Participe da pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Participe da pesquisa global da IRU sobre escassez de motoristas profissionais

Como representante oficial da IRU no Brasil, a NTC&Logística colabora na condução da Pesquisa Global sobre a Escassez de Motoristas 2025 e convida empresas do setor a participarem ativamente

A NTC&Logística, representante oficial da IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários) no Brasil, está apoiando a realização da Driver Shortage Survey 2025, pesquisa internacional que avalia a escassez de motoristas profissionais em diferentes regiões do mundo. A iniciativa busca compreender o tamanho do déficit, suas principais causas e propor soluções viáveis para um problema que ameaça a eficiência e a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas.

Desde 2019, a IRU realiza anualmente esse levantamento, em parceria com entidades nacionais e empresas do setor. Os dados obtidos têm contribuído para embasar políticas públicas, estratégias empresariais e ações de advocacy em diversos países. Em 2024, um dos principais alertas foi a queda de 5,8% na proporção de motoristas jovens, sinalizando a necessidade urgente de renovação da força de trabalho e de iniciativas mais efetivas de atração e retenção.

A edição de 2025 já está disponível e pode ser respondida até o dia 30 de setembro de 2025. Os participantes terão acesso antecipado a dados estratégicos, análises de tendências e insights sobre o comportamento e preferências dos motoristas, como, por exemplo, a escolha entre rotas de longa ou curta distância.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, enfatiza a importância da participação do setor brasileiro na pesquisa: “A escassez de motoristas é uma realidade também no Brasil e precisa ser enfrentada com dados, planejamento e ação. Ao participar da pesquisa da IRU, estamos contribuindo para um diagnóstico global, mas também para termos um retrato mais claro da situação no nosso país. A NTC&Logística seguirá comprometida em promover iniciativas que fortaleçam o setor e valorizem o profissional do volante”.

A expectativa da IRU é incluir análises específicas por país no relatório final, desde que haja um número significativo de respostas nacionais. Por isso, a NTC&Logística convida todos os empresários e entidades do transporte de cargas a incentivarem seus motoristas e equipes a participarem.

O questionário da pesquisa está disponível no link a seguir: https://www.surveymonkey.com/r/3W69PQJ?lang=pt 

SEST SENAT inaugura nova unidade em Guarapuava (PR) com padrão sustentável e maior capacidade de atendimento

SEST SENAT inaugura nova unidade em Guarapuava (PR) com padrão sustentável e maior capacidade de atendimento

Estrutura moderna amplia serviços de saúde e formação profissional para trabalhadores do transporte

O SEST SENAT inaugurou, nessa quinta-feira (7), sua nova Unidade Operacional em Guarapuava (PR). Localizada no bairro Vila Bela, a moderna estrutura  substitui a antiga sede, em funcionamento desde 1998, e chega com capacidade ampliada para oferecer serviços de saúde e qualificação profissional aos trabalhadores do transporte e à comunidade local.

Durante a cerimônia, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou o compromisso da instituição com a formação profissional e o bem-estar dos trabalhadores. “Nosso foco é atender ao setor de transporte, mas esta unidade também está aberta à comunidade. Mesmo quem ainda não atua no setor pode se capacitar aqui e conquistar novas oportunidades”, afirmou.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, ressaltou a importância da unidade para a cidade e para os trabalhadores do setor. “Guarapuava merecia uma unidade como esta”, afirmou. Ele também reconheceu o papel dos transportadores para o desenvolvimento socioeconômico. “Vocês são, na verdade, os responsáveis por tudo o que acontece nessa rodovia (BR-277) e chega ao nosso Porto de Paranaguá”, acrescentou.

Já o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Paraná e do Sistema Fetranspar, Sérgio Malucelli, celebrou a inauguração como resultado do empenho dos empresários da região. “Esta é a última unidade inaugurada na minha gestão e chega no momento certo. O SEST SENAT cumpre um papel essencial na valorização dos profissionais. Temos orgulho de fazer parte de um sistema que virou referência nacional”, afirmou.

O prefeito de Guarapuava, Denílson Baitalla, agradeceu a parceria e destacou o impacto da nova estrutura. “Este espaço chega para apoiar os trabalhadores do transporte, dando à comunidade uma melhor qualificação profissional, cursos de excelência, serviços de saúde, além de melhorar a vida de quem move nossa economia”, declarou.

Também participaram da solenidade o diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, autoridades, empresários e lideranças do setor de transporte na região.

Homenagem

Na ocasião, Maicon de Medeiros, filho de Edemar Medeiros – homenageado que dá nome ao prédio –, emocionou o público com seu discurso. Ele relembrou a trajetória do pai no setor de transporte, sua forte atuação sindical e a participação decisiva em debates legislativos.

Edemar Medeiros teve uma vida marcada pelo compromisso com o transporte. Atuou nas Transportadoras Tabajara e Arco-Íris antes de fundar, com os irmãos, a Transportadora EJM no município paranaense. Foi membro do Setcguar (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Guarapuava e Região) por mais de uma década e mantinha forte vínculo com o SEST SENAT. Participou das discussões da Lei nº 13.103/2015 (Lei do Motorista), defendendo a isenção de pedágio para eixos suspensos de caminhões sem carga.s

A nova estrutura

Com área construída de 1.950,95 m² em um terreno de 5.250 m², a unidade tem capacidade para realizar mais de 51 mil atendimentos por ano. Na área de Saúde, serão oferecidos serviços gratuitos de Odontologia (com quatro cadeiras), Fisioterapia e Psicologia. A unidade também está habilitada para atendimentos nutricionais por meio do projeto SEST sem Fronteiras.

Na formação profissional, o espaço conta com três salas de aula para até 25 alunos cada, uma sala de treinamento EaD com capacidade para 18 alunos cada e uma sala de simulador de direção para 15 alunos. A previsão é de mais de 34 mil atendimentos presenciais por ano, além de cursos a distância.

O investimento total foi de R$ 24,2 milhões, incluindo aquisição do terreno, construção, fiscalização e equipamentos. A unidade foi projetada com foco em sustentabilidade, com sistema de captação e reúso de água da chuva e placas fotovoltaicas para a geração de energia limpa.

Tarifaço dos EUA já impacta transporte rodoviário de cargas no Paraná

Tarifaço dos EUA já impacta transporte rodoviário de cargas no Paraná

Segmentos da economia paranaense já estão sofrendo os efeitos das sobretaxas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros desde a última quarta-feira (6), segundo o Setcepar (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná). Já há suspensão de produção e adoção de férias coletivas em algumas empresas, de acordo com Silvio Kasnodzei, presidente do sindicato.

“Tivemos relatos de embarcadores que anteciparam seus envios para julho, tentando fugir da tarifação”, disse Kasnodzei. O sindicalista explicou que o tarifaço dos EUA afeta vários setores da economia do Paraná, especialmente o agronegócio, a indústria de base e o setor madeireiro, com forte dependência do comércio exterior.

Ainda não foram registrados cancelamentos de contratos, mas já há paralisação de frotas e ociosidade em alguns terminais logísticos. Ainda segundo o dirigente do Setcepar, verifica-se uma reação em cadeia que atinge portos, transportadoras e o próprio planejamento das empresas exportadoras. Há o temor de que o impacto nas exportações possa resultar em um quadro de desemprego em massa.

Mais barreiras

Empresas que exportam para outros países, além dos EUA, relatam preocupação de que outros destinos também venham a impor barreiras ao Brasil, segundo informou o presidente do Setcepar, devido a pressões geopolíticas. Kasnodzei acredita em uma saída pela via da negociação e diz que esse cenário não pode se manter por muito tempo. “Isso seria o caos, não só para o transporte, mas para toda a economia brasileira”, afirmou.

