 milhões, aumento de 8,56% em relação a maio (3,86 milhões), e de 3,0% sobre junho do ano passado (4,07 milhões de toneladas).

O maior volume de embarque em junho deste ano foi do complexo de soja, com 5,23 milhões de toneladas, mas ficaram 15,22% abaixo de maio (6,17 milhões) e 9,2% em relação a junho do ano passado, quando atingiu 5,76 milhões de toneladas.

Primeiro semestre

No acumulado de janeiro a junho de 2025, a movimentação de carga totalizou 88,33 milhões de toneladas, redução de 0,9% sobre o primeiro semestre de 2024, quando atingiu 89,17 milhões de toneladas.

As exportações reduziram 1,7% nos seis meses deste ano, atingindo 65,49 milhões de toneladas, quando comparados com os 66,60 milhões do primeiro semestre do ano passado. Nas importações, houve aumento de 1,2%, chegando a 22,83 milhões de toneladas, ante os 22,54 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a junho do ano passado.

Exportação

O maior volume de carga exportada até junho deste ano foi de complexo de soja, com 29,61 milhões, aumento de 2,6% sobre os 28,87 milhões de toneladas embarcadas de janeiro a junho do ano passado.

A movimentação de açúcar na exportação atingiu 8,83 milhões de toneladas, queda de 26,8% sobre os 12,06 milhões embarcados nos seis meses de 2024.

O embarque de celulose solta e conteinerizada aumentou 21,4%, de 3,88 milhões de toneladas no primeiro semestre do ano passado para 4,71 milhões de toneladas neste ano. A exportação de milho avançou 20,5%, de 1,20 milhão para 1,44 milhão de toneladas no comparativo do primeiro semestre deste ano com o ano passado.

Importações

Nas importações de janeiro a junho deste ano, o maior volume foi de adubo, com 3,11 milhões de toneladas, embora tenha ficado 7,2% abaixo dos 3,35 milhões desembarcados no mesmo período do ano passado.

O desembarque de óleo diesel e gasóleo aumentou 2,0%, de 1,30 milhão de toneladas no primeiro semestre do ano passado para 1,32 milhão de toneladas neste ano. O volume de enxofre importado atingiu 1,31 milhão de toneladas, crescimento de 16,4% sobre os seis meses do ano passado, quando totalizou 972.581 toneladas.

Contêineres

Na movimentação de embarque e desembarque, a carga conteinerizada apresentou aumento de 7,8% no primeiro semestre de 2025, com a passagem de 2,8 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), ante os 2,6 milhões do primeiro semestre do ano passado.

Em junho, foram operados 511.194 TEU, aumento de 16,3% sobre junho do ano passado, quando totalizou 439.614 TEU. O fluxo de navios atingiu 2.829 embarcações no primeiro semestre deste ano, crescimento de 1,9% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram atracadas 2.777 embarcações.

“O resultado aponta para a capacidade do Porto de Santos de atender às demandas de seus clientes. No médio e longo prazo, com as iniciativas já em andamento, como a expansão da Poligonal, o aprofundamento do canal de navegação para 16 metros e o leilão do terminal Tecon 10, Santos irá se manter como o principal equipamento logístico do país”, afirma Anderson Pomini, presidente de Autoridade Portuária de Santos (APS).

Em junho, o Porto de Santos aumentou para 29,9% sua participação na corrente comercial brasileira, o maior percentual dos últimos quatro anos. O segundo colocado é o Porto de Paranaguá, com 7,7%, e o terceiro, o Porto de Itaguaí, com 5%, além do Aeroporto de Guarulhos, com participação semelhante, segundo a APS.

Fonte: Transporte Moderno – (23/07/2025) / Foto: Divulgação / APS

Pedágio na BR-364 pode elevar em mais de 56% o custo do transporte de cargas para o Acre

Pedágio na BR-364 pode elevar em mais de 56% o custo do transporte de cargas para o Acre

Atualmente, o frete de caminhões entre o Acre e o Sudeste varia entre R$ 2.640 e R$ 3 mil

O custo do transporte rodoviário entre o Acre e São Paulo deve aumentar significativamente com a implantação de pedágios no trecho da BR-364 entre Porto Velho e Vilhena, em Rondônia. A estimativa do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas e Transportadores Autônomos de Cargas do Estado do Acre (Setacre) aponta para um reajuste de 56,73% nos custos de deslocamento.

Atualmente, o frete de caminhões entre o Acre e o Sudeste varia entre R$ 2.640 e R$ 3 mil. Com a nova tarifa, haverá um acréscimo de cerca de R$ 1,6 mil no trajeto, de acordo com dados divulgados pelo jornal A Tribuna do Acre. O aumento decorre da instalação de sete praças de pedágio ao longo da rodovia, que passam a operar com o sistema free flow, modelo que cobra por quilômetro rodado, com tarifa de R$ 0,19/km, variando conforme o número de eixos do veículo.

A concessionária responsável pelo trecho é o consórcio 4UM Investimentos e banco Opportunity, vencedor da licitação sob o nome 4UM/Opportunity-BR-364/RO. O contrato prevê a concessão de 686,70 quilômetros da rodovia, do entroncamento com a BR-435 até a BR-319, incluindo acessos em Ji-Paraná e Porto Velho. A tarifa básica teve um desconto de apenas 0,05% na concorrência.

Ainda não há divulgação oficial das novas tabelas de frete por tonelada transportada, mas os reajustes são considerados certos. A presidente do Setacre, Dona Nazaré Cunha, acompanha o impacto da medida no setor de transportes.

A concessão terá duração de 30 anos e inclui obras como a duplicação de 107 quilômetros, implantação de 190 quilômetros de faixas adicionais, construção de 3 Postos de Pesagem (PPD), 14 bases de serviços operacionais, 24 passagens de fauna e 24 passarelas. A estimativa da concessionária é que mais de 92 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante a execução do contrato.

Fonte: Contilnet – (22/07/2025) / Foto: Divulgação