Fernão Dias mais segura e moderna: ANTT avança em projeto de R$ 15 bilhões com participação da sociedade em dois dias de consulta pública

Fernão Dias mais segura e moderna: ANTT avança em projeto de R$ 15 bilhões com participação da sociedade em dois dias de consulta pública

Contribuições ainda podem ser feitas, por meio do Sistema ParticipANTT, até o dia 22/8. Sessões presenciais aconteceram em Guarulhos (SP) e Contagem (MG)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais um passo para transformar a BR-381/MG/SP, a rodovia Fernão Dias, em um corredor mais seguro, moderno e eficiente para motoristas e empresas de transporte. Na quinta e sexta-feira (7 e 8 de agosto), a Agência realizou sessões públicas presenciais em Guarulhos (SP) e Contagem (MG) para ouvir sugestões sobre o plano de readaptação e otimização do contrato de concessão — um projeto que prevê mais de R$ 15 bilhões em investimentos e mudanças concretas que a população sentirá na prática.

A proposta inclui obras estruturantes para ampliar a capacidade e a segurança viária ao longo dos 569 km que ligam Minas Gerais a São Paulo. Estão previstas 108,31 km de faixas adicionais, 14,33 km de vias marginais, 2 áreas de escape, 29 passarelas, 6 passagens de fauna e 20 caixas de contenção de líquidos perigosos, além de melhorias em acessos, correções de traçado, túneis e novas obras de arte especiais.

O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou que o projeto é mais que um pacote de obras: é um investimento direto na vida e na segurança de milhões de usuários. “É uma oportunidade real de aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão e de desenvolvimento da infraestrutura nacional, com foco em redução de acidentes, melhorias na fluidez do tráfego e mais eficiência no transporte de cargas e passageiros”, afirmou.

A modernização será viabilizada por um processo competitivo transparente, com ampla divulgação das regras e abertura ao mercado para a entrada de um novo controlador da concessão. A iniciativa decorre de um acordo firmado com o Tribunal de Contas da União (TCU), garantindo governança, transparência e eficiência na gestão da rodovia.

PARTICIPE!

Quem não pôde participar das sessões presenciais ainda pode contribuir.

Todas as minutas e documentos técnicos estão disponíveis para acesso, reforçando o compromisso da ANTT com a participação social e a melhoria contínua da malha rodoviária federal.

Mercado reduz expectativas de inflação para 5,05% em 2025

Mercado reduz expectativas de inflação para 5,05% em 2025

Revisão para baixo do IPCA se mantém há 11 semanas, diz BC

Pela 11ª semana seguida, o mercado financeiro reduziu as expectativas de inflação para 2025. Atualmente, as projeções apontam que o ano fechará com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – em 5,05%, percentual inferior aos 5,07% projetados há uma semana e aos 5,17% projetados há quatro semanas.

É o que mostra o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Banco Central.

Para 2026, as expectativas de queda da inflação se mantêm há quatro semanas, quando chegou a 4,5%. Atualmente, o IPCA projetado para o ano que vem está em 4,41% e, para 2027, em 4%.

Apesar de uma melhora nas expectativas relacionadas à inflação, a estimativa para 2025 continua acima do teto da meta de inflação a ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O limite inferior, portanto, é 1,5%, e o superior, 4,5%.

Mesmo com a desaceleração inflacionária dos últimos meses, o índice acumulado em 12 meses alcançou 5,35%, ficando, pelo sexto mês seguido, acima do teto da meta de até 4,5%.

Esse período de seis meses acima de 4,5% configura estouro da meta pelo novo regime adotado em 2024. Cada vez que isso acontece, o presidente do BC tem que divulgar, por meio de carta aberta ao ministro da Fazenda, que preside o CMN, a descrição detalhada das causas do descumprimento; as providências para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo no qual se espera que as providências produzam efeito.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Uma das preocupações manifestadas pelo Copom é a política comercial dos Estados Unidos, algo que pode, inclusive, levar a autoridade monetária a não descartar a possibilidade de retomada de alta da Selic “caso seja necessário”.

Por enquanto, a estimativa dos analistas consultados se mantém estável pela sétima semana consecutiva, em 15% ao final de 2025. O mercado manteve, também, as projeções da Selic para 2026 (12,50%) e 2027 (10,50%).

PIB e dólar

O mercado financeiro reviu para baixo as expectativas de crescimento da economia, projetando, para o final de 2025, um Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas produzidas no país) de 2,21%. Há uma semana, a projeção era que a economia fecharia o ano com um crescimento de 2,23% (mesmo percentual projetado há quatro semanas).

Para os anos subsequentes, as projeções de PIB estão em 1,87%, para 2026, e em 1,93% para 2027.

Já as projeções do mercado para a cotação do dólar em 2026 se mantêm estáveis, em R$ 5,60 desde a semana passada.

Há quatro semanas, as expectativas eram que a moeda norte-americana terminaria o ano cotada a R$ 5,65. Para 2026 e 2027, as projeções são a mesma: dólar cotado a R$ 5,70.

Nota de pesar – Haroldo Rebuzzi Junior

Nota de pesar – Haroldo Rebuzzi Junior

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística lamenta registrar o falecimento do empresário Haroldo Rebuzzi Junior, irmão caçula do presidente Eduardo Rebuzzi, no último sábado, dia 9 de agosto.

Filho de Nini e Haroldo Rebuzzi – sócio da Transportadora Coral S.A., uma das empresas fundadoras da NTC&Logística –, Haroldo Junior, Dinho, como era carinhosamente chamado, ingressou no setor em agosto de 1975, no mesmo dia que seu irmão Eduardo. Dinho, atuando na área de frota da Coral; Eduardo, na área operacional, ambos no aprendizado inicial dos procedimentos de rotina de uma grande empresa de transporte de cargas – à época, a maior do Brasil.

Nascido no Rio de Janeiro e criado no bairro do Leblon, simpático e conversador, Dinho seguiu a orientação paterna, assim como seus irmãos: o Transporte Rodoviário de Cargas como fio condutor de sua trajetória profissional e o trabalho sempre levado a sério. Após o período de atividade na Coral, fez parte da Transasa Transportes Ltda., em sociedade com o pai e irmãos.

Nos últimos anos, já por um bom tempo, atuava como Diretor Comercial da Aerosoft Cargas Aéreas Ltda., empresa associada à NTC&Logística desde 1996.

Familiares, amigos e companheiros de trabalho do querido Dinho reuniram-se no velório ocorrido hoje, 11 de agosto, na Capela 6 do Crematório da Penitência, no Caju (RJ). A cerimônia de cremação foi realizada após as 14 horas.

Dinho completaria 68 anos em dezembro deste ano. Deixa mulher, Renata, e duas filhas, Giordanna e Isabella. E muita saudade.

A Diretoria da NTC&Logística solidariza-se, pela dolorosa perda, com o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, parentes e amigos de Haroldo Rebuzzi Junior.

INCTL | Índice Nacional de Custo do Transporte de Carga Lotação – Julho/25

INCTL | Índice Nacional de Custo do Transporte de Carga Lotação – Julho/25

INCTL reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

REUNIÃO COMJOVEM – ASSUNTO antt

No dia 6 de agosto, às 14h, a Coordenação Nacional da COMJOVEM realizou, junto aos coordenadores e vice-coordenadores de núcleos regionais, um encontro com a Dra. Gil Menezes, Assessora Jurídica da NTC&Logística, para tratar especificamente sobre as multas aplicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O objetivo foi esclarecer dúvidas e compartilhar informações qualificadas que possam ser replicadas nas bases regionais, ampliando o conhecimento e fortalecendo a atuação dos núcleos junto ao setor.

A reunião proporcionou uma rica troca de informações e aprofundou a compreensão sobre o funcionamento e a aplicação das multas pela ANTT, reafirmando o compromisso da COMJOVEM em oferecer conteúdo técnico e estratégico para o desenvolvimento de seus integrantes.

Últimos dias para participar da pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Últimos dias para participar da pesquisa nacional para mapear situação econômica do TRC no 1º semestre de 2025

Resultado será apresentado durante o CONET&Intersindical, no dia 21 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), com o objetivo de orientar ações estratégicas para o setor

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lançou uma importante pesquisa voltada às empresas transportadoras de carga de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo avaliar a situação econômica do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2025, identificando os principais desafios enfrentados, além de oportunidades e tendências que impactam o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.

A coleta de dados será feita por meio de um questionário objetivo, com perguntas de múltipla escolha, o que garante uma participação ágil por parte das empresas. O envolvimento do setor é fundamental para que a pesquisa reflita a realidade do transporte de cargas no país e apresente dados qualificados para o embasamento de políticas públicas e estratégias. A pesquisa pode ser respondida até o dia 13 de agosto.

Os resultados serão divulgados durante a segunda edição de 2025 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), que ocorrerá no dia 21 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a iniciativa reforça o compromisso de a entidade ouvir o setor e construir caminhos eficientes. “Precisamos de dados reais para tomar decisões assertivas. Essa pesquisa é uma ferramenta essencial para traduzir a realidade do nosso setor, contribuindo na formulação de estratégias que favoreçam o desenvolvimento, a competitividade e sustentabilidade do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.”

Clique aqui e participe: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNx5LUopo-Rf3qKj2x-C-SvQu35lhGrxfhzr1T4w-UGjXWAA/viewform 

Participe da pesquisa nacional sobre seguros no Transporte Rodoviário de Cargas

Participe da pesquisa nacional sobre seguros no Transporte Rodoviário de Cargas

Com o objetivo de compreender a fundo a realidade enfrentada pelas empresas em relação aos seguros no Transporte Rodoviário de Cargas, a NTC&Logística, por meio do seu Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), está conduzindo uma pesquisa voltada exclusivamente aos transportadores de todo o Brasil.

A iniciativa surge, também, como sugestão do Comitê de Seguros, recentemente criado pela entidade, com o propósito de debater os desafios do setor e propor soluções práticas para o aperfeiçoamento das relações entre transportadoras e seguradoras. A partir dessa articulação, identificou-se a necessidade de um levantamento amplo e técnico que embasasse futuras ações da NTC&Logística junto ao mercado e aos órgãos reguladores.

A pesquisa aborda temas como os tipos de apólices contratadas, ocorrências de sinistros, coberturas mais utilizadas, frequência de negativas, vigência e valores das apólices, além da influência de exigências externas e da satisfação com os serviços prestados. Os dados obtidos serão essenciais para a construção de um diagnóstico representativo e atualizado sobre o cenário atual dos seguros no TRC.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a participação dos transportadores é fundamental para que a entidade possa atuar com maior alcance e precisão: “A pesquisa é uma ferramenta estratégica. Precisamos ouvir quem está na ponta, entender as dificuldades, os custos envolvidos, a efetividade das coberturas e como o seguro tem impactado o dia a dia das operações. Com esses dados em mãos, teremos embasamento sólido para propor melhorias e construir soluções em diálogo com as seguradoras, sempre em defesa do setor de transporte de cargas”, afirmou.

A NTC&Logística reforça que todas as informações serão tratadas com sigilo e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos e institucionais. A pesquisa pode ser respondida de forma rápida e está disponível no link abaixo.

Acesse a pesquisa aqui

Sistema Transporte e Ministério de Portos e Aeroportos firmam acordo para atuação em projetos de sustentabilidade e cuidado com o trabalhador

Sistema Transporte e Ministério de Portos e Aeroportos firmam acordo para atuação em projetos de sustentabilidade e cuidado com o trabalhador

Acordo prevê participação do Ministério na COP30, ações de saúde nos portos e a produção de dados e estudos técnicos nos setores portuário e hidroviário

O Sistema Transporte e o MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) assinaram, nessa quarta-feira (6), em Brasília, um novo ACT (Acordo de Cooperação Técnica) com foco na promoção da sustentabilidade e da saúde nos portos brasileiros. A iniciativa marca mais um passo importante para alinhar o setor de transporte às metas globais de descarbonização, ampliar o cuidado com os trabalhadores e inserir os portos nacionais nas discussões da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que ocorrerá em novembro, no Brasil.

A parceria prevê ações conjuntas, como a realização de estudos e oficinas temáticas, a produção de subsídios técnicos e atividades de mobilização voltadas à regulação, governança e transição energética nos setores hidroviário e portuário. O ACT também fortalece o compromisso do Brasil com uma matriz de transportes mais sustentável e eficiente.

Durante a cerimônia, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou a importância estratégica do Acordo: “Com a participação oficial do MPor na Estação do Desenvolvimento, somamos esforços para dar visibilidade às iniciativas dos setores portuário e aeroportuário diante dos desafios da agenda climática”.

A “Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade” será o espaço oficial do Sistema Transporte na COP30, com áreas temáticas dedicadas a portos, hidrovias e aviação. Os objetivos são apresentar boas práticas, discutir desafios e levar as experiências brasileiras ao debate internacional sobre transição energética.

Vander Costa também ressaltou a relevância do modal aquaviário para a redução de emissões. “É preciso investir em hidrovias e promover a multimodalidade como caminho para ganhos econômicos e ambientais. O setor aquaviário tem papel essencial na construção de uma matriz de transportes mais limpa.”

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a assinatura do Acordo representa um marco na integração entre governo e setor produtivo para uma agenda moderna e sustentável. “Esse pacto é um avanço significativo, que dialoga desde o fortalecimento da saúde do trabalhador à governança, à sustentabilidade e à qualificação profissional. Estamos muito felizes em assinar esse Acordo e queremos que ele se torne referência para futuras concessões e para uma agenda alinhada aos princípios de ESG”, disse.

Saúde nos Portos: mais atendimento, mais cuidado

Além da agenda climática, o ACT amplia políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores portuários. Um dos compromissos firmados é a expansão do programa Saúde nos Portos, iniciativa do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) que leva atendimentos em saúde, orientação social e acolhimento a profissionais que atuam nos portos e a motoristas de cargas.

Até o final deste ano, a meta é atender cerca de 1.200 trabalhadores em dez portos. A partir de 2026, o número será ampliado para 20 portos por ano, podendo alcançar até 4.000 profissionais. Desde o seu lançamento, em 2016, o projeto realizou mais de 113 mil atendimentos.

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, reforçou o impacto social da iniciativa. “Nossa expectativa é ampliar significativamente os atendimentos e transformar vidas. Enquanto aguardam carga e descarga, esses trabalhadores têm acesso a serviços essenciais de saúde, qualificação e acolhimento”, disse.

O Acordo fortalece a capacidade de planejamento e articulação do setor portuário, avança na consolidação dos princípios ESG e posiciona o Brasil na vanguarda da infraestrutura verde e da integração de modais.

A cerimônia de assinatura do ACT foi prestigiada por Adriano Miranda, diretor-presidente substituto da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e Clovis Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes. Pelo Sistema Transporte, estavam presentes Valter Sousa, diretor de Relações Institucionais da CNT; Fernanda Rezende, diretora-executiva interina da CNT; Vinicius Ladeira, diretor adjunto nacional do SEST SENAT; Danielle Bernardes, gerente executiva governamental da CNT, e Maria Carolina Noronha, assessora governamental da CNT. Já pelo MPor, estavam presentes Thairyne Oliveira, secretária-executiva adjunta; Alex Ávila, secretário nacional de Portos; Dino Antunes, secretário nacional de Hidrovias e Navegação, e Ana Bonfim, diretora da Secretaria de Portos.

SETCOM e FABET lançam maior programa de formação de motoristas do Brasil

SETCOM e FABET lançam maior programa de formação de motoristas do Brasil

Concórdia – O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio-Oeste Catarinense (SETCOM), em parceria com a FABET (Fundação Adolpho Bósio), lançou um programa inédito de formação de novos motoristas, que promete ser o maior já realizado no Brasil.

A iniciativa visa suprir a crescente demanda por profissionais qualificados no setor de transporte rodoviário de cargas.

O programa permitirá que empresas associadas ao SETCOM possam recrutar e indicar candidatos para a formação profissional, que será 100% financiada pelo sindicato. A expectativa é atender mais de 400 transportadoras associadas em 61 municípios das regiões oeste e meio-oeste de Santa Catarina.

“Será o maior programa de formação de novos motoristas do Brasil”, destaca o presidente do SETCOM, Paulo Simioni. Ele explica que o objetivo é fortalecer o mercado de trabalho, promovendo oportunidades e preparando motoristas mais qualificados, especialmente diante das novas exigências tecnológicas dos modernos caminhões e carretas.

Em breve, o SETCOM divulgará todos os critérios de seleção e informações para as inscrições no programa. “Com qualificação, fica muito mais fácil conquistar uma vaga no setor. É uma iniciativa que deixa a marca do sindicato no desenvolvimento de profissionais e no apoio às empresas”, finaliza Simioni.

Recebeu uma multa da ANTT? Aprenda o passo a passo para consultar, recorrer e pagar com segurança

Recebeu uma multa da ANTT? Aprenda o passo a passo para consultar, recorrer e pagar com segurança

Agência lançou vídeo tutorial nas redes sociais para ensinar e mostrar como se faz para não cair em golpes

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou, nessa quinta-feira (7/8), no YouTube e no Instagram, um vídeo tutorial de fácil entendimento para ensinar transportadores, motoristas e a população em geral a consultar, recorrer e pagar multas emitidas pela Agência de forma rápida, gratuita e segura.

O material integra a campanha nacional de orientação da ANTT, que busca proteger a sociedade contra golpes e fraudes envolvendo notificações falsas. No vídeo, o cidadão aprende, de maneira simples e direta, como consultar e verificar se a multa é verdadeira, emitir o boleto correto, apresentar recurso e efetuar o pagamento — sempre pelo site oficial: gov.br/antt.

“Antes de pagar qualquer boleto, confirme se o endereço começa com gov.br/antt. Entrando no nosso portal, todo o processo é rápido, prático, intuitivo e gratuito”, ressaltou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

O que o cidadão encontra no tutorial

  • Consulta segura da multa pelo número do auto de infração.
  • Emissão do boleto correto no sistema oficial.
  • Recurso da autuação, se necessário.
  • Pagamento seguro, sem intermediações.

Atenção!

A ANTT não envia boletos por redes sociais ou aplicativos de mensagem. O único endereço oficial é gov.br/antt.

Diretor-Geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, participará da edição Bento Gonçalves do CONET&Intersindical 2025 em painel sobre seguros e fiscalização no TRC

Diretor-Geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, participará da edição Bento Gonçalves do CONET&Intersindical 2025 em painel sobre seguros e fiscalização no TRC

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a segunda edição do CONET&Intersindical 2025 nos dias 21 e 22 de agosto, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS). O evento tem, como anfitriã, a Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (FETRANSUL), com o apoio dos Sindicatos filiados à entidade.

Reconhecido por reunir os principais protagonistas do Transporte Rodoviário de Cargas, o CONET&Intersindical promove debates de alto nível, troca de experiências e a construção de soluções inovadoras para o setor. O evento também é uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas e compartilhar boas práticas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social.

Em seu formato tradicional, o evento é dividido em duas etapas: o CONET – voltado à discussão empresarial de custos, em que o Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), da NTC&Logística, apresenta pesquisas de mercado e aponta os direcionamentos relacionados ao frete – e a Intersindical, cuja pauta inclui temas relacionados ao desenvolvimento das atividades do setor.

Na programação da Intersindical, uma das atrações será o Painel sobre Seguros – “Atualizações Legislativas no Setor de Seguros para o Transporte Rodoviário de Cargas e Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT”. Entre os participantes confirmados, está o Diretor-Geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

Com mais de 15 anos de atuação nos setores de transportes e infraestrutura, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio é mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) e também em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa. Tem pós-graduações em Gestão Empresarial, pela Fundação Dom Cabral (FDC); Gestão Jurídica e de Contencioso, pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), e Direito Processual pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), onde também se formou em Direito. Ao longo da carreira, integrou diversas câmaras técnicas do Governo Federal, contribuindo com discussões estratégicas sobre políticas públicas e regulação.

A participação do Diretor-Geral da ANTT promete enriquecer o debate com uma visão técnica e institucional sobre os principais desafios e avanços nas áreas de seguros e fiscalização para o Transporte Rodoviário de Cargas. O Painel será uma oportunidade especial para atualização e diálogo direto com uma das principais autoridades do setor.

Faça já sua inscrição aqui

Confira a programação preliminar do evento

21 de agosto de 2025 | CONET

9h30   Abertura do Credenciamento

10h30 Cerimônia de Abertura

12h     Almoço – HOTEL

14h Painel Técnico

Índice de Variação do INCT (Índice Nacional de Custos do Transporte) e Pesquisa DECOPE de Mercado no Transporte de Cargas – 2025

Palestrante:

Engenheiro Lauro Valdivia, Assessor Técnico da NTC&Logística

Conteúdo:

·   Resultados atualizados da pesquisa

·   Principais variáveis de custo dos insumos: combustível, manutenção, pneus etc.

·   Impacto nas margens de lucro

Gestão e Inovação

·  Do Índice à Prática: Nova Ferramenta da NTC&Logística para Simulação de Custos de Frete no TRC

Palestrantes:

               Engenheiro Lauro Valdivia, Assessor Técnico da NTC&Logística

                Geovani Serafim, Coordenador do Instituto Mercadológico da COMJOVEM Nacional

                Valéria Melnik, Vice-Coordenadora do Instituto Mercadológico da COMJOVEM Nacional

           Peças Remanufaturadas

·  Uma escolha Econômica, Eficiente e Sustentável

Palestrante:

Jefferson Germano, Diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – SINDIPEÇAS

16h|16h30

Coffee-Break e networking

16h30

Palestra Magna – “Cenário Econômico e Perspectivas para o Transporte Rodoviário de Cargas”

Palestrante: Zeina Latif

Formada em Economia pela USP (Universidade de São Paulo), instituição onde também tem o título de Doutora em Economia. Foi economista-chefe da XP Investimentos do Royal Bank of Scotland para a América Latina; do ING Bank no Brasil; do ABN-Amro Real e do HSBC. Eleita pela Revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do Brasil, na categoria econômica, foi Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Autora do livro “Nós do Brasil – Nossa herança e nossas escolhas”, é colunista semanal de O Globo.

17h30

Painel Empresarial

Desafios e Oportunidades por Segmento de Carga

·   Transporte de Produtos Farmacêuticos

·   Transporte de Produtos Perigosos

·   Transporte de Granéis Sólidos

·   Transporte de Carga Fracionada

·   Transporte de Carga de Lotação

·   Transporte de Bebidas

·   Transporte de Produtos Alimentícios

·   Outros segmentos

18h45

Encerramento

22 de agosto de 2025 | INTERSINDICAL

9h

Abertura da Reunião Intersindical

9h30

Painel Trabalhista

·  Negociações Coletivas – Apresentação da Pesquisa NTC 2025

·  Propostas de Alterações Legislativas – Lei do Motorista

Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior, Assessor Jurídico da NTC

11h|11h30

Painel sobre Segurança

“Aliança Nacional pela Segurança Logística”

Palestrante: Dr. Waldomiro Milanesi, Especialista em Segurança e Consultor da NTC&Logística

11h30

Painel sobre Seguros

Atualizações Legislativas no Setor de Seguros para o Transporte Rodoviário de Cargas e Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Palestrantes:

Dr. Marcos Aurélio Ribeiro, Diretor Jurídico da NTC&Logística

Dr. Guilherme Theo Sampaio, Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

13h

Intervalo para Almoço

14h às 15h30

Painel sobre Infraestrutura

Palestrantes:

Lilian de Alencar Pinto Campos, Superintendente de Inteligência de Mercado da INFRA S/A

Jefferson Cristiano, Gerente Executivo de Estatística e Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte – CNT

15h30 às 17h

Painel sobre Reforma Tributária

Aplicação da Reforma Tributária no Transporte de Cargas: Impactos, Riscos e Oportunidades para as Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas

Palestrante: Dr. Marcos Aurélio Ribeiro, Diretor Jurídico da NTC&Logística

17h30

Considerações Finais | Encerramento 

20h30

Jantar Festivo de Encerramento

Realização

NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)

Entidade Anfitriã

FETRANSUL (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul)

Apoio

Sindicatos filiados à FETRANSUL

Patrocínio

AUTOTRAC

FENATRAN

RANDS

TOTVS

TRANSPOCRED

XBRI PNEUS

Apoios Institucionais

Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)

FuMTran (Fundação Memória do Transporte)

Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários)

l Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças)

Apoio Logístico

Braspress

NTC&Logística destaca preocupação com episódio de saque de carga no Rio de Janeiro

NTC&Logística destaca preocupação com episódio de saque de carga no Rio de Janeiro

NTC&Logística se solidariza às manifestações do SINDICARGA e da FETRANSCARGA sobre o caso e cobra ações das autoridades para garantir a segurança do transporte rodoviário de cargas

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) acompanhou com preocupação o episódio de saque de carga roubada ocorrido na última terça-feira, 6 de agosto, na Comunidade da Pedreira, no Rio de Janeiro, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional. Situações como essa representam uma ameaça direta à segurança do transporte rodoviário de cargas, ao livre exercício das atividades logísticas e à integridade dos profissionais que atuam diariamente no setor.

Reforçando a importância de medidas eficazes por parte das autoridades públicas, a NTC&Logística se solidariza com as manifestações divulgadas pelo SINDICARGA – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro e pela FETRANSCARGA – Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro, e reproduz a seguir, na íntegra, as notas emitidas por essas entidades.

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Nota Pública – SINDICARGA

Roubo de cargas e impunidade

O SINDICARGA – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Estado do Rio de Janeiro vem a público manifestar seu profundo lamento, diante do episódio de roubo de carga ocorrido ontem, na comunidade da Pedreira, amplamente veiculado pelas imprensas local e nacional com repercussão negativa à imagem do Rio de Janeiro e ao ambiente de negócios fluminense.

Mais do que lamentar os prejuízos ao setor produtivo e aos trabalhadores da cadeia logística, é preciso ter autoconsciência para percepção da exposição das vísceras testemunhada, em claro retrato da falência moral social, refletida nas cenas que todos assistimos. Tais imagens não são apenas um episódio de ação da criminalidade, mas a evidência do colapso das políticas públicas voltadas à formação do cidadão. O Estado brasileiro falhou – por décadas – em sua missão de educar, formar e oferecer oportunidades, delegando exclusivamente às forças de segurança a tarefa de manter a ordem social.

Contudo, tal falha não justifica o fechar de olhos para as evidentes consequências da impunidade, acarretando o exaustivo “enxugar gelo” das autoridades policiais, com prisões e solturas diárias de reincidentes criminosos, em flagrante afronta e desgaste das forças de segurança, expondo, de forma contínua nossos motoristas e demais colaboradores, nossos cidadãos, policiais e empresas.

É urgente que nossas lideranças políticas reconheçam a gravidade do momento e se mobilizem com o devido senso de urgência requerido. O endurecimento da legislação penal, o combate à impunidade e a imediata ampliação do sistema prisional, em especial em território fluminense, são medidas inadiáveis. Não se trata de clamar por endurecimento por vingança, mas justiça, ordem e segurança.

O SINDICARGA, representando milhares de empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento do Rio de Janeiro, reafirma seu compromisso com nosso estado, com a livre iniciativa, com a segurança de nossos caros colaboradores e com a valorização daqueles que arriscam suas vidas diariamente para proteger a sociedade.

Ratificamos nosso apoio e gratidão ao empenho diário das forças de segurança do Rio de Janeiro, reconhecendo o esforço do Governo do Estado, expresso no compromisso, dedicação e competente liderança de seu Secretário de Segurança Pública Dr. Victor César, seu Secretário e Comandante-Geral da Polícia Militar Cel. Marcelo Menezes e o Secretário de Polícia Civil Dr. Felipe Curi.

SINDICARGA

Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Estado do Rio de Janeiro

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Nota de Apoio – FETRANSCARGA

(Roubo de cargas e impunidade)

A FETRANSCARGA – Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro, entidade representativa do empresariado do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) neste estado, também em nome dos Sindicatos filiados à entidade – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC, vem declarar, publicamente, integral apoio à “Nota Pública – Roubo de Cargas e Impunidade” divulgada, nesta data, pelo SINDICARGA – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro, em razão da lamentável ocorrência do roubo de carga, seguido de saque, na Comunidade da Pedreira.

A FETRANSCARGA ratifica, igualmente, reconhecimento pela ação e empenho das forças de segurança do Estado, registrando especiais cumprimentos ao Dr. Victor dos Santos, Secretário de Segurança Pública; ao Coronel PM Marcelo de Menezes Nogueira, Secretário e Comandante-Geral da Polícia Militar, e ao Dr. Felipe Curi, Secretário da Polícia Civil.

Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2025.

FETRANSCARGA

Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro

FETRANCESC mobiliza prefeitos e empresários pela troca de concessionária do Morro dos Cavalos

FETRANCESC mobiliza prefeitos e empresários pela troca de concessionária do Morro dos Cavalos

Roteiro aconteceu pela Grande Florianópolis e pelo Sul do estado na segunda e terça-feira

A FETRANCESC – Federação ds Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina fez um roteiro pela Grande Florianópolis e pelo Sul do estado nessa segunda e terça-feira, dias 4 e 5, para mobilizar lideranças políticas e entidades empresariais na defesa de soluções efetivas para o Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça.

O presidente da Federação, Dagnor Schneider, esteve com os prefeitos de Palhoça, Eduardo Freccia; de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, e de Criciúma, Vagner Espíndola (Vaguinho), reforçando a importância da audiência pública para revisão quinquenal do contrato de concessão da BR-101 Sul, sob responsabilidade da CCR ViaCosteira/Motiva. A reunião, promovida pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, será na próxima terça-feira, dia 12, das 14h às 18 horas, no Parque Diamante, em Capivari de Baixo.

As agendas foram acompanhadas por membros da diretoria do Sindicargas, Setram e Setransc, além de empresários do setor de transporte rodoviário de cargas (TRC).

“Estamos tentando engajar o máximo de pessoas possível para resolver esse histórico problema, que é o Morro dos Cavalos. Entendemos que o momento é extremamente oportuno, pois podemos fazer indicações e atualizações nos serviços da CCR, pensando na BR-101 dos próximos anos. O principal pleito do setor de transportes e do setor produtivo em geral é incorporar as obras do Morro dos Cavalos no contrato da CCR”, afirma Dagnor. Atualmente, o trecho está sob gestão da Arteris Litoral Sul.

A proposta é defendida pelo setor produtivo catarinense, representado pelo Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem). O trecho do Morro dos Cavalos foi incorporado na concessão do segmento Norte em 2012, quando da transferência da praça de pedágio de Palhoça. “Uma nova mudança na gestão do trecho seria uma saída adequada para darmos celeridade às obras dos túneis, planejadas há mais de 15 anos e que nunca saíram do papel”, reforçou Schneider.

Entre os principais argumentos para a mudança de concessionária estão a agilidade em realizar a obra e o menor impacto no preço do pedágio. “A CCR ainda tem 20 anos de contrato pela frente e menos obras para executar em relação ao trecho Norte, o que permitiria incluir o Morro dos Cavalos à frente na escala de prioridade. Outro ponto é o impacto no preço do pedágio, cuja tarifa é a metade do valor do trecho Norte”, completou o presidente.

As dificuldades do Norte

A FETRANCESC ainda avalia que a Arteris enfrenta grandes desafios de infraestrutura e altos volumes de obras em andamento com as demandas da BR-101. “Priorizar o Morro dos Cavalos no contrato de concessão da Arteris, em detrimento do caos diário no Litoral Norte, traria efeitos ainda mais negativos para a economia e mobilidade catarinense. Lembrando que a BR-101 Norte é a ligação com os principais portos do estado”, explica.

Todos os prefeitos se sensibilizaram com o pleito, convergiram nas ideias e afirmaram que mandarão representantes na audiência pública do dia 12. O prefeito Vaguinho se mostrou otimista com a proposta e se colocou à disposição para contribuir. “Precisamos trazer as entidades organizadas para levar este pedido até o ouvido de quem precisa chegar. A solução do Morro dos Cavalos é urgente”, afirmou. A reunião na Prefeitura de Criciúma contou com a presença do vice-prefeito Salésio Lima; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, e do secretário-geral Tita Belloni. Do setor de transportes, estavam a vice-presidente regional da FETRANCESC, Priscila Zanette; o presidente do Setransc, Lorisvaldo Piucco; o diretor administrativo do Setransc, Claudio Honorato, e o empresário Fernando Natal.

“Vamos continuar nesse pleito que vocês estão encabeçando. Sabemos do gargalo do Morro dos Cavalos. É uma demanda que custa muito caro para a sociedade”, salientou o prefeito Estêner Soratto Júnior. O encontro com o prefeito aconteceu na sede do Setram, em Tubarão. Também participaram o vice-prefeito Denis Matiola, o vice-presidente da FETRANCESC e vice-presidente do Setram, Beto Lima; o presidente do Setram, Norberto Koch, e os empresários Pedro Zapelini, Sérgio Muller, Janio Meurer, Alisson Lucca e Agnaldo Candido, além da diretora-executiva do Setram, Giliane Dal Bó.

Na Prefeitura de Palhoça, a reunião contou com a participação da conselheira fiscal da FETRANCESC, Mayara Vieira; do secretário do Sindicargas, Paulo César da Silva, e dos empresários Bruno Molinaro Trindade, Jair Goulart e Jackson Goulart.

A agenda da FETRANCESC também aconteceu com as associações comerciais de Palhoça e Criciúma.

Na ACIP – Associação Empresarial de Palhoça, o presidente da entidade, Lincoln Lenoch, confirmou o envio de um representante da classe empresarial de Palhoça à audiência e declarou apoio à proposta: “Com o trecho do Morro dos Cavalos, Palhoça perde eficiência. Já temos em nosso histórico acidentes graves, com interrupções totais no trânsito e, infelizmente, perda de vidas. Isso sem falar no verão, quando o fluxo aumenta e atrapalha a vinda de turistas que geram renda para a nossa cidade”.

Na ACICRI – Associação Empresarial de Criciúma, a Federação foi recebida pelo diretor Nezio De Pieri Francisconi e pela executiva Julita Gomes.

Manutenção Preventiva: negligência que custa caro

Manutenção Preventiva: negligência que custa caro

A manutenção preventiva continua em baixa no setor de transporte rodoviário de cargas. A Polícia Rodoviária Federal fiscalizou, em 2024, mais de 1,67 milhão de veículos de carga e 79 mil ônibus nas rodovias federais. O resultado aponta para um retrato preocupante nas estradas do País. Mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por apresentarem condições inadequadas de circulação.

Outro dado que acende alerta para a segurança viária está relacionado ao sistema de freios. No mesmo ano, desafios com o sistema de freios ocasionaram 282 acidentes, com 266 pessoas feridas e 19 mortes, segundo a própria PRF. A negligência com inspeções técnicas básicas continua sendo um dos principais fatores por trás de acidentes envolvendo veículos pesados.

A falta de manutenção preventiva compromete a segurança dos motoristas e pode resultar em prejuízos financeiros elevados, particularmente no caso dos caminhões, que ficam sujeitos a longos períodos parados para a realização de reparos e acabam por ter sua vida útil reduzida. Isso sem falar nos atrasos das entregas, quebra de contratos, veículos parados e perdas das cargas, por conta de tombamentos, saques ou vencimento de validade.

Para Marcel Zorzin, CEO da Zorzin Logística e presidente do SETRANS (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC), tratar a manutenção como uma prática estratégica é essencial não apenas para evitar acidentes, mas também para garantir a eficiência, reduzir custos e proteger a imagem da transportadora.

“A manutenção preventiva deve ser encarada como um elemento de gestão. Uma falha mecânica na estrada compromete a segurança do motorista, gera atrasos nas entregas, impacta o cliente e pode trazer prejuízos à reputação da empresa”, afirma o executivo.

Zorzin ressalta que a manutenção corretiva, além de mais cara, geralmente ocorre em situações de urgência que comprometem o desempenho operacional e elevam o risco de acidentes. Já a preventiva, estruturada com base em dados como quilometragem, rotas e histórico técnico, aumenta a vida útil dos ativos, melhora o desempenho e reduz os custos totais de operação.

“Manutenção preventiva é mais do que uma exigência técnica: é governança, segurança e compromisso com a sociedade.”, alerta Marcel para a urgência de uma mudança cultural do setor. Executivos defendem que a profissionalização da gestão da manutenção deve passar por três pilares: cultura organizacional, tecnologia aplicada e capacitação técnica contínua.

Será que vale a pena manutenção preventiva?

Manutenção preventiva é, em média, três vezes mais barata que reparos corretivos. A economia está relacionada diretamente com o conserto dos veículos. As vantagens são ainda maiores quando levamos em consideração as perdas com paradas não programadas, cargas, garantia e outros.

Em geral, a revisão em caminhões deve ocorrer a cada 15 mil quilômetros rodados. E se deve levar em consideração os componentes sensíveis como os freios, além de verificar cada sistema para garantir que não aconteçam paradas. A durabilidade dos freios está diretamente ligada às características de condução e da carga transportada. A regulagem das catracas mecânicas dos freios do caminhão e da carreta também devem ser levadas em consideração.

Outros pontos a serem verificados são a qualidade de óleo e filtros, que podem ocasionar a perda do motor, caixa de câmbio e eixo traseiro, e os cubos das rodas, que são extremamente exigidos em veículos pesados e, em caso de quebra, podem resultar no desprendimento de rodas e em graves acidentes.

Manutenção preventiva influencia no consumo de diesel

A redução do consumo do diesel passa pela forma de dirigir, na qualidade da manutenção, do combustível e até pela calibragem dos pneus. Motoristas que trocam a marcha no momento correto acabam freando menos, pois utilizam mais o freio motor. Por outro lado, manter o motor bem regulado, pneus calibrados e troca de óleo em dia também contam muito.

Falta de manutenção preventiva gera multa

Além da falta de manutenção poder contribuir para os acidentes nas estradas, também pode ser um fator para gerar multa.

A manutenção vai desde o item mais básico, como a chave, até um dos mais importantes que são os freios. A má conservação ocasiona muitos acidentes com resultados trágicos. A PRF, nesse sentido, realiza fiscalizações específicas para verificação da manutenção de veículos, para a prevenção de acidentes.

Nestas fiscalizações, são verificadas as condições dos pneus, sistema de iluminação, sistema de frenagem, presença de equipamentos obrigatórios, além da documentação do motorista e do caminhão. Por fim, é verificado se o motorista ingeriu álcool e estava dirigindo.

A multa para o carreteiro que trafega com o veículo em mau estado de conservação é grave, com 5 pontos na CNH e R$ 195,23, além da retenção do caminhão para regularização. Até ser regularizado, o veículo não pode circular, podendo ser apreendido se o saneamento não for realizado. Por exemplo, se o agente da PRF verificar que o caminhão está com pneus que não oferecem segurança, será  necessário substituir o item para o carreteiro poder continuar a viagem.

Portanto, quando o motorista faz a manutenção preventiva, realiza a checagem periódica dos itens de segurança, além de economizar no tempo ele terá uma viagem segura, sem contratempos ou frustrações e, numa fiscalização, evita o aborrecimento de ter o veículo retido e ser multado por algo que é seu dever.

Duplicação da Serra das Araras avança e promete reduzir o tempo de viagem na Via Dutra

Duplicação da Serra das Araras avança e promete reduzir o tempo de viagem na Via Dutra

A expectativa é dobrar a velocidade média dos veículos de 40 km/h para 80 km/h, reduzindo em até 50% o tempo de descida em direção ao Rio de Janeiro e 25% na subida rumo a São Paulo

As obras de duplicação da Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116), avançam com investimento de R$ 1,5 bilhão e previsão de conclusão até 2029. Uma delegação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), liderada pelo presidente Miguel Fernández, visitou o canteiro na terça-feira (5) e destacou o impacto do projeto, considerado o maior em infraestrutura viária do estado.

O trecho em obras, entre os quilômetros 225 e 233, soma 16 quilômetros de extensão. Pela via, circulam mensalmente cerca de 390 mil veículos, sendo 36% de carga, responsáveis por transportar mais da metade do PIB brasileiro. A duplicação prevê a construção de 24 viadutos, duas rampas de escape, três passarelas, oito novos pontos de ônibus e melhorias em 14 acessos. Também está prevista a criação de uma feira de frutas para pequenos produtores locais.

A expectativa é dobrar a velocidade média dos veículos de 40 km/h para 80 km/h, reduzindo em até 50% o tempo de descida em direção ao Rio de Janeiro e 25% na subida rumo a São Paulo. A obra deve gerar cerca de 5 mil empregos e beneficiar diretamente mais de 20 milhões de pessoas. A concessionária Motiva, responsável pela rodovia, projeta entregar a pista de subida em 2028 e a de descida em 2029, desativando as atuais.

De acordo com a EGTC Infra, responsável pela execução, 38% do trabalho já foram concluídos. O gerente corporativo de engenharia da empresa, Fábio Villari, ressaltou o uso de tecnologias inovadoras, como a treliçadeira para sustentar vigas de viadutos. Fernández destacou que, apesar de ser uma obra privada, o Estado precisa retomar grandes investimentos em infraestrutura, como expansão do metrô, abastecimento de água e macrodrenagem.

Governo Federal lança política inédita para levar internet às rodovias do país

Governo Federal lança política inédita para levar internet às rodovias do país

Nova medida promete mais segurança, conectividade e eficiência no transporte, especialmente em trechos isolados

O Governo Federal lançou mais uma iniciativa para transformar as rodovias brasileiras em rotas conectadas e seguras. Foi publicada, no Diário Oficial da União, a consulta pública que trata da instituição da Política Nacional de Conectividade em Rodovias, proposta do Ministério das Comunicações (MCom) voltada à ampliação e melhoria da cobertura de internet móvel (4G ou superior) em rodovias de todo o país. O processo participativo estará aberto a partir de quinta-feira, 7 de agosto de 2025, por meio da plataforma Participa +Brasil.

A política visa atender dois grandes desafios: levar conectividade móvel às rodovias ainda não cobertas e garantir que os usuários em trânsito tenham acesso contínuo ao serviço, mesmo fora da área de cobertura da sua operadora contratada. A medida se aplica aos trechos rodoviários situados fora das sedes municipais e representa um avanço significativo para a inclusão digital, a segurança viária e a eficiência logística nacional.

“Levar internet para as estradas permitirá a otimização de serviços de alertas aos próprios motoristas sobre condições da pista, eventuais informações de acidente, acionar um serviço emergencial e até mesmo se comunicar com a família. Os caminhoneiros terão otimização durante seus trajetos com a carga. São muitas melhorias para quem trafega pelas rodovias do país”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira.

A consulta pública é mais uma das frentes adotadas pelo Ministério das Comunicações para fomentar a conectividade no território nacional. Recentemente, o MCom também publicou a Portaria nº 18.902/2025 estabelecendo diretrizes para o leilão da faixa de 700 MHz, que inclui a cobertura integral das rodovias BR-101, BR-116, BR-163, BR-242 e BR-364.

A proposta está estruturada em quatro eixos principais: diretrizes para compromissos regulatórios associados à expansão do Serviço Móvel Pessoal (SMP) em rodovias; regulamentação da oferta do SMP em regime de itinerância nas rodovias; diretrizes para o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e de outras fontes de financiamento para cobertura em rodovias, e cooperação institucional com outros órgãos públicos para integração das políticas.

A ação é complementar e convergente com a política do Ministério dos Transportes voltada à digitalização das rodovias federais e à ampliação do acesso a serviços digitais.

Com a iniciativa, o Governo Federal reforça o compromisso de universalizar o acesso à banda larga móvel, melhorar a qualidade do serviço prestado à população e integrar os esforços de transformação digital da infraestrutura nacional de transportes.

Presidente Eduardo Rebuzzi se reúne em Brasília com o deputado federal Hugo Leal

Presidente Eduardo Rebuzzi se reúne em Brasília com o deputado federal Hugo Leal

Audiência na Câmara dos Deputados contou com a participação de lideranças da NTC&Logística e da CNT, e tratou de assuntos institucionais e estratégicos para o setor

Na última terça-feira, 5 de agosto, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, esteve reunido com o deputado federal Hugo Leal, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência teve como focos o alinhamento institucional, temas relevantes do Transporte Rodoviário de Cargas e o atual cenário político e econômico do país, que impacta o setor.

Também participaram do encontro o vice-presidente de Transporte Rodoviário de Cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti; o vice-presidente de Assuntos Políticos da NTC&Logística, José Hélio Fernandes; a assessora de Relações Institucionais, Edmara Claudino, e o assessor parlamentar Jerry Dias Rodrigues, do gabinete do deputado.

A reunião reforça o compromisso das entidades do setor com o diálogo contínuo junto ao Poder Legislativo, visando a construção de soluções que fortaleçam a atividade transportadora e contribuam para o desenvolvimento logístico nacional.

Inscrições abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Inscrições abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM

Evento itinerante chega ao estado de São Paulo e reunirá lideranças do transporte de todo o país

As inscrições estão abertas para o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que reúne empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o Brasil, será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), entre os dias 27 e 30 de novembro de 2025.

Realizado pela NTC&Logística, em conjunto com a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, o Congresso consolidou-se como um ambiente propício para a troca de conhecimentos, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas. Representantes de federações e sindicatos do setor de todo o país reúnem-se com os Núcleos Regionais da Comissão para discutir as perspectivas do setor, participar de atividades de interesse empresarial e celebrar conquistas alcançadas.

A programação oficial constará de painéis de discussão, palestras de motivação, workshops como ferramentas de aprendizagem teórica e prática, e outras experiências produtivas. Na programação de lazer, os participantes terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais e aproveitar as comodidades oferecidas pelo Club Med Lake Paradise.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressalta: “Esse é um dos grandes eventos de relevância promovidos pela entidade, assim como todos os outros que realizamos com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do setor. É um espaço que proporciona importantes trocas de experiências, fortalecimento das relações institucionais e discussões sobre os principais temas que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas. Convido todos os empresários, executivos e jovens lideranças a se organizarem para estar conosco neste encontro. A participação de cada um faz a diferença para o presente e o futuro do nosso setor”.

Faça já sua inscrição aqui

FETRANSUL presta homenagem aos 66 anos do SETCERGS

FETRANSUL presta homenagem aos 66 anos do SETCERGS

Na noite de 5 de agosto, o sindicato filiado SETCERGS comemorou 66 anos de atuação em prol do transporte rodoviário de cargas no Rio Grande do Sul

O presidente da FETRANSUL, Francisco Cardoso, esteve presente na cerimônia do 66o aniversário do SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul, também representando o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, e o presidente da ABTI, Glademir Zanette. Na ocasião, Cardoso fez a entrega de um troféu, em nome da FETRANSUL, ao presidente do SETCERGS, Delmar Albarello, em reconhecimento à trajetória do Sindicato e sua contribuição ao setor.

A celebração reuniu empresários, lideranças, profissionais da imprensa e autoridades, em uma noite marcada pelo reconhecimento, solidariedade e valorização do Transporte Rodoviário de Cargas.

Além das homenagens a empresas com longa história de filiação, o evento também contou com a entrega de três distinções do setor: o Prêmio Preferência do Transporte e Logística do RS, o Prêmio SETCERGS de Jornalismo e o Troféu Mérito do Transporte Gaúcho.

Como gesto solidário, a programação incluiu a arrecadação de alimentos não perecíveis, promovida pelo Núcleo de Ação Social (NAS) do sindicato.

NTC&Logística parabeniza os 66 anos do SETCERGS

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, foi representado no evento comemorativo pelo presidente da FETRANSUL, Francisco Cardoso, que também é vice-presidente regional da NTC&Logística para o Estado do Rio Grande do Sul.

Rebuzzi destacou a relevância da entidade para o setor: “O SETCERGS é uma das entidades mais respeitadas do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil. São 66 anos de uma trajetória sólida, comprometida com os interesses do setor e com forte atuação institucional. Em nome da NTC&Logística, parabenizo todos os dirigentes, colaboradores e associados que construíram essa história de protagonismo e contribuição para o desenvolvimento do transporte e da logística no país”.

Presidente do Sistema Transporte é reconduzido ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Presidente do Sistema Transporte é reconduzido ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Vander Costa segue como membro do órgão consultivo da Presidência da República, que promove o diálogo entre governo e representantes da sociedade civil organizada

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, foi reconduzido ao CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), o Conselhão, da Presidência da República. A nova composição do colegiado foi oficialmente empossada nessa terça-feira (5), durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho, realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF).

Com mandato de dois anos, o novo grupo de conselheiros reúne 286 integrantes – resultado da recondução de 155 membros e da nomeação de 131 novos representantes de diversos setores da sociedade civil. A presença de Vander Costa entre os reconduzidos reafirma o protagonismo institucional do setor de transporte nas discussões estratégicas para o desenvolvimento nacional.

A cerimônia de posse contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de ministros de Estado e representantes do setor produtivo, da indústria, do agronegócio, dos transportes, de movimentos sociais e da academia. Na ocasião, foram apresentados os resultados das frentes de trabalho do Conselhão e formalizadas novas iniciativas, como decretos, sanções e acordos de cooperação, originadas no âmbito do colegiado.

Durante o encontro, Vander Costa destacou a importância de o setor de transporte estar presente em espaços de formulação de políticas públicas.

“O transporte tem papel estratégico na construção de soluções para os desafios nacionais. As propostas discutidas mostram que é possível integrar diferentes áreas do governo e da sociedade em torno de objetivos comuns. O transporte, por sua capilaridade e relevância econômica, é essencial para garantir que decisões estruturantes respeitem a realidade do país e fortaleçam sua autonomia produtiva”, afirmou.

No período da tarde, os conselheiros participaram de painéis temáticos conduzidos por ministros e autoridades, com foco em temas como inclusão social, inovação, sustentabilidade, direitos humanos e combate à fome. Novas frentes de trabalho devem ser estruturadas para aprofundar o debate e propor soluções integradas para os principais desafios do país.

Sobre o CDESS

O Conselhão foi instituído, originalmente, em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um espaço de diálogo entre o governo federal e a sociedade civil. Ao longo de sua trajetória, inspirou iniciativas relevantes, como o programa Minha Casa, Minha Vida e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Após ter sido descontinuado em 2019, o colegiado foi reativado em 2023, com uma estrutura renovada e um escopo ampliado, incorporando a sustentabilidade como eixo transversal, o que resultou na inclusão do “S” em seu nome, passando a se chamar CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável).

Senador Wellington Fagundes defende PL 79/2020 para ampliar benefícios aos trabalhadores do transporte

Senador Wellington Fagundes defende PL 79/2020 para ampliar benefícios aos trabalhadores do transporte

Parecer do projeto foi apresentado nessa terça-feira (5), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que concedeu pedido de vista

O senador Wellington Fagundes (PL/MT) ressaltou, nessa terça-feira (5), a importância do Projeto de Lei nº 79/2020, de sua autoria, ao destacar que a proposta representa um avanço fundamental para o fortalecimento do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

A proposta determina que todas as contribuições sociais pagas pelas empresas do setor de transporte sejam destinadas ao SEST SENAT, ampliando os modais beneficiados, e não apenas o rodoviário, como ocorre atualmente. A medida busca garantir uma distribuição mais justa e eficiente dos recursos, ampliando o atendimento aos trabalhadores do setor e atendendo à demanda das empresas por capacitação.

“Esse projeto vai garantir que os recursos arrecadados sejam aplicados de forma justa, abrangendo todos os modais do transporte e assegurando que os trabalhadores tenham acesso a mais qualificação, saúde e qualidade de vida”, afirmou o senador em entrevista à TV Senado, na tarde dessa terça-feira (5).

O texto recebeu substitutivo do relator, senador Laércio Oliveira (PP/SE), com ajustes para viabilizar a votação na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal. O novo parecer foi apresentado na segunda-feira (4) e lido, oficialmente, durante a reunião da Comissão nessa terça-feira (5). O texto do relator estabelece que as contribuições compulsórias das empresas aéreas e portuárias sejam destinadas ao Sistema S do Transporte.

A expectativa era que o projeto fosse votado ainda hoje (6), mas a análise foi adiada após pedido de vista apresentado pelo governo, por meio do senador Rogério Carvalho (PT/SE). Com isso, a votação fica para a próxima terça-feira (12), conforme já anunciado pelo presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB/AL).

Posicionamento da CNT

A CNT, conforme previsto na Agenda Institucional do Transporte 2025, defende a aprovação do PL nº 79/2020, que atualiza as normas sobre a destinação das contribuições sociais pagas pelas empresas de transporte sobre a folha de pagamento de seus colaboradores.

O objetivo da proposta é permitir que o SEST SENAT, que já atua na qualificação e no bem-estar dos profissionais de todos os modais, amplie sua capacidade de atendimento e seu alcance.

A iniciativa visa realocar recursos atualmente destinados a fundos especiais, sem criar novos encargos ao setor produtivo. Com isso, busca-se centralizar a oferta de serviços sociais e de qualificação em uma estrutura especializada, corrigindo um descompasso histórico. A medida fortalece a integração entre os modais, reduz custos operacionais, amplia a eficiência logística e contribui para políticas públicas voltadas à produtividade e à geração de empregos em todo o setor transportador.